sexta-feira, 12 de maio de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA: CENTRO-OESTE

1- (FUVEST-SP) Considere as afirmações a seguir, relativas à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, onde, originalmente, predominava a vegetação do Cerrado. 

I. A vegetação nativa do Cerrado encontra-se, hoje, quase completamente dizimada, principalmente em função do processo de expansão da fronteira agrícola, que avança agora na Amazônia. 
II. O desenvolvimento de tecnologia apropriada permitiu que o problema da baixa fertilidade natural dos solos no Centro- -Oeste fosse, em grande parte, resolvido. 
III. O modelo fundiário, predominante na ocupação da área do Cerrado, imitou aquele vigente no oeste gaúcho, de onde saiu a maioria dos migrantes que chegaram ao Centro-Oeste, nos últimos 30 anos. 

Está correto o que se afirma em 

A) I, apenas. 
B) II, apenas. 
C) III, apenas. 
D) I e II, apenas. 
E) I, II e III. 

2- (UFRRJ) Observando-se o mapa a seguir, percebe-se a presença de bacias hidrográficas próprias de rios que têm direções divergentes. A explicação para o fato é de que a região funciona como


A) concentradora de águas, em decorrência do regime das chuvas locais. 
B) coletora de águas, em função das nascentes dos rios locais. 
C) centralizadora de águas, em virtude da disposição do Planalto Central. 
D) dispersora de águas, em função da disposição do relevo local. 
E) divisora de águas, em virtude da atração hídrica da Bacia Amazônica. 

3- (UEL-PR) Assinale a alternativa que identifica corretamente as condições regionais favoráveis à expansão do cultivo da soja no Centro-Oeste, a partir dos anos 1980. 

A) Semelhança do ecossistema com aquele predominante no sul dos EUA, favorecendo o êxito na transferência de cultivares norte-americanos e a adoção de outras tecnologias de produção oriundas daquele país. 
B) Incentivos fiscais disponibilizados aos produtores de trigo do Centro-Oeste, visando beneficiar igualmente a cultura da soja, que utiliza, no verão, a mesma área, mão de obra e maquinaria do trigo, cultivado no inverno. 
C) Topografia adequada à mecanização, favorecendo o uso de máquinas e equipamentos de grande porte e a adaptação de novos cultivares às condições de clima e solo da região. 
D) A existência de um sistema cooperativista dinâmico que apoiou fortemente a produção, a industrialização e a comercialização das safras de clima subtropical com boa distribuição anual das chuvas. 
E) Substituição das gorduras animais (banha e manteiga) por óleos vegetais, aliada à intensa migração, que possibilitou a formação de pequenas propriedades com mão de obra familiar mais adaptada ao cultivo da soja.

4- (UnirG-TO–2015) Em março de 2015, a região Centro-Oeste foi tema de reportagem que caracterizava a nova vida no campo. Destacou-se que, em uma década, triplicou o número de pessoas que vivem na zona rural e que têm mais de 12 anos de estudos. A principal razão é o agronegócio com fazendas modernas e que gera oportunidades para pessoas com nível superior. Assinale a alternativa que descreve características ambientais propícias ao desenvolvimento do agronegócio nessa região. 

A) Solos profundos, relevo plano e disponibilidade hídrica favorecendo a agricultura mecanizada. 
B) Malha viária densa, ferrovias ativas e rios navegáveis que favorecem o escoamento da produção. 
C) Solos férteis, formações vegetais de porte arbóreo e baixa densidade demográfica que gera interesse e facilita a aquisição de terras. 
D) Presença do principal mercado consumidor, bem como a proximidade de grandes portos que favorecem a exportação

5- (UEMS) A economia sul-mato-grossense caracteriza-se pelo forte predomínio do setor agropecuário voltado ao fornecimento de matérias-primas para a agroindústria, destacando-se grãos e carnes. Recentemente, a cultura da cana-de-açúcar expandiu-se no estado, ocupando áreas antes destinadas à soja e ao milho. Sobre essa questão, é correto afirmar que 

A) a cultura da cana-de-açúcar baseia-se na pequena propriedade e na agricultura camponesa, por isso contribuirá para a melhoria na qualidade de vida e preservação do meio ambiente no estado de Mato Grosso do Sul. 
B) no estado de Mato Grosso do Sul, estão sendo instaladas várias usinas de açúcar e álcool, mas o setor não tem recebido nenhum estímulo estatal ou incentivo fiscal. 
C) mesmo representando uma atividade importante para a economia sul-mato-grossense, é sabido que esse tipo de cultura provoca danos ambientais e caracteriza-se por precárias condições de trabalho. 
D) a implantação de usinas sucroalcooleiras, voltadas à produção da chamada energia “limpa”, implicará uma redução significativa do preço dos combustíveis no estado de Mato Grosso do Sul. 
E) a expansão dessa cultura empregará mão de obra indígena, o que contribuirá para resolver os problemas que envolvem essa população no estado.

