quinta-feira, 8 de julho de 2021

PROVA ANOS FINAIS - 6°ANO (ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO, MAPAS E ESCALA)

 AVALIAÇÃO GLOBAL DE GEOGRAFIA – 6° ANO – 2° BIMESTRE

NOME:___________________________________________________

Texto 1

Quando você sai de seu bairro para outra cidade, não deve se preocupar apenas com a distância entre esses lugares ou com o tempo que vai gastar para percorrê-la. É preciso também observar qual a direção a ser tomada, pois é a partir do lugar onde você está que poderá localizar o lugar para onde vai.

Os meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são a base desses meios de orientação.

Os pontos cardeais são quatro: nortesulleste oeste.

1- Sobre os meios de orientações artificiais. o que é um instrumento com formato de relógio, possuindo uma rosa dos ventos no interior e uma agulha imantada, no lugar dos ponteiros, que aponta sempre para o norte, é chamado de

A)      mapa.

B)      gps.

C)      bússola.

D)      estrela polar

E)      cruzeiro do sul.

 

2- Quando você estiver localizando os elementos de sua escola, ou de outro ambiente qualquer, talvez sinta alguma dificuldade em apontar a direção exata de alguns deles. Como resolver essa dificuldade? Por meio dos pontos colaterais. Eles também são quatro e estão situados entre os pontos cardeais.


 


Assinale a alternativa que completa os dois pontos (1 e 2) que faltam na rosa dos ventos.

A)      Leste e nordeste.

B)      Sudeste e Noroeste.

C)      Sudeste e leste.

D)      Noroeste e Leste.

 

3- Os meios de orientações naturais são aqueles que estão dispostos na própria natureza para nos auxiliar na localização.

Assinale abaixo a alternativa que representa um meio de orientação natural.

A)      bússola.

B)      Mapa.

C)      GPS.

D)      Sol.

 

4- Os meios de orientações artificiais são aqueles criados pelo ser humano com a finalidade de facilitar nossa localização de modo mais preciso.

Assinale abaixo a alternativa que representa um meio de orientação artificial.

A)      Sol.

B)      GPS.

C)      Cruzeiro do Sul.

D)      Estrela polar.

 

5- Coordenadas Geográficas são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra nos sentidos horizontal e vertical, servindo para a localização de qualquer ponto na superfície terrestre. Essa medida é indicada pela latitude e longitude. Assinale a alternativa que explica corretamente o conceito de latitude e de longitude.

A) Latitude é o afastamento em graus em relação a linha do Equador e longitude é o afastamento em graus em relação ao meridiano de Greenwich.

B) Longitude é o afastamento em graus em relação a linha do Equador e latitude é o afastamento em graus em relação ao meridiano de Greenwich.

C) latitude representa os meridianos que ligam um polo ao outro.

D) A Longitude indica a distância entre um paralelo e outro.

 

6- Como é chamado o conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar qualquer ponto da superfície terrestre?

A)      Legenda

B)      Orientação

C)      Escalas cartográficas

D)      Coordenadas geográficas

E)      Sensoriamento remoto

 

7- É a relação constante entre as dimensões dos elementos representados no mapa e suas correspondentes dimensões na natureza. Em outras palavras, é utilizada para relacionar a proporção entre a área representada e a representação.

O fragmento do texto refere-se a qual elemento do mapa?

A)      Legenda.

B)      Fonte.

C)      Título.

D)      Escala.

 

8-  Indica o tema ou assunto, bem como informações gerais como localidade, tempo (em caso de mapas históricos ou com precisão temporal necessária), além de qualquer outro tipo de informação que possa ser relevante para a compreensão daquilo que está sendo representado.

O fragmento do texto refere-se a qual elemento do mapa?

A)      Legenda.

B)      Fonte.

C)      Título.

D)      Escala.

 

 9- Se em um mapa a distância entre a cidade A  e a Cidade B é de 5 cm, a escala do mapa é de 1:200.000 cm, qual a distância real entre as duas cidades? (Utilize a fórmula D=E x d) (D=Distancia real, E=escala, d=distancia no mapa).

A)      100.000 km

B)      1000 Km

C)      100 km

D)      10 km

 

10- O que são mapas digitais?

 

A)                         Também chamado de cartografia digital, é o processo pelo qual um conjunto de dados são compilados e formatados em uma imagem virtual. A função principal desta tecnologia é a produção de mapas que dão representações precisas de uma determinada área.

B)                          são representações de elementos físicos e naturais de um território em uma folha de papel, que independem da ação humana.

C)                          possuem um foco nos limites e fronteiras definidos por convenções sociais e políticas, muito encontrado nos livros impressos. Em geral, as questões naturais não possuem representação ou são secundárias.

D)                         são representações da população que ocupa um determinado território. Nesse tipo de mapa, cria-se uma variação gráfica com cores ou formas que indiquem de que forma a população é distribuída na região.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário