segunda-feira, 1 de maio de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE FOCOS DE TENSÃO: ORIENTE MÉDIO II

1- (ESPM-SP–2016) O Oriente Médio é uma região em que o cenário político está impregnado de religiosidade, contando, inclusive, com Estados oficialmente teocráticos, enquanto outros são laicos. São exemplos de Estado teocrático e seu antípoda, respectivamente, 

A) Irã e Turquia. 
B) Jordânia e Kuwait. 
C) Kuwait e Irã. 
D) Iraque e Líbano. 
E) Síria e Israel.

2- (FGV-SP) Em julho de 2006, tropas israelenses iniciaram uma grande ofensiva no Líbano. Entre as justificativas do governo israelense para essa ação, pode-se citar 

A) o desmantelamento da estrutura militar e administrativa do Hamas, na cidade litorânea de Tiro. 
B) a destruição das células do Al-Qaeda, ligadas ao terrorista Bin Laden, localizadas em território libanês. 
C) a retomada das fazendas de Chebaa, ainda sob controle libanês, porém reconhecidas pela ONU como pertencentes a Israel. 
D) a destruição do poder militar do grupo Hezbollah que, a partir do sul do Líbano, atacava cidades e postos militares de Israel. 
E) a captura de terroristas do grupo Fatah, escondidos entre os civis palestinos dos campos de refugiados de Sabra e Chatila.

3- (UFLA-MG) A recente guerra entre EUA e Inglaterra contra o Iraque fez lembrar a Guerra do Golfo Pérsico de 1991, após o Iraque ter invadido e anexado o Kuwait. As alternativas seguintes descrevem uma etapa da Guerra do Golfo de 1991, exceto 

A) Envio de tropas dos EUA para a região do Golfo Pérsico. 
B) Renúncia do xá Reza Pahlevi, a pedido dos EUA, para evitar maiores constrangimentos. 
C) Decretação do boicote econômico ao Iraque pela ONU. 
D) Ataques a Israel e Arábia Saudita promovidos pelo Iraque. 
E) Rendição do Iraque.

4- (UNIFESP)


A charge, publicada em 07 de julho 2006, faz alusão à 

A) ocupação, por militares dos Estados Unidos, do Iraque, acusado de manter armas nucleares. 
B) contraofensiva de Israel ao Líbano, em resposta a agressões promovidas pelo Hezbollah. 
C) presença militar do Ocidente no Oriente Médio, para garantir o acesso a recursos energéticos. 
D) rejeição às forças de paz da ONU, que não evitaram a eclosão de novos conflitos árabe-israelenses. 
E) ação militar de Israel em reação às lideranças do Hamas, que exercem o poder na Palestina.

5- (ESPM-SP–2016) Leia o texto: Autoridades afegãs anunciaram a morte do mulá Mohammed Omar, líder do Talibã e aliado de Osama Bin Laden. A morte de Omar teria ocorrido em um hospital de Karachi, no Paquistão, em 2013. O Departamento de Estado Americano oferecia uma recompensa de US$ 10 milhões por informações que levassem à sua captura. 

Disponível em: <www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07>

O Talibã, grupo que era liderado pelo mulá Omar, é: 

A) um movimento fundamentalista islâmico xiita nascido no Irã; 
B) um movimento islâmico xiita e atua no Iraque; 
C) um movimento fundamentalista islâmico sunita que opera no Afeganistão e Paquistão; 
D) um movimento nacionalista curdo que enfrenta as forças do Estado Islâmico; 
E) um movimento fundamentalista islâmico que nasceu após a invasão norte-americana no Afeganistão, em 2001.

6- (UNEB-BA) A partir da análise do mapa e dos conhecimentos sobre a Questão da Palestina, pode-se afirmar:


A) Os atuais conflitos que eclodem na região se relacionam ao fato de Israel ter construído um muro na Cisjordânia, impedindo ataques terroristas a Israel. 
B) A Faixa de Gaza, onde vive a população de refugiados palestinos, fazia parte do Egito antes de Israel declarar sua independência. 
C) O Estado de Israel tem sua origem no movimento sionista, cujo objetivo é estabelecer um “lar nacional” para o povo judeu. 
D) A ação do Hamas contra o povo judeu vincula-se ao fato de Israel ter anexado definitivamente o Sinai ao seu território durante a Guerra dos Seis Dias. 
E) O descumprimento do governo Sírio em romper com o Hamas e o Hezbollah levou Israel a um novo bloqueio de suprimentos e de combustíveis nas Colinas de Golã, território devolvido à Síria após a Guerra do Yom Kippur.

7- (UEA-AM) Após o ataque terrorista em 11 de setembro de 2001, o governo dos Estados Unidos publicou um documento que sistematizava as novas diretrizes para a estratégia de segurança nacional. Essas orientações político-militares, mas também econômicas, que levaram à guerra no Afeganistão em 2002 e no Iraque em 2003, ficaram conhecidas como Doutrina 

A) Jurídica. 
B) Bush. 
C) Truman. 
D) Militar. 
E) Monroe.
 
8- (UCS-RS–2015) “O atentado que teve como alvo a redação do jornal satírico Charlie Hebdo, em Paris, em 7 de janeiro de 2015, trouxe novamente para a Europa o horror e a incerteza provocados pelo terrorismo. A motivação dos dois homens para o assassinato de doze pessoas teria sido as charges e artigos publicados no Semanário, que ridicularizavam a figura do profeta Maomé e zombavam de fundamentalistas islâmicos”. 

GUIA DO ESTUDANTE ATUALIDADES, 1º semestre 2015. p. 27. (Adaptação). 

Além dessa ação terrorista, o mundo tem assistido, estarrecido, às ações brutais do autodenominado Estado Islâmico (EI), grupo que instalou um califado em territórios 

A) do Irã e da Jordânia. 
B) da Síria e do Iraque. 
C) da Síria e do Afeganistão. 
D) do Iraque e do Egito. 
E) da Tunísia e do Marrocos.

9- (UFPR) Rússia e China se opuseram a intervenções militares na Síria ao longo dos 17 meses de um conflito sangrento entre rebeldes e as tropas leais ao presidente sírio, Bashar al-Assad. Os dois países vetaram três resoluções defendidas por estados árabes e potências ocidentais no Conselho de Segurança da ONU, que aumentariam a pressão sobre Damasco para encerrar a violência. 

Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2012/08/21>. Acesso em: 05 set. 2012. 

Sobre os conflitos recentes do Oriente Médio, é correto afirmar: 

A) Tais conflitos resultam do acomodamento de tensões geopolíticas que deram origem ao mundo bipolar, representado pelo socialismo e pelo capitalismo, liderados pela União Soviética e pelos Estados Unidos, respectivamente. 
B) As manifestações que têm, sucessivamente, ocorrido no mundo árabe podem ser explicadas notadamente como conflitos de ordem econômica, haja vista a dimensão que o petróleo possui para a economia daqueles países. 
C) O movimento conhecido como Primavera Árabe tem derrubado muitos governos no Oriente Médio, mas não tem implicado mudanças na organização política desses países. 
D) Após o término da Guerra Fria, conflitos internos, isto é, que ocorrem dentro de cada Estado-nação, passaram a ter efeitos regionais, motivo pelo qual Rússia e China vetaram as resoluções da ONU, que envolviam potências ocidentais. 
E) Os interesses e as estratégias geopolíticas globais de potências ocidentais e orientais dependem do equilíbrio regional que se estabelece no Oriente Médio.

10- (FADI–2016) O que vemos, de fato, na fotografia divulgada essa semana pela agência Reuters? A imagem mostra uma criança pequena caída de bruços à beira do mar, enquanto um homem uniformizado, de costas para a câmera, parece tomar notas. O rosto da criança é muito pouco perceptível, enquanto o do homem é praticamente invisível. Não é difícil perceber que se trata de uma criança morta e de um policial que registra o ocorrido. 

ESTADÃO, 05 set. 15. Disponível em: <http://goo.gl/bOVTJ8>. (Adaptação). 

A imagem em questão retrata uma criança refugiada 

A) curda, que faleceu na tentativa de atravessar a fronteira turca com a Grécia. 
B) libanesa, que pereceu na travessia do Mar Mediterrâneo em direção ao litoral italiano. 
C) da Líbia, que morreu em um dos acidentes ocorridos na travessia do mar para a Europa. 
D) da Somália, falecida na tentativa de fugir da crise social e econômica que atinge o seu país. 
E) da Tunísia, morta por engano no litoral europeu da Península Ibérica (Portugal e Espanha).

11- (UFJF-MG–2016) O ano de 2014 testemunhou o dramático aumento do deslocamento forçado em todo o mundo causado por guerras e conflitos, registrando níveis sem precedentes na história recente. (...) em 2013, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) anunciou que os deslocamentos forçados afetavam 51,2 milhões de pessoas, o número mais alto desde a Segunda Guerra Mundial. Doze meses depois, a cifra chegou a impressionantes 59,5 milhões de pessoas, um aumento de 8,3 milhões de pessoas forçadas a fugir. [...] A Síria é o país que gerou o maior número tanto de deslocados internos (7,6 milhões de pessoas) quanto de refugiados 3,8 milhões). Em seguida estão Afeganistão (2,59 milhões de refugiados) e Somália (1,1 milhão de refugiados). 

Disponível em: <http://www.acnur.org/t3/portugues/recursos/estatisticas/>. Acesso em: 22 out. 2015. 

Qual a causa dos deslocamentos internos e forçados nos países em destaque? 

A) Na Síria, os deslocados internos marcham em direção aos territórios dominados por paquistaneses. 
B) Na Somália, a facção do Estado Islâmico controla grande parte do país, expulsando os milicianos. 
C) No Afeganistão, os deslocados internos migram para o norte em busca de emprego na mineração. 
D) Os refugiados da Síria fugiram, principalmente, em função da guerra civil que tenta derrubar Assad. 
E) Os refugiados deixaram o Afeganistão devido à intensificação do recrutamento para o serviço militar.

12- (Unesp) Analise a charge e o texto a seguir.


As teses dos neoconservadores voltaram a aparecer em plena luz do dia com o regresso dos republicanos à Casa Branca, em 2000, depois de uma controvertida vitória eleitoral de George W. Bush (o filho). Sob a influência de neoconservadores como o vice-presidente Dick Cheney, o novo presidente se recusou a assinar o Protocolo de Kyoto de defesa do meio ambiente e rompeu vários tratados internacionais. 

FUSER, Igor. Geopolítica – o mundo em conflito, 2006 (Adaptação). 

Sobre o período que se segue aos acontecimentos da charge e do texto, faz-se as seguintes afirmações. 

I. Ao contrário dos defensores da redução dos gastos militares após o fim da Guerra Fria, a linha-dura americana propunha a ampliação do aparato militar e do recurso à guerra como principais instrumentos de política externa do governo Bush. 
II. O inimigo imediato já estava escolhido: a Arábia Saudita, um país riquíssimo em petróleo. Os EUA acreditavam ter ainda contas a ajustar com o ditador Saddam Hussein, cujo regime havia sobrevivido à derrota na Guerra do Golfo de 1991. 
III. A decisão de invadir a Turquia foi tomada quando ocorreram os atentados de 11 de setembro de 2001. Os cidadãos norte-americanos nunca tinham testemunhado um ataque tão devastador em seu próprio território. 
IV. A resposta do governo Bush, aos atentados de 11 de setembro de 2001, veio rápida, com um ataque militar fulminante ao Afeganistão. Aproveitando-se da solidariedade internacional aos EUA após os atentados, declara “Guerra ao Terror” e ao “Eixo do Mal”, constituído por Iraque, Coreia do Norte e Irã. 

É correto apenas o que se afirma em 

A) I e IV. 
B) II e III. 
C) II, III e IV. 
D) I, III e IV. 
E) I, II e III.

13- (UFES) Aproveite a crítica do filme Tempo de embebedar cavalos e observe a situação política e os desdobramentos geográficos para os quais ela aponta. 

Tempo de embebedar cavalos 
O filme faz uma abordagem lírica do tema: fome e falta de perspectiva de um povo. A história se passa em um pequeno vilarejo, na fronteira entre o Iraque e o Irã, e apresenta ao mundo um recorte do cotidiano da maior nação sem Estado do planeta. Aponta muitos dos problemas enfrentados pelo seu povo, que se encontra espalhado por alguns países, como a Turquia, o Irã, a Síria [...] Com língua e cultura próprias, ele vem sendo rechaçado da região, principalmente quando o seu país deixou de existir nos mapas. Praticamente, o único trabalho disponível em certas regiões é o de contrabando de mercadorias entre o Irã e o Iraque. Além dos riscos dessa atividade ilegal, os habitantes sofrem com a enorme quantidade de minas enterradas nos locais onde transitam. O estranho título vem do hábito de darem vodca aos animais, para que eles possam aguentar o frio intenso e as longas viagens que têm de fazer. 

FRANZOIA, A. P. Época, 14 set. 2001. p. 11 (Adaptação).

O filme discute a questão curda. O comentário correto sobre esse assunto é: 

A) A criação de um Estado é uma reivindicação dos curdos, que representam a maior nação do mundo sem um território definido. 
B) A cultura local é influenciada pela altitude, pelo frio e pela formação florestal densa, que exigem o uso de cavalos. 
C) A questão curda é idêntica à dos palestinos, dos judeus e dos bascos, porque possuem língua, cultura, governo nacional, mas falta-lhes o país. 
D) A supressão do Estado curdistão permitiu ao Líbano, à Armênia, à Síria e ao lraque a ampliação de seus territórios. 
E) O principal motivo da luta dos curdos contra o lraque e o Irã está relacionado à exploração econômica do petróleo nacional.
 
14- (UFPR–2017) As mulheres curdas ganharam destaque internacional no último ano em função de seu protagonismo no enfrentamento armado contra o Estado Islâmico, principalmente no Iraque e na Síria. A guerra tornou visível para o mundo o protagonismo dessas mulheres, que não se limita à luta armada. As curdas estão na linha de frente da luta de seu povo por democracia, liberdade para as mulheres e construção de um modelo de economia alternativa, comunal e cooperativada. Essa luta tem cerca de 40 anos , quando mulheres curdas foram viver nas montanhas, pegaram em armas e começaram a questionar frontalmente o modelo patriarcal e repressivo sob o qual viviam até então. 

WEISSHEIMER, Marco. Disponível em: <http://www.sul21.com.br/jornal/mulheres-curdas-lutam-por-democraciaconfederada-e-nova-economia/>. Acesso em: 16 ago. 2016.

Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre geopolítica e conflitos territoriais mundiais, considere as seguintes afirmativas: 

1. O texto retrata um dos principais conflitos e impasses étnico-territoriais na região do Oriente Médio, que envolve um grupo étnico considerado a maior nação sem pátria do mundo. 
2. Grande parte do povo curdo habita uma região montanhosa localizada dentro dos territórios da Turquia, Síria, Iraque e Irã, mostrando que fronteiras étnicas e culturais entre Estados nem sempre são convergentes. 
3. Apesar do conflito com o Estado Islâmico, o território curdo é reconhecido pelos Estados do Irã, Iraque e Turquia, onde a língua curda é tida como oficial. 

Assinale a alternativa correta. 

A) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. 
B) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. 
C) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. 
D) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. 
E) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. 

15- (Enem-2018) Em Beirute, no Líbano, quando perguntado sobre onde se encontram os refugiados sírios, a resposta do homem é imediata: “em todos os lugares e em lugar nenhum”. Andando ao acaso, não é raro ver, sob um prédio ou num canto de calçada, ao abrigo do vento, uma família refugiada em volta de uma refeição frugal posta sobre jornais como se fossem guardanapos. Também se vê de vez em quando uma tenda com a sigla ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), erguida em um dos raros terrenos vagos da capital. 

JABER, H. Quem realmente acolhe os refugiados? Le Monde Diplomatique Brasil, out. 2015 (Adaptação). 

O cenário descrito aponta para uma crise humanitária que é explicada pelo processo de 

A) migração massiva de pessoas atingidas por catástrofe natural. 
B) hibridização cultural de grupos caracterizados por homogeneidade social. 
C) desmobilização voluntária de militantes cooptados por seitas extremistas. 
D) peregrinação religiosa de fiéis orientados por lideranças fundamentalistas. 
E) desterritorialização forçada de populações afetadas por conflitos armados.
 
16- (Enem–2018) 

Texto I 
Quando um exército atravessa montanhas, florestas, zonas de precipícios, ou marcha ao longo de desfiladeiros, alagadiços ou pântanos, ou qualquer outro terreno onde a deslocação é árdua, está em terreno difícil. O terreno onde é apertado e a sua saída é tortuosa e onde uma pequena força inimiga pode atacar a minha, embora maior, é cercado. 

TZU, S. A arte da guerra. São Paulo: Martin Claret, 2001.

Texto II 
O objetivo principal era encontrar e matar Osama Bin Laden. Onde ele se esconde? Não podemos esquecer a dificuldade de ocupação do país, que possui um relevo montanhoso, cheio de cavernas, onde fica fácil, para quem está acostumado com esse relevo, esconder-se. 

OLIVEIRA, M. G.; SANTOS, M. S. Ásia: uma visão histórica, política e econômica do continente. Rio de Janeiro: E-Papers, 2009 (Adaptação). 

As situações apresentadas atestam a importância da relação entre a topografia e o (a) 

A) construção de vias terrestres. 
B) preservação do meio ambiente. 
C) emprego de armamentos sofisticados. 
D) intimidação contínua da população local. 
E) domínio cognitivo da configuração espacial.

17- (Enem–2015) A Unesco condenou a destruição da antiga capital assíria de Nimrod, no Iraque, pelo Estado Islâmico, com a agência da ONU considerando o ato como um crime de guerra. O grupo iniciou um processo de demolição em vários sítios arqueológicos em uma área reconhecida como um dos berços da civilização. 

UNESCO e especialistas condenam destruição de cidade assíria pelo Estado Islâmico. Disponível em: <http://oglobo.globo.com>. Acesso em: 30 mar. 2015. (Adaptação) 

O tipo de atentado descrito no texto tem como consequência para as populações de países como o Iraque a desestruturação do(a) 

A) homogeneidade cultural. 
B) patrimônio histórico. 
C) controle ocidental. 
D) unidade étnica. 
E) religião oficial.

18- (Enem) A figura apresenta as fronteiras entre os países envolvidos na Questão Palestina e um corte, no mapa, da área indicada.


Com base na análise dessa figura e considerando o conflito entre árabes e israelenses, pode-se afirmar que, para Israel, é importante manter ocupada a área litigiosa por tratar-se de uma região 

A) de planície, propícia à atividade agropecuária. 
B) estratégica, dado que abrange as duas margens do Rio Jordão. 
C) habitada, majoritariamente, por colônias israelenses. 
D) que garante a hegemonia israelense sobre o Mar Mediterrâneo. 
E) estrategicamente situada devido ao relevo e aos recursos hídricos.

19- (Enem) Um gigante da indústria da Internet, em gesto simbólico, mudou o tratamento que conferia à sua página palestina. O site de buscas alterou sua página quando acessada da Cisjordânia. Em vez de “territórios palestinos”, a empresa escreve agora “Palestina” logo abaixo do logotipo. 

BERCITO, D. Google muda tratamento de territórios palestinos. Folha de S.Paulo, 04 maio 2013 (Adaptação). 

O gesto simbólico sinalizado pela mudança no status dos territórios palestinos significa o 

A) surgimento de um país binacional. 
B) fortalecimento de movimentos antissemitas. 
C) esvaziamento de assentamentos judaicos. 
D) reconhecimento de uma autoridade jurídica. 
E) estabelecimento de fronteiras nacionais.

20- (Enem) No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à Internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando, em seguida, o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais – como o Facebook e o Twitter – ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico. 

SEQUEIRA, C. D.; VILLAMEA, L. A epidemia da Liberdade. IstoÉ Internacional, 02 mar. 2011 (Adaptação). 

Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à Internet permitiu aos jovens árabes 

A) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes. 
B) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver. 
C) manter o distanciamento necessário à sua segurança. 
D) disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores. 
E) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.

21- Leia o texto: 

Irã qualifica novas sanções dos EUA de “ilegais” e ameaça com resposta 
30 jan. 2018 
O Ministério de Assuntos Exteriores do Irã condenou neste sábado (13) as novas sanções impostas pelos Estados Unidos, qualificando-as de “ilegais e hostis”, e advertiu que receberão uma “séria reação” por parte da República Islâmica. [...] O Tesouro americano anunciou na véspera sanções a 14 pessoas e entidades iranianas, entre elas o chefe do Poder Judiciário, aiatolá Sadeq Larijani, por abusos aos direitos humanos e apoio ao Programa de Mísseis Balísticos do Irã. [...] 

Disponível em: <https://www.efe.com/efe/brasil/mundo/ir-qualifica-novas-san-es-dos-eua-de-ilegais-e-amea-a-comresposta/50000243-349. Acesso em: 01 mar. 2018. 

De acordo com a análise do texto, e considerando o contexto no qual está inserido, pode-se afirmar 

A) que a elevação do preço do barril de petróleo pode transformar o Irã no próximo país a sofrer a intervenção dos EUA. 
B) que a nação islâmica deseja reativar o espírito combativo de enfrentamento militar dos EUA, como no final dos anos 1970. 
C) que a comunidade estadunidense não confia nas intenções pacifistas apresentadas pelo projeto nuclear iraniano. 
D) que é possível, em certas circunstâncias, conciliar interesses bélicos e civis no trato da questão nuclear mundial. 
E) que as críticas ao recente processo eleitoral iraniano assumiram proporções gigantescas, que ameaçam a paz no Oriente Médio.



GABARITO:
1- A
2- D
3- B
4- E
5- C
6- C
7- B
8- B
9- E
10- A
11- D
12- A
13- A
14- D
15- E
16- E
17- B
18- E
19-D
20- E
21- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário