terça-feira, 2 de maio de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE BIODIVERSIDADE E DEVASTAÇÃO: VEGETAÇÃO

1- (UERJ) As matas ciliares, apesar de protegidas por lei, continuam sendo derrubadas para implantação de lavouras em áreas férteis, num procedimento que provoca inúmeras modificações ambientais. Assinale a alternativa que apresenta corretamente algumas dessas modificações. 

A) Aumento do número de espécies de angiospermas e da oferta alimentar para a ictiofauna. 
B) Diminuição de processos erosivos e aumento da diversidade de nichos para a avifauna. 
C) Diminuição do risco de agrotóxicos e adubos atingirem os cursos-d’água e aumento do número de espécies de angiospermas. 
D) Aumento da oferta alimentar para a ictiofauna e diminuição da exposição do solo aos processos erosivos. 
E) Diminuição da diversidade de nichos para a avifauna e aumento do assoreamento dos cursos-d’água. 

2- (Unifor-CE) 

Terra, nosso lar 
A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, é viva como uma comunidade de vida incomparável. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade de vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todos os povos. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra são um dever sagrado. 

TRECHO do preâmbulo da Carta da Terra. Disponível em: <http://www.sema.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=183>

Em 22 de abril de 1970, o senador estadunidense Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mais de 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos preocupadas com a visível degradação planetária engajaram-se ao movimento. A partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser adotado em vários países, tornando-se evento internacional. A comemoração do Dia da Terra é uma forma de chamar a atenção da população mundial para 

I. a necessidade urgente da preservação e recuperação dos recursos naturais. 
II. a motivação da sociedade global para a urgência do desafio da sustentabilidade planetária. 
III. a falta de necessidade de se considerar os efeitos da poluição industrial, mas sim as suas causas. 

Está correto, apenas, o que se afirma em 

A) I. 
B) II. 
C) III. 
D) I e II. 
E) I e III.

3- (Fatec-SP) Foram necessários bilhões de anos, com uma complexidade e uma evolução irrepetíveis, para construir o patrimônio biológico de uma única espécie; nos próximos decênios, a intervenção do homem será responsável pelo desaparecimento de uma espécie viva a cada quarto de hora. Mas a cultura ecológica permanece à margem da política e da cultura oficial. No máximo toma-se posição, no discurso, a favor do meio ambiente, mas quando os problemas ambientais opõem-se às vantagens econômicas e à manutenção do emprego dentro da estrutura social existente, a tendência sempre é de minimizar a gravidade das consequências que recairão sobre as vidas futuras. O principal ponto a discutir hoje é o crescimento material sem limites nem objetivos. Para isso, é preciso rediscutir as relações de produção e trabalho, mas também o quê, como, onde, quando produzir, etc. 

TIEZZI, Enzo. Tempos históricos, tempos biológicos. São Paulo: Nobel, 1988 (Adaptação). 

Conforme as ideias do texto, é correto afirmar que 

A) o crescimento sustentável é possível conservando-se os padrões de produção, emprego e consumo atuais. 
B) os ritmos biológicos e geológicos são mais rápidos que os ritmos da produção capitalista de mercadorias. 
C) a sociedade superdimensiona os problemas ecológicos para poder reduzir os empregos dos trabalhadores. 
D) o crescimento desenfreado tem de ser reavaliado para decidirmos novas bases para nosso modo de vida. 
E) a gravidade do problema ecológico é levada a sério na prática dos Estados e da maior parte da sociedade.

4- (PUC Minas) “A biosfera é o espaço terrestre onde se desenvolve a vida” (TROPPMAIR, 2004). Ela envolve todo o globo terrestre e possui espessura variável. A abundância e a diversidade da vida são funções da disponibilidade de energia. Assim, pode-se afirmar que constitui padrão geográfico da biodiversidade em função da disponibilidade de energia: 

I. A diversidade e abundância da vida diminuem à medida que ocorre o afastamento em relação ao Equador sobre as superfícies continentais. 
II. A diversidade e a abundância de vida são elevadas nas zonas desérticas quentes, onde abunda energia solar. 
III. A diversidade e a abundância da vida possuem o mesmo padrão geográfico de distribuição nas superfícies continentais e oceânicas, em latitudes iguais. 

A afirmativa está correta em 

A) I apenas. 
B) II e III apenas. 
C) I e III apenas. 
D) I, II e III.

5- (Albert Einstein–2016) “A recuperação e manutenção das áreas próximas às nascentes e rios, bem como a ocupação disciplinada da terra e medidas de controle da erosão têm efeitos positivos na proteção dos recursos hídricos, tanto no volume quanto na qualidade da água presente no manancial.” 

DIBIESO, Eduardo. A fonte do conhecimento. São Paulo: Jornal da Unesp, n. 309, abr. 2015, p. 8.


Não basta apenas chover. Ações de proteção de recursos hídricos estocados em mananciais são de grande importância. A esse respeito é correto dizer que 

A) matas ciliares que protegem nossos rios e represas estão perdendo sua eficácia na proteção, pois com as constantes secas que nos atingem, elas estão desaparecendo. 
B) a principal forma de proteção dos recursos hídricos nos rios e nos mananciais é a recuperação e a manutenção, em dimensões adequadas, de matas ciliares. 
C) em vista da gravidade das crises hídricas, nossas leis ambientais têm se tornado mais rígidas, o que já gera efeitos positivos nas áreas de mananciais urbanos. 
D) o essencial em termos de recursos hídricos é a proteção das nascentes com a manutenção de florestas. Com isso garante-se a existência adequada de um rio.

6- (FUVEST-SP–2017) O desmatamento atual na Amazônia cresceu em relação a 2015. Metade da área devastada fica no estado do Pará, atingindo áreas privadas ou de posse, sendo ainda registrados focos em unidades de conservação, assentamentos de reforma agrária e terras indígenas. 

Imazon. Boletim do desmatamento da Amazônia Legal, 2016 (Adaptação). 

Tal situação coloca em risco o compromisso firmado pelo Brasil na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 21), ocorrida em 2015. O desmatamento na Amazônia tem raízes históricas ligadas a processos que ocorrem desde 1970. Com base nos dados e em seus conhecimentos, aponte a afirmação correta. 

A) O desmatamento, apesar de atingir áreas de unidades de conservação, que incluem florestas, parques nacionais e terras indígenas, viabiliza a ampliação do número de assentamentos da reforma agrária. 
B) As grandes obras privadas implantadas na Amazônia valorizam as terras, atraindo enorme contingente populacional, que por sua vez origina regiões metropolitanas que degradam a floresta. 
C) A grilagem de terras em regiões de grandes projetos de infraestrutura, a extração ilegal de madeira e a construção de rodovias estão entre as causas do desmatamento na Amazônia. 
D) A extração ilegal de madeira na Amazônia vem sendo monitorada por países estrangeiros devido às exigências na COP 21, pois eles são os maiores beneficiários dos acordos da Conferência. 
E) Os grandes projetos de infraestrutura causam degradação da floresta amazônica, com intensidade moderada e temporária, auxiliando a regularização fundiária.

7- (PUC Rio) 

2010 – Ano Internacional da Biodiversidade 

Em relação ao termo Biodiversidade é correto afirmar que 

A) se relaciona somente à fauna e à flora da zona tropical do planeta, pois nas regiões temperadas não há diversidade. 
B) abrange toda a variedade das formas de vida, espécies e ecossistemas em uma região ou em todo o planeta. 
C) é restringido às espécies uniformemente distribuídas por toda superfície da Terra, o que só ocorre com a fauna. 
D) não se relaciona aos fungos e micro-organismos do meio ambiente, limitando-se à fauna das zonas tropicais. 
E) refere-se à fauna, à flora e às pessoas que vivem em harmonia com o meio ambiente, como ameríndios e aborígenes. 

8- (UCS-RS) O homem transforma a natureza e causa impactos sobre o meio ambiente por provocar alterações na cadeia alimentar, erosão do solo, poluição do ar, do solo, da água, entre outros fenômenos. Analise as proposições a seguir sobre a relação do homem com a natureza. 

I. Os impactos ambientais que ocorrem em um ecossistema natural, principalmente a devastação das florestas tropicais, resultam, entre outras causas, da extração da madeira, de projetos agropecuários, da mineração e da propagação de fogo resultante de incêndios. 
II. A principal consequência do desmatamento é a destruição da biodiversidade, seguida de genocídio e etnocídio das nações indígenas, de erosão e empobrecimento dos solos, de enchentes e assoreamento dos rios, entre outras. 
III. A padronização dos cultivos (monocultura), como os cinturões (belts) do trigo (wheat belt) ou do milho, nos Estados Unidos, em grandes extensões de terra, leva ao equilíbrio nas cadeias alimentares preexistentes, evitando a proliferação de vários insetos e favorecendo o aparecimento de predadores naturais. 

Das proposições anteriores, pode-se afirmar que 

A) apenas I está correta. 
B) apenas I e II estão corretas. 
C) apenas I e III estão corretas.
D) apenas II e III estão corretas. 
E) I, II e III estão corretas.

9- (UFLA-MG) Uma definição bastante simples e aceita para o termo “ecossistema” é a de que se trata de uma estrutura espacial, na qual elementos combinam-se entre si de diferentes maneiras, e qualquer modificação neles implica na alteração do conjunto como um todo. Tendo por base a informação anterior, assinale a alternativa que não se enquadra como efeito de um desmatamento. 

A) Sua ocorrência modifica o ciclo hidrológico, o que diminui a quantidade de chuva e altera o clima local. 
B) Outro efeito possível está no deslocamento de animais e insetos para outros locais que, muitas vezes, não oferecem as condições de habitat necessárias. 
C) Um fenômeno pouco conhecido é a acidificação e destruição dos solos, que ocorre em função da neblina que atua como “veículo” de poluentes próprios de centros urbanos. 
D) A lixiviação do solo ocorre com a perda da cobertura vegetal, o que gera perda de fertilidade do solo, erosão e assoreamento de rios e lagos, o que gera, por sua vez, inundações.

10- (FGV) No Brasil há a presença de variados biomas e ecossistemas ricos em espécies animais, vegetais e micro-organismos. É o país com maior diversidade de anfíbios do mundo: 516 espécies. Possui 522 espécies de mamíferos, das quais 68 são endêmicas; 468 espécies de répteis, das quais 172 são endêmicas, e 1622 espécies de aves (uma em cada seis espécies de aves do mundo ocorre no Brasil). 

Conhecer para conservar: As Unidades de Conservação do Estado de São Paulo. Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. 1999, p. 66 (Adaptação). 

Essas informações sobre a biogeografia do território brasileiro permitem concluir: 

A) O Brasil é um país com grande diversidade biológica devido, antes de tudo, às políticas de conservação engendradas nos últimos 40 anos, com criação e consolidação de diversas unidades de conservação em todos os biomas de nosso território. 
B) O Brasil tem uma biodiversidade comprometida em razão da excessiva invasão de espécies exóticas, o que é demonstrado pelo baixo número de espécies endêmicas de mamíferos. Isso coloca em risco de extinção espécies nativas, o que diminui nossa biodiversidade. 
C) A biodiversidade de espécies animais no Brasil não corresponde à biodiversidade de espécies vegetais, essa, sim, muito ameaçada pelo desmatamento nas diversas regiões do país. Diferentemente, as políticas de proteção da fauna têm sido bem-sucedidas. 
D) A condição de elevada biodiversidade no Brasil só não é mais importante porque a maior parte do nosso espaço encontra-se na faixa intertropical, o que homogeneíza as coberturas vegetacionais, diminuindo o potencial de diversidade biológica. 
E) O Brasil é um país de megadiversidade biológica em parte graças à sua extensão, que abrange por volta de 40º de latitude e 40º de longitude, o que corresponde a condições ambientais múltiplas, fator importante na determinação da biodiversidade.

11- (UFPB) O debate sobre o novo Código Florestal no Congresso Nacional acirrou a discussão sobre a preservação do meio ambiente e sobre as Áreas de Preservação Permanentes. Em relação às Áreas de Preservação Permanentes, é correto afirmar: 

A) Toda a Floresta Amazônica é considerada Área de Preservação Permanente, tendo em vista seu elevado número de espécies vegetais e animais, muitas delas em risco de extinção. 
B) Qualquer vegetação que ocupe vertentes ou encostas, não importando o grau de declividade, é considerada Área de Preservação Permanente. 
C) Toda Floresta Tropical (Mata Atlântica) é considerada Área de Preservação Permanente, devido a seu estado de conservação elevado e à pouca interferência antrópica. 
D) Toda vegetação que se encontra às margens dos cursos-d’água, como as matas ciliares, é considerada Área de Preservação Permanente, tendo seus limites determinados pelas larguras dos rios. 
E) Qualquer tipo de Cerrado é considerado Área de Preservação Permanente, devido à sua grande devastação, provocada pelo avanço do agronegócio na região Centro-Oeste do Brasil.

12- (UERJ)


Programa piloto para a proteção das florestas tropicais do Brasil 
O Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil é uma iniciativa do governo através do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a comunidade internacional. Tem como finalidade o desenvolvimento de estratégias inovadoras para promover, simultaneamente, a proteção e o uso da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica, associadas a melhorias na qualidade de vida das populações locais. Um dos objetivos do programa é demonstrar a viabilidade da harmonização dos objetivos ambientais e econômicos nas florestas tropicais. 

Disponível em: <http://www.mma.gov.br> (Adaptação). 

A comparação entre os textos anteriores indica uma mudança na gestão do espaço amazônico. A concepção que movia o governo brasileiro em relação à Amazônia na década de 1970 e a que serve de base para as ações propostas pelo atual Ministério do Meio Ambiente estão, respectivamente, apresentadas em 

A) território estratégico – preservação dos ambientes rurais. 
B) região problema – desenvolvimento ecológico equilibrado. 
C) espaço da vida selvagem – proteção integral do ambiente. 
D) fronteira de recursos – crescimento econômico sustentável.

13- (FGV) Observe o mapa a seguir:


Com base no mapa e em seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar: 

A) Entre 2000 e 2010, como resultado da recuperação de áreas degradadas e de programas de reflorestamento, a extensão das florestas aumentou no continente asiático. 
B) Na América do Sul, devido à expansão das fronteiras agrícolas, o ritmo de devastação florestal se acelerou entre os intervalos 1900-2000 e 2000-2010. 
C) Entre 1990 e 2010, mais de 3 milhões de hectares de florestas foram recuperados ou cultivados no continente europeu. 
D) Em termos mundiais, a partir de 2000, observa-se aumento da perda líquida de florestas. 
E) A América do Norte e Central não apresentou ganhos ou perdas significativas em sua cobertura florestal entre 1990 e 2010, pois toda a sua cobertura florestal encontra-se protegida em Unidades de Conservação.

14- (Enem–2017) Trata-se da perda progressiva da produtividade de biomas inteiros, afetando parcelas muito expressivas dos domínios subúmidos e semiáridos em todas as regiões quentes do mundo. É nessas áreas, ecologicamente transicionais, que a pressão sobre a biomassa se faz sentir com muita força, devido à retirada da cobertura florestal, ao superpastoreio e às atividades mineradoras não controladas, desencadeando um quadro agudo de degradação ambiental, refletido pela incapacidade de suporte para o desenvolvimento de espécies vegetais, seja uma floresta natural ou plantações agrícolas. 

CONTI, J. B. A geografia física e as relações sociedade natureza no mundo tropical. In: CARLOS; A. F. A. (Org.). Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto 1999 (Adaptação).

O texto enfatiza uma consequência da relação conflituosa entre a sociedade humana e o ambiente que diz respeito ao processo de 

A) inversão térmica. 
B) poluição atmosférica. 
C) eutrofização da água. 
D) contaminação dos solos. 
E) desertificação de ecossistemas. 

15- (Enem–2016)

 Pesca industrial provoca destruição na África 
O súbito desaparecimento do bacalhau dos grandes cardumes da Terra Nova, no final do século XX – o que ninguém havia previsto –, teve o efeito de um eletrochoque planetário. Lançada pelos bascos no século XV, a pesca e depois a sobrepesca desse grande peixe de água fria levaram ao impensável. Ao Canadá o bacalhau nunca mais voltou. E o que ocorreu no Atlântico Norte está acontecendo em outros mares. Os maiores navios do mundo seguem agora em direção ao sul, até os limites da Antártida, para competir pelos estoques remanescentes. 

MORA. J. S. Disponível em: <www.diplomatique.com.br>. Acesso em: 14 jan. 2014. 

O problema exposto no texto jornalístico relaciona-se à 

A) insustentabilidade do modelo de produção e consumo. 
B) fragilidade ecológica de ecossistemas costeiros. 
C) inviabilidade comercial dos produtos marinhos. 
D) mudança natural nos oceanos e mares. 
E) vulnerabilidade social de áreas pobres.

16- (Enem–2016) O bioma Cerrado foi considerado recentemente um dos 25 hotspots de biodiversidade do mundo, segundo uma análise em escala mundial das regiões biogeográficas sobre áreas globais prioritárias para conservação. O conceito de hotspot foi criado tendo em vista a escassez de recursos direcionados para conservação, como objetivo de apresentar os chamados “pontos quentes”, ou seja, locais para os quais existe maior necessidade de direcionamento de esforços, buscando evitar a extinção de muitas espécies que estão altamente ameaçadas por ações antrópicas. 

PINTO, P. P.; DINIZ-FILHO, J. A. F. In: ALMEIDA, M. G. (Org.). Tantos cerrados: múltiplas abordagens sobre a biogeodiversidade e singularidade cultural. Goiânia: Vieira, 2005 (Adaptação). 

A necessidade desse tipo de ação na área mencionada tem como causa a 

A) intensificação da atividade turística. 
B) implantação de parques ecológicos. 
C) exploração dos recursos minerais. 
D) elevação do extrativismo vegetal. 
E) expansão da fronteira agrícola.

17- (Enem–2015) A questão ambiental, uma das principais pautas contemporâneas, possibilitou o surgimento de concepções políticas diversas, dentre as quais se destaca a preservação ambiental, que sugere uma ideia de intocabilidade da natureza e impede o seu aproveitamento econômico sob qualquer justificativa. 

PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (Adaptação). 

Considerando as atuais concepções políticas sobre a questão ambiental, a dinâmica caracterizada no texto quanto à proteção do meio ambiente está baseada na 

A) prática econômica sustentável. 
B) contenção de impactos ambientais. 
C) utilização progressiva dos recursos naturais. 
D) proibição permanente da exploração da natureza. 
E) definição de áreas prioritárias para a exploração econômica.

18- (Enem) Antes de o Sol começar a esquentar as terras da faixa ao sul do Saara conhecida como Sahel, duas dezenas de mulheres da aldeia de Widou, no norte do Senegal, regam a horta cujas frutas e verduras alimentam a população local. É um pequeno terreno que, visto do céu, forma uma mancha verde – um dos primeiros pedaços da “Grande Muralha Verde”, barreira vegetal que se estenderá por 7 000 km do Senegal ao Djibuti, e é parte de um plano conjunto de vinte países africanos. 

GIORGI, J. Muralha verde. Folha de S. Paulo. 20 maio 2013 (Adaptação). 

O projeto ambiental descrito proporciona a seguinte consequência regional imediata: 

A) Facilita as trocas comerciais. 
B) Soluciona os conflitos fundiários. 
C) Restringe a diversidade biológica. 
D) Fomenta a atividade de pastoreio. 
E) Evita a expansão da desertificação.

19- (Enem)


Analisando-se os dados do gráfico anterior, que remetem a critérios e objetivos no estabelecimento de unidades de conservação no Brasil, constata-se que 

A) o equilíbrio entre unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável já atingido garante a preservação presente e futura da Amazônia. 
B) as condições de aridez e a pequena diversidade biológica observadas na Caatinga explicam por que a área destinada à proteção integral desse bioma é menor que a dos demais biomas brasileiros. 
C) o Cerrado, a Mata Atlântica e o Pampa, biomas mais intensamente modificados pela ação humana, apresentam proporção maior de unidades de proteção integral que de unidades de uso sustentável. 
D) o estabelecimento de unidades de conservação deve ser incentivado para a preservação dos recursos hídricos e a manutenção da biodiversidade. 
E) a sustentabilidade do Pantanal é inatingível, razão pela qual não foram criadas unidades de uso sustentável nesse bioma.



GABARITO:
1- E
2- D
3- D
4- A
5- B
6- C
7- B
8- B
9- C
10- E
11- D
12- D
13- A
14- E
15- A
16- E
17- D
18- E
19- D

Nenhum comentário:

Postar um comentário