terça-feira, 16 de maio de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE FOCOS DE TENSÃO: EUROPA I

1- (UFAM) Com o colapso do socialismo real no Leste Europeu, um dos Estados mais afetados foi a Iugoslávia que, ao longo da década de 1990, foi desaparecendo aos poucos. Com o fim da federação iugoslava, surgiram vários pequenos Estados que, atualmente, fazem parte do mapa político europeu. Assinale a alternativa que não corresponde a um desses Estados surgidos da ex-Iugoslávia. 

A) Eslovênia 
B) Bósnia 
C) Sérvia 
D) Lituânia 
E) Macedônia

2- (FGV-ADM-2019)


Desde que assumiu o poder no ano 2000, Vladimir Putin moldou a Rússia pós-soviética, fornecendo-lhe uma nova identidade geopolítica e nacional. Sobre a Rússia de Putin, assinale a afirmativa correta. 

A) Buscou a integridade e a expansão territoriais, intervindo em conflitos separatistas na Chechênia, Geórgia, Ucrânia e anexando a Armênia, em 2014. 
B) Retomou o crescimento econômico depois da era comunista, graças às reformas dos anos 1990 e à baixa cotação do barril do petróleo e do gás, insumos que importa dos países árabes. 
C) Reassumiu o papel de ator global, perdido com a queda da União Soviética, graças à aliança com os EUA no combate internacional ao terrorismo e na intervenção na Síria. 
D) Projetou a imagem de potência mediante o patrocínio de grandes eventos esportivos internacionais, fortalecendo o culto à personalidade de seu presidente. 
E) Estimulou a diversidade cultural e o pluralismo político mediante leis que combatem a homofobia e protegem os direitos humanos, com o apoio de setores da Igreja ortodoxa.

3- (UFF-RJ)


Dois fatores fundamentais responsáveis pelas mudanças territoriais, registradas nos mapas, encontram-se em 

A) emergência de nacionalismos e fortalecimento de diferenças culturais. 
B) controle externo de arsenais nucleares e diversidade étnico-linguística. 
C) perseguições religiosas e interesses do capital especulativo. 
D) radicalismos político-ideológicos e desagregação da União Europeia. 
E) controle da produção de gás e reação à presença militar estrangeira. 

4- (Mackenzie-SP–2017)


O país Geórgia está localizado em uma região montanhosa e faz fronteiras com outro país, onde movimentos separatistas são fortemente reprimidos. A região montanhosa e o país referido, de acordo com o mapa, são 

A) Atlas, Eslovênia. 
B) Pirineus, Turquia. 
C) Pamir, Grécia. 
D) Cáucaso, Rússia. 
E) Urais, Áustria. 

5- (PUC Rio)


A charge apresentada anteriormente 

I. caracteriza os problemas de ordem étnico-territorial na Europa dos Bálcãs, que refletem as seculares disputas numa região dominada pelos sérvios no último século. 
II. representa o conflito entre as identidades nacionais na Europa, reforçado pelo desmonte dos Estados socialistas no Leste Europeu na última década do século XX. 
III. exemplifica a causa típica dos conflitos que assolaram os Bálcãs, principalmente após a Guerra Fria, quando os sérvios espalhados por outros territórios da antiga Iugoslávia lutavam pela manutenção da sua hegemonia na região. 

Das afirmações anteriores, está(ão) correta(s) 

A) apenas a I. 
B) apenas a II. 
C) apenas a III. 
D) apenas a I e a II. 
E) todas.

6- (ESPM-SP) Em 2011 completam-se vinte anos dos lamentáveis episódios da violenta Guerra dos Bálcãs, que levou à dissolução da Iugoslávia. Com o auxílio do mapa a seguir, indique a assertiva correta.


A) a próspera Eslovênia foi a primeira das repúblicas a se separar da Iugoslávia e teve o imediato reconhecimento da União Europeia, bloco no qual ingressou posteriormente. 
B) Bósnia foi palco da mais sangrenta das guerras e envolveu bósnios muçulmanos, croatas ortodoxos e sérvios católicos. 
C) a Croácia sempre alimentou forte rivalidade com os sérvios desde a Segunda Guerra Mundial, quando os croatas apoiaram a invasão nazista e puseram-se contra Tito. 
D) Sérvia, apesar de não ter o controle político da ex Iugoslávia, era a província mais rica, situação alcançada graças à condução do sérvio Joseph Broz Tito que canalizava os recursos para a república. 
E) em Kosovo, a maioria cristã sempre alimentou o desejo separatista de juntar-se à Albânia, uma vez que os kosovares igualmente são, majoritariamente, albaneses.

7- (UMC-SP) A passagem do regime socialista para uma economia liberal é uma transição difícil porque faz aparecer o desemprego, a desorganização da produção e, principalmente, a adaptação à economia de mercado. Torna-se também fundamental aumentar a produtividade para se competir no mercado ocidental. Da leitura do texto pode-se afirmar que esse processo de transição 

A) ocorreu apenas na Rússia, em função de sua extensão. 
B) foi percebido em quase todos os países da Europa Oriental, mas não ocorreu na Rússia. 
C) ocorreu apenas nos países que apresentam grande diversidade étnica como a Polônia e a Hungria. 
D) foi percebido nas antigas repúblicas da ex-União Soviética, mas não na Europa Oriental. 
E) ocorreu com intensidades diferentes em todos os países da Europa Oriental e ex-integrantes da União Soviética. 

8- (UNIVAS-MG) A Europa foi o primeiro continente a sentir os efeitos da Guerra Fria ao ser dividida em dois blocos distintos: Europa Ocidental e Europa Oriental. Desde os últimos anos da Segunda Guerra Mundial, a União Soviética vinha ampliando suas influências sobre os países vizinhos, até exercer sobre eles sua supremacia impondo-lhes o regime socialista. Entretanto, um dos países do leste europeu constituiu-se em uma exceção porque a subida ao poder do Partido Comunista não dependeu da União Soviética. Estamos nos referindo ao seguinte país do Leste Europeu: 

A) Polônia. 
B) Hungria. 
C) Bulgária. 
D) Albânia. 
E) Iugoslávia. 

9- (UCPEL-RS–2017) “Judô dá primeiro ouro para Kosovo”. Esta foi uma manchete recorrente durante as Olimpíadas do Rio em 2016. Isso, porque o Kosovo ainda não é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um país independente, mas o reconhecimento dado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) permitiu à Majlinda Kelmendi conquistar o primeiro título olímpico para o país na modalidade de judô, na categoria até 52 quilos. 


A desintegração da Iugoslávia, na década de 1990, teve conflitos que persistiram durante toda a década. Esse foi um dos fatos geopolíticos mais importantes depois da queda do muro de Berlim e do colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Sobre os países resultantes da antiga Iugoslávia, é correto afirmar que 

A) a Sérvia, cuja capital é Belgrado, só tem acesso ao Mar Negro por intermédio do rio Reno. 
B) a Bósnia-Herzegovina, que tem sua capital em Sarajevo, é composta por duas entidades políticas autônomas, a Federação da Bósnia-Herzegovina e a República Sérvia. 
C) a Croácia, que tem sua capital em Zagreb, tem no turismo um setor importante de sua economia, mas não consegue ser admitida na União Europeia. 
D) a Eslovênia, cuja capital é Liubliana, é o único integrante da União Europeia, apesar de ainda não usar o Euro como moeda, que continua sendo o Tolar. 
E) o Montenegro, cuja capital é Podgorica, é o único que não está localizado nos Balcãs.

10- (ESPM-SP) A região a seguir esteve envolvida em forte tensão no segundo semestre de 2008. Sobre as duas regiões destacadas, podemos afirmar que:


A) São regiões ricas em petróleo e cobiçadas pela União Europeia. 
B) A Geórgia quer expulsá-las da federação por compactuar com interesses russos na região. 
C) Os Estados Unidos fomentam levantes nessas duas regiões para que se desliguem da Geórgia e se integrem à OTAN. 
D) Lutam pela independência e contam com apoio norte-americano e europeu. 
E) São duas regiões separatistas e que contam com apoio russo em detrimento da Geórgia. 

11- (PUCPR) O começo do século XXI revelou uma nova forma de terrorismo: globalizado, sem fronteiras e sob os holofotes da mídia. O mundo ficou estarrecido diante dos atentados de 11 de setembro de 2001 a importantes símbolos do poder político e econômico norte-americano. Nos três primeiros dias de setembro de 2004, no sul da Rússia, a pequena cidade de Beslan foi assolada pelo terrorismo. Uma escola local foi ocupada, em dia de festa, por terroristas que fizeram mais de 1 000 reféns. A principal motivação do grupo armado que ocupou a escola de Beslan centrava-se na causa separatista que reivindicava 

A) a inclusão da Chechênia na Comunidade dos Estados Independentes, CEI. 
B) a ajuda militar russa às tropas chechenas na defesa de suas fronteiras. 
C) a ajuda humanitária do governo de Moscou às populações pobres das montanhas da Chechênia. 
D) a anexação dos territórios vizinhos, como o Azerbaijão e a Geórgia, à Chechênia. 
E) a saída das forças militares russas da Chechênia. 

12- (Mackenzie-SP) Em 2003, o governo russo convocou um plebiscito para definir o futuro político da Chechênia. A maioria dos votantes apoiou a permanência da Chechênia no interior da Federação Russa. Esse resultado foi entendido pelo governo russo como apoio explícito dos chechenos às propostas de Moscou, que tem interesses para manter esse território sob seu controle. A respeito desses interesses, analise as afirmativas I, II, III e IV a seguir. 

I. Interesse ambiental, pelo território em que se encontra, às margens do Mar de Aral, fonte de recurso hídrico para o abastecimento de água potável à população urbana de Moscou. 
II. Interesse econômico, por ser esse território cortado por dutos, levando o petróleo extraído na Bacia do Cáspio para os portos russos do Mar Negro. 
III. Interesse geopolítico, pois uma Chechênia independente estimularia outras repúblicas autônomas da Federação Russa a tentar seguir o mesmo caminho. 
IV. Interesse cultural-religioso, pois uma Chechênia livre promoveria o recrudescimento do fundamentalismo islâmico na região, levando grupos de fanáticos a se expandirem por outras áreas autônomas da Rússia asiática. 

Estão corretas 

A) I e II, apenas. 
B) II e III, apenas. 
C) I, III e IV, apenas. 
D) III e IV, apenas. 
E) I, II, III e IV. 

13- (FGV) Um referendo realizado no dia 17 de março na Crimeia, uma República Autônoma ucraniana de maioria russa, aprovou com 96,8% dos votos a adesão da região à Federação Russa. O referendo é o ápice de uma escalada de tensão que atinge a região há mais de um mês, com uma escalada militar russa e ucraniana na região gerada após a deposição do presidente ucraniano Viktor Yanukovich. 

Disponível em:  <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/03/entenda-o-que-muda-na-crimeia-aposreferendo-aprovar-adesao-russia.html>. Acesso em: 18 mar. 2014. 

Sobre a questão da Crimeia, é correto afirmar: 

A) A península da Crimeia foi conquistada pelos russos no século XVII, mas foi cedida pelo líder soviético Nikita Kruschev à Ucrânia em 1991, quando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi extinta. 
B) O resultado do referendo de março foi prontamente reconhecido pelos representantes da União Europeia e pelos Estados Unidos, com base no princípio de autodeterminação dos povos. 
C) Os líderes políticos tártaros, representantes da principal minoria étnica da Crimeia, figuraram entre os principais entusiastas da adesão da região à Federação Russa. 
D) Após o referendo de março, a Federação Russa passou a considerar a Crimeia parte do seu próprio território, a despeito das reações dos países ocidentais. 
E) A Ucrânia teme perder a sua importante Frota do Mar Negro, sediada na base naval de Sebastopol, caso a Crimeia se torne de fato parte integrante da Federação Russa.

14- (UFG-GO) A geopolítica é uma disciplina que estuda os conflitos dos Estados-nações e procura compreender, no mundo contemporâneo, a diversidade que se reflete em situações complexas e geradoras de guerras. Uma dessas situações é o interesse estratégico da Rússia em relação ao território da Geórgia, que tem criado tensões no Cáucaso com o objetivo de 

A) controlar um antigo Estado-membro da Comunidade de Estados Independentes (CEI), que possui grande potencial militar e nuclear. 
B) facilitar o deslocamento de suas exportações em direção ao Irã, que é um país aliado na produção de tecnologia nuclear. 
C) obter o controle de Nagorno Karabach, região autônoma da Geórgia, que luta por sua independência. 
D) garantir o escoamento seguro de óleo e gás, que atravessam o território georgiano por meio de oleoduto e gasoduto, até o Mar Negro. 
E) manter sob domínio russo um território favorável à importação de petróleo pela via do Mar Cáspio. 

15- (FGV) Observe a charge. 


A charge faz alusão à independência de Kosovo, em fevereiro de 2008, e sobre a qual são feitas as seguintes afirmações: 

I. entre os países membros da União Europeia, não houve unanimidade sobre o reconhecimento imediato do novo país, pois sua independência cria grave precedente para todos aqueles que têm minorias étnicas, como é o caso da Espanha e da Grécia; 
II. a maioria albanesa que habita Kosovo comemorou a independência, pois foi perseguida pelos sérvios durante o longo período da Guerra dos Bálcãs; 
III. os Estados Unidos com forte influência sobre a OTAN, que administrava a região de Kosovo desde 2000, opuseram-se à independência; 
IV. a Sérvia e a Rússia declararam-se contrárias à independência, pois, segundo esses países, a região kosovar deveria permanecer como região sérvia. 

Está correto apenas o que se afirma em 

A) I, II e III. 
B) I, II e IV. 
C) I, III e IV. 
D) II e IV. 
E) III e IV. 

16- (ESCS-DF) 

“A nova velha face do terror na Rússia” 
O massacre ocorrido numa escola em Beslan, na Ossétia do Norte, Rússia, precedido de outras três ações terroristas, pôs a Chechênia mais uma vez em evidência no noticiário internacional. Sobre os fatores que motivaram a situação descrita, leia as afirmativas a seguir. 

I. A Chechênia faz parte da Rússia desde o século XIX, e vive uma histórica rivalidade com os russos por motivos étnico-religiosos. 
II. A Chechênia, de população majoritariamente muçulmana, declarou unilateralmente sua independência – de fato, mas não de direito –, mas a Rússia, até hoje, não reconhece sua autonomia política. 
III. A população chechena que atingiu alto grau de desenvolvimento socioeconômico durante a existência da União Soviética, luta contra as mudanças econômicas pelas quais a Rússia vem passando. 
IV. O processo de modernização econômica na Rússia ampliou o desemprego e o desamparo social no país, o que motiva protestos violentos por parte de certos segmentos da população. 

Assinale a opção correta: 

A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
B) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. 
C) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. 
D) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. 
E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

17- (Enem)


Nos mapas, está representada a região dos Bálcãs, em dois momentos do século XX. Uma causa para a mudança geopolítica representada foi a 

A) adoção do euro como moeda única. 
B) suspensão do apoio econômico soviético. 
C) intervenção internacional liderada pela OTAN. 
D) intensificação das tensões étnicas regionais. 
E) formação de um Estado islâmico unificado. 

18- (Enem)


O espaço mundial sob a “nova des-ordem” é um emaranhado de zonas, redes e “aglomerados”, espaços hegemônicos e contra-hegemônicos que se cruzam de forma complexa na face da Terra. Fica clara, de saída, a polêmica que envolve uma nova regionalização mundial. Como regionalizar um espaço tão heterogêneo e, em parte, fluido, como é o espaço mundial contemporâneo? 

HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES; C. W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2006. 

O mapa procura representar a lógica espacial do mundo contemporâneo pós-União Soviética, no contexto do avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a divisão entre países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de “primeiro” e “terceiro” mundo perderam sua validade explicativa. Considerando esse objetivo interpretativo, tal distribuição espacial aponta para 

A) a estagnação dos Estados com forte identidade cultural. 
B) o alcance da racionalidade anticapitalista. 
C) a influência das grandes potências econômicas. 
D) a dissolução de blocos políticos regionais. 
E) o alargamento da força econômica dos países islâmicos. 

19-
 OTAN começará a reduzir tropas em Kosovo ainda neste ano 
FOLHAPRESS 

A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) confirmou, nesta terça-feira, que o seu contingente no Kosovo cairá gradualmente dos atuais 15 mil soldados para 2 500 soldados, nos próximos dois anos. O anúncio foi feito pelo almirante Mark Fitzgerald, comandante-chefe das Forças Aliadas no sul da Europa. Essa decisão foi tomada semana passada pelos ministros da Defesa da OTAN, que aprovaram a retirada de grande parte de suas tropas do Kosovo de maneira “gradual”. Naquela ocasião, o ministro alemão da Defesa, Franz Josef Jung, disse, ao chegar ao quartel-general da OTAN, em Bruxelas, que haverá apenas 10 mil soldados até o final deste ano. O plano deverá ser mantido até alcançar a meta de 2 500 soldados desde que as condições de segurança continuem evoluindo bem no território autodeclarado independente em 2008. “Os problemas de segurança no Kosovo são agora mais de tipo penal e econômico, e a Força do Kosovo (KFOR, na sigla em inglês) mantém ainda uma forte presença”, afirmou Fitzgerald, indicando que a OTAN estará pronta para responder a qualquer eventualidade. Entre os países que mais forneceram soldados para a região estão Itália, Alemanha, França e Turquia. Para as autoridades de Kosovo, a medida é mais um indicativo da normalização da situação naquele território. Kosovo é uma ex-província da Sérvia que, em fevereiro de 2008, declarou sua separação unilateralmente. Até agora, Kosovo teve sua independência reconhecida por só 54 dos 192 países na ONU (Organização das Nações Unidas), entre eles EUA, Japão e 22 membros da União Europeia. O Brasil não reconhece Kosovo como Estado. 

OTAN começará [...]. Folha de S.Paulo. Disponível em: <http://m.folha.uol.com.br/mundo/2009/06/582438-otancomecara-a-reduzir-tropas-em-kosovo-ainda-neste-ano.shtml?mobile>. Acesso em: 13 maio 2019. 

De acordo com o texto e o processo de independência de Kosovo, podemos inferir que 

A) a OTAN, ao reduzir o número de tropas em Kosovo, não garante que estará pronta para qualquer eventualidade envolvendo novos conflitos na região. 
B) Kosovo é uma ex-província da Sérvia que, em fevereiro de 2008, declarou sua separação de forma multilateral, recebendo apoio imediato de 54 países. 
C) a Rússia e a Espanha se colocaram de forma contrária à independência de Kosovo, já que esses países possuem movimentos separatistas. 
D) todos os países que mais forneceram soldados para a região destacam-se como grandes nações pertencentes à União Europeia. 
E) a fragmentação da ex-Iugoslávia foi marcada por uma política de “limpeza étnica”, com destaque para a atuação dos bósnios, dos croatas e dos albaneses sobre a minoria sérvia muçulmana.



GABARITO:
1- D
2- D
3- A
4- D
5- E
6- A
7- E
8- E
9- B
10- E
11- E
12- B
13- D
14- D
15- B
16- A
17- D
18- C
19-C

Nenhum comentário:

Postar um comentário