6- (UFMG) Todas as alternativas apresentam características do espaço natural da região Centro-Oeste do Brasil, exceto 

A) Predominância de terrenos sedimentares recentes, datados do terciário e quaternário, recobrindo a maior parte da região. 
B) Predomínio, na maior parte do território, de clima semiúmido, com uma estação seca bem marcada no inverno. 
C) Presença de amplos espaços cobertos por formações fitogeográficas variadas, como Cerrados, Florestas, campos limpos e o Complexo do Pantanal. 
D) Presença de formadores de grandes bacias hidrográficas, como a Bacia Platina e a Araguaia-Tocantins. 
E) Presença de unidades geomorfológicas variadas, como maciços antigos, chapadões, cuestas e planícies aluviais. 

7- (Unicamp-SP–2017) Os sucessivos Censos Demográficos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) buscam conhecer a distribuição da população pelo território brasileiro, conhecimento relevante para os mais diversos tipos de planejamento.


Considerando os dados da tabela, assinale a alternativa correta. 

A) As regiões Norte e Centro-Oeste foram as únicas com acréscimos contínuos na participação regional desde 1950, fenômeno associado aos fluxos migratórios nacionais incentivados por políticas governamentais de ocupação do território. 
B) A região Nordeste foi a única que apresentou redução contínua de participação regional, fenômeno associado às grandes secas do Sertão, responsáveis pela migração da população para as outras regiões do país ao longo de todo o século XX. 
C) A região Sudeste tem maior participação regional na população do país, apresentando redução a partir de 1991, fenômeno associado ao decréscimo, em números absolutos, de sua população pela elevada queda da taxa de fecundidade. 
D) A região Sul apresentou acréscimo de participação regional até 1991, ocorrendo queda nas décadas seguintes, fenômeno associado ao regresso dos filhos de imigrantes europeus em busca de trabalho nos países de origem de seus pais. 

8- (FGV–2016) Em um debate sobre a expansão do agronegócio na Região Centro-Oeste, um agricultor afirmou: — Eu não compro terra; eu compro clima! Considerando-se a frase em destaque, é correto afirmar que o agricultor 

A) depende de condições estáveis, como a qualidade dos solos, mas não tem como interferir nas condições ambientais constantes, como a chuva e a temperatura. 
B) pode atuar sobre os fatores que definem as condições climáticas, como, por exemplo, alterar os efeitos da latitude, mas não tem como modificar as propriedades dos solos. 
C) pode modificar as propriedades do solo mediante o emprego de insumos químicos, mas é dependente das condições climáticas, como, por exemplo, do regime de chuvas. 
D) não tem como mudar a influência do relevo e do solo sobre a atividade agrícola, mas pode alterar a influência da altitude sobre o ciclo de crescimento das plantas. 
E) pode interferir nas condições naturais, tanto adequando o clima às necessidades do cultivo quanto ajustando a fertilidade do solo às exigências de nutrientes da planta.

9- (UPE–2016) Num Relatório de Pesquisas, em relação a uma área investigada, um grupo de alunos, encarregado de realizar uma análise geográfica de uma dada região brasileira, iniciou o texto, descrevendo-a assim: “A área investigada na presente pesquisa é um espaço geográfico topograficamente baixo, sujeito a inundações periódicas, cujo máximo se dá exatamente na estação mais quente e chuvosa, o verão. O substrato da região é representado por rochas sedimentares que abrangem várias dezenas de metros de espessura. Na região, existem feições de relevo residuais, por exemplo, o Maciço de Urucum, onde estão presentes jazidas minerais de considerável valor econômico. A vegetação da área apresenta um verdadeiro mosaico formado por comunidades vegetais diversificadas, sobretudo nas porções inundáveis. Observamos que essa área tem como continuação natural desse espaço geográfico a Planície do Grã Chaco”. Pelas características referidas no texto dos alunos, é correto afirmar que a área investigada foi a(o) 

A) Planície Inundável do Tocantins. 
B) Chapadão do Brasil Central. 
C) Planície de Inundação do Amazonas. 
D) Bacia Sedimentar do Meio Norte. 
E) Pantanal Mato-grossense. 

10- (UEMS) Considere o mapa intitulado “A última fronteira: expansão da cana pode atingir borda do Pantanal”, para responder à questão a seguir


Com base nas informações do mapa, analise as afirmativas a seguir. 

I. Transformações socioespaciais decorrentes da expansão do setor sucroalcooleiro na área de planalto apresentam-se como um elemento complicador à manutenção da qualidade ambiental da Planície Pantaneira. 
II. O avanço do plantio de cana-de-açúcar na área do planalto configura-se como uma condição preocupante para a manutenção da qualidade hídrica dos rios pantaneiros; isso se deve, principalmente, ao fato de haver uma relação de interdependência nos sistemas hidrográfico e pluvial das áreas do planalto e da planície. 
III. A expansão do plantio de cana-de-açúcar na área do planalto reflete o crescimento do setor sucroalcooleiro no país. Esse crescimento tem ligação direta com políticas internacionais, que priorizam a diminuição da emissão de gases que contribuem para o aquecimento global. 

É verdadeiro o que se afirma em 

A) I, II e III. 
B) I e III, apenas. 
C) II e III, apenas. 
D) III, apenas.

11- (UFG-GO) Analise os mapas.


Com base na análise dos mapas e nas características regionais brasileiras, conclui-se que as áreas mais desmatadas do Cerrado, por causa da expansão da agricultura, até 2002, situavam-se 

A) nas chapadas do sudoeste goiano, com solos profundos de fácil mecanização. 
B) na Serra do Espinhaço, com solos rasos e de difícil mecanização. 
C) na Ilha do Bananal, onde predominam solos sujeitos a inundações periódicas. 
D) ao norte do Distrito Federal, com encostas íngremes e solos rasos. 
E) na Serra da Mesa, no estado de Goiás, com altas declividades.

12- (Enem–2016) 

Texto I 
O Cerrado brasileiro apresenta diversos aspectos favoráveis, mas tem como problema a baixa fertilidade de seus solos. A grande maioria é ácido, com baixo pH. 

Disponível em: <www.fmb.edu.br>. Acesso em: 21 dez. 2012 (Adaptação). 

Texto II 
O crescimento da participação da Região Central do Brasil na produção de soja foi estimulado, entre outros fatores, por avanços científicos em tecnologias para manejo de solos. 

Disponível em: <www.conhecer.org.br>. Acesso em: 19 dez. 2012 (Adaptação). 

Nos textos, são apresentados aspectos do processo de ocupação de um bioma brasileiro. Uma tecnologia que permite corrigir os limites impostos pelas condições naturais está indicada em 

A) Calagem. 
B) Hidroponia. 
C) Terraceamento. 
D) Cultivo orgânico. 
E) Rotação de culturas. 

13- (Enem) Coube aos Xavante e aos Timbira, povos indígenas do Cerrado, um recente e marcante gesto simbólico: a realização de sua tradicional corrida de toras (de buriti) em plena Avenida Paulista (SP), para denunciar o cerco de suas terras e a degradação de seus entornos pelo avanço do agronegócio. 

RICARDO, B.; RICARDO, F. Povos indígenas do Brasil: 2001-2005. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2006 (Adaptação). 

A questão indígena contemporânea no Brasil evidencia a relação dos usos socioculturais da terra com os atuais problemas socioambientais, caracterizados pelas tensões entre 

A) a expansão territorial do agronegócio, em especial nas regiões Centro-Oeste e Norte, e as leis de proteção indígena e ambiental. 
B) os grileiros articuladores do agronegócio e os povos indígenas pouco organizados no Cerrado. 
C) as leis mais brandas sobre o uso tradicional do meio ambiente e as severas leis sobre o uso capitalista do meio ambiente. 
D) os povos indígenas do Cerrado e os polos econômicos representados pelas elites industriais paulistas. 
E) o campo e a cidade no Cerrado, que faz com que as terras indígenas dali sejam alvo de invasões urbanas.

14- (Enem) O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infraestrutura de monta, nem outros investimentos fixos vindos do passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna. 

SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: Edusp, 2005 (Adaptação). 

O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço do(a) 

A) industrialização voltada para o setor de base. 
B) economia da borracha no sul da Amazônia. 
C) fronteira agropecuária que degradou parte do Cerrado. 
D) exploração mineral na Chapada dos Guimarães. 
E) extrativismo na região pantaneira.



GABARITO:
1- D
2- D
3- C
4- A
5- C
6- A
7- A
8- C
9- E
10- A
11- A
12- A
13- A
14- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário