quarta-feira, 10 de maio de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA: NORTE

1- (UFSM-RS) Em 11 de dezembro de 2011, foi realizado, em todo o estado do Pará, um plebiscito para decidir se o território paraense se manteria homogêneo ou se seria dividido em três novos estados, criando os estados do Tapajós, Carajás e mantendo o estado do Pará, que diminuiria sua extensão territorial. O resultado final da consulta pública decidiu que o estado do Pará não seria dividido. Nesse sentido, caso fosse aprovada a divisão, é correto afirmar: 

I. A Floresta Amazônica passaria a receber um maior volume de recursos para sua conservação. 
II. O estado do Tapajós apresentaria o maior número de terras indígenas e áreas protegidas. 
III. Dentre os estados da Região Norte, Carajás apresentaria os maiores problemas ambientais decorrentes da mineração. 

Está(ão) correta(s) 

A) apenas I e II. 
B) apenas I. 
C) apenas II e III. 
D) apenas III. 
E) I, II e III. 

2- (USP) Leia com atenção: […] a Amazônia se destaca pela extraordinária continuidade de suas florestas, pela ordem de grandeza de sua principal rede hidrográfica e pelas sutis variações de seus ecossistemas, em nível regional e de altitude. Trata-se de um gigantesco domínio de terras baixas florestadas, disposto em anfiteatro […] 

AB’SABER, Aziz. Os domínios de natureza no Brasil. p. 65. 

Esse trecho se refere ao domínio morfoclimático amazônico. Considerando a classificação dominante (e atual) do relevo brasileiro, é correto dizer que 

A) a Amazônia é um imenso segmento territorial de planícies rebaixadas, produto de deposição de sedimentos. 
B) embora apresente terras baixas, a Amazônia é constituída de planaltos na sua maior extensão, e apenas alguns pontos são realmente planícies. 
C) há presença dominante de planícies, com pequenos segmentos de depressões nas margens dos maiores rios. 
D) planaltos, depressões e planícies, formações de origens diferentes, equivalem-se em extensão, e estão, mais ou menos, na mesma faixa de altitude. 
E) predominam as depressões, com a presença de planícies descontínuas no sul e ao longo da calha do Rio Amazonas, e uma formação planáltica ao norte.

3- (UFPR) Os estados amazônicos perseguem estratégias diversas para consolidar o povoamento e alcançar o desenvolvimento sustentável. Todos têm o ecoturismo como atividade básica, mas suas outras estratégias variam consideravelmente em função de seus contextos históricos, culturais e políticos, da sua localização geográfica e dos níveis em que foram afetados pelo recente processo de ocupação. 

BECKER, B. K. Por que não perderemos a soberania sobre a Amazônia? In: ALBUQUERQUE, E. S. (Org.). Que país é esse? Pensando o Brasil contemporâneo. São Paulo: Globo, 2005. p. 275. 

Com base no texto e nos conhecimentos de Geografia, assinale a alternativa correta. 

A) A fronteira agropecuária avança pelo Cerrado do Centro-Oeste e atinge a porção da Amazônia Legal, no norte do Mato Grosso e oeste do Maranhão, tornando a pecuária extensiva um vetor de desenvolvimento na porção oriental do Pará. 
B) As políticas de colonização executadas ao longo da rodovia Transamazônica produziram, no estado do Amazonas, um padrão de desenvolvimento apoiado na agricultura intensiva. 
C) Os avanços recentes da biotecnologia permitiram implantar em Rondônia um modelo econômico baseado na contiguidade das Florestas Tropicais. 
D) O insucesso da Zona Franca de Manaus demonstrou a vocação extrativista da Bacia Amazônica, redirecionando as políticas de incentivos para este último setor. 
E) A fronteira da pecuária extensiva vem se expandindo no estado do Mato Grosso porque o seu território não está incluído na legislação que delimita a Amazônia Legal.

4- (UCS-RS) Analise o mapa a seguir


Na década de 1960, foi criada a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), que redefiniu a Amazônia Brasileira. Além dessa redefinição territorial, ocorreu a renomeação da região (área hachurada no mapa anterior), que passou a se chamar 

A) Amazônia Internacional. 
B) Região Norte. 
C) Pacto Amazônico. 
D) Amazônia Legal. 
E) Floresta Amazônica. 

5- (UEA-AM) O Acre era, em 1971, o maior produtor de borracha no Brasil. A sua produção, no entanto, foi diminuindo sensivelmente nos anos seguintes, com graves consequências sociais, como o crescimento das periferias das cidades e o aprofundamento dos conflitos políticos. Esse conjunto de transformações econômicas e sociais deveu-se, sobretudo, 

A) à s mudan ça s climá ti ca s p rovo cada s pelo s desmatamentos, resultantes da exploração das seringueiras. 
B) ao início do plantio de mudas de seringueira e da produção da borracha em regiões do extremo-oriente. 
C) ao processo de rápido desenvolvimento da indústria pesada e automobilística na capital do estado. 
D) à criação de bancos de investimento e de financiamento das atividades extrativistas no sul do país. 
E) à estratégia governamental e aos interesses comerciais de madeireiros e grandes proprietários de terra. 

6- (UEPA–2015) Partindo-se da ideia de que existe “um Brasil que investe, outro que suga [...]” é correto afirmar acerca da (re)organização do espaço amazônico que 

A) o boom do agronegócio está transformando Porto Velho, capital de Rondônia, em um novo centro portuário, devido à expansão da soja, cuja produção será escoada pela hidrovia do Rio Madeira, sendo desnecessária a construção de novas rodovias nesse trecho. 
B) no Pará e no Amazonas, a expansão da soja ameaça a biodiversidade devido aos impactos ambientais, além de que os plantadores de soja, impulsionados pelo mercado, convertem as terras dos pequenos proprietários em áreas de cultivo mecanizado. 
C) no sul e leste da Amazônia, predominam a produção agrícola e a criação de gado em pequenas propriedades, criando situações de conflito entre a agricultura de larga escala e os posseiros, o que tem sido eliminado por políticas de desenvolvimento sustentável. 
D) o Pará e o leste do Amazonas contêm numerosos territórios indígenas e unidades de conservação, o que os torna uma região altamente consolidada e pouco impactada pela pressão provocada pela fronteira do agronegócio. 
E) a Amazônia Ocidental, até o momento, possui baixa taxa de desmatamento, garantindo o desenvolvimento das atividades e o direito de uso de terra aos diferentes grupos sociais, em respeito às características ecológicas e às necessidades da população local.

7- (ESPM-SP–2016) O mapa a seguir retrata o Projeto Calha Norte, instituído nos anos 1980. Sobre esse projeto é correto afirmar:


A) Trata-se de um plano territorial brasileiro de defesa na ocupação da faixa fronteiriça amazônica e se estende por um arco de aproximadamente 160 km de extensão. 
B) Surgido no contexto da Unasul, é um plano de integração entre os países da franja setentrional da América do Sul e que visa a um programa conjunto de defesa. 
C) É uma extensão do Mercosul que prioriza a faixa norte da América do Sul e que foi incrementada a partir da entrada da Venezuela e da Bolívia no bloco de integração sul-americano. 
D) É uma iniciativa dos governos estaduais da região Norte que visa a uma integração dessas unidades da federação com propósitos econômicos, ambientais e sociais. 
E) É uma iniciativa do Senado Federal encaminhada a partir de 2000 e que visa ser um complemento ao Projeto Sivan.

8- (Unicamp-SP–2017) Apesar da queda de preço que vêm sofrendo nos últimos anos, algumas commodities minerais continuam sendo importante fonte para a pauta de exportações do Brasil. Na figura a seguir, observamos vias de escoamento (os corredores de exportação) da Amazônia Oriental, partindo de três municípios paraenses: Oriximiná, Parauapebas e Ipixuna do Pará.


Identifique o produto extraído em cada um dos municípios e a via de escoamento correspondente: 

A) Cobre, corredor baixo Amazonas; bauxita, corredor Carajás; ferro, corredor do vale do Rio Capim. 
B) Bauxita, corredor baixo Amazonas; ferro, corredor Carajás; caulim, corredor do vale do Rio Capim. 
C) Carvão mineral, corredor Carajás-Tocantins; caulim, corredor do vale do Rio Capim; bauxita, corredor baixo Amazonas. 
D) Ferro, corredor Carajás; bauxita, corredor baixo Amazonas; cobre, corredor do vale do Rio Capim.

9- (UERJ–2016) No fim da década de 1960, sob a justificativa de evitar a internacionalização da Amazônia, os governos militares distribuíram terras e subsídios a quem se dispusesse a se embrenhar na floresta. Atualmente, 36% do gado bovino e 5% das plantações de soja do país encontram-se na região amazônica. Investir ali é um ótimo negócio. As terras custam até um décimo do valor no Sudeste. 

Disponível em: <planetasustentavel.abril.com.br> (Adaptação). 

Recentemente, a ocupação econômica da Amazônia vem passando por várias alterações, como a expansão do agronegócio, citada no texto. Um efeito negativo e outro positivo, ocasionados por essa expansão, estão respectivamente identificados em 

A) Desmatamento – geração de empregos. 
B) Assoreamento de rios – modernização de ferrovias. 
C) Destruição da fauna – renovação das fontes de energia. 
D) Poluição ambiental – redistribuição da propriedade fundiária. 

10- (UFRGS-RS) Leia o segmento a seguir. A floresta precisa ter valor em pé. Este era o mantra da geógrafa política Bertha Becker, que faleceu no último dia 13, sábado, aos 83 anos, deixando um legado de quase meio século de estudos sobre a Amazônia. Para Bertha, era preciso pensar o desenvolvimento da floresta, não apenas sua preservação; dar motivos para aqueles que enriquecem, ou simplesmente tiram seu sustento da mata, quererem preservá-la. 

Disponível em: <http://oglobo.globo.com/amanha/berthabecker-deixa-legado-sobre-desenvolvimento-da-amazoniaem-pe-9140213#ixzz2fH7OcZhU>. Acesso em: 18 set. 2013. 

Sobre o desenvolvimento econômico da Amazônia, assinale a alternativa correta. 

A) O potencial dos cursos fluviais nunca foi aproveitado como recurso energético, devido ao relevo extremamente plano da região. 
B) A inexistência de institutos de pesquisa na região comprometeu a exploração de seus recursos minerais. 
C) As atividades econômicas desenvolveram-se sem impactos significativos ao ambiente, uma vez que a floresta Amazônica ainda é bastante extensa, cobrindo pouco menos que a metade do território brasileiro. 
D) A integração da Amazônia à economia nacional baseou-se nas atividades agrícolas e minerais que promoveram o desenvolvimento sustentável da região. 
E) A Amazônia tem uma contribuição significativa nas atividades de extração e transformação mineral, porém essas atividades têm desterritorializado as populações tradicionais e degradado o ambiente. 

11- (UERJ) O assassinato do líder seringueiro Chico Mendes, em 1988, deu expressão internacional à pequena cidade de Xapuri, no Acre, e voltou o olhar do mundo para milhares de cidadãos que fazem da extração do látex seu sustentoe do Vale Amazônico sua morada. O que poucos sabem é que esse foi apenas mais um capítulo da saga da borracha. Durante a Segunda Guerra Mundial, um exército de retirantes foi mobilizado com pulso firme, propaganda forte e promessas delirantes para deslocar-se rumo à Amazônia e cumprir uma agenda do Estado Novo. Ao fim do conflito, em 1945, os migrantes que sobreviveram às durezas da selva foram esquecidos no Eldorado. Passadas décadas, os soldados da borracha hoje lutam para receber pensão equivalente à dos ex-pracinhas. 

Disponível em: <revistaepoca.globo.com>. Acesso em: 18 abr. 2011.

A extração de recursos naturais da Floresta Amazônica, como o látex, ainda hoje se insere em um contexto de problemas sociais, relacionados principalmente ao seguinte fator: 

A) Escassez de mão de obra qualificada. 
B) Precariedade das condições de trabalho. 
C) Insuficiência dos sistemas de transporte. 
D) Insalubridade da infraestrutura habitacional.

12- (Enem–2018) Uma pesquisa realizada por Carolina Levis, especialista em ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, e publicada na revista Science, demonstra que as espécies vegetais domesticadas pelas civilizações pré-colombianas são as mais dominantes. A domesticação de plantas na floresta começou há mais de 8 000 anos. Primeiro eram selecionadas as plantas com características que poderiam ser úteis ao homem e em um segundo momento era feita a propagação dessas espécies. Começaram a cultivá-las em pátios e jardins, por meio de um processo quase intuitivo de seleção. 

OLIVEIRA, J. Indígenas foram os primeiros a alterar o ecossistema da Amazônia. Disponível em: <https://brasil.elpais.com>. Acesso em: 11 dez. 2017 (Adaptação).

O texto apresenta um novo olhar sobre a configuração da Floresta Amazônica por romper com a ideia de 

A) primazia de saberes locais. 
B) ausência de ação antrópica. 
C) insuficiência de recursos naturais. 
D) necessidade de manejo ambiental. 
E) predominância de práticas agropecuárias.

13- (Enem–2016)


Relacionando as informações do mapa com o processo de ocupação brasileiro, as áreas de maior precariedade estão associadas 

A) ao fenômeno da marcha para o oeste. 
B) à divergência de poderes políticos locais. 
C) ao processo de ocupação imigratória tardia. 
D) à presença de espaços de baixo potencial produtivo. 
E) a baixos investimentos públicos em equipamentos urbanos. 

14- (Enem) Nos últimos decênios, o território conhece grandes mudanças em função de acréscimos técnicos que renovam a sua materialidade, como resultado e condição, ao mesmo tempo, dos processos econômicos e sociais em curso. 

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2004 (Adaptação). 

A partir da última década, verifica-se a ocorrência no Brasil de alterações significativas no território, ocasionando impactos sociais, culturais e econômicos sobre comunidades locais, e com maior intensidade, na Amazônia Legal, com a 

A) reforma e ampliação de aeroportos nas capitais dos estados. 
B) ampliação de estádios de futebol para a realização de eventos esportivos. 
C) construção de usinas hidrelétricas sobre os rios Tocantins, Xingu e Madeira. 
D) instalação de cabos para a formação de uma rede informatizada de comunicação. 
E) formação de uma infraestrutura de torres que permitem a comunicação móvel na região. 

15- (Enem) A moderna “conquista da Amazônia” inverteu o eixo geográfico da colonização da região. Desde a época colonial até meados do século XIX, as correntes principais de população movimentaram-se no sentido Leste-Oeste, estabelecendo uma ocupação linear articulada. Nas últimas décadas, os fluxos migratórios passaram a se verificar no sentido Sul-Norte, conectando o Centro-Sul à Amazônia. 

OLIC, N. B. Ocupação da Amazônia, uma epopeia inacabada. Jornal Mundo, ano 16, n. 4, ago. 2008 (Adaptação). 

O primeiro eixo geográfico de ocupação das terras amazônicas demonstra um padrão relacionado à criação de 

A) núcleos urbanos em áreas litorâneas. 
B) centros agrícolas modernos no interior. 
C) vias férreas entre espaços de mineração. 
D) faixas de povoamento ao longo das estradas. 
E) povoados interligados próximos a grandes rios.

16- (Enem) As mulheres quebradeiras de coco-babaçu dos estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, na sua grande maioria, vivem em uma situação de exclusão e subalternidade. O termo quebradeira de coco assume o caráter de identidade coletiva na medida em que as mulheres que sobrevivem dessa atividade e reconhecem sua posição e condição desvalorizada pela lógica da dominação se organizam em movimentos de resistência e de luta pela conquista da terra, pela libertação dos babaçuais, pela autonomia do processo produtivo. Passam a atribuir significados ao seu trabalho e as suas experiências, tendo como principal referência sua condição preexistente de acesso e uso dos recursos naturais. 

ROCHA, M. R. T. A luta das mulheres quebradeiras de coco babaçu, pela libertação do coco preso e pela posse da terra. In: Anais do VII Congresso Latino-Americano de Sociologia Rural. Quito, 2006 (Adaptação). 

A organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante da 

A) constante violência nos babaçuais na confluência de terras maranhenses, piauienses, paraenses e tocantinenses, região com elevado índice de homicídios. 
B) falta de identidade coletiva das trabalhadoras, migrantes das cidades e com pouco vínculo histórico com as áreas rurais do interior do Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí. 
C) escassez de água nas regiões de veredas, ambientes naturais dos babaçus, causada pela construção de açudes particulares, impedindo o amplo acesso público aos recursos hídricos. 
D) progressiva devastação das matas dos cocais, em função do avanço da sojicultura nos chapadões do meio-norte brasileiro. 
E) dificuldade imposta pelos fazendeiros e posseiros no acesso aos babaçuais localizados no interior de suas propriedades. 

17- (Enem) Desde o início da colonização, a Amazônia brasileira tem sido alvo de ação sistemática de extração de riquezas, que se configurou em diferentes modos de produção e de organização social e política [...]. Se a Amazônia dos rios foi o padrão que marcou mais de quatro séculos de ocupação europeia, a coisa começa a mudar de figura nas três últimas décadas do século XX. 

SAYAGO, D.; TOURRAND, J. F.; BURSZTYN, M. (Org.). Amazônia: cenas e cenários. Brasília: UnB, 2004. 

Entre as transformações ocorridas na Amazônia brasileira, nas três últimas décadas, destaca-se 

A) a estatização das empresas privadas como garantia do monopólio da exploração dos recursos minerais pelo poder público. 
B) o interesse geopolítico de controle da fronteira, o que representou maior integração da região com o restante do país, por meio da presença militar. 
C) a reorganização do espaço agrário em minifúndios, valorizando-se o desenvolvimento da agricultura familiar e o desenvolvimento das cidades. 
D) a modernização tecnológica do modo de produção agrícola para o aumento da produção da borracha e escoamento da produção pelas estradas. 
E) a implantação de zona franca nas fronteiras internacionais, a exemplo da Guiana Francesa e Venezuela.



GABARITO:
1- C
2- E
3- A
4- D
5- E
6- B
7- A
8- B
9- A
10- E
11- B
12- B
13- E
14- C
15- E
16- E
17- B

Nenhum comentário:

Postar um comentário