segunda-feira, 15 de maio de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE AGRICULTURA NO BRASIL: ESTRUTURA FUNDIÁRIA E REFORMA AGRÁRIA

1- (UERJ–2019)


Uma característica econômica comum aos quatro cultivos brasileiros nos quais os agrotóxicos são mais utilizados é a expressiva 

A) relevância na pauta de exportação. 
B) participação na absorção de mão de obra. 
C) centralidade na alimentação da população. 
D) influência na desconcentração da propriedade.

2- (Unimontes-MG) Sobre o espaço rural brasileiro, é incorreto afirmar que 

A) o atraso e a violência herdados do latifúndio e da escravidão colonial ainda permanecem em vários espaços rurais do país. 
B) as famílias rurais estão se tornando cada vez menos agrícolas e mais dependentes das transferências sociais, como aposentadorias e pensões. 
C) o setor de serviços, em que se inclui o turismo rural, é uma das atividades que vêm ganhando espaço no campo e gerando novos empregos. 
D) o número de sem-terra vem diminuindo com o surgimento de novas oportunidades de trabalho no campo, como o agrobusiness. 

3- (FUVEST-SP) Observe o mapa: 


As áreas assinaladas representam conjuntos de municípios brasileiros que são os maiores 

A) criadores de gado bovino, pois correspondem às áreas precárias em infraestrutura viária, em geral associadas ao sistema de pecuária extensiva. 
B) criadores de gado bovino, pois apresentam terrenos com altas declividades, habitualmente rentáveis no sistema de pecuária extensiva. 
C) produtores de soja, pois correspondem a áreas de chapadões e colinas, em geral procuradas por atividades que exigem mecanização. 
D) produtores de soja, pois essa cultura exige solos de alta fertilidade, devido ao fato de ser sazonal. 
E) produtores de arroz, fato evidenciado pela grande presença de planícies de inundação nessas áreas.

4- (FGV-SP–2018)


Avaliando conhecimentos acerca da produção rural no Brasil, é correto afirmar que as diferenças entre a faixa litorânea nordestina e o oeste paulista residem 

A) nos programas de qualificação profissional, reflexo da maior produtividade no sul do país. 
B) na dimensão dos mercados consumidores, restrito no Nordeste brasileiro. 
C) na adoção de zonas francas, sobretaxando a produção realizada no Nordeste. 
D) na instituição de parcerias público-privadas, potencializando os cultivos em São Paulo. 
E) nos diferentes modelos de exploração, intensiva na porção centro-sul do país.

5- (ETECs-SP) Na alimentação, a carne bovina é fonte de fósforo, ferro e de vitaminas do complexo B. As regiões Norte e Centro Oeste, onde se situam a Floresta Amazônica e o Cerrado, são as que apresentam as maiores taxas de expansão do rebanho bovino no Brasil.


Nas regiões citadas, a criação de gado bovino é 

A) intensiva, com o gado confinado e alto rendimento financeiro. 
B) intensiva, com o gado criado em pastos e produção de carne para exportação. 
C) extensiva, com o gado criado à solta em pastos e produção destinada ao corte. 
D) extensiva, com o gado confinado, rebanhos escassos e uso de pouca mão de obra. 
E) leiteira, com o gado solto em pastos e produção destinada à obtenção de carne.

6- (Uncisal–2017)


A partir do gráfico, os aspectos comparados dos dois modelos de agricultura revelam a 

A) baixa representação dos estabelecimentos de minifúndios. 
B) concentração de terras e receitas pela agricultura não familiar. 
C) correlação proporcional entre os índices de ocupação e receita. 
D) distribuição maior de receitas obtidas para a agricultura familiar. 
E) predominância estatística de estabelecimentos não familiares

7- (UEG-GO) 

Eu sou roceiro 
Eu sou roceiro, vivo de cavar o chão. 
Tenho as mãos calejadas, meu senhor. 
Me falta terra, falta casa e falta pão. 
Não sei onde é o Brasil do lavrador. 
Só tenho a enxada e o título de eleitor 
Para votar em seus fulanos educados 
Que não fazem nada pelo pobre agricultor, 
Que não tem terra para fazer o seu roçado [...] 
Sou um soldado retirante sem medalha, 
Sou estrangeiro quando pego a reclamar. 
Sou camponês que usa tanga e sandália, 
Sou brasileiro só na hora de votar. 

LIMA, Jorge Pereira. Cultura insubmissa. Fortaleza: Nação Cariri, 1982. p. 110-111. 

Com relação ao texto anterior, é correto afirmar: 

A) As Ligas Camponesas e o MST transformaram as relações de trabalho e garantiram ao homem do campo o direito a terra. 
B) Atualmente, a política agrária do Brasil visa assegurar a produção de gêneros alimentícios e terras destinadas à agricultura familiar. 
C) a modernização da agricultura gerou a concentração fundiária e, por consequência, o desemprego no campo, caracterizado pelo crescimento dos boias-frias e / ou peões. 
D) a melhoria dos indicadores socioeconômicos dos trabalhadores rurais brasileiros, bem como sua qualificação profissional, vem sendo assegurada por meio da sua participação nas últimas eleições.

8- (Unicamp-2019) O gráfico a seguir mostra que o Brasil tem registrado, nos últimos anos, crescimento da violência no campo. Assinale a alternativa que indica corretamente o que vem motivando esse fenômeno e em que região tem predominado esse tipo de ocorrência.


A) A expulsão de agricultores familiares pelo avanço das culturas da cana-de-açúcar e do algodão tem gerado conflitos entre pequenos e grandes proprietários de terra; região Centro-Oeste. 
B) A fragmentação da propriedade em áreas de colonização dirigida e a disputa pela posse da terra entre herdeiros vêm produzindo violência agrária; região Norte. 
C) A rivalidade entre trabalhadores rurais e criadores extensivos de gado bovino no Pantanal e nas chapadas mato-grossenses tem resultado em violência agrária; região Centro-Oeste. 
D) A disputa pela terra envolvendo grileiros contra posseiros em áreas de expansão de monocultivos e de projetos de exploração mineral e madeireira tem gerado violência; região Norte.

9- (Unicamp-SP) A produção de grãos no Brasil na safra 2009 / 2010 será recorde (147,10 milhões de toneladas), superando em 8,8% o volume produzido na safra 2008 / 2009 [...]. A área plantada na safra 2009 / 2010 é de 47,33 milhões de hectares, 0,7% menor que a cultivada na safra 2008 / 2009. 

JORNAL BRASIL ECONÔMICO. 06 ago. 2010, p. 17. 

O aumento de produção de grãos em área menor indica um aumento da produtividade, em função dos seguintes fatores: 

A) Uso de sementes geneticamente modificadas, baixa utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo. 
B) Uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo. 
C) Uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso extensivo do solo. 
D) Uso de sementes geneticamente modificadas, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso intensivo do solo. 

10- (UECE–2017) A soja brasileira representa um dos mais importantes produtos para a economia nacional. Analise as seguintes afirmações sobre esse grão: 

I. A soja é uma planta originalmente nativa do Brasil. Contudo, durante a colonização do território foi levada para a Europa, sendo introduzida mais tarde na Ásia e nos EUA. 
II. A partir da década de 1960, surgem as primeiras lavouras comerciais no Brasil, que se integraram rapidamente no sistema de rotação com milho e em sucessão às culturas do trigo, cevada e aveia. 
III. Dentre os fatores responsáveis pela difusão da soja no Brasil, está a política de incentivo ao plantio do grão visando à autossuficiência nacional, estabelecendo a soja como cultura economicamente importante para o Brasil. 

Está correto o que se afirma em 

A) I e II apenas. 
B) II e III apenas. 
C) I e III apenas. 
D) I, II e III.

11- (ESPM-SP–2017) Observe o mapa e indique a qual gênero agrícola ele está associado.


A) Cana-de-açúcar 
B) Café 
C) Soja 
D) Cacau 
E) Algodão

12- (UEFS–2016) No Brasil, a concentração de terras vem ocorrendo desde o Período Colonial até os dias atuais. Sobre o agronegócio e a concentração de terras no país, é correto afirmar: 

A) O termo agronegócio está relacionado exclusivamente à agricultura e à pecuária. 
B) A rotação de culturas é um sistema extensivo de mão de obra, praticado em grandes propriedades, que adota técnicas especiais de uso do solo e demanda um baixo investimento de capital. 
C) A concentração de terras está nas mãos de poucas pessoas e empresas, sendo ligada ao crescimento acelerado das grandes lavouras e das áreas ocupadas com rebanhos, visando, sobretudo, às exportações. 
D) O avanço dos plantios de soja, de café e da criação de gado se dá, principalmente, na caatinga e nos cerrados, ampliando as áreas de desertificação. 
E) A plantation, pelo fato de ser uma policultura, é uma atividade muito forte no contexto econômico, levando os proprietários a obterem grandes lucros.

13- (UFPel-RS) O agronegócio, também conhecido por seu nome em inglês agrobusiness, cujas cadeias produtivas se baseiam na agricultura e na pecuária, apresenta um grande dinamismo econômico e pode fazer do Brasil um dos maiores produtores agropecuários do mundo.

Com relação ao agronegócio no Brasil, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmativas: 

( ) O café, a soja, o álcool e o açúcar, juntamente com a pecuária, podem ser considerados as estrelas do agronegócio brasileiro. Esses produtos garantem um volume elevado na pauta de exportações no país. 
( ) A expansão monocultora de árvores como o eucalipto, o pinus e a acácia também tem contribuído para a fortificação do agronegócio brasileiro, uma vez que está comprovado que essa expansão não causará consequências socioambientais. 
( ) A agropecuária brasileira “deu uma tremenda volta por cima” em 2006, uma vez que o setor começou o ano em uma situação ruim e com péssimas perspectivas, entre elas, os preços baixos no mercado internacional, o real com cotação alta, a seca rigorosa na região Sul e a febre aftosa do gado. 
( ) O agronegócio é o conjunto da cadeia produtiva ligado à agropecuária, incluindo todas as atividades de indústria e serviços de antes, durante e depois da produção. Essa cadeia movimenta a economia ao empregar trabalhadores, gerar renda e pagar impostos. 
( ) A expansão do agronegócio no Brasil não provocou mudanças no campo, mas gerou riquezas e contribuiu para a desconcentração de rendas e terras. Essa expansão diminuiu, recentemente, o êxodo rural. 

A sequência correta é apresentada na alternativa: 

A) V F V V F 
B) V V F F V 
C) F V V F V 
D) F F V F F 
E) V V V F F 

14- (UPE–2017) Considere o texto a seguir. Os anos recentes, particularmente a década passada, introduziram transformações de tal envergadura no mundo rural que talvez tenham representado, de um lado, um golpe mortal na dominação social e econômica da grande propriedade territorial, em amplas regiões rurais. Por outro lado, contudo, as mesmas modificações podem ter produzido a liquidação definitiva da reforma agrária como uma reivindicação nacional e decisiva para os destinos históricos do país. 

ZANDER, Navarro. 2010. 

O debate mais recente a respeito do processo produtivo e da questão da propriedade privada da terra no Brasil envolve um conjunto de fatores relacionados à política fundiária. Sobre esses fatores, é correto afirmar que

A) a expansão agrícola no Brasil, nas duas últimas décadas, eliminou a concentração da propriedade rural com o desenvolvimento de políticas territoriais e a ampla adoção de políticas setoriais. 
B) a democratização de políticas públicas em áreas rurais substituiu majoritariamente o domínio do agronegócio pelos territórios de desenvolvimento da agricultura familiar nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil. 
C) a dinamização da produção agrícola no Brasil acelerou o processo de reforma agrária e eliminou a concentração fundiária, para corrigir um passado de violentos mecanismos de expropriação de terras. 
D) a heterogeneidade estrutural ainda define algumas regiões brasileiras como essenciais do ponto de vista da produção agrícola, gerando uma segmentação produtiva macrorregional e produzindo desigualdades entre as regiões do país. 
E) a reforma agrária no país cumpriu a sua regularização fundiária, diminuindo drasticamente a concessão de terra aos grileiros na Amazônia Legal e tornando a Região Norte um território ausente de propriedades rurais improdutivas. 

15- (UEMA–2015) Leia o fragmento a seguir. A soja vem ocupando nos últimos anos a posição de primeiro produto de exportação do agronegócio no Brasil. É também o cultivo que ocupa no País a maior área plantada. Sua produção, em maior escala, teve início no Brasil nos anos 1950, no estado do Rio Grande do Sul. Da década de 1970 em diante, expandiu-se por todas as regiões do Brasil. Nos dias de hoje, seu crescimento se dá de forma acelerada nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. 

SCHLESINGER, Sergio; NUNES, Sidemar Presotto; CARNEIRO, Marcelo Sampaio. Agricultura familiar da soja na Região Sul e o monocultivo no Maranhão: duas faces do cultivo da soja no Brasil. Rio de Janeiro: Fase, 2008. p. 148. 

Considerando o crescimento do cultivo de soja no Nordeste, os estados dessa região vistos como maiores produtores, atualmente, são, além do Maranhão, 

A) Bahia e Rio Grande do Norte. 
B) Pernambuco e Ceará. 
C) Alagoas e Bahia. 
D) Piauí e Paraíba. 
E) Bahia e Piauí.

16- (UFPA–2016) Leia o texto. 

A violência pode ser direta ou indireta, ativa ou passiva. A violência direta é a violência física empregada contra a pessoa, contra a ocupação e contra a posse camponesa. Ela pode ser deflagrada por particulares ou pelo Estado e se constitui principalmente em assassinatos, tentativas de assassinato, ameaças de morte, despejos da terra, expulsões da terra e outras formas que causem danos físicos ou psicológicos aos trabalhadores rurais e camponeses ou a seus bens. As tentativas de assassinato, ameaças de morte e expulsões da terra são formas de violência privada contra os camponeses. 

Disponível em:  <http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/violencia.htm>. Acesso em: 10 abr. 2016. 

Historicamente, o Brasil tem registrado muitos conflitos no campo com inúmeras vítimas, como retrata o texto. Entre os vários fatores que explicam tais conflitos, aqueles que envolvem as formas de trabalho no campo decorrem da 

A) diversidade cultural dos moradores. 
B) relação de exploração da mão de obra. 
C) desmobilização dos agricultores locais. 
D) aumento de trabalhadores urbanos na zona rural. 
E) crescimento de empregos na agricultura orgânica.

17- (Unesp) Observe a tabela, que representa as formas de relação de trabalho no meio rural brasileiro.


Assinale a alternativa que exprime a principal causa da relação de trabalho predominante. 

A) A expansão da pecuária extensiva é a grande responsável pelo predomínio de pequeno s proprietários, parceiros e assalariados permanentes. 
B) As heranças coloniais brasileiras explicam o predomínio de pequenos proprietários e trabalhadores não remunerados. 
C) A sazonalidade das safras agrícolas é a grande responsável pelo predomínio de assalariados temporários. 
D) O avanço do agronegócio contribui para o predomínio dos trabalhadores não remunerados. 
E) Os conflitos pela posse da terra são responsáveis pelo predomínio de assalariados temporários.

18- (Enem-2018)


Considerando as diferenças entre extrativismo vegetal e silvicultura, a variação das curvas do gráfico foi influenciada pela tendência de

A) conservação do bioma nativo. 
B) estagnação do setor primário. 
C) utilização de madeira de reflorestamento. 
D) redução da produção de móveis. 
E) retração da indústria alimentícia. 

19- (Enem–2016) Durante as três últimas décadas, algumas regiões do Centro-Sul do Brasil mudaram do ponto de vista da organização humana, dos espaços herdados da natureza, incorporando padrões que abafaram, por substituição parcial, anteriores estruturas sociais e econômicas. Essas mudanças ocorreram, principalmente, devido à implantação de infraestruturas viárias e energéticas, além da descoberta de impensadas vocações dos solos regionais para atividades agrárias rentáveis. 

AB’SABER, A.N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003 (Adaptação). 

A transformação regional descrita está relacionada ao seguinte processo característico desse espaço rural: 

A) Expansão do mercado interno. 
B) Valorização do manejo familiar. 
C) Exploração de espécies nativas. 
D) Modernização de métodos produtivos. 
E) Incorporação de mão de obra abundante.

20- (Enem) 

Mas plantar pra dividir 
Não faço mais isso, não. 
Eu sou um pobre caboclo, 
Ganho a vida na enxada. 
O que eu colho é dividido 
Com quem não planta nada. 
Se assim continuar vou deixar o meu sertão, 
mesmo os olhos cheios d’água 
e com dor no coração. 
Vou pro Rio carregar massas 
pros pedreiros em construção. 
Deus até está ajudando: 
está chovendo no sertão! Mas plantar pra dividir, 
Não faço mais isso, não. 

VALE, J.; AQUINO, J. B. Sina de caboclo. São Paulo: Polygram, 1994. [Fragmento] 

No trecho da canção, composta na década de 1960, retrata-se a insatisfação do trabalhador rural com 

A) a distribuição desigual da produção. 
B) os financiamentos feitos ao produtor rural. 
C) a ausência de escolas técnicas no campo. 
D) os empecilhos advindos das secas prolongadas. 
E) a precariedade de insumos no trabalho do campo.

21- (Enem) 

Texto I 
A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas. 

Disponível em: <www.mst.org.br>. Acesso em: 25 ago. 2011 (Adaptação). 

Texto II 
O pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que gerem empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária. 

LESSA, C. Disponível em: <www.observadorpolitico.org.br>. Acesso em: 25 ago. 2011 (Adaptação). 

Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso acontece porque os autores associam a reforma agrária, respectivamente, à 

A) redução do inchaço urbano e à crítica ao minifúndio camponês. 
B) ampliação da renda nacional e à prioridade ao mercado externo. 
C) contenção da mecanização agrícola e ao combate ao êxodo rural. 
D) privatização de empresas estatais e ao estímulo ao crescimento econômico. 
E) correção de distorções históricas e ao prejuízo ao agronegócio.

22- (Enem) Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária – cerca de 35% do rebanho nacional está na região – e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta. 

ÉPOCA, 03 mar. 2008 e 09 jun. 2008 (Adaptação). 

A partir da situação-problema descrita, conclui-se que 

A) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial. 
B) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja. 
C) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens. 
D) o superavit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental. 
E) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.



GABARITO:
1- A
2- D
3- C
4- E
5- C
6- B
7- C
8- D
9- B
10- B
11- B
12- C
13- A
14- D
15- E
16- B
17- C
18- C
19-D
20- A
21- E
22- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário