segunda-feira, 8 de maio de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE FOCOS DE TENSÃO: AMÉRICAS

1- (UPF-RS–2016) Depois de mais de meio século de ruptura em decorrência dos novos arranjos da Guerra Fria, Cuba e Estados Unidos deram importante passo para o avanço das relações diplomáticas entre os dois países, com a reabertura das embaixadas nas suas capitais. Analise as a firmativas que têm relação com o acontecimento. 

I. O rompimento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba ocorreu no contexto da Guerra Fria, a partir da política nacionalista adotada por Fidel Castro e seus seguidores, que rendeu o desagrado dos Estados Unidos e o apoio da União Soviética. 
II. A reabertura das embaixadas entre Estados Unidos e Cuba significa o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. 
III. O regime pró-soviético instalado em Cuba e a Crise dos Mísseis elevaram as tensões entre EUA e Cuba, culminando com a expulsão deste país da OEA e seu isolamento diplomático pelos países americanos. 
IV. A reabertura das embaixadas e o restabelecimento diplomático entre Cuba e Estados Unidos provocaram, no mesmo ato, a declaração do fim do embargo econômico contra a ilha caribenha e a desocupação de Guantánamo. 

É correto apenas o que se afirma em: 

A) I e II. 
B) II e IV. 
C) II, III e IV. 
D) III e IV. 
E) I, II e III.

2- (FUVEST-SP) Na América Latina, no século XX, aconteceram duas grandes revoluções: a Mexicana, de 1910, e a Cubana, de 1959. Em ambas, os 

A) camponeses sem terra lideraram sozinhos os movimentos. 
B) EUA enviaram tropas que lutaram e quase derrotaram os rebeldes. 
C) grupos socialistas iniciaram a luta armada, tornando hegemônicas suas ideias. 
D) revolucionários derrubaram governos autoritários e alcançaram a vitória. 
E) programas revolucionários foram cópias de movimentos europeus.

3- (Unesp–2019) O presidente da Colômbia anunciou, em 25.05.2018, que o país ingressará em um bloco de cooperação militar. O país, que não possui vínculo histórico ou geográfico com o bloco, será o primeiro da América Latina a tornar-se membro. Esse bloco consiste em um sistema de defesa coletiva, em que os participantes estão de acordo em defender qualquer um de seus integrantes que seja atacado por forças externas ao seu país. Liderado por Washington, o bloco recebe vultosos recursos para cuidar dos objetivos militares dos Estados Unidos. 

Disponível em: <www.operamundi.com.br> (Adaptação). 

De acordo com o excerto, a Colômbia, na condição de país parceiro, passou a integrar 

A) o Grupo dos Oito. 
B) o Pacto de Varsóvia. 
C) o Tratado de Não-Proliferação Nuclear. 
D) a Comunidade dos Estados Independentes. 
E) a Organização do Tratado do Atlântico Norte

4- (Unesp–2015) 

Farc desejam sucesso e glória para seleção colombiana 
As Farc enviaram nesta quarta-feira [11.06.2014] uma mensagem ao técnico da seleção de futebol da Colômbia, José Pekerman, e aos jogadores para desejar “sucesso e glória” na Copa do Mundo, que começa amanhã. As Farc, que realizam diálogos de paz com o governo colombiano para tentar acabar com o conflito armado de mais de meio século, mostraram a admiração pela seleção e disseram que estarão com ela “nas horas boas e nas ruins” até o final. Os dirigentes que assinaram a carta admitiram que as Farc têm o sonho de o futebol poder brindá-los nesta época com um momento de alegria e de entretenimento “que modere as consciências e ajude a encontrar a melhor maneira do caminho da reconciliação”.

Disponível em: <http://exame.abril.com.br> (Adaptação).

Dentre os aspectos que caracterizam o conflito civil na Colômbia é correto mencionar 

A) as divergências políticas e ideológicas entre Estado, forças guerrilheiras e grupos paramilitares e a divisão do território colombiano em zonas de domínio militar dos agentes envolvidos no conflito. 
B) a união política e ideológica entre Estado, forças guerrilheiras e grupos paramilitares e a divisão do território colombiano em zonas de domínio militar dos agentes envolvidos no conflito. 
C) as divergências políticas e ideológicas entre Estado, forças guerrilheiras e grupos paramilitares e a unificação do território colombiano sob o domínio militar dos grupos paramilitares. 
D) a união política e ideológica entre Estado, forças guerrilheiras e grupos paramilitares e a unificação do território colombiano sob o pleno domínio militar do Estado.
E) as divergências políticas e ideológicas entre Estado, forças guerrilheiras e grupos paramilitares e a unificação do território colombiano sob o domínio militar das forças guerrilheiras.


