quarta-feira, 17 de maio de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE FOCOS DE TENSÃO: EUROPA II

1- (UERJ) 

Belfast em revolta por causa de uma bandeira 
Domingo, pela quarta noite consecutiva, grupos insatisfeitos atiraram pedras e garrafas contra a polícia e incendiaram carros na zona leste de Belfast, na Irlanda do Norte. Nesse dia, os vereadores da cidade haviam decidido que a bandeira britânica deixaria de ser hasteada todos os dias no edifício da câmara. A proposta inicial pretendia retirar em definitivo da prefeitura a bandeira do Reino Unido, símbolo, para uns, da ocupação britânica; sinal, para outros, do pertencimento à Coroa. Mas o partido da Aliança negociou um consenso, prevendo que a bandeira seja hasteada 17 dias por ano. 

O PÚBLICO. 08 jan. 2013 (Adaptação). 

A Irlanda do Norte vem construindo um delicado processo de paz nos últimos quinze anos, após décadas de conflitos internos envolvendo as relações com o Reino Unido. O episódio relatado na reportagem remete a um aspecto essencial desses conflitos. Esse aspecto está relacionado à existência de 

A) grupos étnicos rivais. 
B) segmentos sociais elitizados. 
C) sistemas religiosos antagônicos. 
D) identidades nacionais divergentes. 

2- (PUC RS) Responda ao exercício com base no mapa e nas afirmativas. 


I. Esse mapa, que representa o Reino Unido, é formado por países capitalistas monárquicos e pela Inglaterra, que é um país presidencialista. 
II. A área representada pelo número 2 é a Irlanda do Norte e a representada pelo número 5 é o País de Gales. 
III. A capital do país de número 3 é Londres, e a do país de número 1 é Copenhague.
IV. O país 4, embora faça parte da União Europeia, ainda não adotou o euro como sua moeda. 

Com base no mapa e nas afirmativas, conclui-se que somente estão corretas 

A) I e II. 
B) I, II e III. 
C) I e IV. 
D) II e IV. 
E) III e IV. 

3- (Mackenzie-SP) Inimigos históricos na região, católicos e protestantes formarão gabinete conjunto a partir de maio de 2007. 

FOLHA DE S.PAULO. 

Os conflitos que mataram milhares de pessoas na Irlanda do Norte, com raízes políticas e religiosas que remontam ao século XII e, particularmente, acirrados nas três últimas décadas do século XX, devem-se a 

A) uma minoria católica da Irlanda do Norte, que é a favor da anexação à Irlanda, com o respaldo do IRA (Exército Republicano Irlandês). 
B) maioria católica da Irlanda do Norte, que é a favor da anexação à Irlanda, com o apoio do IRA. 
C) minoria católica da Irlanda do Norte, que é a favor de sua total independência, com o apoio do gabinete do Reino Unido. 
D) minoria protestante da Irlanda, que é a favor da ocupação e da recuperação do território da Irlanda do Norte. 
E) minoria católica do Reino Unido, que luta junto com o IRA para a total independência da Irlanda do Norte em relação à Irlanda. 

4- (UCS-RS) O mundo está repleto de pequenos conflitos, os quais têm sido responsáveis por muitas mortes, miséria e instabilidade política e econômica dos países. Muitos desses conflitos acabam por dar origem a movimentos altamente organizados. Leia o trecho a seguir. Conflito situado entre a França e a Espanha, visando à separação territorial. Tem suas ações acentuadas desde o fim da Ditadura de Franco. ETA (Euzkadi Ta Azkatasuna) é a sigla do grupo organizado que luta por essa causa, com ações armadas e violentas: O conflito anteriormente descrito refere-se à questão 

A) da Chechênia. 
B) irlandesa. 
C) zapatista. 
D) dos Bálcãs. 
E) basca.

5- (ESPM-SP–2015) Observe o mapa a seguir


Em novembro de 2014 está previsto um referendo na região assinalada que irá encaminhar 

A) a possibilidade de independência da Catalunha, antigo sonho dos habitantes dessa região espanhola. 
B) a autonomia do povo basco que se sente alijado da participação política no país. 
C) a deposição das armas do IRA que anunciou recentemente a renúncia à luta armada depois de mais de um século de resistência. 
D) a retirada da Espanha da União Europeia após uma década de grave crise econômica que elevou sobremaneira a taxa de desemprego no país. 
E) a nacionalização do estreito de Gibraltar, antiga rixa entre espanhóis e britânicos pelo controle da es tra tégica passagem en tre o Atlân tico e o Mediterrâneo.

6- (ESPM-SP) Observe as palavras de Gerry Adams e o mapa a seguir: Todas as unidades do IRA receberam ordens de depor as armas. Todos os voluntários foram instruídos a assistir aos desenvolvimentos dos programas puramente políticos e democráticos por meios exclusivamente pacíficos. Os voluntários não devem se engajar em nenhuma outra atividade de qualquer tipo. A liderança do IRA também autorizou nosso representante [...] para completar o processo para depor suas armas de forma confiável de modo a aumentar a confiança pública e para concluir esse processo o mais rápido possível. 

Planeta Porto Alegre, 2005.


Sobre o assunto em questão, está correto afirmar: 

A) O IRA, mencionado no texto, é um grupo protestante extremista que defende a soberania britânica sobre a ilha da Irlanda. 
B) A questão irlandesa envolve um conflito religioso entre cristãos e muçulmanos sobre a soberania da ilha. 
C) O Eire reivindica a porção norte da Irlanda para juntar-se ao seu Reino. 
D) Gerry Adams lidera um partido que defende a unificação da Irlanda sob um regime republicano. 
E) A deposição de armas do grupo protestante do IRA abriu um novo capítulo que permite, a partir de agora, a unificação da ilha. 

7- (UFAM–2015) A figura a seguir retrata a capital da Irlanda do Norte, Belfast, que é cortada por um grande muro. 


Essa muralha chamada de “linha de paz”, que em alguns trechos chega a ter 15 metros de altura, foi construída com o objetivo de 

A) impedir a entrada de estrangeiros ilegais na Irlanda do Norte. 
B) marcar a divisão que ocorreu no mundo depois da Segunda Guerra Mundial. 
C) impedir a prática de atentados terroristas do grupo separatista ETA, que reivindicam a criação de um país independente na região do Eire. 
D) conter o movimento pela independência do território, comandado pela Força de Voluntários Polisário. 
E) dividir setores unionistas protestantes (pró-Inglaterra) e católicos irlandeses (pró-independência). 

8- (UFU-MG) A ideia de país independente surgiu ainda no século XIX, com a fundação do Partido Nacionalista. Com língua de origem desconhecida e cultura tradicional, durante a ditadura de Francisco Franco, os habitantes desta região foram proibidos de ensinar sua língua (“euskara”) nas escolas e de usar a bandeira com as cores do país. Esta afirmativa refere-se 

A) à questão basca. 
B) à questão irlandesa. 
C) aos conflitos da Caxemira. 
D) aos conflitos dos curdistãos. 

9- (FGV–2018) O Parlamento da Catalunha aprovou, nesta quarta-feira (06.09.17), a convocação de um plebiscito para 1° de outubro de 2017, apesar de que o Tribunal Constitucional da Espanha deva derrubar a medida. A expectativa é de nova retaliação das autoridades centrais espanholas aos políticos catalães. 

Disponível em: <www.folha.uol.com.br> (Adaptação). 

Considerando conhecimentos acerca das questões políticas europeias, é correto afirmar que o plebiscito convocado na Catalunha objetiva aprovar sua 

A) independência do País Basco. 
B) saída da União Europeia. 
C) unificação à Espanha. 
D) independência da Espanha. 
E) unificação ao País Basco. 

10- (IMED–SP 2018) Um dos assuntos mais comentados de 2017, a transferência de Neymar do Barcelona para o Paris Saint-Germain (PSG), movimentou os noticiários econômico e esportivo. A respeito do tema, leia o fragmento da matéria a seguir: 

O Paris Saint-Germain (PSG) acertou, após mais de duas semanas de idas e vindas, o pagamento de 222 milhões de euros (821 milhões de reais) ao Barcelona pela multa rescisória de Neymar e confirmou a contratação do atacante brasileiro. Neymar assinou contrato com o PSG até 30 de junho de 2022, antes do início da Copa do Mundo do Catar. O jogador de 25 anos foi apresentado nesta sexta-feira, 4 de agosto, em Paris, no estádio Parc des Princes. Trata-se da contratação mais cara da história do futebol [...] 

Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/03/deportes/1501793043_883823.html>. Acesso em: 02 out. de 2017.

Sobre as equipes que se envolveram na transação mencionada na matéria e suas respectivas regiões, marque a alternativa correta. 

A) Neymar deixou o Barcelona, equipe espanhola localizada no País Basco, região com histórico separatista em relação à Espanha, inclusive com a ação do grupo terrorista ETA (Pátria Basca e Liberdade). 
B) O PSG , equipe comprada por um fundo de investimentos norte-americano, tem sua sede na parte sul da França, área conhecida como Costa Azul, marcada pela maior concentração industrial da França, o que explica os grandes valores envolvidos na transação do jogador Neymar. 
C) O Barcelona está sediado na cidade de mesmo nome, que faz parte da Catalunha, região responsável por aproximadamente 20% do PIB da Espanha e que também concentra a mais expressiva produção industrial do país. 
D) O PSG tem sua sede no norte da França, região importante pelo turismo ligado ao vinho, bem como pela grande fronteira que possui com Portugal. 
E) Na Catalunha, região espanhola em que está a sede do Barcelona, há plena integração cultural com o resto da Espanha, por isso, desde o século XIX, não existe qualquer movimento separatista em seu território. 

11- (UEMG–2018) A Espanha, assim como inúmeros outros Estados atualmente constituídos, é um território multinacional, ou seja, é formada por várias nações ou por diversos grupos étnicos regionais com identidade nacional diferenciada àquela do país ao qual pertencem. Nesse sentido, esse território é um dos principais locais do mundo em que há movimentos separatistas, com um forte clamor pela independência local em busca da constituição de um novo país. 

Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/movimentos-separatistas-na-catalunha.htm>. Acesso em: 23 nov. 2017. 

Referente às diversas nacionalidades que coexistem no território estatal da Espanha, assinale a alternativa correta. 

A) A segunda maior comunidade populacional da Espanha é a Catalã, a qual só é inferior à comunidade Andaluzia. 
B) As comunidades autônomas na Espanha começaram a existir logo após o fim da Guerra Civil espanhola em 1939. 
C) Dentre as comunidades autônomas que lutam oficialmente pelo separatismo na Espanha, estão grupos étnicos Bascos, Catalães, Madrilenhos e Galegos. 
D) O quadro Guernica de Pablo Picasso buscou representar exatamente a diversidade étnica espanhola durante a 1ª Guerra Mundial.

12- (Unesp) 

Catalunha de mãos dadas 
Imagine uma corrente humana formada por pessoas que dão as mãos em uma extensão de 400 quilômetros. Cidadãos da Catalunha não só imaginaram como a colocaram em prática nesta quarta-feira [11.09.2013], em que se celebra a Diada, uma espécie de dia do orgulho catalão, por ser a data que relembra a batalha, no século 18, de Barcelona com tropas da monarquia espanhola. O 11 de setembro catalão é celebrado anualmente com atos oficiais e passeatas, mas tem sido nos últimos anos o ponto nevrálgico do pleito dessa região. 

Disponível em:  <http://luisabelchior.blogfolha.uol.com.br> (Adaptação). 

Sobre a Catalunha, é correto afirmar que se trata de 

A) uma região autônoma e que reivindica sua integração ao território nacional espanhol, acompanhada de plena participação na vida política e econômica da Espanha. 
B) uma região com identidade cultural própria e que reivindica total autonomia política e administrativa em relação à Espanha. 
C) uma região pobre, com identidade cultural espanhola, mas que exige sua autonomia administrativa como forma de se proteger da atual crise econômica que assola a Espanha. 
D) uma ex-colônia espanhola, que reivindica sua autonomia administrativa, mas com direitos de influenciar na vida política e econômica da Espanha. 
E) um país autônomo, com território e governo nacionais próprios e que almeja integrar-se à Espanha para poder participar definitivamente da União Europeia.

13- (Unifor-CE–2015) Em 18 de setembro de 2014, os escoceses foram às urnas e decidiram, em um plebiscito, pela sua permanência no Reino Unido. A realização de tal plebiscito foi definida em 2012, por meio de acordo entre o primeiro- -ministro escocês, Alex Salmond, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron. Sobre esse plebiscito e suas consequências, assinale a alternativa correta. 

A) Caso fosse aprovada a saída da Escócia do Reino Unido, não estaria assegurado o ingresso automático desse novo país independente na União Europeia. 
B) O Reino Unido continua sendo integrado apenas pela Escócia, Inglaterra e País de Gales. 
C) A rejeição pelos escoceses de sua independência em relação ao Reino Unido fez com que o movimento separatista da Catalunha (região no nordeste da Espanha) desaparecesse. 
D) A permanência da Escócia no Reino Unido foi apoiada pela quase totalidade dos votantes (93% contra 7% apoiadores da saída do Reino Unido) no plebiscito. 
E) Como consequência do resultado do plebiscito, o Parlamento Regional Escocês foi dissolvido, reforçando, assim, o poder do Parlamento em Londres sobre a vida cotidiana dos escoceses. 

14- (FDF-SP) Antes de sair qualquer gol no clássico entre Barcelona e Real, pelo Campeonato Espanhol, neste domingo, a torcida já chamou atenção no Camp Nou. Isso porque, antes de o jogo começar, foi feito um gigantesco mosaico nas arquibancadas. Além disso, aconteceu um protesto para pedir a independência da Catalunha. 

CARDOSO, André. Torcida do Barcelona faz mosaico e pede independência da Catalunha. Disponível em: <http://esportes.terra.com.br/futebol/europeu/campeonato-espanhol/noticias/0,,OI6210049-EI20446,00-Torcida+do+Barcelona+faz+mosaico+e+pede+independencia+da+Catalunha.html>. Acesso em: 09 out. 2012 (Adaptação). 

O protesto da torcida do Barcelona, ocorrido em partida de futebol realizada no dia 7 de outubro de 2012, demonstra 

A) a histórica rejeição catalã da unidade nacional e da hegemonia castelhana e madrilenha, agravada nos anos do franquismo e, mais recentemente, pela crise econômica que abala a Espanha. 
B) o confronto, dentro da União Europeia, entre grupos nacionalistas de extrema-direita e grupos revolucionários de extrema-esquerda, que defendem a unificação dos Estados ibéricos. 
C) a intensa xenofobia que atinge a Europa na atualidade e a indisposição catalã de compactuar com as medidas segregacionistas adotadas pelo governo espanhol sediado em Madrid. 
D) o profundo sentimento separatista da região catalã, defendido por grupos anarquistas durante a Guerra Civil espanhola e aprofundado, atualmente, pela política separatista do governo socialista espanhol. 
E) a forte reação catalã às medidas de saneamento financeiro, defendidas pela Comunidade Europeia e rejeitadas integralmente pelo governo espanhol.

15- (UFRGS-RS) A República da Irlanda e a Irlanda do Norte estão localizadas na ilha da Irlanda, situada a oeste da ilha da Grã-Bretanha. A Irlanda do Norte é citada com frequência na mídia internacional devido à violência que envolve paramilitares unionistas e grupos armados católicos. Associe os territórios citados na coluna I com as cinco características da coluna II. 

Coluna I 

1. República da Irlanda 
2. Irlanda do Norte 

Coluna II 

( ) É conhecida por Ulster. 
( ) Tem maioria católica. 
( ) Pertence ao Reino Unido. 
( ) Tem maioria protestante. 
( ) É conhecida por Eire. 

A sequência numérica correta, na coluna II, de cima para baixo, é 

A) 1 - 1 - 2 - 2 - 1. 
B) 1 - 2 - 1 - 1 - 2. 
C) 2 - 1 - 2 - 2 - 1. 
D) 2 - 2 - 1 - 1 - 1. 
E) 2 - 1 - 1 - 2 - 1. 

16- (Mackenzie-SP–2015) 

Escócia rejeita em plebiscito separação do Reino Unido 
A Escócia votou para continuar como parte do Reino Unido, rejeitando a independência em plebiscito realizado na quinta-feira. A apuração das urnas nas 32 regiões administrativas escocesas foi concluída na manhã desta sexta-feira. O “Não” (contra a independência) obteve 2 001 926 de votos, contra 1 617 989 do “Sim”. Em percentuais, a vitória foi de 55,3% contra 44,7%. 

Comparecimento nas urnas foi recorde e a contagem atravessou a madrugada na Escócia. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/09/140912_escocia_plebiscito_hb.shtml>.

Levando-se em conta a notícia dada e seus conhecimentos, analise as afirmações que seguem. 

I. A Escócia está localizada no norte da Grã-Bretanha onde predominam as Terras Altas (Highlands), importante cadeia montanhosa do Reino Unido. 
II. Os movimentos populares pleiteando a independência da Escócia iniciaram no final do século XX, após a descoberta de extensas jazidas petrolíferas no Mar da Irlanda em sua costa oeste. 
III. O Reino Unido compreende as três nações que ocupam a ilha da Grã-Bretanha – Inglaterra, Escócia e País de Gales como também sua vizinha Irlanda (Eire e Ulster) que comungam interesses políticos e religiosos. 
IV. A economia escocesa é baseada na alta produção têxtil e agrícola, uma vez que Edimburgo e Glasgow são as cidades mais industrializadas da nação. Destaca-se, ainda, na tradicional produção de destilados.

Estão corretas apenas as alternativas 

A) I e II. 
B) II e III. 
C) I e III. 
D) III e IV. 
E) I e IV. 

17- (PUC-Campinas-SP–2017) “Deus separou o Reino Unido da Europa continental, e foi por alguma razão”, dizia a falecida Margaret Thatcher no fim do século passado. Quinze anos depois, abre-se uma temporada política disposta a estabelecer a distância dessa separação, e a dar resposta a um punhado de desafios adicionais. 

Disponível em: <http://brasil.elpais.com> (Adaptação). 

Pode-se associar à temporada política a que o texto se refere 

A) o fato de a Inglaterra promover a internacionalização da economia na União Europeia, causando fortes movimentos separatistas. 
B) o isolamento da Inglaterra em relação às economias capitalistas tradicionais, causado pela saída do Mercado Comum Europeu. 
C) a proposta da Inglaterra de eliminar as barreiras alfandegárias entre os países membros e fortalecer a União Europeia. 
D) o desejo da Inglaterra de liderar o processo de unificação político-econômica dos países-membros do Mercado Comum Europeu. 
E) a intenção da Inglaterra de realizar um referendo sobre sua permanência na União Europeia. 

18- Os bascos são um grupo étnico que habita partes do norte da Espanha e do sudoeste da França. Os bascos, sendo nativos de Navarra, são predominantemente encontrados na região conhecida como País Basco, consistindo de quatro províncias na Espanha e três na França, localizadas em volta da borda ocidental dos Pireneus, na região costeira do golfo de Biscaia. 

Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Bascos>. Acesso em: 18 maio 2018. [Fragmento] 


Na região basca se desenvolve um conflito secular, que se acentuou a partir dos anos 30 do século XX, motivado pelo(a) 

A) desejo separatista dos bascos que lutam pela criação de um Estado Nacional no norte da Espanha e sudoeste da França. 
B) conflito desenrolado entre os bascos e os franceses, já que os bascos desejam ser anexados à Espanha, onde têm maior território. 
C) disputa territorial entre a Espanha e a França pelas terras em litígio, delimitadas no mapa, pois ambas desejam anexar as terras da região basca a seus respectivos territórios. 
D) imposição do idioma espanhol em todo o território basco, já que a maioria da população é espanhola. 
E) interferência estrangeira na região, que vem perdendo suas características culturais mais marcantes, fato não aceito pela maioria da população local.



GABARITO:
1- D
2- D
3- A
4- E
5- A
6- D
7- E
8- A
9- D
10- C
11- A
12- B
13- A
14- A
15- C
16- E
17- E
18- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário