quinta-feira, 8 de julho de 2021

SIMULADO DE GEOGRAFIA PARA O ENEM

 TEMAS: FASES DO CAPITALISMO, COMÉRCIO GLOBAL, BLOCOS ECONÔMICOS, BACIAS HIDROGRÁFICAS, CONFLITO ESRAELXPALESTINA E PROBLEMAS ATMOSFÉRICOS

1 – O sistema capitalista vem passando por constantes modificações desde o seu surgimento, o que o possibilita permanecer como hegemônico, apesar de manter as características principais, como a busca constante por mais lucro. Ao longo do seu desenvolvimento o capitalismo foi dividido em quatro fases. Sabendo disto, correlacione-as com as suas respectivas características:

I – Comercial
II – Industrial
III – Financeiro
IV – Informacional
 
(__) Marcada pela produção em larga escala e pelo avanço do imperialismo, assim como pelo o começo da expansão das multinacionais, o seu principal aspecto consistiu no fortalecimento dos bancos e em diferentes modos de junção das empresas.
(__) A Divisão Internacional do trabalho consistia entre as metrópoles, responsáveis pelo fornecimento de mercadorias manufaturadas, enquanto as colônias cabiam o fornecimento de metais preciosos e especiarias. O comércio possibilitado pelas Grandes Navegações propiciou a acumulação de capitais que contribuiu para as fases posteriores, o que foi denominado de acumulação primitiva.
(__) A Globalização Financeira é intensificada, o que permite a geração de capital “superar” as barreiras do MDespaço e das diferenças de fuso-horário, a partir do capital especulativo das bolsas de valores, o que foi possibilitado, em grande parte, pelo desenvolvimento da internet.
(__) Inaugura o trabalho assalariado e a separação entre burguesia e proletariado, os últimos destituídos dos meios de produção e, em grande parte, expulsos do campo, passam a contar somente com a sua força de trabalho. A produção artesanal é substituída pelas fábricas, que aumentam a produção a partir da introdução das máquinas a vapor.
 
Resposta: III, I, IV, II.

2 – Os dados do volume das exportações mundiais evidenciam o crescimento do comércio internacional. De acordo com a Organização Mundial do Comércio – OMC,  em 1950 as exportações giraram em torno de US$ 62 bilhões, passando de  US$ 17 trilhões em 2020. No entanto, apesar do papel exercido pela OMC, ainda são comuns as práticas protecionistas que visam exercer barreira as importações, o que prejudica as trocas entre os países. As figuras a seguir apresentam os casos em que a OMC julgou disputas envolvendo os Estados Unidos da América, sendo a Figura 1 referente as que os EUA acusaram outro país de práticas protecionistas e a Figura 2, quando os EUA foram acusados. 
(disponível em: https://www.wto.org/spanish/tratop_s/dispu_s/dispu_maps_s.htm).



3 – O Neoliberalismo despontou como a principal corrente econômica do mundo capitalista, atrelando as crises econômicas ao “Estado Keynesianista” praticado nos países mais desenvolvidos. Sobre essas correntes é:

(__) Correto dizer que defendiam, respectivamente, um Estado intervencionista na economia, com reduzida abertura econômica, e um Estado mínimo, delegando a economia ao controle da “mão invisível do mercado”.

(__) É falso afirmar que o Keynesianismo surgiu a partir dos pressupostos do economista John Maynard Keynes, que defendiam a ação do Estado para promover a recuperação econômica e proporcionar a diminuição do desemprego, resultando, nos países desenvolvidos, no que ficou conhecido como Estado de bem-estar social.

(__) Verdade apontar que o Neoliberalismo significou para a América Latina, por meio do Consenso de Washington, a defesa da abertura econômica, permitindo e facilitando a entrada e saída do capital internacional, a defesa da diminuição do Estado, a partir da venda das empresas estatais e os cortes nos investimentos sociais, o que levou a degradação das condições sociais (desemprego e fome) e fechamento de empreendimentos nacionais que não conseguiram competir com os produtos importados.

(__) É verídico afirmar que o Neoliberalismo foi impulsionado, nos EUA pelo ex-presidente Reagan e no Reino Unido pela ex-primeira-ministra Margaret Thatcher. Igualmente, o Fundo Monetário Internacional – FMI, teve forte atuação como promotor do Neoliberalismo para os demais países, ao não impor praticas neoliberais para a concessão de empréstimos.

Resposta: Verdade apontar que o Neoliberalismo significou para a América Latina...


4 – A Globalização levou o mundo a um novo patamar nos mais diversos aspectos, possibilitando ao Capitalismo a multiplicação do capital em esfera global e quase ininterruptamente, superando as fronteiras e as diferenças de horário. Explique o que é a Globalização e aborde, no mínimo, uma crítica.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 – Os blocos econômicos, apesar de já terem sido apontados como movimento contrário a Globalização, representam, de fato, mais uma nuance desse processo, ao facilitar as trocas comerciais, a circulação de investimentos, de pessoas e a gestão comum de aspectos de interesse dos países membros, como defesa e o comércio com os países que não fazem parte do bloco. Analise as afirmativas a seguir:

I - O Mercado Comum e a Integração Econômica e Monetária são dois estágios distintos de integração, sendo diferenciado a partir da criação de uma moeda única e de instituições supranacionais responsáveis por coordenar o bloco, presente no segundo. 

II – A União Europeia, bloco mais avançado, concluiu a etapa de integração do Reino Unido, processo que ficou conhecido como Brexit. Os efeitos já são sentidos pelos britânicos, com estimativa de redução das importações de 40% por parte do bloco, que também deixam de ter livre circulação.

III – A União Europeia, apesar do avançado estágio de integração e da importância no comércio mundial, apresenta disparidades internas, representado por países com elevado PIB, a exemplo da Alemanha (US $ 3.8 tri.) e da França (US $ 2.7 tri.) e outros com PIB baixo, como Malta (US $ 14.9 bi) e Chipre (US $ 24.9 bi).

IV – O Mercosul, bloco que integra duas das maiores economias da América do Sul, chegou aos 30 anos em 2021 com diversos desafios, como a suspensão de um membro e disputas entorno da Tarifa Externa Incomum – TEC, envolvendo o Brasil que defende a redução e a Argentina, com posicionamento contrário.

V – O Brasil é o membro do Mercosul que concentra a menor parte das transações comerciais dentro e fora do bloco, sendo responsável por 76,7% de todas as exportações do Mercosul.

 Assinale a alternativa que contém somente itens corretos:

 II, IV e V.

 I, III e V.

 I, III e IV.

 II e IV.

 I, II e V. 

Resposta: I, III e IV. 


6ª) O rio São Francisco, popularmente conhecido por Velho Chico, é um dos mais importantes cursos de água do Brasil e da América do Sul. O rio passa por cinco estados e 521 municípios, sendo sua nascente geográfica no município de Medeiros e sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais. Seu percurso atravessa os estados de Minas Gerais e da Bahia, determina ao norte a fronteira entre a Bahia e Pernambuco e constitui a divisão natural entre os estados de Sergipe e Alagoas, vindo por fim a desaguar no Oceano Atlântico. Seu comprimento medido a partir da nascente histórica é de 2 814 quilômetros, mas alcança os 2 863 quilômetros quando medido a partir da nascente geográfica. Sua bacia hidrográfica tem uma área de aproximadamente 641 000 quilômetros quadrados.

O rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem seis usinas hidrelétricas. Apresenta dois estirões navegáveis: o médio, com cerca de 1 371 quilômetros de extensão, entre Pirapora (em Minas Gerais) e Juazeiro (na Bahia) / Petrolina (em Pernambuco), e o baixo, com 208 quilômetros, entre Piranhas (em Alagoas) e a foz, no Oceano Atlântico. Os aluviões recentes, os arenitos e calcários, que dominam boa parte da bacia de drenagem, funcionam como verdadeiras esponjas para reterem e liberarem as águas nos meses de estiagem, a tal ponto que, em Pirapora (em Minas Gerais), Januária (em Minas Gerais), e até mesmo em Carinhanha (na Bahia), o mínimo se dá em setembro, dois meses após o mínimo pluvial de julho.

As partes extremas superior e inferior da bacia apresentam bons índices pluviométricos, enquanto seus cursos médio e submédio atravessam áreas de clima bastante seco. Assim, cerca de 75% do deflúvio do São Francisco é gerado em Minas Gerais, cuja área da bacia, ali inserida, é de apenas 37% da área total. A área compreendida entre a fronteira Minas Gerais–Bahia e a cidade de Juazeiro (na Bahia), representa 45% do vale e contribui com apenas 20% do deflúvio anual. Mesmo quando penetra a zona sertaneja semiárida, consegue manter-se perene, apesar da intensa evaporação, da baixa pluviosidade, e dos afluentes temporários da margem direita. Tem seu volume d'água diminuto, mas não totalmente, graças ao mecanismo de retroalimentação proveniente de seu alto curso e de afluentes no centro de Minas Gerais e oeste da Bahia. Nesse trecho, o período das cheias ocorre de outubro a abril, com altura máxima em março, no fim da estação chuvosa. As vazantes são observadas de maio a setembro, condicionadas à estação seca.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_S%C3%A3o_Francisco

 De acordo com a bacia explicitada no texto assinale a alternativa correta.

A) A bacia mencionada apresenta grande importância hídrica para a região, porém, devido ao severo período de estiagem não favorece a fruticultura.
B) O rio São Francisco apresenta trechos de planaltos e trechos navegáveis que compromete e dificulta a instalação de usinas hidrelétricas por todo seu curso.
C) Por está localizado em um domínio morfoclimático marcado pelo clima semiárido, o rio São Francisco é de característica sazonal ou intermitente.
D) Devido a grande quantidade de usinas hidroelétricas o rio São Francisco não favorece a navegação.
E) Apesar de localizar-se em uma região de clima semiárido, a bacia do São Francisco é considerada a mais importante da Região Nordeste com forte potencial energético, além de favorecer a prática agrícola e o abastecimento hídrico urbano.
 

Questão 7

 A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera.

Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal.

A água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde que foi considerada um símbolo de riqueza, por ter sido transformada em uma mercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito. O mau uso, o desperdício, sua distribuição, bem como sua ocorrência são responsáveis por criar conflitos em diversas regiões do mundo. A preocupação com a disponibilidade de água é pauta frequente nas discussões ambientais e geopolíticas.

 Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm

 

A respeito desse inestimável recurso é coerente afirmar que

 a) existe uma falsa ideia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3% da água do mundo é doce, e apresenta-se acessível a utilização humana.

b) a água é fundamental para o planeta e, apesar das primeiras formas de vida surgirem na água, a evolução desses organismos não mais depende desse recurso.

 c) a água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas.

d)  por não se distribuir de forma igualitária no globo, havendo regiões que possuem menos e outras mais, a água foi motivo de disputas ao longo da história, porém, com a evolução tecnológica, acabou se tornando acessível a todos.

e)  apesar dos conflitos regionais com relação a água, a previsão para o decorrer do século XXI é o enfraquecimento dos problemas ambientais mediante a tomada de práticas sustentáveis.


Questão 8

 Uma das soluções para diminuir esse problema é a redução da emissão de poluentes atmosféricos em áreas urbanas. O plantio de árvores e a preservação de áreas verdes também são capazes de amenizar os seus efeitos. A cobertura vegetal, com capacidade natural de refletir e absorver uma parte do calor vindo da radiação solar também pode ser uma ótima alternativa. Outras soluções envolvem a utilização de materiais de construção com menor capacidade de reter calor e métodos de construção como telhados verdes e construções que utilizem cores claras. Superfícies escuras como o asfalto absorvem mais radiação eletromagnética.

 

O fragmento acima explicita algumas soluções que auxiliam na redução da(o)s

A) chuvas ácidas.

B) Ilhas de calor.

C) Inversão térmica.

D) efeito estufa.

E) buraco na camada de ozônio.

 

Questão 9

Os fatores climáticos são as condições que determinam ou interferem nos elementos climáticos e os climas deles resultantes. São eles que ajudam a explicar o porquê de uma região ser quente e úmida e outra ser fria e seca, por exemplo. Um dos fatores climáticos é a vegetação que 

A) em função das diferenças de pressão atmosférica, temos a movimentação do ar, pois quando esse movimento ocorre em blocos de ar com a mesma temperatura e umidade, formam-se as massas de ar, que transferem suas características para o clima dos locais por onde passam.

B) também influencia o clima quando as regiões mais altas impedem a passagem de massas de ar, fazendo com que algumas regiões se tornem mais secas ou até desérticas.

C) interfere no clima de várias formas diferentes. As principais delas são a contenção ou absorção dos raios solares, minimizando os seus efeitos, e a elevação da umidade por meio da evapotranspiração, o que ajuda a diminuir as temperaturas e elevar os índices de chuva.

D) ocorre porque o solo costuma se aquecer ou se resfriar mais rapidamente do que a água, o que acarreta uma maior amplitude térmica (diferença entre a maior e menor temperatura) ao longo do ano em regiões continentais e o inverso em regiões litorâneas.

E) em regiões mais altas, a pressão atmosfera costuma ser menor, além do fato de a irradiação também ser mais diminuta. Assim a temperatura costuma ser inferior, o que nos faz concluir que quanto maior a altitude, menores as temperaturas e, quanto mais próximo ao nível do mar, maiores as temperaturas.

 

Questão 10

 Por que Jerusalém é uma cidade tão disputada?

Jerusalém é uma cidade localizada na Ásia ocidental, em uma região conhecida como Oriente Próximo. Ela é um dos centros urbanos mais antigos de todo o mundo, tendo sido habitada pelos judeus antes mesmo da chegada das tribos dos hebreus à Canaã, o que ocorreu no século XII a.C, quando se tornou a antiga capital do Reino de Judá e do Reino de Israel. Séculos depois, foi novamente eleita como a sede do reino franco de Jerusalém. Além disso, ela é uma cidade considerada sagrada pelas três principais religiões monoteístas do mundo: o Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo.

 

Com base na importância histórica e cultural da cidade de Jerusalém é incoerente afirmar que

 A) atualmente, ela está envolvida em uma série de polêmicas envolvendo os Estados Unidos e algumas nações ocidentais, que desejam transladar a capital do Estado de Israel de Tel Aviv para a cidade.

 B) Os cristãos consideram que Jerusalém é uma cidade sagrada porque consideram que ela foi o palco da paixão de Cristo, ou seja, defendem que ele foi crucificado, morto e sepultado no Monte Gólgota, próximo à Jerusalém antiga e que se localiza dentro dos limites do município atual.

C)  os muçulmanos acreditam que a cidade foi o local onde o profeta Maomé subiu aos céus, além de abrigar a esplanada das mesquitas.

D) para os judeus, Jerusalém foi definida como a capital do seu reino pelo rei Davi e é o local onde foi construído um templo que deveria guardar a Arca da Aliança, onde estariam resguardadas as tábuas dos Dez Mandamentos.

E) a chamada “Partilha da Palestina”, que formaria um Estado árabe e um Estado judeu, definindo Jerusalém como um corpo separado, que deveria permanecer sob controle internacional, deu fim as desavenças étnicas entre judeus e palestinos até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário