domingo, 14 de maio de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE REVOLUÇÃO VERDE/ TRANSGÊNICOS/ E AGRONEGÓCIOS

1- (Unesp–2016) Na agricultura moderna, os cultivos transgênicos foram adotados para 

A) eliminar o uso de agrotóxicos e garantir a segurança alimentar da população. 
B) aumentar a produtividade e proporcionar maior rentabilidade ao produtor. 
C) preservar a função social da terra e diminuir os custos de produção. 
D) superar deficiências das áreas agricultáveis e expandir as práticas orgânicas. 
E) oferecer novos alimentos ao mercado e gerar renda às pequenas comunidades rurais. 

2- (UERJ) A política agrícola brasileira dá atualmente especial atenção ao debate acerca dos alimentos transgênicos, estabelecendo regras que limitam sua produção e seu consumo. As bases dos argumentos contra os transgênicos resultam das preocupações de determinados setores da sociedade com a 

A) preservação da biodiversidade e política preventiva de saúde coletiva. 
B) ampliação da produção e apoio à formação de mercados competitivos. 
C) manutenção da rentabilidade da terra e estímulo ao consumo artesanal. 
D) sustentação da lavoura de subsistência e incentivo financeiro à produção. 

3- (UPE) Leia o texto a seguir: No Brasil e em boa parte da América Latina, o crescimento da produção agrícola foi baseado na expansão da fronteira, ou seja, o crescimento sempre foi feito a partir da exploração contínua de terras e recursos naturais, que eram percebidos como infinitos. O problema continua até hoje. E a questão fundiária está intimamente ligada a esse processo, em que a terra dá status e poder, com o decorrente avanço da fronteira da produção agrícola, que rumou para a Amazônia, nos últimos anos. 

BECKER, Berta. IPEA, 2012. 

Com base no texto e no conhecimento sobre a expansão da fronteira agrícola no Brasil, é correto afirmar que 

A) a agropecuária modernizada no Brasil priorizou a produção de alimentos em detrimento dos gêneros agrícolas de exportação. Esse fato contribuiu para o avanço das fronteiras agrícolas em parte da Amazônia localizada no Meio-Norte. 
B) houve grande destruição tanto das florestas como da biodiversidade genética, ambas causadas pelas transformações da produção agrícola monocultora, além de complexos impactos socioeconômicos determinados pelo modelo agroexportador. 
C) a maior parte das terras ocupadas no Brasil concentra-se nas mãos de pequeno número de proprietários, os quais vêm desenvolvendo mecanismos tecnológicos para evitar os impactos ambientais causados pelo avanço do cinturão verde, sobretudo no sul do Piauí. 
D) as atividades do agribusiness no Brasil, com destaque para a produção de soja, vêm provocando uma rápida expansão agrícola do Rio Grande do Sul até o Vale do São Francisco, sem causarem prejuízo aos seus recursos naturais. 
E) com o aumento da concentração fundiária nas últimas décadas, a expansão das terras cultivadas obteve uma grande retração agropecuária em decorrência das inovações tecnológicas, desenvolvidas no campo brasileiro, apesar dos impactos ambientais. 

4- (Udesc–2017) O processo de modernização agrícola, iniciado ainda no final do século XIX, com os avanços da energia a vapor, da mecânica, da genética vegetal, dos descobrimentos da química agrícola, tem continuidade, em âmbito mundial, nos setores agrários capitalizados. Esta Segunda Revolução Agrícola, apoiada por um conjunto de incentivos de políticas agrárias nos Estados Unidos e na Europa, e daí para os países em desenvolvimento, ficou conhecida internacionalmente como 

A) Revolução Transgênica. 
B) Revolução Verde. 
C) Agricultura Biodinâmica. 
D) Permacultura. 

5- (UFJF-MG–2016) Foram concluídas em agosto de 2015 as negociações que culminaram na adoção, em setembro, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por ocasião da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Processo iniciado em 2013, seguindo mandato emanado da Conferência Rio+20, os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Dentre os objetivos do referido documento está o Objetivo 2: “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”. 

Disponível em: <http://www.pnud.org.br/Docs/TransformandoNossoMundo.pdf>. Acesso em: 30 out. 2015. 

Eliminar os subsídios à exportação de produtos agrícolas contribui para acabar com a fome porque 

A) aumentará a produção da agricultura sustentável internacional. 
B) proporcionará equilíbrio entre a demanda e oferta de insumos. 
C) será possível diminuir a área ocupada pela agricultura tradicional. 
D) tornará mais baratos os produtos agrícolas dos países mais ricos. 
E) valorizará os produtos agrícolas dos países em desenvolvimento.

6- (UERJ)


A ampliação da oferta de alimentos é um dos maiores desafios da humanidade para as próximas décadas. Com base na disponibilidade do recurso natural representada no gráfico, o país com maior potencial para expansão do seu setor agropecuário é 

A) a Índia. 
B) a China. 
C) o Brasil. 
D) os Estados Unidos.

7- (UEL-PR) O aumento crescente da demanda por produtos livres de agrotóxicos tem impulsionado a agricultura orgânica no Brasil. Esse sistema agrícola que se apoia no manejo sustentável dispensa o uso de agrotóxicos sintéticos, privilegia a preservação ambiental, a biodiversidade, os ciclos biológicos e a qualidade de vida do homem. Com uma área plantada de 842 mil hectares, o setor movimentou cerca de US$ 1 bilhão em 2003. O país tem 19 mil propriedades e 174 processadoras espalhadas em diversas regiões. 

Disponível em:  <http://www.agricultura.gov.br>. Acesso em: 19 jun. 2005. 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre agricultura, considere as afirmativas a seguir. 

I. Na agricultura orgânica, a forma de produzir demanda uma maior utilização de mão de obra para colocar em prática o controle biológico e o manejo integrado de pragas, constituindo-se em alternativa para o desenvolvimento da agricultura familiar. 
II. O crescimento do mercado para os produtos orgânicos não se limita ao Brasil, o que tem permitido aos 
agricultores aumentar a receita, por unidade de produção, a uma razão superior à da agricultura convencional. 
III. O crescimento do número de propriedades rurais em que se pratica a agricultura orgânica invalida o debate sobre os impactos do consumo de agrotóxicos no Brasil. 
IV. O sistema de agricultura orgânica é impraticável nas pequenas propriedades rurais, pois a eliminação do uso de fertilizantes e de pesticidas químicos proporciona um aumento dos custos de produção, o que, consequentemente, diminui a renda da unidade produtiva agrícola. 

Estão corretas apenas as afirmativas 

A) I e II. 
B) II e III. 
C) III e IV. 
D) I, II e IV. 
E) I, III e IV.

8- (UEL) A política estadunidense de estímulo à produção de etanol está vinculada 

A) não apenas à procura de combustíveis alternativos, dos quais o etanol é um exemplo, mas também a transformações no processo produtivo, beneficiando, assim, a proteção de reservas florestais de países em desenvolvimento. 
B) à busca de transformações culturais e políticas, de modo a promover uma verdadeira “revolução verde”, com mudanças permanentes de padrões e hábitos de produção, distribuição, circulação e consumo de alimentos industrializados. 
C) à lógica de mercado, segundo a qual o cultivo de produtos agrícolas é direcionado para a fabricação de biocombustíveis, mais lucrativos, o que gera escassez e elevação dos preços dos alimentos. 
D) à procura de combustíveis alternativos, como o etanol, a fim de potencializar o uso da terra, gerando emprego, renda e conjuntamente a expansão da produção de alimentos para um mercado em constante processo de ampliação. 
E) a mudança de uma cultura consumista para uma cultura preservacionista, objetivando a manutenção dos padrões atuais de desenvolvimento econômico e social e a preservação dos recursos naturais do planeta. 

9- (UEPA) O capitalismo, em sua crescente penetração no mundo rural mediante modos de produção que se desenvolvem por meio da demanda de mercado externo (exportações), tem capitalizado cada vez mais a renda da terra. Os efeitos mais marcantes têm sido a geração ou aprofundamento da desigualdade social, evidenciando uma forma de violência, e a diferenciação quanto aos lucros oriundos da exploração da terra. Neste contexto, é verdadeiro afirmar que 

A) os pequenos agricultores brasileiros constituem uma exceção no contexto rural do mundo, pois têm facilidade de inserção no mercado moderno, face às aplicações de políticas públicas que favorecem a aquisição de maquinário e estímulos financeiros que induzem à modernização agrícola e uma nova forma de apropriação do espaço agrícola. 
B) na maioria dos países latino-americanos , a modernização da agricultura segue os moldes capitalistas e tende a beneficiar apenas determinados produtos e produtores. Com a modernização ocorre a chamada “industrialização da agricultura”, tornando-a uma atividade nitidamente empresarial, com fortalecimento das cooperativas agrícolas que administram grande parte dessas empresas. 
C) no mundo rural dos países capitalistas tecnologicamente desenvolvidos, o uso de novas técnicas e equipamentos modernos, faz com que o produtor dependa cada vez menos da “generosidade” da natureza, adaptando-a mais facilmente, de acordo com seus interesses. Tal fato aumentou percentualmente a produção agrícola, eliminando desses países a pobreza alimentar, a exemplo de que ocorreu na Índia nos últimos anos. 
D) o processo de capitalização do campo tem provocado gradualmente a mercantilização da vida social no campo, pois, de forma lenta, a autonomia que a agricultura (atividades agrícolas) até então tinha, tem sido levada a atender a uma subordinação de novos interesses, formas de vida e de consumo típicos de áreas urbanas. 
E) a Revolução Verde, presente na chamada agricultura modernizada no espaço rural capitalista, modelo baseado no uso intensivo de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos na agricultura, tem evitado o aumento da concentração da terra e a exploração da mão de obra no campo. 

10- (UFPB) Atualmente, no modo de produção capitalista, predomina a economia do tipo mundializada, determinada pelo viés da globalização do capital. Nessa conjuntura, as atividades econômicas são alvo de ampla transformação. No caso específico do agronegócio verifica-se a incorporação de técnicas modernas nos processos de produção e de novas modalidades nos negócios. Além disso, o agronegócio contribui, substancialmente, com o aumento no volume de capitais envolvidos nas trocas de bens ou mercadorias. Sobre a caracterização do agronegócio, é correto afirmar: 

A) O agronegócio ainda se apresenta socialmente atrasado, devido, principalmente, aos baixos níveis salariais e às precárias condições de trabalho, apesar da riqueza e modernidade envolvidas nessa atividade. 
B) A agricultura comercial, no passado colonial, foi classificada como “plantation”, em que dominava o trabalho escravo. Hoje, contudo, com mão de obra livre e assalariada, o agronegócio se desenvolve em um ambiente de modernidade e justiça social. 
C) O agronegócio apresenta-se como uma atividade econômica moderna e seus produtos destinam-se, quase exclusivamente, à exportação, fatores que já garantem elevados salários e boas condições de trabalho. 
D) Tanto a produção como as transações comerciais, no agronegócio, se realizam, prioritariamente, nos centros urbanos; diferente do “plantation”, que se desenvolvia nas áreas rurais. 
E) A combinação entre modernização da produção, novos meios e novas tecnologias nas transações comerciais gerou o aumento de capitais nos negócios, provocando uma verdadeira revolução nesse tipo de agricultura, no passado conhecida como de subsistência ou familiar. 

11- (UFSM-RS) Observe a figura:


Entre os avanços da biotecnologia, um deles, o da pesquisa genômica, vem desenvolvendo um novo campo que tem gerado muita controvérsia na sociedade: a produção de organismos geneticamente modificados (OGMs). Dentre as afirmativas a seguir, aponte a que melhor explica a figura. 

A) Apesar dos benefícios em termos de produtividade, o uso de alimentos transgênicos traz comprovados problemas de saúde a longo prazo, especialmente para crianças. 
B) A adoção de culturas transgênicas aumenta a produtividade da lavoura e diminui o uso de agrotóxicos. 
C) Por tornar as plantas mais resistentes a pragas e doenças e por exigir menor quantidade de agrotóxicos, o uso dos transgênicos tende a contribuir para uma melhoria do meio ambiente, mas os efeitos do seu consumo sobre o organismo humano ainda não estão plenamente testados. 
D) Um dos principais problemas decorrentes da adoção de transgênicos é o monopólio da produção de sementes e de agrotóxicos especializados por grandes empresas multinacionais. 
E) A adoção de culturas transgênicas favorece o controle biológico de pragas, mas pode oferecer riscos à saúde.

12- (UFSCar-SP) Analise o texto e os gráficos, nos quais está representada a posição do Brasil em relação à produção mundial de produtos selecionados, em 2007. Espaço, calor e água, empresários, investimentos, pesquisa, inovação, ausência de reforma agrária e formação qualificada permitiram um desenvolvimento considerável do agronegócio brasileiro. O país encontra-se entre os principais produtores (laranja, açúcar, café, tabaco, frango, carne bovina e milho) e exportadores (4,6% das exportações mundiais de produtos alimentícios). 

DURAND, Marie-Françoise. Atlas da mundialização. 2009 (Adaptação).


Considerando o texto e os gráficos, é possível afirmar que: 

I. Os resultados do agronegócio brasileiro demonstram a importância das regiões agropecuárias do Sudeste e do Sul do país. 
II. A produção de culturas temporárias (laranja e café), vinculadas à agroindústria tem aumentado, principalmente na região Norte do país. 
III. Houve avanço da frente pioneira, transformando áreas vegetadas em terras agrícolas, com substituição de áreas de Cerrado e da Floresta Amazônica pela pecuária e cultivo de soja. 
IV. O dinamismo da agricultura brasileira não está associado à mobilidade territorial e à conquista de novas terras agrícolas. 

Estão corretas apenas as alternativas 

A) II e III. 
B) I e II. 
C) III e IV. 
D) I e III. 
E) II e IV.

13- (Enem-2018) A agricultura ecológica e a produção orgânica de alimentos estão ganhando relevância em diferentes partes do mundo. No campo brasileiro, também acontece o mesmo. Impulsionado especialmente pela expansão da demanda de alimentos saudáveis, o setor cresce a cada ano, embora permaneça relativamente marginalizado na agenda de prioridades da política agrícola praticada no país. 

AQUINO, J. R.; GAZOLLA, M.; SCHNEIDER, S. In. SAMBUICHI, R. H. R. et al. (Org.). A política nacional de agroecologia e produção orgânica no Brasil: uma trajetória de luta pelo desenvolvimento rural sustentável. Brasília: Ipes, 2017 (Adaptação). 

Que tipo de intervenção do poder público no espaço rural é capaz de reduzir a marginalização produtiva apresentada no texto? 

A) Subsidiar os cultivos de base familiar. 
B) Favorecer as práticas de fertilização química. 
C) Restringir o emprego de maquinário moderno. 
D) Controlar a expansão de sistemas de irrigação. 
E) Regulamentar o uso de sementes selecionadas. 

14- (Enem–2015) 


Na charge há uma crítica ao processo produtivo agrícola brasileiro relacionada ao 

A) elevado preço das mercadorias no comércio. 
B) aumento da demanda por produtos naturais. 
C) crescimento da produção de alimentos. 
D) hábito de adquirir derivados industriais. 
E) uso de agrotóxicos nas plantações. 

15- (Enem–2015) Tanto potencial poderia ter ficado pelo caminho, se não fosse o reforço em tecnologia que um gaúcho buscou. Há pouco mais de oito anos, ele usava o bico da botina para cavoucar a terra e descobrir o nível de umidade do solo, na tentativa de saber o momento ideal para acionar os pivôs de irrigação. Até que conheceu uma estação meteorológica que, instalada na propriedade, ajuda a determinar a quantidade de água de que a planta necessita. Assim, quando inicia um plantio, o agricultor já entra no site do sistema e cadastra a área, o pivô, a cultura, o sistema de plantio, o espaçamento entre linhas e o número de plantas, para então receber recomendações diretamente dos técnicos da universidade. 

CAETANO, M. O valor de cada gota. Globo Rural, n. 312, out. 2011. 

A implementação das tecnologias mencionadas no texto garante o avanço do processo de 

A) monitoramento da produção. 
B) valorização do preço da terra. 
C) correção dos fatores climáticos. 
D) divisão de tarefas na propriedade. 
E) estabilização da fertilidade do solo. 

16- (Enem) 


Na charge faz-se referência a uma modificação produtiva ocorrida na agricultura. Uma contradição presente no espaço rural brasileiro derivada dessa modificação produtiva está presente em: 

A) Expansão das terras agricultáveis, com manutenção de desigualdades sociais. 
B) Modernização técnica do território, com redução do nível de emprego formal. 
C) Valorização de atividades de subsistência, com redução da produtividade da terra. 
D) Desenvolvimento de núcleos policultores, com ampliação da concentração fundiária. 
E) Melhora da qualidade dos produtos, com retração na exportação de produtos primários.

17- (Enem) A população rural do Brasil tem decrescido nas últimas décadas. De acordo com dados do IBGE, na década de 80, a população rural era de aproximadamente 37 milhões; no ano 2000 havia cerca de 31 milhões de brasileiros morando no campo. O gráfico apresenta o comportamento da agricultura no Brasil nas duas últimas décadas em relação à produção e à área cultivada. 


Levando em consideração as mudanças ocorridas no campo nas últimas duas décadas e analisando o comportamento do gráfico, é correto afirmar que 

A) as áreas destinadas à lavoura têm aumentado consideravelmente, graças ao crescimento do mercado consumidor. 
B) a produção agrícola aumentou juntamente com a área cultivada, devido à abertura do mercado para exportação. 
C) a densidade demográfica nas áreas cultivadas tem crescido junto com a produção agrícola. 
D) a área destinada à agricultura não aumentou, mas a produtividade tem crescido, graças à aplicação de novas tecnologias. 
E) a produção agrícola do país cresceu no período considerado, enquanto a produtividade do homem do campo diminuiu.



GABARITO:
1- B
2- A
3- B
4- B
5- E
6- C
7- A
8- C
9- D
10- A
11- D
12- D
13- A
14- E
15- A
16- A
17- D

Nenhum comentário:

Postar um comentário