quarta-feira, 31 de maio de 2023

SIMULADO 3 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA



1- (UERN) Observe a charge e leia o texto a seguir.


Esta charge se refere ao nosso planeta e aos cuidados (ou a falta de) que temos com ele. Ao dizer “Cuidado! Irresponsáveis trabalhando” o autor faz uma crítica à humanidade, mostrando que não cuidamos devidamente do nosso planeta. Ou, indo mais além, o autor pode estar mostrando que os políticos não cumprem com o que dizem, não cumprem as promessas de criar projetos que cuidem do meio ambiente. Essa charge nos lembra que devemos cuidar da nossa casa, pois é a única que temos. Os problemas ambientais são inúmeros e muitos ultrapassam os limites dos países em que foram gerados. A inserção do desenvolvimento sustentável em escala global constitui um grande desafio para a comunidade internacional. 

Assinale o problema ambiental que ultrapassa o limite territorial do país origem. 

A) Chuva ácida 
B) Ilha de calor 
C) Inversão térmica 
D) Movimento de massa

2- (UFPR) A vegetação varia de local para local baseada, sobretudo, nas características climáticas e de relevo, que acabam por influenciar outros fatores naturais, como a rede hidrográfica e a distribuição dos solos, criando os denominados “biomas”. Nesse sentido, no norte da Europa, Ásia e América do Norte predomina uma vegetação rasteira, de crescimento lento e adaptada ao clima frio e de altas montanhas, que se desenvolve sobre o solo congelado, denominado permafrost. O bioma ao qual esta passagem se refere é: 

A) Estepes 
B) Taiga 
C) Floresta boreal 
D) Floresta tropical 
E) Tundra

3- (Fatec-SP) Analise o mapa a seguir


A zona sombreada no mapa representa a área típica de ocorrência de uma vegetação do país. Essa vegetação corresponde 

A) aos Cerrados. 
B) à Mata Atlântica. 
C) à Floresta Temperada. 
D) à Mata das Araucárias. 
E) às Pradarias ou Pampas.

4- (FGV-SP–2018) Basta um peteleco para causar um efeito dominó em sua biodiversidade. E além do Brasil, a região cobre mais oito países. Esse bioma agora está sob ameaça de seis barragens que podem ser construídas nos Andes por nossos vizinhos, o que pode gerar consequências trágicas. A região andina abrange somente 11% desta bacia, mas fornece 93% dos sedimentos e a maior parte dos nutrientes levados por seus rios. 

Disponível em: <www.umagotanooceano.org> (Adaptação). 

O excerto refere-se à biodiversidade 

A) do Cerrado. 
B) da Mata Atlântica. 
C) da Caatinga. 
D) da Amazônia. 
E) do Pantanal.

5- (UEPB) Em 1905, a Ford tinha 33 fábricas nos Estados Unidos e 19 no estrangeiro. Todas produziam o mesmo carro negro, o Ford “T” – o carro de “todo o mundo” –, fabricando quinze milhões de exemplares de maneira padronizada. 

A Nissan inventa o automóvel a la carte. “O sistema [...] já está operando em todas as concessionárias da Nissan desde agosto de 1991.” “[...] é um sistema de informação de ponta que coordena a produção e a venda, e [...] que permite dar ao cliente o prazo exato.” “[...] a fabricação se aproxima de uma produção segundo a demanda’’. 

BECKOUCHE, Pierre. Indústria um só mundo. São Paulo: Ática, 1995. p. 28-31. 

Os dois fragmentos anteriores exemplificam as transformações dos métodos de produção e de trabalho, com consequentes mudanças na forma de consumo da população mundial. Eles falam, respectivamente, 

A) da produção flexível e do pós-fordismo. 
B) do fordismo e do taylorismo. 
C) do socialismo e do capitalismo. 
D) do fordismo e do método Just in Time. 
E) da indústria planificada e do toyotismo.


6- (UNITAU-SP–2016) As cidades de Colônia, Dortmund e Essen, localizadas na confluência dos rios Reno e Ruhr, na Alemanha, estão entre as mais industrializadas do mundo. Os setores industriais de destaques nessa região são 

A) siderúrgico, mecânico e químico. 
B) têxtil, mecânico e nuclear. 
C) de calçados, têxtil e químico. 
D) têxtil, mecânico e siderúrgico. 
E) de calçados, construção civil e metalúrgico.

7- (UFV-MG) A escassez de água no mundo torna esse recurso um foco de interesses internacionais e de conflitos. A água tem se transformado em arma de guerra. De acordo com o poder dos diferentes grupos, ela se torna propriedade cada vez mais privada e menos comum, gerando graves conflitos distributivos. Com base em conhecimentos sobre recursos hídricos e sua distribuição na Terra, assinale a alternativa em que a bacia hidrográfica indicada apresenta conflito: 

A) Bacia do Rio Nilo, envolvendo o Egito, o Sudão e a Etiópia. 
B) Bacia Platina, envolvendo o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai. 
C) Bacia do Rio Jordão, envolvendo o Líbano, a Síria, Israel e a Jordânia. 
D) Bacia do Rio Reno, envolvendo a Alemanha, a França e os Países Baixos.

8- (ESPM-SP–2016) O Oriente Médio é uma região em que o cenário político está impregnado de religiosidade, contando, inclusive, com Estados oficialmente teocráticos, enquanto outros são laicos. São exemplos de Estado teocrático e seu antípoda, respectivamente, 

A) Irã e Turquia. 
B) Jordânia e Kuwait. 
C) Kuwait e Irã. 
D) Iraque e Líbano. 
E) Síria e Israel.

9- (UERJ) As matas ciliares, apesar de protegidas por lei, continuam sendo derrubadas para implantação de lavouras em áreas férteis, num procedimento que provoca inúmeras modificações ambientais. Assinale a alternativa que apresenta corretamente algumas dessas modificações. 

A) Aumento do número de espécies de angiospermas e da oferta alimentar para a ictiofauna. 
B) Diminuição de processos erosivos e aumento da diversidade de nichos para a avifauna. 
C) Diminuição do risco de agrotóxicos e adubos atingirem os cursos-d’água e aumento do número de espécies de angiospermas. 
D) Aumento da oferta alimentar para a ictiofauna e diminuição da exposição do solo aos processos erosivos. 
E) Diminuição da diversidade de nichos para a avifauna e aumento do assoreamento dos cursos-d’água. 

10- (UFRGS-RS) A figura representa uma bacia e sua rede de drenagem.


Os elementos destacados com as letras A, B e C indicam, respectivamente, 

A) afluente, foz e efluente. 
B) nascente, exutório e divisor de águas. 
C) nascente, afluente e divisor de águas. 
D) divisor de águas, exutório e afluente. 
E) efluente, divisor de águas e foz 

11- (UERJ)


O Índice de Pobreza em Água é um indicador criado com a finalidade de estabelecer relações entre o acesso à água potável e as características do meio natural e de cada sociedade. 

Com base no mapa, a maior presença de países em situação crítica quanto ao acesso à água potável está no subcontinente denominado: 

A) Oriente Médio 
B) Ásia Meridional 
C) América Andina 
D) África Subsaariana 

12- (PUC Rio) Considerando as condições gerais do espaço brasileiro, é correto afirmar que 

A) o sul do Rio Grande do Sul apresenta as melhores condições para a aglomeração populacional em razão das infraestruturas territoriais e da industrialização. 
B) a linha de povoamento mais intenso ao longo da faixa atlântica deve-se à abundância de recursos naturais nessa área. 
C) na Amazônia, a população que penetrou para o interior do território seguiu nitidamente a linha do rio principal do sistema hidrográfico. 
D) a concentração populacional no Sul e no Sudeste se dá em razão da disponibilidade de terras muito férteis. 
E) a dispersão populacional no interior do Brasil é resultante da indisponibilidade de recursos hídricos para povoar um território dessa dimensão. 

13- (ESPM-SP–2018) Em relação às fontes e produção energética a afirmativa correta é: 

A) A usina hidrelétrica é uma fonte primária, renovável, limpa e indicada em regiões de relevo suave. 
B) Os raios solares são uma fonte secundária, limpa, porém finita e não renovável. 
C) A energia eólica é uma fonte não renovável, apesar de limpa. 
D) As usinas termelétricas utilizam-se de matéria-prima renovável e limpa. 
E) Biomassa é toda matéria orgânica que pode ser convertida em energia. 

14- (UFU-MG–2017) É uma técnica de cultivo conservacionista em que o plantio é efetuado sem as etapas do preparo tradicional da aração e da gradagem. Nessa técnica, é necessário manter o solo sempre coberto por plantas em desenvolvimento e por resíduos vegetais. Essa cobertura tem por finalidade proteger o solo do impacto direto das gotas de chuva, do escorrimento superficial e das erosões hídrica e eólica. 

Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/milho/arvore/CONTAG01_72_59200523355.html>.  Acesso em: 27 de abr. 2017. 

A técnica de cultivo apresentada é classificada como: 

A) Plantio convencional 
B) Plantio direto 
C) Rotação de cultura 
D) Pousio agrícola 

15- (UPF-RS–2016) Depois de mais de meio século de ruptura em decorrência dos novos arranjos da Guerra Fria, Cuba e Estados Unidos deram importante passo para o avanço das relações diplomáticas entre os dois países, com a reabertura das embaixadas nas suas capitais. Analise as a firmativas que têm relação com o acontecimento. 

I. O rompimento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba ocorreu no contexto da Guerra Fria, a partir da política nacionalista adotada por Fidel Castro e seus seguidores, que rendeu o desagrado dos Estados Unidos e o apoio da União Soviética. 
II. A reabertura das embaixadas entre Estados Unidos e Cuba significa o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. 
III. O regime pró-soviético instalado em Cuba e a Crise dos Mísseis elevaram as tensões entre EUA e Cuba, culminando com a expulsão deste país da OEA e seu isolamento diplomático pelos países americanos. 
IV. A reabertura das embaixadas e o restabelecimento diplomático entre Cuba e Estados Unidos provocaram, no mesmo ato, a declaração do fim do embargo econômico contra a ilha caribenha e a desocupação de Guantánamo. 

É correto apenas o que se afirma em: 

A) I e II. 
B) II e IV. 
C) II, III e IV. 
D) III e IV. 
E) I, II e III.

GABARITO:
1- A
2- E
3- D
4- D
5- D
6- A
7- C
8- A
9- E
10- B
11- D
12- C
13- E
14- B
15- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário