quinta-feira, 8 de julho de 2021

SIMULADO DE GEOGRAFIA PARA O ENEM SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL

 TEMAS: AQUECIMENTO GLOBAL, INDÚSTRIAS, ENERGIAS E CLIMAS


O maior iceberg do planeta se desprendeu da Antártica nos últimos dias, formando um pedaço de gelo flutuante tem cerca de 80 vezes o tamanho de Manhattan. 

O iceberg se quebrou no lado oeste da plataforma de gelo de Filchner-Ronne, que fica no mar de Weddell, segundo informações da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgadas nesta quarta-feira (19). 

O iceberg tem o formado de uma gigantesca tábua de passar roupa, medindo cerca de 170 quilômetros de comprimento por 25 quilômetros de largura, tornando o pedaço de gelo um pouco maior do que a ilha espanhola de Maiorca. 

O desprendimento do iceberg faz parte de seu ciclo natural, com grandes pedaços de gelo se quebrando em intervalos regulares. Os cientistas não relacionam este movimento com a mudança climática e, em vez disso, acreditam que está em andamento o ciclo natural de formação de icebergs na região. 

Depois de derreter, o novo iceberg não levará ao aumento do nível do mar justamente porque ele era parte de uma plataforma de gelo, da mesma forma como um cubo de gelo derretido não aumenta o nível da bebida em seu copo. 

Isso torna icebergs como este diferentes de geleiras ou mantos de gelo que são encontrados em terra e que elevam o nível do mar quando se quebram no oceano ou derretem. 

Se todo o manto de gelo da Antártica derreter, o nível do mar poderia subir em cerca de 57 metros. 

A ESA afirmou que o iceberg foi avistado pela primeira vez pelo oceanógrafo polar Keith Makinson, integrante do centro britânico de Pesquisas Antárticas, na semana passada, e foi confirmado peço Instituto Nacional do Gelo dos Estados Unidos usando imagens do satélite Copernicus Sentinel-1, da ESA. 

Agora, o enorme pedaço de gelo é oficialmente conhecido como A-76. O nome pode soar um pouco enfadonho para o maior iceberg do mundo, mas é baseado na ciência. A ESA disse que os icebergs são tradicionalmente nomeados pelo quadrante antártico onde foram vistos pela primeira vez, seguido de um número e, se o iceberg se quebrar, uma letra sequencial. 

 Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2021/05/21/maior-iceberg-do-mundo-se-desprende-da-antartica-veja-as-imagens

Sobre as causas da situação esplanada na manchete é correto afirmar que

 A)      Trata-se de um fenômeno artificial de mudança da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos provocado pelo acúmulo de altas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera bloqueia o calor emitido pelo sol.

 B)      é um processo que não se relaciona com a radiação que vem da luz do sol atinge a Terra, absorvida por gases presentes na atmosfera, os quais passam a emitir de volta para a superfície terrestre radiação infravermelha (calor), aumentando a temperatura do planeta.

 C)      O aumento da emissão de gases de efeito estufa diminui a retenção de energia nos oceanos e na atmosfera, não provoca um aumento da intensidade, da frequência e do impacto de eventos climáticos extremos.

 D)      Se a ação humana não é a única causa do aquecimento global, seu impacto é considerável. Apesar de não haver consenso sobre as causas do aquecimento global, a maior parte da classe científica reconhece a atividade humana como sua principal desencadeadora.

E)     tal processo não tem relação com a decomposição de resíduos orgânicos, a biodigestão e a compostagem.


