quinta-feira, 1 de junho de 2023

SIMULADO 4 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA



1- (Unicamp-SP) No mapa a seguir estão indicados por números três países do continente africano. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a localização e características desses países. 


A) Angola (1) e Moçambique (2) foram colonizados por franceses, enquanto a África do Sul (3) integra atualmente o NAFTA. 
B) Angola (3) e Moçambique (1) foram colonizados por ingleses, enquanto a África do Sul (2) integra atualmente o G7. 
C) Angola (2) e Moçambique (3) foram colonizados por portugueses, enquanto a África do Sul (1) integra atualmente os BRICS. 
D) Angola (1) e Moçambique (2) foram colonizados por portugueses, enquanto a África do Sul (3) integra atualmente os BRICS.

2- (UFSM-RS) Em 11 de dezembro de 2011, foi realizado, em todo o estado do Pará, um plebiscito para decidir se o território paraense se manteria homogêneo ou se seria dividido em três novos estados, criando os estados do Tapajós, Carajás e mantendo o estado do Pará, que diminuiria sua extensão territorial. O resultado final da consulta pública decidiu que o estado do Pará não seria dividido. Nesse sentido, caso fosse aprovada a divisão, é correto afirmar: 

I. A Floresta Amazônica passaria a receber um maior volume de recursos para sua conservação. 
II. O estado do Tapajós apresentaria o maior número de terras indígenas e áreas protegidas. 
III. Dentre os estados da Região Norte, Carajás apresentaria os maiores problemas ambientais decorrentes da mineração. 

Está(ão) correta(s) 

A) apenas I e II. 
B) apenas I. 
C) apenas II e III. 
D) apenas III. 
E) I, II e III. 

3- (PUC Rio)


[...] Trata-se de uma divisão regional efetuada em termos político-administrativos e não corresponde à zona semiárida, pois apresenta diferentes zonas geográficas com distintos índices de aridez, indo desde áreas com características estritamente de seca, com paisagem típica de semideserto, a áreas com balanço hídrico positivo [...] 

Disponível em: <http://www.codevasf.gov.br>. 

De acordo com o fragmento e com a figura anterior, marque a única alternativa que apresenta uma justificativa verdadeira para incorporação de áreas com balanço hídrico positivo nessa região de planejamento. 

A) A necessidade de destruição de barragens e açudes em áreas onde chova ao longo do ano, para suprir outras onde as precipitações são inferiores a 200 milímetros. 
B) A amenização, pelo poder público local, do problema da falta d’água, com a redistribuição, via carros-pipas, desse recurso, que é restrito a poucas pessoas dessa região. 
C) A compra de votos pela esfera federal para a eleição dos representantes locais, substituindo-se as práticas assistencialistas regionais dos velhos coronéis. 
D) A construção de reservatórios e açudes que substituam as bombas hidráulicas usadas como “moeda de troca” na transferência de recursos públicos para os governos regionais. 
E) A captura de recursos públicos provenientes do Governo Federal pelas oligarquias nordestinas, especialmente as sertanejas, que conjugam seu poder à delimitação da área de atuação dos órgãos de combate às secas.

4- (FUVEST-SP) Considere as afirmações a seguir, relativas à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, onde, originalmente, predominava a vegetação do Cerrado. 

I. A vegetação nativa do Cerrado encontra-se, hoje, quase completamente dizimada, principalmente em função do processo de expansão da fronteira agrícola, que avança agora na Amazônia. 
II. O desenvolvimento de tecnologia apropriada permitiu que o problema da baixa fertilidade natural dos solos no Centro- -Oeste fosse, em grande parte, resolvido. 
III. O modelo fundiário, predominante na ocupação da área do Cerrado, imitou aquele vigente no oeste gaúcho, de onde saiu a maioria dos migrantes que chegaram ao Centro-Oeste, nos últimos 30 anos. 

Está correto o que se afirma em 

A) I, apenas. 
B) II, apenas. 
C) III, apenas. 
D) I e II, apenas. 
E) I, II e III. 

5- (UFTM-MG) São Carlos, município do interior de São Paulo, apresenta peculiaridades que o destacam no quadro nacional. Apresenta grande concentração de pesquisadores: 1 para cada 180 habitantes. Abriga cerca de 39 cursos de graduação, escolas técnicas e centros de pesquisa. Um grande número de empresas instaladas é considerado de alta tecnologia. Uma fundação é responsável por incentivar a transferência de tecnologias desenvolvidas nas universidades e centros de pesquisa para as empresas. Com base nessas características, o município pode ser considerado 

A) um tecnopolo. 
B) uma cidade mundial. 
C) um centro metropolitano. 
D) uma conurbação. 
E) um enclave. 

6- (Unesp–2016) Na agricultura moderna, os cultivos transgênicos foram adotados para 

A) eliminar o uso de agrotóxicos e garantir a segurança alimentar da população. 
B) aumentar a produtividade e proporcionar maior rentabilidade ao produtor. 
C) preservar a função social da terra e diminuir os custos de produção. 
D) superar deficiências das áreas agricultáveis e expandir as práticas orgânicas. 
E) oferecer novos alimentos ao mercado e gerar renda às pequenas comunidades rurais. 

7- (UERJ–2019)


Uma característica econômica comum aos quatro cultivos brasileiros nos quais os agrotóxicos são mais utilizados é a expressiva 

A) relevância na pauta de exportação. 
B) participação na absorção de mão de obra. 
C) centralidade na alimentação da população. 
D) influência na desconcentração da propriedade.