5- (PUC RS) Com relação à América Latina, não é correto afirmar que 

A) a estrutura agrária é caracterizada pelo predomínio da grande propriedade, embora já tenham sido feitas reformas agrárias em alguns países. 
B) o crescimento industrial tem ocorrido às custas de capital e tecnologia estrangeira. 
C) entre os principais produtos exportados no fim do século passado, encontram-se muitos dos que formavam a lista de exportações na fase pré-industrial. 
D) a importação de produtos manufaturados e de tecnologia de ponta continua a ocorrer mesmo em países que já possuem um diversificado parque industrial. 
E) a instalação de sistemas abertos à concorrência internacional, a opção pelas importações e incentivos às privatizações têm diminuído as desigualdades sociais existentes. 

6- (UFF-RJ) Recentemente, houve enfrentamentos diplomáticos entre Brasil e Bolívia, exigindo esforços de alinhamento entre os governos de Evo Morales e de Lula da Silva. Considerando o fator principal que levou a esses enfrentamentos, assinale o título que melhor identifica o tema em foco. 

A) Pressão internacional e terrorismo urbano. 
B) Movimentos sociais e política no campo. 
C) Os recursos naturais como armas políticas. 
D) Geopolítica das minorias étnicas nacionais. 
E) Crise financeira global: o Mercosul em risco. 

7- (PUC Minas) Segundo os estudiosos, há várias décadas existem dois modelos rivais, ou seja, duas alternativas de desenvolvimento na América Latina: um deles é liberal, e o outro, estatizante. O modelo liberal é extremamente aberto ao mercado internacional e aos capitais estrangeiros. Já o modelo estatizante defende a intervenção estatal na economia, repudiando o sistema capitalista e o investimento estrangeiro. Com base na afirmativa, marque a alternativa incorreta. 

A) O Chile é considerado o exemplo clássico do modelo de desenvolvimento liberal na América Latina, em virtude das reformas implantadas desde os anos 1970, que deram ao país o título de Tigre Latino-Americano. 
B) A Venezuela, o Equador e a Bolívia são tidos como exemplos atuais de adoção do modelo estatizante, a partir da implementação de inúmeras iniciativas intervencionistas em setores estratégicos de suas economias e de um posicionamento contrário à globalização. 
C) Cuba é considerado como o país inspirador do modelo estatizante na América Latina, desde a Revolução Socialista de 1959. Apesar disso, o governo cubano vem implementando, de maneira surpreendente, algumas reformas econômicas radicais que visam a sua incorporação à economia capitalista de mercado. 
D) O Brasil assumiu uma posição intermediária entre os dois modelos, adotando algumas das reformas liberalizantes, como a privatização de empresas estatais e a abertura de mercados, preservando, contudo, espaços e mecanismos de intervenção do Estado sobre o mercado. 

8-(Cesgranrio) As tímidas reformas iniciadas pelo Presidente Raúl Castro não têm dado os resultados esperados. Um informe oficial do governo cubano revelou que, dos mais de 1 milhão de hectares de terras estatais entregues em usufruto a novos produtores em 2008, para aumentar a oferta de alimentos, 54% continuam improdutivas. Cuba, fortemente atingida pela crise econômica global e vários furacões em 2008, muito tem investido anualmente na importação de alimentos, e precisa urgentemente produzir mais [...]. 

CUBA DÁ UM PASSO À FRENTE, OUTRO ATRÁS. O Globo. Caderno Opinião, 1º caderno, 22 ago. 2010. p. 06. 

Com base no contexto anterior, a respeito dos resultados das recentes transformações econômicas realizadas em Cuba, é correto afirmar que a(o) 

A) reestruturação cubana se baseia principalmente em uma reforma agrária concentrada em produtos de exportação, tais como: fumo, cana-de-açúcar e gêneros alimentícios, em resposta à posição do governo Barack Obama de reforçar o embargo econômico decretado há mais de 40 anos pelos Estados Unidos. 
B) escassez de alimentos sempre foi uma das maiores dificuldades de governo cubano e, aliada a imposições econômicas e aos poucos incentivos dados aos agricultores, contribuiu ainda mais para a queda da produção agrícola. 
C) presidente Castro permitiu a ampliação da base militar de Guantánamo, em troca de empréstimos estadunidenses para a recuperação econômica de Cuba. 
D) governo cubano vem investindo nas atividades ligadas à exportação de bens e serviços, com a finalidade de combater o problema mais imediato no país, que é a escassez de divisas. 
E) governo cubano tem se aproximado do Grupo dos Oito (G8), como forma de atrair investimentos estrangeiros, mas as negociações são dificultadas pela recusa renitente de Cuba a reingressar na Organização dos Estados Americanos (OEA).

9- (Unesp) Observe o gráfico sobre a participação do açúcar e do turismo na economia cubana e assinale a alternativa que justifica as causas da evolução dos dois produtos representados.


A) Grave crise econômica após a extinção da URSS; parceria com grandes redes hoteleiras europeias; riqueza em recursos paisagísticos. 
B) Substituição da cana-de-açúcar por outros produtos agrícolas; parceria com redes hoteleiras asiáticas; riqueza em recursos minerais. 
C) Desenvolvimento da pecuária de corte; parceria com redes hoteleiras japonesas; riqueza em recursos marinhos. 
D) Grave crise econômica após a extinção da CEI; parceria com redes hoteleiras tailandesas; riqueza em recursos pedológicos. 
E) Grave crise econômica após a extinção da Rússia; parceria com redes hoteleiras mexicanas; riqueza em recursos pesqueiros.

10- (PUC RS) Considere o mapa e as afirmativas.


I. O mapa evidencia uma região fronteiriça entre dois países pertencentes ao NAFTA. 
II. As setas indicam os principais eixos de entrada de imigrantes mexicanos para os Estados Unidos da América do Norte. 
III. No México, nas áreas próximas à fronteira com os Estados Unidos da América do Norte, estão concentradas as indústrias “maquiadoras”, responsáveis por significativa parcela de exportações mexicanas. 
IV. Os estados norte-americanos assinalados pelos números 1 e 2, receptores de imigrantes ilegais mexicanos, são o Texas e a Califórnia, respectivamente. 

Pela análise do mapa e das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas 

A) I, II e III. B) I e III. C) I e IV. D) II, III e IV. E) II e IV

11- (Enem) Na América do Sul, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) lutam, há décadas, para impor um regime de inspiração marxista no país. Hoje, são acusadas de envolvimento com o narcotráfico, o qual supostamente financia suas ações, que incluem ataques diversos, assassinatos e sequestros. Na Ásia, a Al-Qaeda, criada por Osama Bin Laden, defende o fundamentalismo islâmico e vê nos Estados Unidos da América (EUA) e em Israel inimigos poderosos, os quais deve combater sem trégua. A mais conhecida de suas ações terroristas ocorreu em 2001, quando foram atingidos o Pentágono e as torres do World Trade Center. A partir das informações anteriores, conclui-se que 

A) as ações guerrilheiras e terroristas no mundo contemporâneo usam métodos idênticos para alcançar os mesmos propósitos. 
B) o apoio internacional recebido pelas Farc decorre do desconhecimento, pela maioria das nações, das práticas violentas dessa organização. 
C) os EUA, mesmo sendo a maior potência do planeta, foram surpreendidos com ataques terroristas que atingiram alvos de grande importância simbólica. 
D) as organizações mencionadas identificam-se quanto aos princípios religiosos que defendem. 
E) tanto as Farc quanto a Al-Qaeda restringem sua atuação à área geográfica em que se localizam, respectivamente, América do Sul e Ásia.

12- Na atualidade, pensando-se no tráfico de cocaína no mundo, a Colômbia é considerada responsável por ser o principal produtor. Isso não é de hoje, na verdade, remonta à década de 1970, quando a droga ganha o punjante mercado dos Estados Unidos. O Plano Colômbia foi criado pelos estadunidenses há mais de quinze anos com o objetivo de combater esse problema. Apesar das críticas a essa manobra, considerada mais uma estratégia imperialista por alguns estudiosos - que acreditam que o real objetivo seria a expansão dos interesses dos EUA na América Latina - trata-se de um empreendimento de cunho militar e econômico entre os dois países, para reduzir o narcotráfico. No ano de 2009, o governo americano optou por uma ampliação do Plano Colômbia, reacendendo a polêmica com os países vizinhos à Colômbia, principalmente com o Brasil.


A atualização do Plano Colômbia reativou as discussões sobre a geopolítica da Amazônia, sendo fundamental nesse debate considerar que 

A) o estabelecimento de uma polêmica envolvendo a Floresta Amazônica é desnecessário, já que o bioma encontra-se apenas em território brasileiro, sem a possibilidade de ocupação tanto por tropas americanas quanto pela Colômbia. 
B) o território brasileiro, apesar de até o momento não ter sido ocupado por narcotraficantes colombianos, pode vir a sê-lo no futuro, o que poderia levar à presença de tropas estadunidenses, ameaçando a soberania do país. 
C) a polêmica quanto ao Plano Colômbia foi reforçada quando o governo de Bogotá considerou que a cooperação entre EUA e o país poderia ocorrer sob controle estadunidenses, tanto nas operações militares no país quanto na região da fronteira. 
D) além de a Floresta Amazônica brasileira se prestar como área produtora de coca, nosso território não está livre da possibilidade de os narcotraficantes montarem laboratórios de processamento de cocaína, já que a formação vegetal dificulta a fiscalização. 
E) a grande polêmica que cerca o Plano Colômbia se deve ao número de países que fazem fronteira com a Colômbia, sendo a Venezuela e o Peru os mais prejudicados, tanto pela maior extensão de suas fronteiras como pela estrutura limitada de vigilância.

13- Deve-se considerar que, no processo histórico de evolução política das nações latino-americanas, quase sempre pairou uma sombra: a presença hegemônica dos Estados Unidos afetando os destinos dos países da região. Há cerca de 200 anos, os sucessivos governos dos EUA têm considerado seus vizinhos do continente como componentes de sua área de influência geopolítica exclusiva. A história da América Latina foi constantemente marcada por inúmeras turbulências políticas, nas quais, muitas vezes, os EUA estiveram envolvidos, de modo a assegurar sua hegemonia no continente. Sabendo das relações estabelecidas no processo histórico de evolução política das nações latino-americanas e do envolvimento dos EUA nessas relações, é possível concluir que 

A) a estratégia hegemônica dos EUA na América Latina tomou corpo a partir de 1823, com a Doutrina Monroe. Inicialmente, por meio dela, os EUA se colocavam contra qualquer novo projeto colonialista no continente e passavam a incentivar movimentos de independência. 
B) a estratégia americana utilizada para evitar a expansão comunista no continente americano consistia em dificultar a instalação de ditaduras militares, pois quando os militares assumiam o poder, geralmente orientavam sua política para o socialismo. 
C) durante a Guerra Fria, em 1962, Cuba foi expulsa da OEA. Com isso, a URSS aproveitou-se para enfraquecer as posições dos EUA e instalar uma base de mísseis em Cuba, o que culminou em um dos momentos de maior tensão da Guerra Fria, a crise dos mísseis. 
D) em 2009 um acordo assinado pelos EUA e pelo Peru, com o objetivo de ampliar as bases estadunidenses em território peruano, de modo a combater o narcotráfico, acarretou enorme tensão entre os países sul-americanos. 
E) o estado de Chiapas, o mais pobre do México, apresenta pequena concentração fundiária, já que a região foi contemplada com uma eficiente reforma agrária. O desenvolvimento industrial tem sido responsável pela melhoria de vida da população e pela redução das tensões.

14- O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse [...] que o investimento do Brasil na busca pela integração econômica, política, social e cultural da América Latina está determinado no Artigo 4º da Constituição Federal e nada tem a ver com “posturas anti-imperialistas do passado”. [...] O assessor especial se contrapôs às críticas feitas pelo comentarista de política internacional Demétrio Magnoli que, também convidado para falar no seminário, disse que a política externa brasileira é orientada por um “objetivo doutrinário e ideológico” de produzir um mundo multipolar. Na opinião de Magnoli, os interesses nacionais estão sendo substituídos por esse objetivo. 

Macedo, Danilo. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-12/integracao-com-al-nao-epostura-antiimperialista-diz-marco-aurelio-garcia>. Acesso em: 10 dez. 2014. [Fragmento]

O texto demonstra uma tentativa de aumentar a integração Sul-Sul, que traz benefícios que ultrapassam a esfera econômica. No contexto sul-americano, podemos apontar como fatores marcantes de instabilidade regional: 

A) O tráfico de drogas, a pobreza e os conflitos de diversas espécies, inclusive relacionados a questões de fronteiras. 
B) A presença de governos neoliberais como o de Evo Morales que, ao se preocuparem em defender interesses das elites bolivianas, acabam desfavorecendo as camadas mais pobres da sociedade. 
C) A busca pela implantação de ditaduras, que suprimem as liberdades individuais com o discurso de que a medida ajudará a contornar as crises sociais e políticas nos países que congregam o arco de instabilidade. 
D) O alinhamento de países como Bolívia, Equador e México aos EUA, como uma tentativa de tornar suas economias mais dinâmicas. 
E) A postura imperialista assumida pelo Brasil na região, que tem, por meio de aparato militar, buscado expandir a área da fronteira da Amazônia brasileira.



GABARITO:
1- A
2- D
3- E
4- A
5- E
6- C
7- C
8- B
9- A
10- A
11- C
12- B
13- A
14- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário