sexta-feira, 5 de maio de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA: INTRODUÇÃO E REGIÃO SUL

1- (PUC Rio) Considerando as condições gerais do espaço brasileiro, é correto afirmar que 

A) o sul do Rio Grande do Sul apresenta as melhores condições para a aglomeração populacional em razão das infraestruturas territoriais e da industrialização. 
B) a linha de povoamento mais intenso ao longo da faixa atlântica deve-se à abundância de recursos naturais nessa área. 
C) na Amazônia, a população que penetrou para o interior do território seguiu nitidamente a linha do rio principal do sistema hidrográfico. 
D) a concentração populacional no Sul e no Sudeste se dá em razão da disponibilidade de terras muito férteis. 
E) a dispersão populacional no interior do Brasil é resultante da indisponibilidade de recursos hídricos para povoar um território dessa dimensão. 

2- (UEMG–2017) Analise a imagem a seguir:


O objetivo da elaboração dessa representação cartográfica é mostrar 

A) o quantitativo de habitantes residentes em cada uma das regiões do IBGE. 
B) a superioridade econômica dos estados que compõem o Centro-Sul brasileiro. 
C) a desigualdade de gênero existente nas diversas Unidades da Federação do país. 
D) a expressividade produtiva das propriedades agroexportadoras nas macrorregiões geoeconômicas.

3- (Unimontes-MG–2015) Observe a figura.


São características comuns aos municípios destacados no mapa: 

A) Surgiram de antigas colônias italianas que se dedicaram ao cultivo de trigo desde a primeira metade do século XX. 
B) Originaram-se da colonização de alemães que se dedicaram à policultura e ao cultivo de trigo no século XIX. 
C) Originaram-se de colonização eslava que se estabeleceu em grandes propriedades monocultoras de café, no final do século XIX. 
D) Resultaram da ocupação de japoneses que vieram para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial, apoiados pelo governo brasileiro.

4- (FADI–2016) Esta região brasileira apresenta várias singularidades, dentre as quais destacam-se: 

I. Povoada desde o século XVI, somente a partir da segunda metade do século XIX ampliou sua população, pois passou a receber muitos imigrantes. 
II. A partir dos anos 1970, inúmeros pequenos agricultores da região migraram para outras regiões e lá implantaram novos cultivos, entre os quais a soja. 
III. Em 2012, sua participação no PIB brasileiro foi de 16,2%, a segunda do Brasil. 

Trata-se da região 

A) Centro-Oeste. 
B) Nordeste. 
C) Sul. 
D) Sudeste. 
E) Norte.

5- (UFG-GO) O Estado exerce um papel jurídico-político na organização territorial da sociedade. Uma das formas dessa organização é realizada por meio da divisão administrativa do território nacional. A divisão administrativa do território brasileiro, promovida pela Constituição Federal de 1988, culminou na 

A) criação de novos municípios nas regiões Sudeste e Sul. 
B) extinção da Região Leste e na criação das regiões Sudeste e Nordeste. 
C) extinção dos territórios federais e na criação dos estados do Amapá, de Roraima e do Tocantins. 
D) elevação dos distritos municipais à categoria de municípios. 
E) redefinição das regiões Sudeste e Sul com a incorporação do estado de São Paulo à Região Sudeste. 

6- (UFRN) Um aluno, ao fazer uma pesquisa sobre imigrantes europeus no Brasil, lê o seguinte: A história da imigração no Brasil teve início durante o período do Império, quando o governo brasileiro incentivou a vinda de estrangeiros para o país, com o objetivo de expandir a mão de obra e as atividades econômicas. Os alemães foram, depois dos portugueses, os primeiros imigrantes a chegar ao Brasil, concentrando-se na região Sul. 

ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Panorama geográfico do Brasil. São Paulo: Moderna, 1998. p. 407 (Adaptação). 

A partir das informações contidas no fragmento textual anterior, é correto afirmar que, dentre as contribuições dos imigrantes alemães na construção do território brasileiro, destaca-se a 

A) implantação da atividade industrial na área do Vale dos Sinos, onde foram fundadas importantes cidades, como Nova Friburgo e Caxias do Sul. 
B) fundação de núcleos populacionais, como Brusque, Blumenau, Joinvile e Itajaí, considerados como importantes áreas urbanas do estado de Santa Catarina. 
C) introdução de novos produtos na economia agrícola nacional, como foi o caso da pimenta-do-reino, contribuindo para a indústria de beneficiamento de alimentos. 
D) participação ativa na agricultura, em especial na cultura do café, contribuindo para o processo de acumulação que deu origem à indústria brasileira.

7- (UFMG) Considerando-se a organização geoeconômica da região Sul brasileira, é incorreto afirmar que 

A) a indústria da região metropolitana de Porto Alegre conserva profundos vínculos com a agropecuária regional, que lhe fornece importante percentual da matéria-prima processada. 
B) a proximidade geográfica do Sudeste contribui para tornar a região metropolitana de Curitiba importante área receptora dos impulsos da desconcentração industrial paulista. 
C) o grau de modernização da agricultura sulina é predominantemente baixo, sobretudo nas sub-regiões de criação avícola e suína e nas de cultivo de soja. 
D) o norte do Paraná é ocupado hoje pela soja e outros cultivos, que, gradativamente, substituíram os cafezais. 

8- (FURG-RS) Sobre a dinâmica da população da região Sul, assinale a alternativa correta. 

A) Atualmente, a região Sul possui o melhor índice de desenvolvimento humano, e isso se dá pela facilidade de administrar e distribuir os recursos para a menor região do Brasil, em termos de dimensões e de número de população. 
B) Entre as décadas de 1940 e 1960, o Paraná atraiu um baixo fluxo migratório nas regiões Norte e Oeste do estado, devido à baixa produtividade da terra. 
C) Na década de 1970, ocorreu um intenso processo de urbanização; mesmo assim, a população rural era superior à urbana. 
D) A região Sul foi a primeira a intensificar sua ocupação por apresentar boas condições de produção agrícola e pecuária. 
E) A partir dos anos 1970, com a implantação do novo modelo agrícola baseado nas lavouras mecanizadas, a população deslocou-se em grande parte rumo às fronteiras agrícolas no Norte e no Centro-Oeste do país. 

9- (FGV-SP) Considerando-se as características econômicas das grandes regiões brasileiras, divulgadas pelo IBGE nos últimos cinco anos, está correta a seguinte afirmação: 

A) A região Norte deixou de ser o alvo de investimentos públicos e privados, principalmente devido à ação das ONGs favoráveis à demarcação das terras indígenas e ao controle do comércio de e espécies vegetais. 
B) A região Nordeste registrou um crescimento econômico acima da média nacional, graças ao impulso dos setores da indústria e dos serviços. 
C) A vocação pecuarista da região Centro-Oeste, aliada à inexpressiva produção agroindustrial no contexto do país, explicam o seu atual processo de decadência. 
D) A queda significativa da participação dos setores agropecuário e industrial na economia da região Sul tem sido compensada pelo turismo, principalmente nas áreas de colonização alemã e italiana. 
E) A região Sudeste, detentora do maior parque industrial e de uma agricultura de elevado padrão técnico e boa produtividade, exibiu os menores índices de desemprego no país.

10- (FUVEST-SP) Considere as anamorfoses:


As condições da produção agrícola, no Brasil, são bastante heterogêneas, porém alguns aspectos estão presentes em todas as regiões do país. Nas anamorfoses anteriores, estão representadas formas de produção agrícola das diferentes regiões administrativas. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, as produções agrícolas representadas em I e em II. 

A) De subsistência e patronal 
B) Familiar e itinerante 
C) Patronal e familiar 
D) Familiar e de subsistência 
E) Itinerante e patronal

11- (Enem–2016) Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do país em regiões geoeconômicas ou complexos regionais. Essa divisão baseia-se no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização. Dessa forma, busca-se refletir a realidade do país e compreender seus mais profundos contrastes. 

Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2012 (Adaptação). 

A divisão em regiões geoeconômicas ou complexos regionais encontra-se na seguinte representação:


12- (Enem) Os dados dos gráficos a seguir foram extraídos da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a respeito da população nas cinco grandes regiões brasileiras. O primeiro gráfico mostra a distribuição da população brasileira em milhões de habitantes, e o segundo mostra o percentual da população que reside em domicílios urbanos sem saneamento básico adequado.


Considerando as informações dos gráficos, a região que concentra o menor número absoluto de pessoas residentes em áreas urbanas sem saneamento básico adequado é a região 

A) Norte. 
B) Nordeste. 
C) Sudeste. 
D) Sul. 
E) Centro-Oeste.



GABARITO:
1- C
2- A
3- B
4- C
5- C
6- B
7- C
8- E
9- B
10- C
11- B
12- D

Nenhum comentário:

Postar um comentário