QUESTÃO 2

As indústrias são espacialmente seletivas, se instalando em locais dotados de diferentes atributos que proporcionem vantagens ao empreendimento, embora a existência de alguns sejam pré-requisitos para determinadas atividades industriais. Deste modo, cite e explique, no mínimo, dois destes atributos? 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3- Entre o final do século XVIII e início do XIX, o mundo vivenciou a I Revolução Industrial, modificando não somente o processo produtivo, assim como também a estrutura social a partir do surgimento e ascensão da burguesia industrial. No entanto, para a maioria dos países a industrialização ainda não é realidade, enquanto para outros ocorreu no último século, sendo estes conhecidos como países de industrialização tardia ou periférica, que é o caso da África do Sul, da Argentina, do Brasil, da Índia e do México. Diante do exposto, explique como ocorreu o processo de industrialização brasileira, buscando apresentar, ao menos, um fator que contribuiu para o atraso para o começo desse processo.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4 – As indústrias são caracterizadas por apresentarem elevada diversidade de ramos produtivos, que vão desde aqueles voltados para outras indústrias, quanto para o consumidor final. Leia as afirmativas a seguir sobre a classificação e as características das indústrias e assinale o item que contem somente as que forem VERDADEIRAS:

I – As indústrias de tecnologia de ponta são pioneiras no uso de mão de obra altamente qualificada e reduzida, delegando o processo produtivo, em geral, as máquinas, principalmente a calçadista.

II - A partir da natureza da atividade a localização das indústrias irão variar. Por exemplo, geralmente as petroquímicas se instalam próximas as áreas com a presença de exploração de petróleo, reduzindo custos com o transporte da matéria prima necessária.

III – O foco dos investimentos em uma indústria são indicativos dos produtos, do valor final, da quantidade e nível tecnológico dos equipamentos e de mão de obra utilizada, tendo vista que aquelas voltadas a setores mais tradicionais, como a alimentícia, costumam destinar mais recursos para manutenção de elevado quadro de funcionários, sendo denominadas de indústrias de trabalho inclusivo.

IV – A Companhia Siderúrgica do Pecém, localizada no município cearense de São Gonçalo do Amarante produz chapas de aço que se destinam a outras atividades industriais, sendo, deste modo, classificada como uma indústria pesada.

V – As indústrias de bens de produção atuam na transformação de matérias-primas brutas, destinando a sua produção aos grandes consumidores finais, como roupas, calçados e eletrodomésticos.

A- I, III, IV.

B- II e IV.

C- I, II e V.

D- III e V.

Resposta: II e IV


5 – As revoluções industriais imprimaram profundas alterações na organização e funcionamento das unidades fabris: novas tecnologias permitiram melhorias na produção e o o setor de transporte avançou com o aumento da capacidade de transporte dos navios e aviões cargueiros, o que, em conjunto, possibilitou a redução dos custos, contribuindo para a elevação do lucro. Deste modo, analise as alternativas a seguir e selecione a CORRETA:

(__) O Imperialismo característico da III Revolução Industrial foi impulsionado pelo aumento da competição entre os diferentes países por mercados para os seus produtos e de fontes de matérias-primas necessárias a produção, levando a partilha da África entre as potências europeias.

(__) O taylorismo contribuiu para a redução da vulnerabilidade a crises de superprodução, tendo vista que preconizam a geração de grandes estoques, diferenciando-se da economia de escala do modelo fordista hegemônico durante a II Revolução Industrial.

(__) A III Revolução Industrial marcou a intensificação da expansão das multinacionais e a fragmentação da produção, permitindo a fabricação total ou parcial de um produto em diferentes partes do globo, aproveitando das vantagens locacionais, mas sem alterar a localização dos centros de decisão, que permaneceram concentrados nos países mais desenvolvidos.

(__) A mudança da matriz energética do petróleo pelo carvão mineral incentivou o surgimento de novos ramos industriais como o químico, auxiliando, junto com o motor a combustão, em melhorias no setor de transportes.

(__) A I Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra em razão da união de diferentes fatores que facilitaram a expansão dessa atividade, a exemplo da lei dos cercamentos que possibilitou mão de obra abundante e barata, as reservas de carvão e de ferro necessários a construção e alimentação das máquinas e o fortalecimento da realeza, árdua parceira da nascente burguesia industrial.

Resposta: A III Revolução Industrial marcou a intensificação da expansão das multinacionais...

QUESTÃO 6


Analise a figura a seguir que apresenta a matriz de transporte brasil e o consumo e emissão de gases pelos três principais modais de transporte e marque a opção correta.

A)    É evidente que o Brasil precisa urgentemente investir menos para possibilitar melhorias e a expansão de modais com menor custo e com menor impacto ambiental, possibilitando o transporte em mais de um modal, podendo influenciar no aumento da competitividade dos produtos brasileiros. 

B)    O gráfico demonstra uma matriz diversificada, balanceada e ambientalmente adequada, tornando o custo com o transporte mais baixo uma vez que os empresários dispõem de vários modais, podendo escolher o mais vantajoso. Essa característica poderá representar um diferencial para os produtos brasileiros, já que o custo com transporte possui peso significativo no valor final.

C)    A matriz evidência o aproveitamento do potencial do transporte hidroviário brasileiro, fazendo uso dos longos trechos de rios navegáveis durante todo o ano, típico de países tropicais. Neste caso, ajuda o barateamento do transporte de mercadorias produzidas em regiões mais distantes do litoral, como é o caso de Manaus – AM.

D)    O transporte aéreo ainda não representa uma alternativa de baixa procura no Brasil, o que pode ser justificado pelo alto custo, reduzida capacidade de carga, aeroportos distantes das zonas produtoras e pela existência de opções mais baratas.

E)     O grande predomínio do modal rodoviário representa um gargalo para o escoamento da produção, uma vez que possui maior consumo de combustível tornando o custo do transporte mais alto, o que implica diretamente no preço final, podendo resultar em uma desvantagem. Somado a isto, verifica-se elevada emissão de gases do efeito estufa, mostrando-se ambientalmente poluente.

Resposta: E) O grande predomínio do modal rodoviário representa um gargalo....


QUESTÃO 7

Analise o climograma e assinale a alternativa que identifica o tipo climático representado no gráfico.


      A)  Caracterizado por ter as quatro estações do ano bem definidas. No período de verão as temperaturas são altas (com médias de 18 graus) e no inverno são baixas (com máximas em torno de 5 graus). O outono tem temperaturas mais amenas em comparação com o inverno e a primavera tem temperaturas mais quentes que preparam para a chegada do verão. As chuvas são bem distribuídas ao longo de todo ano e podem chegar a 2000 milímetros anuais.
 
B)      Apresenta temperaturas altas e muita umidade durante o ano todo, com grande ocorrência de chuvas em todas as estações. É comum que a quantidade de chuva ultrapasse os 2000 milímetros por ano. Além disso, a amplitude térmica é pequena, ou seja, a diferença entre temperaturas máximas e mínimas é pequena. A média anual fica em torno de 26°C, com mínimas de 18°C e máximas de 35°C.
 
C)      Tem algumas semelhanças com o tropical. Tem as quatro estações do ano bem definidas, sendo o verão seco e com altas temperaturas e o inverno seco, mas com temperaturas baixas. A temperatura anual é de 20 graus. A quantidade de chuva é bem distribuída ao longo de todo ano e não costuma ultrapassar a média de 1000 milímetros anuais.
 
D)      Apesar das estações não serem bem definidas, possui duas épocas que se diferenciam pela quantidade de chuva: um período de bastante seca (clima tropical seco) e outro chuvoso (clima tropical úmido). A quantidade de chuva pode ultrapassar 2000 milímetros em um ano.
 
E)      Se caracteriza por duas estações bem definidas durante o ano: verão e inverno. O verão costuma ser ameno, com temperaturas pouco elevadas que não costumam ultrapassar a média de 10 graus. Já o inverno é muito gelado e facilmente as temperaturas chegam abaixo de zero e por isso a formação de neve é comum. As chuvas não são muito frequentes e normalmente não ultrapassam 1000 milímetros durante o ano todo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário