segunda-feira, 26 de julho de 2021

ATIVIDADE / EXERCÍCIO DE GEOGRAFIA SOBRE HIDROSFERA E BACIAS HIDROGRÁFICAS - ENSINO MÉDIO

     

*OBJETO DE APRENDIZAGEM:* HIDROSFERA E BACIAS HIDROGRÁFICAS

RESOLVA AS QUESTÕES ABAIXO COM BASE EM PESQUISAS NOS LIVROS, INTERNET OU NAS AULAS:

1ª) SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS BRASILERAS É CORRETO AFIRMAR QUE:

A.      A topografia do terreno é responsável pela drenagem da água, porém, não é responsável por delimitar as bacias, ou seja, as partes mais altas do relevo não influenciam para onde as águas da chuva irão escoar.

B.      O Brasil é um país privilegiado quando o assunto é disponibilidade de água-doce – 14% das reservas mundiais de água-doce estão no território brasileiro.

C.      A bacia do Paraná, possui rios de planalto e encachoeirados, com forte potencial hidrelétrico que pouco aproveitado pelas usinas.

D.      A Bacia Hidrográfica do São Francisco possui cerca de 640 mil quilômetros quadrados, apresenta extensos trechos navegáveis, pois trata-se de uma bacia apenas de planície e endorreica.

E.       A bacia hidrográfica do Paraguai é típica de planalto, apresentando grandes extensões para navegação. Tem como principal rio o Paraguai, que nasce na Chapada dos Parecis (MT).

 

2ª) Associe corretamente as colunas.

Coluna A

(1)    Endorreica

(2)    Exorreica

(3)    Perene

(4)    Intermitente

(5)    Meandrante

 

Coluna B

 

(       ) É aquele em que há sempre água fluindo em seu leito.

(       ) Quando termina no continente, dentro de um lago ou outro rio, ou seja, não deságua no oceano.

(       ) A água desaparece nos períodos de estiagem.

(       ) Quando um rio desagua no oceano.

(       ) Rios que ocorre em terrenos planos onde as águas escoam com pouca velocidade favorecendo formação de curvas sinuosas.

 

3ª) EM RELAÇÃO AO MAR DE ARAL, APONTE CINCO (5) CONSEQUÊNCIAS CAUSADAS EM VIRTUDE DA DESTRUIÇÃO DESSE RECURSO NATURAL TÃO IMPORTANTE PARA A REGIÃO DESÉRTICA.

 


RESPOSTA:

·         Além de afetar a vida dos animais

·         A insalubridade também prejudica o homem.

·         A areia poluída do leito seco do Aral voa quilômetros com o vento, afetando populações da área.

·         O resultado disso foi o crede incidências de doenças respiratórias, do fígado e dos rins e câncer da garganta e do esôfago. 

·         Salinização do lago.

·         Contaminação do solo por agrotóxicos.

 

4ª) Leia o texto a seguir pelo link abaixo e, em seguida, responda o que se pede. https://pt.wikipedia.org/wiki/Rompimento_de_barragem_em_Brumadinho#Consequ%C3%AAncias         *****CITE 5 CONSEQUÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS PROVOCADOS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE RUMADINHO.

 ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  

5ª) As bacias hidrográficas apresentam uma grande importância para o desenvolvimento de ecossistemas diversificados em todo o globo. Dentre suas variadas características é correto afirmar que

(A)    A bacia Amazônicas é caracterizada por apresentar rios meandrantes, ou seja, Comum em lugares que o relevo apresenta desnível e as águas dos rios escoam com maior velocidade. 

(B)    rios retilíneos ocorrem em regiões planas, úmidas e alagadas, nas quais o rio não tem energia para transportar sedimentos que se acumulam formando ilhas.

(C)    Rios entrelaçados são formados em regiões secas onde as margens dos rios sofrem erosão e os sedimentos são transportados em grandes quantidades que obstruem a corrente formando canais entrelaçados.

(D)   Rios de foz Delta desaguam no mar de uma só vez, em um único canal.

(E)    Rios de foz estuaria desagua no mar por meio de vários braços.


 *OBSERVAÇÕES (INSTRUÇÕES):*
  • Faça o cabeçalho completo, coloque o nome completo, número, turma e disciplina.
  • As questões devem ser copiadas e respondidas no caderno com letra legível.
  • A foto da atividade deve ser tirada de forma legível em ambiente claro e próxima ao caderno.
  • As atividades devem ser entregues no privado via WhatsApp.
  • As dúvidas também serão esclarecidas no privado.
  • Assista ao vídeo e leia o texto, se houver.
  • Recebo apenas no prazo estipulado, salvo exceções.

*BONS ESTUDOS!*


OBS: Todo o conteúdo foi produzido com a contribuição de colaboradores da área para servir de suporte e para uso exclusivo de professores e alunos em sala de aula, seja física ou virtual, portanto, todos os direitos estão reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário