quinta-feira, 4 de maio de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE BACIAS HIDROGRÁFICAS E AS GRANDES QUESTÕES HÍDRICAS

1- (UERJ)


O Índice de Pobreza em Água é um indicador criado com a finalidade de estabelecer relações entre o acesso à água potável e as características do meio natural e de cada sociedade. 

Com base no mapa, a maior presença de países em situação crítica quanto ao acesso à água potável está no subcontinente denominado: 

A) Oriente Médio 
B) Ásia Meridional 
C) América Andina 
D) África Subsaariana 

2- (Unesp) O Rio São Francisco sempre desempenhou um papel relevante no cenário da conquista do interior do Brasil. Em 1813, José Hipólito da Costa, no jornal Correio Brasiliense, destacou em seu artigo a importância da construção de uma cidade central para a sede da Corte portuguesa, às margens do rio São Francisco, que, em suas palavras, afirmou ser um sítio ameno, fértil e regado por um rio navegável. Esta ideia foi retomada por José Bonifácio, em 1823. Ao Velho Chico foi atribuído, a partir de 1840, o papel de elemento unificador do país, numa iniciativa de escravocratas e políticos que lutavam pela centralização monárquica, com apoio dos representantes das províncias banhadas pelo São Francisco. 

BRASIL, Vanessa Maria. Um rio, uma nação. Nossa História, ano 2, n. 18, 2005 (Adaptação).

Analise as afirmações. 

I. Os climas predominantes na bacia do São Francisco são o tropical, o tropical semiárido e o tropical úmido. 
II. O Rio São Francisco nasce em Minas Gerais e banha os estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, desaguando no Oceano Atlântico. 
III. A unidade de relevo presente na maior parte da bacia é a Depressão Sertaneja do São Francisco. 
IV. A bacia hidrográfica está inserida totalmente na macrorregião geoeconômica do Norte. 
V. O tipo de cobertura vegetal predominante é a floresta tropical, que atualmente apresenta forte presença humana. 

As afirmativas que melhor descrevem as características geográficas da bacia do Rio São Francisco são, apenas, 

A) III e IV. 
B) I e V. 
C) IV e V. 
D) I, II e III. 
E) II, IV e V

3- (Unesp) Observe os perfis longitudinais de importantes rios de algumas das bacias hidrográficas brasileiras.


As bacias hidrográficas identificadas nos perfis são, respectivamente, 

A) Amazônica, Tocantins-Araguaia, Uruguai e Atlântico Nordeste Oriental. 
B) Tocantins-Araguaia, Paraguai, Parnaíba e Atlântico Leste. 
C) Atlântico Sudeste, Uruguai, Paraguai e Amazônica. 
D) Amazônica, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Paraná. 
E) Atlântico Nordeste Oriental, Parnaíba, São Francisco e Paraná.

4- (Unimontes-MG) No estado de Minas Gerais, a maior bacia hidrográfica é a do Rio São Francisco, que nasce na região Centro-Oeste do estado, no município de São Roque de Minas, na área da Serra da Canastra. Sobre o Rio São Francisco no território mineiro, podemos afirmar que 

A) o aproveitamento econômico das águas do Rio São Francisco, no território mineiro, é pequeno, haja vista que a quantidade de água é baixa. 
B) o escoamento do rio ocorre de sul para norte, desde sua nascente até a divisa de Minas Gerais com a Bahia. 
C) a parte mais preservada do Rio São Francisco, em Minas Gerais, é o trecho que passa pelo norte do estado. 
D) o principal problema ambiental do São Francisco é a contaminação por minerais pesados provenientes do garimpo de ouro.

5- (Unicamp-SP–2015) O mapa a seguir mostra, de forma esquemática, como será feita a transposição do Rio São Francisco.


Do ponto de vista ambiental, o processo de transporte e armazenamento da água leva a um aumento da sua salinidade e da salinização do solo irrigado. Observando o mapa, e considerando Petrolina e Juazeiro como a região do médio São Francisco, conclui-se que a transposição das águas será realizada no 

A) médio alto São Francisco; a salinidade da água em Cabrobó será maior do que a próxima ao Rio Apodi e a salinização do solo se deverá à evaporação da água. 
B) médio alto São Francisco; a salinidade da água próxima ao Rio Apodi será maior do que em Cabrobó e a salinização do solo se deverá à condensação da água. 
C) médio baixo São Francisco; a salinidade da água em Cabrobó será maior do que a próxima ao Rio Apodi e a salinização do solo se deverá à condensação da água. 
D) médio baixo São Francisco; a salinidade da água próxima ao Rio Apodi será maior do que em Cabrobó e a salinização do solo se deverá à evaporação da água.

6- (UFRGS-RS) O mapa a seguir apresenta algumas das bacias hidrográficas brasileiras.


Em relação a essas bacias hidrográficas, são feitas as seguintes afirmações: 

I. A bacia identificada pelo número 1 é drenada pelos rios Tocantins e Araguaia. No baixo curso do Tocantins, está localizada a usina hidrelétrica de Tucuruí, que fornece energia elétrica para o complexo mineral de Carajás e para importante indústria de alumínio da região. 
II. A bacia identificada pelo número 2 corresponde à do Rio São Francisco. O polêmico projeto de transposição de suas águas pretende ampliar as áreas de irrigação nos estados do Maranhão e do Piauí e, assim, evitar o êxodo rural e melhorar os índices socioeconômicos desses estados. 
III. Um dos principais problemas ambientais da bacia identificada pelo número 3 foi ocasionado pela expansão das áreas de criação de gado e das lavouras de soja. A partir da década de 1970, houve aumento do desmatamento e da erosão, provocando o assoreamento de vários rios da região, dificultando a agricultura e o transporte fluvial. 
IV. A bacia identificada pelo número 4 corresponde à do Paraíba do Sul, onde a irrigação é responsável por grande parte da demanda de água, sobretudo nos arrozais e canaviais dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. 

Quais estão corretas? 

A) Apenas I e II. 
B) Apenas I e III. 
C) Apenas II e III. 
D) Apenas II e IV. 
E) Apenas III e IV. 

7- (UFC–CE) Entre os elementos naturais que contribuem para a distribuição da população mundial, destaca-se a presença de água doce. Considerando a relação existente entre ocupação dos espaços e presença, consumo e conservação de água pelas sociedades contemporâneas, assinale a alternativa correta. 

A) A distribuição regular das reservas de água assegura a distribuição equilibrada da população mundial pelos continentes.
B) As maiores reservas de água per capita, assim como as maiores densidades demográficas da Terra, localizam-se no norte do continente africano. 
C) A rede hidrográfica mundial constitui um sistema integrado das águas, e o uso adequado e a conservação das bacias é responsabilidade política e social de toda a humanidade. 
D) O uso de agrotóxicos e fertilizantes reduziu o consumo de água pela agricultura, apesar da ampliação das áreas cultivadas no mundo. 
E) A manutenção atual dos índices de crescimento populacional e da quantidade de consumo da água no mundo garante o abastecimento das próximas gerações. 

8- (UNITAU-SP–2016) A Bacia Platina é a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil, com 1 397 905 km2, e apresenta um grande número de hidrelétricas em operação (ou em construção). Em relação a essa Bacia, assinale a afirmativa correta. 

A) Sua foz (Rio da Prata) faz divisa entre Brasil e Argentina. 
B) São tributários dela os rios Paraná, Paraguai, Uruguai e Doce. 
C) O pantanal atua como regulador do sistema hidrológico da Bacia do Prata, ao retardar o acesso, ao Rio Paraná, das águas do Rio Paraguai. 
D) Sendo formada por rios com longos tributários e pouca declividade, praticamente não tem sedimentos em sua foz. 
E) Possui tributários somente dos países Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

9- (Fatec-SP) Este rio era morto, mas hoje está despoluído graças à iniciativa privada e do governo dos países banhados por suas águas. Ele nasce na Suíça, flui em direção à Áustria, passando por Liechtenstein, França, Alemanha e Holanda, e sua foz está no Mar do Norte. Esse rio cumpre um papel importante na integração regional por ser uma hidrovia de grande relevância para o escoamento da produção europeia. O Rio descrito é o 

A) Sena, navegável em toda a sua extensão e utilizado também para a geração de energia elétrica. 
B) Sena, importante por ser intermitente, sendo o principal e o mais extenso da Europa Setentrional. 
C) Sena, referência cultural internacional, e um dos destinos turísticos mais procurados do mundo. 
D) Reno, em cujas margens se encontra uma das zonas mais densamente povoadas e ricas da Europa. 
E) Reno, que percorre territórios de clima tropical, em cujas margens as florestas foram totalmente desmatadas.

10- (UFV-MG) Com a construção da Usina de Sobradinho, no Rio São Francisco, formou-se até hoje o maior represamento de águas no Brasil, inundando dezenas de povoados e quatro cidades, e deslocando cerca de 70 mil pessoas. Esse contingente populacional foi reassentado a aproximadamente 700 km de distância de onde vivia, contrariando a vontade das pessoas (além da relação econômica entre o homem e o meio ou espaço por ele habitado, existem relações de afeição pelo lugar – o espaço encerra história de vida). Leia as afirmativas a seguir sobre as consequências da construção de uma barragem na vida das pessoas que foram reassentadas: 

I. A mudança do local de moradia não interfere nas comunidades, visto que o ser humano não se territorializa. 
II. A construção da identidade local é realizada a partir da posse da terra, portanto é irrelevante onde elas vivem. 
III. Há um sentimento de perda, considerando que as pessoas constroem suas relações no lugar onde elas vivem. 
IV. A cultura que as pessoas levam dos seus locais de moradia demanda a construção de nova territorialidade. 

Está correto o que se afirma apenas em 

A) III e IV. 
B) I e II. 
C) II e III. 
D) I e IV. 

11- (Unesp) A espinha dorsal do Egito é o resultado da união entre o Nilo Branco, que vem dos lagos da África Central, com o Nilo Azul, que desce as montanhas da Etiópia. Ele atravessa metade do Sudão e corta o Egito de sul a norte, até desaguar no Mediterrâneo.


A partir da leitura do texto, da observação do mapa e de seus conhecimentos, analise as afirmações. 

I. Há três milênios, uma vez por ano, entre julho e setembro, o degelo da neve nas montanhas da Etiópia e as fortes chuvas na região provocavam torrentes de água e lama que faziam o Nilo transbordar. 
II. Atualmente, o comportamento do Rio Nilo não mudou: ele recebe o mesmo volume de água de seus afluentes, especialmente depois da construção de barragens. 
III. O Nilo era tão importante para a sobrevivência dos egípcios que eles o consideravam um deus. Essa civilização desenvolveu-se junto ao curso do rio, construindo diques e canais de irrigação. 
IV. O Rio Nilo percorre uma região desértica, que abrange apenas terras do Sudão e, no seu baixo curso, deságua no Mar Mediterrâneo, formando um extenso estuário. 

Estão corretas as afirmações 

A) I e III, apenas. 
B) II e IV, apenas. 
C) I, II e III, apenas. 
D) II, III e IV, apenas 
E) I, II, III e IV. 

12- (FEI-SP) Sobre algumas das características das bacias hidrográficas da América do Sul, assinale a alternativa incorreta. 

A) O Rio Tietê integra a bacia do Paraná e também a bacia Platina. 
B) Os Rios Paraguai e Paraná são os principais cursos-d’água da chamada bacia da Prata, a segunda maior da América do Sul. 
C) O Rio Tietê é afluente do rio Paraná. Parte do trajeto desses dois rios é navegável devido à existência da hidrovia Tietê-Paraná. 
D) O Rio Tietê faz parte da bacia do Paraná e deságua no oceano Atlântico, na latitude do litoral paulista. 
E) Parte da energia consumida no Brasil é de origem binacional, ou seja, é produzida a partir de um rio que faz fronteira do Brasil com um país vizinho.

13- (UEPB) Os países quentes dividem-se em dois tipos de domínios naturais, [...] os países com abundantes e contínuas precipitações da zona equatorial [...] e os países de fraca precipitação, sobretudo irregulares, onde predomina a incerteza da Vida. 

GEORGE, Pierre. O homem na Terra, 1989. p. 38. 

Identifique, nas proposições a seguir, as áreas em que estão inclusos os aspectos climáticos descritos no texto. 

I. O Brasil, com suas dimensões continentais, é um país tropical que reúne os dois tipos de domínios citados pelo autor. 
II. Os países europeus da costa mediterrânea, incluídos na categoria de países tropicais de fraca precipitação, são os que enfrentam problemas econômicos e sociais, devido a tais aspectos climáticos. 
III. A República do Congo e a Indonésia, países situados na linha do Equador, apresentam florestas pluviais semelhantes à Hileia brasileira, todas enfrentando sério processo de desmatamento. 
IV. Parte significativa dos países africanos, em especial na região do Sahel e a Etiópia, enquadram-se na categoria dos países de fraca precipitação, onde a população vive nos limites das possibilidades humanas. 

Estão corretas apenas as proposições 

A) I, III e IV. 
B) II, III e IV. 
C) II e IV. 
D) III e IV. 
E) I, II e III.

14- (Enem–2017)


A leitura dos dados revela que as áreas com maior cobertura vegetal têm o potencial de intensificar o processo de 

A) erosão laminar. 
B) intemperismo físico. 
C) enchente nas cidades. 
D) compactação do solo. 
E) recarga dos aquíferos.

15- (Enem–2016)


Conforme a análise do documento cartográfico, a área de concentração das usinas de dessalinização é explicada pelo(a) 

A) pioneirismo tecnológico. 
B) condição hidropedológica. 
C) escassez de água potável. 
D) efeito das mudanças climáticas. 
E) busca da sustentabilidade ambiental.

16- (Enem) Os dois principais rios que alimentavam o Mar de Aral, Amurdarya e Sydarya, mantiveram o nível e o volume do mar por muitos séculos. Entretanto, o projeto de estabelecer e expandir a produção de algodão irrigado aumentou a dependência de várias repúblicas da Ásia Central da irrigação e monocultura. O aumento da demanda resultou no desvio crescente de água para a irrigação, acarretando redução drástica do volume de tributários do Mar de Aral. Foi criado na Ásia Central um novo deserto, com mais de 5 milhões de hectares, como resultado da redução em volume. 

TUNDISI, J. G. Água no século XXI: enfrentando a escassez. São Carlos: Rima, 2003. 

A intensa interferência humana na região descrita provocou o surgimento de uma área desértica em decorrência da 

A) erosão. 
B) salinização. 
C) laterização. 
D) compactação. 
E) sedimentação. 

17- (Enem) O uso da água aumenta de acordo com as necessidades da população no mundo. Porém, diferentemente do que se possa imaginar, o aumento do consumo de água superou em duas vezes o crescimento populacional durante o século XX. 

TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. 

Uma estratégia socioespacial que pode contribuir para alterar a lógica de uso da água apresentada no texto é a 

A) ampliação de sistemas de reutilização hídrica. 
B) expansão da irrigação por aspersão das lavouras. 
C) intensificação do controle do desmatamento de florestas. 
D) adoção de técnicas tradicionais de produção. 
E) criação de incentivos fiscais para o cultivo de produtos orgânicos. 

18- (Enem) A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando 

A) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta. 
B) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações. 
C) a qualidade da água disponível apenas no subsolo terrestre. 
D) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos. 
E) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no planeta.



GABARITO:
1- D
2- D
3- D
4- B
5- D
6- B
7- C
8- C
9- D
10- A
11- A
12- D
13- A
14- E
15- C
16- B
17- A
18- B

Nenhum comentário:

Postar um comentário