8- (UFAM) Com o colapso do socialismo real no Leste Europeu, um dos Estados mais afetados foi a Iugoslávia que, ao longo da década de 1990, foi desaparecendo aos poucos. Com o fim da federação iugoslava, surgiram vários pequenos Estados que, atualmente, fazem parte do mapa político europeu. Assinale a alternativa que não corresponde a um desses Estados surgidos da ex-Iugoslávia. 

A) Eslovênia 
B) Bósnia 
C) Sérvia 
D) Lituânia 
E) Macedônia

9- (UERJ) 

Belfast em revolta por causa de uma bandeira 
Domingo, pela quarta noite consecutiva, grupos insatisfeitos atiraram pedras e garrafas contra a polícia e incendiaram carros na zona leste de Belfast, na Irlanda do Norte. Nesse dia, os vereadores da cidade haviam decidido que a bandeira britânica deixaria de ser hasteada todos os dias no edifício da câmara. A proposta inicial pretendia retirar em definitivo da prefeitura a bandeira do Reino Unido, símbolo, para uns, da ocupação britânica; sinal, para outros, do pertencimento à Coroa. Mas o partido da Aliança negociou um consenso, prevendo que a bandeira seja hasteada 17 dias por ano. 

O PÚBLICO. 08 jan. 2013 (Adaptação). 

A Irlanda do Norte vem construindo um delicado processo de paz nos últimos quinze anos, após décadas de conflitos internos envolvendo as relações com o Reino Unido. O episódio relatado na reportagem remete a um aspecto essencial desses conflitos. Esse aspecto está relacionado à existência de 

A) grupos étnicos rivais. 
B) segmentos sociais elitizados. 
C) sistemas religiosos antagônicos. 
D) identidades nacionais divergentes. 

10- (UPE-PE) Um grupo de estudantes foi encarregado pelo professor de Geografia de realizar um estudo sobre os recursos minerais e energéticos de uma determinada área do Brasil. Após amplas discussões, os componentes resolveram empregar como mapa base, em projeção ortogonal, um que tivesse a escala de 1 : 250 000. Com relação a esse mapa, é correto afirmar que 

A) 1 cm no mapa corresponde a 500 km no terreno. 
B) 1 cm no mapa representa 250 km, em face do tipo de projeção. 
C) 1 cm no mapa corresponde a 2 500 km no terreno e que o sistema de projeção independe da escala adotada. 
D) 1 cm no mapa indica 2,5 km no terreno. 
E) 1 cm no mapa é igual a 125 km no terreno.

11- (UTFPR–2017) Enquanto planeta considerado rochoso, a Terra apresenta movimentos externos e internos que a diferenciam dos demais corpos do Sistema Solar. A esse respeito podemos afirmar que: 

A) abaixo da crosta temos uma profusão de minerais e rochas de várias origens, principalmente as formadas de sedimentos. 
B) o núcleo central da Terra é geralmente formado por minerais mais leves, não sendo possível determinar a sua exata origem. 
C) os continentes estão assentados sobre a porção sólida da camada magmática e não possuem movimentos horizontais ou verticais. 
D) a crosta sólida encontra-se sobre um manto magmático; nela encontramos principalmente rochas magmáticas e sedimentares. 
E) os principais minerais utilizados na economia do mundo moderno são extraídos diretamente do manto, situado sob a crosta.

12- (UESPI) A Teoria da Tectônica de Placas explica diversos tipos de estrutura verificados na Litosfera. Observe a ilustração a seguir. De acordo com essa teoria, esse desenho esquemático ilustra o(a) 


A) colisão de placas oceânica e continental. 
B) mecanismo de subducção de placas litosféricas. 
C) gênese dos arcos de ilhas e subsidência magmática. 
D) formação de trincheiras oceânicas. 
E) expansão do assoalho submarino e a ascensão do magma.

13- (Enem-2014) Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.

ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que

a) difundiu as teorias socialistas.
b) acirrou as disputas territoriais.
c) superou as crises econômicas.
d) multiplicou os conflitos religiosos.
e) conteve os sentimentos xenófobos.

14- (Enem/2017) Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.

SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, n. 23, 1999 (adaptado).

A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a)

a) ataque feito pelos japoneses à base militar americana de Pearl Harbor.
b) desencadeamento da Guerra Fria e de novas rivalidades entre nações.
c) morte de milhões de soldados nos combates da Segunda Guerra Mundial.
d) execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazistas.
e) lançamento de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelas forças norte-americanas.

15- Na América do SuI, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) lutam, há décadas, para impor um regime de inspiração marxista no país. Hoje, são acusadas de envolvimento com o narcotráfico, o qual supostamente financia suas ações, que incluem ataques diversos, assassinatos e sequestros. Na Ásia, a AI Qaeda, criada por Osama bin Laden, defende o fundamentalismo islâmico e vê nos Estados Unidos da América (EUA) e em Israel inimigos poderosos, os quais deve combater sem trégua. A mais conhecida de suas ações terroristas ocorreu em 2001, quando foram atingidos o Pentágono e as torres do World Trade Center.

A partir das informações acima, conclui-se que 

A) as ações guerrilheiras e terroristas no mundo contemporâneo usam métodos idênticos para alcançar os mesmos propósitos. 
B) o apoio internacional recebido pelas Farc decorre do desconhecimento, pela maioria das nações, das práticas violentas dessa organização. 
C) os EUA, mesmo sendo a maior potência do planeta, foram surpreendidos com ataques terroristas que atingiram alvos de grande importância simbólica. 
D) as organizações mencionadas identificam-se quanta aos princípios religiosos que defendem. 
E) tanto as Farc quanto a AI Qaeda restringem sua atuação à área geográfica em que se localizam, respectivamente, América do Sul e Ásia.

GABARITO:
1- D
2- C
3- E
4- D
5- A
6- B
7- A
8- D
9- D
10- D
11- D
12- E
13- B
14- D
15- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário