sábado, 6 de maio de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE RECURSOS ENERGÉTICOS

1- (ESPM-SP–2018) Em relação às fontes e produção energética a afirmativa correta é: 

A) A usina hidrelétrica é uma fonte primária, renovável, limpa e indicada em regiões de relevo suave. 
B) Os raios solares são uma fonte secundária, limpa, porém finita e não renovável. 
C) A energia eólica é uma fonte não renovável, apesar de limpa. 
D) As usinas termelétricas utilizam-se de matéria-prima renovável e limpa. 
E) Biomassa é toda matéria orgânica que pode ser convertida em energia. 

2- (UERJ–2016) As usinas geotérmicas são uma forma alternativa de geração de energia elétrica por utilizarem as elevadas temperaturas do próprio subsolo em algumas regiões. Considere as informações do esquema e do mapa a seguir: 


O país cuja localização espacial proporciona condições ideais para amplo aproveitamento da energia geotérmica é: 

A) Islândia 
B) Nigéria 
C) Uruguai 
D) Austrália

3- (Unifor-CE) Fontes de energia são fundamentais para o funcionamento da sociedade. Em função de alterações climáticas, existe um debate amplo relacionado à diversificação da matriz energética e à adoção de fontes de energia renováveis. Com relação a esse tema, marque a alternativa a seguir que não é coerente com os debates atuais. 

A) Apesar de a utilização de biocombustíveis oferecer vantagens por ser uma fonte de energia renovável e emitir menos gases poluentes durante a combustão, diversos especialistas defendem que a produção em larga escala pode ter efeitos negativos sobre a produção de alimentos. 
B) Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais. 
C) As principais barreiras à opção pela produção de energia nuclear dizem respeito à segurança, à disposição dos rejeitos radioativos e à proliferação de armas nucleares, além dos custos de construção e manutenção das usinas nucleares. 
D) A ausência de tecnologia no setor é apontada como a grande barreira para a substituição de derivados do petróleo como uma das principais fontes de energia empregadas. 
E) Segurança energética significa ter energia suficiente para atender às necessidades de uma população de forma confiável e ininterrupta, a um preço razoável.

4- (FGV-RJ) O gráfico a seguir revela as mudanças ocorridas na matriz energética mundial entre 1973 e 2006. Observe-o. 


Sobre as causas e as consequências dessas mudanças, assinale a alternativa correta. 

A) O aumento da participação do carvão resultou do esforço de substituição do petróleo por alternativas menos poluentes. 
B) O recuo da biomassa resultou da crise do setor de biocombustível, que afetou sobretudo o Brasil e os Estados Unidos. 
C) A queda da participação da energia hidráulica na matriz energética global reflete a escassez de novos investimentos na geração dessa forma de energia, cujo potencial já está praticamente esgotado em todas as regiões do mundo. 
D) Apesar do aumento significativo na matriz energética global, a geração de energia nuclear permanece fortemente concentrada nos países desenvolvidos. 
E) O aumento da participação do gás natural reflete o aumento da proporção da energia global consumida pela China, detentora das maiores reservas mundiais desse combustível.

5- (UFSCar-SP) O gráfico compara as diferentes matrizes de oferta de energia no Brasil, nos países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e no mundo. Analise-o e, em seguida, considere as quatro afirmações seguintes.


I. A participação das fontes de energia renováveis representa cerca de pouco mais de 12% no mundo. Já no Brasil, elas representam pouco menos que a metade da oferta de energia. 
II. Parte considerável da biomassa consumida no Brasil destina-se ao setor de transportes. Esse consumo deve ser ampliado nos próximos anos, com a substituição de parte do diesel proveniente do petróleo por biocombustíveis. 
III. A queima do petróleo e do carvão mineral apresenta menores emissões de gases estufa do que a queima de biomassa e gás natural, demonstrando que os países da OCDE estão mais próximos de cumprir as metas do Protocolo de Kyoto.
IV. Há um forte desequilíbrio no consumo de energia, visto que os 30 países membros da OCDE, considerados ricos, consomem quase metade dos recursos energéticos mundiais. 

A análise do gráfico e seus conhecimentos sobre o tema permitem afirmar que estão corretas as afirmações 

A) I, II, III e IV. 
B) I, II e III, apenas. 
C) I, II e IV, apenas. 
D) I e III, apenas. 
E) II e IV, apenas

6- (FUVEST-SP) O gráfico a seguir exibe a distribuição percentual do consumo de energia mundial por tipo de fonte.


Com base no gráfico e em seus conhecimentos, identifique, na escala mundial, a afirmação correta. 

A) A queda no consumo de petróleo, após a década de 1970, é devida à acentuada diminuição de sua utilização no setor aeroviário e, também, à sua substituição pela energia das marés. 
B) O aumento relativo do consumo de carvão mineral, a partir da década de 2000, está relacionado ao fato de China e Índia estarem entre os grandes produtores e consumidores de carvão mineral, produto que esses países utilizam em sua crescente industrialização. 
C) A participação da hidreletricidade se manteve constante, em todo o período, em função da regulamentação ambiental proposta pela ONU, que proíbe a implantação de novas usinas. 
D) O aumento da participação das fontes renováveis de energia, após a década de 1980, explica-se pelo crescente aproveitamento de energia solar, proposto nos planos governamentais, em países desenvolvidos de alta latitude. 
E) O aumento do consumo do gás natural, ao longo de todo o período coberto pelo gráfico, é explicado por sua utilização crescente nos meios de transporte, conforme estabelecido no Protocolo de Cartagena.

7- (UERJ) A partir de 2007, quando se anunciou a descoberta de grandes reservas do chamado “pré-sal”, o governo brasileiro passou a defender novas regras para a exploração de petróleo no país. O pré-sal corresponde à camada de rocha que contém petróleo e que está localizada abaixo de uma espessa camada de sal. A Petrobras estima que, no pré-sal brasileiro, haja reservas em torno de 70 bilhões a 100 bilhões de barris de petróleo. Em agosto de 2009, o ex-presidente Lula apresentou projetos para mudanças no setor petrolífero, sendo um deles a redistribuição dos royalties. No ano de 2011, por exemplo, os royalties somaram R$ 25,6 bilhões. 

Disponível em: <www.bbc.co.uk>. Acesso em: dez. 2012 (Adaptação). 

A disputa pela redistribuição dos royalties do petróleo entre estados e municípios brasileiros se acirrou no final de 2012, em função de novas regras para o setor votadas no Congresso Nacional. Essa disputa decorre diretamente da característica político-econômica do país indicada em: 

A) Controle da União sobre a regulação do acesso às riquezas hidrominerais. 
B) Dependência de capitais estrangeiros no fornecimento de matérias-primas. 
C) Monopólio da legislação federal sobre os insumos para a indústria de base. 
D) Adequação dos padrões tecnológicos na preservação dos recursos ambientais.

8- (FGV-SP) Analise a evolução da matriz energética brasileira (1970 e 2005) e assinale a alternativa correta.


A) Ao diversificar-se, entre 1970 e 2005, a matriz energética tornou-se mais renovável. 
B) A diminuição do uso de biomassa primária (lenha e carvão vegetal) pode indicar modernização da matriz energética e melhoria das condições de vida da população rural. 
C) A diminuição de 16% para 15% da participação da energia hidráulica indica o esgotamento da capacidade hidrelétrica dos rios brasileiros. 
D) O aumento de apenas 6% na participação do petróleo é reflexo de um fraco crescimento econômico no período em questão. 
E) A diversificação da matriz é resultado do risco de esgotamento das fontes tradicionais de energia.

9- (FGV-RJ–2016) Os principais efeitos adversos associados à produção de energia nuclear têm sido motivo de acirrados debates, pois o número de reatores em operação tende a aumentar e, junto com eles, os riscos e a possibilidade de desastres ambientais. Sobre as implicações ambientais do uso de energia nuclear, analise as afirmações a seguir. 

I. A produção de energia a partir de um reator nuclear pode ser considerada “limpa”, uma vez que o processo de geração não lança na atmosfera produtos capazes de provocar impactos ambientais. 
II. A destinação dos rejeitos radioativos, que devem ser isolados de maneira segura para não contaminar os recursos hídricos, é o principal problema ambiental criado pela geração de energia nuclear. 
III. Os impactos ambientais decorrentes de um acidente em uma usina nuclear não estão restritos à área de ocorrência, porque as partículas radioativas podem ser levadas a grande distância pela circulação atmosférica. 

Está correto o que se afirma em 

A) II, apenas. 
B) II e III, apenas. 
C) I, II e III. 
D) III, apenas. 
E) I, apenas.

10- (UFPB) Os recursos energéticos utilizados atualmente podem ser classificados de várias formas, sendo usual a distinção baseada na possibilidade de renovação desses recursos (renováveis e não renováveis), numa escala de tempo compatível com a expectativa de vida do ser humano. Considerando o exposto e o conhecimento sobre o tema abordado, é correto afirmar: 

A) O petróleo é uma fonte de energia renovável, pois novas descobertas, a exemplo do petróleo extraído do pré-sal, comprovam que é um recurso permanente e inesgotável. 
B) O carvão mineral é uma fonte de energia renovável, pois a utilização de lenha para sua produção pode ser suprida através de projetos de reflorestamento. 
C) O gás natural é uma fonte de energia renovável, pois é produzido concomitantemente ao petróleo, através de processos geológicos de duração reduzida, semelhantes à escala de tempo humana. 
D) A biomassa é uma fonte de energia renovável, pois é produzida a partir do refino do petróleo, que é um recurso não renovável, mas pode ser reciclado. 
E) A energia eólica é uma fonte de energia renovável, pois é produzida a partir do movimento do ar, o que a torna inesgotável.

11- (Albert Einstein-SP–2019) 

O século 19 ainda move o Brasil 
O Brasil parou alguns dias em 2018 por causa de uma greve de caminhoneiros, demonstrando que o país do futuro é movido a passado. Enquanto os veículos elétricos começam a tomar as ruas do mundo, o governo brasileiro oferece subsídios para a indústria dos combustíveis fósseis. Mesmo em se tratando de eletricidade, estamos atrelados ao século 19: a primeira hidrelétrica brasileira foi inaugurada em 1889. Temos sol e vento de sobra, mas preferimos barrar nossos rios. 

Disponível em: <www.umagotanooceano.org>. (Adaptação). 

Caracteriza uma estratégia para contornar o problema logístico mencionado no excerto 

A) o aperfeiçoamento do transporte de cabotagem e da segurança nacional. 
B) o investimento em energia primária e na importação de biomassa. 
C) a privatização das ferrovias e dos terminais multimodais. 
D) a diversificação da matriz energética e do sistema de transporte. 
E) a implementação de fontes de energia secundária e de novas rodovias.

12- (USP) Observe o gráfico a seguir.


Com base nos seus conhecimentos e no gráfico, assinale a alternativa correta. 

A) A maior parte da oferta de energia no Brasil é proveniente de fontes renováveis, com reduzida participação dos combustíveis fósseis. 
B) A participação dos combustíveis provenientes de fontes renováveis é mais expressiva no restante do mundo do que no Brasil. 
C) A participação das fontes renováveis é majoritária mundialmente, com destaque para a biomassa e a hidreletricidade. 
D) A participação do carvão mineral na oferta interna de energia do Brasil é maior do que no restante do mundo. 
E) Os combustíveis fósseis representam mais de 50% da oferta de energia, tanto no Brasil quanto no mundo.

13- (Enem–2017)


Comparando os dados das hidrelétricas, uma característica territorial positiva de Belo Monte é o(a) 

A) reduzido espaço relativo inundado. 
B) acentuado desnível do relevo local. 
C) elevado índice de urbanização regional. 
D) presença dos grandes parques industriais. 
E) proximidade de fronteiras internacionais estratégicas.

14- (Enem–2015)


A distribuição do consumo de energia elétrica per capita, verificada no cartograma, é resultado da 

A) extensão territorial dos Estados-nação. 
B) diversificação da matriz energética local. 
C) capacidade de integração política regional. 
D) proximidade com áreas de produção de petróleo. 
E) instalação de infraestrutura para atender à demanda

15- (Enem)


A imagem indica pontos com ativo uso de tecnologia correspondentes a que processo de intervenção no espaço? 

A) Expansão das áreas agricultáveis, com uso intensivo de maquinário e insumos agrícolas. 
B) Recuperação de águas eutrofizadas em decorrência da contaminação por esgoto doméstico. 
C) Ampliação da capacidade de geração de energia, com alteração do ecossistema local. 
D) Impermeabilização do solo pela construção civil nas áreas de expansão urbana. 
E) Criação recente de grandes parques industriais de mediano potencial poluidor.

16- (Enem) Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes. 

MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mi na Bahia. Folha de S. Paulo, 02 dez. 2012. 

A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro: 

A) Redução da utilização elétrica. 
B) Ampliação do uso bioenergético. 
C) Expansão das fontes renováveis. 
D) Contenção da demanda urbano-industrial. 
E) Intensificação da dependência geotérmica.

17- (Enem) A Usina Hidrelétrica de Belo Monte será construída no Rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina. 

BACOCCINA, D.; QUEIROZ. G.; BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão. IstoÉ Dinheiro. Ano 13, n. 655. 28 abr. 2010 (Adaptação). 

Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados 

A) ao potencial hidrelétrico dos rios no Norte e Nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. 
B) à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental. 
C) à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras. 
D) ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras. 
E) ao aproveitamento da mão de obra especializada disponível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país. 

18- (Enem) O potencial brasileiro para gerar energia a partir da biomassa não se limita a uma ampliação do Proálcool. O país pode substituir o óleo diesel de petróleo por grande variedade de óleos vegetais e explorar a alta produtividade das florestas tropicais plantadas. Além da produção de celulose, a utilização da biomassa permite a geração de energia elétrica por meio de termelétricas a lenha, carvão vegetal ou gás de madeira, com elevado rendimento e baixo custo. Cerca de 30% do território brasileiro é constituído por terras impróprias para a agricultura, mas aptas à exploração florestal. A utilização de metade dessa área, ou seja, de 120 milhões de hectares, para a formação de florestas energéticas, permitiria produção sustentada do equivalente a cerca de 5 bilhões de barris de petróleo por ano, mais que o dobro do que produz a Arábia Saudita atualmente. 

VIDAL, José Walter Bautista. Desafios Internacionais para o século XXI. Seminário da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, ago. 2002 (Adaptação). 

Para o Brasil, as vantagens da produção de energia a partir da biomassa incluem 

A) implantação de florestas energéticas em todas as regiões brasileiras com igual custo ambiental e econômico. 
B) substituição integral, por biodiesel, de todos os combustíveis fósseis derivados do petróleo. 
C) formação de florestas energéticas em terras impróprias para a agricultura. 
D) importação de biodiesel de países tropicais, em que a produtividade das florestas seja mais alta. 
E) regeneração das florestas nativas em biomas modificados pelo homem, como o Cerrado e a Mata Atlântica. 

19- (Enem) Um dos insumos energéticos que volta a ser considerado como opção para o fornecimento de petróleo é o aproveitamento das reservas de folhetos pirobetuminosos, mais conhecidos como xistos pirobetuminosos. As ações iniciais para a exploração de xistos pirobetuminosos são anteriores à exploração de petróleo, porém as dificuldades inerentes aos diversos processos, notadamente os altos custos de mineração e de recuperação de solos minerados, contribuíram para impedir que essa atividade se expandisse. O Brasil detém a segunda maior reserva mundial de xisto. O xisto é mais leve que os óleos derivados de petróleo, seu uso não implica investimento na troca de equipamentos e ainda reduz a emissão de particulados pesados, que causam fumaça e fuligem. Por ser fluido em temperatura ambiente, é mais facilmente manuseado e armazenado. 

Disponível em: <www.petrobras.com.br> (Adaptação). 

A substituição de alguns óleos derivados de petróleo pelo óleo derivado do xisto pode ser conveniente por motivos 

A) ambientais: a exploração do xisto ocasiona pouca interferência no solo e no subsolo. 
B) técnicos: a fluidez do xisto facilita o processo de produção de óleo, embora seu uso demande troca de equipamentos. 
C) econômicos: é baixo o custo da mineração e da produção de xisto. 
D) políticos: a importação de xisto, para atender o mercado interno, ampliará alianças com outros países. 
E) estratégicos: a entrada do xisto no mercado é oportuna diante da possibilidade de aumento dos preços do petróleo. 

20- (Enem) Nos últimos meses, o preço do petróleo tem alcançado recordes históricos. Por isso, a procura de fontes energéticas alternativas se faz necessária. Para os especialistas, uma das mais interessantes é o gás natural, pois ele apresentaria uma série de vantagens em relação a outras opções energéticas.

A tabela compara a distribuição das reservas de petróleo e de gás natural no mundo, e a figura, a emissão de monóxido de carbono entre vários tipos de fontes energéticas.


A partir da análise da tabela e da figura, são feitas as seguintes afirmativas: 

I. Enquanto as reservas mundiais de petróleo estão concentradas geograficamente, as reservas mundiais de gás natural são mais distribuídas ao redor do mundo garantindo um mercado competitivo, menos dependente de crises internacionais e políticas. 
II. A emissão de dióxido de carbono (CO2) para o gás natural é a mais baixa entre os diversos combustíveis analisados, o que é importante, uma vez que esse gás é um dos principais responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. 

Com relação a essas afirmativas pode-se dizer que 

A) a primeira está incorreta, pois novas reservas de petróleo serão descobertas futuramente. 
B) a segunda está incorreta, pois o dióxido de carbono (CO2) apresenta pouca importância no agravamento do efeito estufa. 
C) ambas são análises corretas, mostrando que o gás natural é uma importante alternativa energética. 
D) ambas não procedem para o Brasil, que já é praticamente autossuficiente em petróleo e não contribui para o agravamento do efeito estufa. 
E) nenhuma delas mostra vantagem do uso de gás natural sobre o petróleo.

21- (Enem) O diagrama a seguir representa a energia solar que atinge a Terra e sua utilização na geração de eletricidade. A energia solar é responsável pela manutenção do ciclo da água, pela movimentação do ar, e pelo ciclo do carbono que ocorre através da fotossíntese dos vegetais, da decomposição e da respiração dos seres vivos, além da formação de combustíveis fósseis.


No diagrama estão representadas as duas modalidades mais comuns de usinas elétricas, as hidroelétricas e as termoelétricas. No Brasil, a construção de usinas hidroelétricas deve ser incentivada porque essas 

I. utilizam fontes renováveis, o que não ocorre com as termoelétricas, que utilizam fontes que necessitam de bilhões de anos para serem reabastecidas. 
II. apresentam impacto ambiental nulo, pelo represamento das águas no curso normal dos rios. 
III. aumentam o índice pluviométrico da região de seca do Nordeste, pelo represamento de águas. 

Das três afirmações, somente 

A) I está correta. 
B) II está correta. 
C) III está correta. 
D) I e II estão corretas. 
E) II e III estão corretas.



GABARITO:
1- E
2- A
3- D
4- D
5- C
6- B
7- A
8- B
9- C
10- E
11- D
12- E
13- A
14- E
15- C
16- C
17- B
18- C
19-E
20- C
21- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário