sábado, 13 de maio de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA: SUDESTE

1- (UFTM-MG) São Carlos, município do interior de São Paulo, apresenta peculiaridades que o destacam no quadro nacional. Apresenta grande concentração de pesquisadores: 1 para cada 180 habitantes. Abriga cerca de 39 cursos de graduação, escolas técnicas e centros de pesquisa. Um grande número de empresas instaladas é considerado de alta tecnologia. Uma fundação é responsável por incentivar a transferência de tecnologias desenvolvidas nas universidades e centros de pesquisa para as empresas. Com base nessas características, o município pode ser considerado 

A) um tecnopolo. 
B) uma cidade mundial. 
C) um centro metropolitano. 
D) uma conurbação. 
E) um enclave. 

2- (UFMG) Considerando-se a organização espacial da indústria na região Sudeste brasileira, é incorreto afirmar que 

A) a concentração geográfica da indústria no espaço intrarregional foi responsável, em décadas recentes, pelos processos de deseconomia de aglomeração na região. 
B) o transporte ferroviário constituiu a principal via de integração do espaço oriental brasileiro, viabilizando a expansão do mercado interno da produção industrial do Sudeste. 
C) a moderna industrialização do campo foi introduzida nessa região, de forma pioneira no país, com o desenvolvimento da agroindústria de soja e de laranja em São Paulo. 
D) o processo de industrialização, ainda em sua etapa inicial, recebeu suporte do governo pela implantação de empresas estatais no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

3- (UEFS-BA–2018) A estrutura das relações mercantis do estado de São Paulo com o exterior di fere consideravelmente da dos demais estados por dois motivos: o conteúdo das exportações paulistas e o fato de a balança comercial do estado apresentar deficit constante. 

TUNES, Regina H. O reforço às desigualdades regionais no Brasil no século XXI. Confins, n. 32, 2017 (Adaptação). 

Um dos conteúdos das exportações e um dos motivos do deficit da balança comercial que diferenciam São Paulo dos demais estados correspondem, respectivamente, 

A) ao maquinário agrícola e à dependência de produtos biotecnológicos estrangeiros. 
B) aos produtos industriais de alta tecnologia e ao poder de consumo do amplo mercado consumidor. 
C) aos produtos industriais de baixo valor agregado e ao baixo salário da mão de obra pouco especializada. 
D) aos bens de consumo intermediários e às importações de bens de consumo duráveis. 
E) às commodities de grande valor comercial e ao grande volume de importações de bens industrializados.

4- (FGV-SP–2018) 

Terra do sonho é distante 
e seu nome é Brasil 
plantarei a minha vida 
debaixo de céu anil 
Minha Itália, Alemanha
Minha Espanha, Portugal 
talvez nunca mais eu veja 
minha terra natal. 

NASCIMENTO, Milton. Sonho imigrante. 

Acerca do processo de imigração para o Brasil, registrado no século XIX, é correto afirmar: 

A) O Brasil tornou-se o destino preferencial dos imigrantes europeus graças à possibilidade de se constituírem pequenos proprietários rurais devido à promulgação da Lei de Terras em 1850. 
B) Desde a proclamação da Independência do Brasil, a imigração europeia foi estimulada pelo governo central como uma maneira de atender às pressões inglesas pelo fim da escravidão no país. 
C) O fluxo imigratório só deslanchou no Brasil após as alterações nas leis trabalhistas que garantiram condições de trabalho análogas àquelas oferecidas no continente europeu. 
D) A partir da década de 1870, com as iniciativas do governo de São Paulo, intensificou-se o fluxo imigratório de europeus para a província paulista destinados, sobretudo, à produção cafeeira. 
E) A modernização das atividades agrícolas brasileiras iniciaram-se a partir do declínio da produção canavieira e com o desenvolvimento do complexo cafeeiro na região do Recôncavo Baiano e do Sul da Bahia.

5- (Unesp–2016) Caracteriza-se como o maior vetor de ocupação territorial no Brasil a partir de meados do século XIX, sendo explicativa da gênese da concentração produtiva e populacional ainda existente na atual conformação do território nacional. Estabeleceu-se no vale do Rio Paraíba, avançando por décadas sobre áreas de floresta Atlântica. Cabe assinalar que tal avanço ocasionou um surto urbanizador na região Sudeste do Brasil, no qual as ferrovias ganharam peso fundamental como agente modernizador e indutor da ocupação de novas áreas. 

MORAES, Antonio C. R. Geografia histórica do Brasil. 2011 (Adaptação). 

A atividade econômica associada à formação territorial do Brasil à qual o excerto se refere é 

A) a industrialização. 
B) a cafeicultura. 
C) a mineração. 
D) a pecuária. 
E) a silvicultura.

6- (Unesp–2016)


A síntese dos dados apresentados pelo gráfico permite afirmar que 

A) o índice de esgoto a céu aberto na região Sudeste, em contraste com os resultados superiores a 70% de atendimento em identificação do logradouro, iluminação, pavimentação, arborização, bueiros e depósitos de lixo, indica grandes disparidades socioeconômicas entre seus habitantes. 
B) os menores índices nacionais em calçada e rampas na região Sul, contrastantes com os maiores parâmetros em iluminação, pavimentação, arborização e esgoto a céu aberto, expressam as piores condições de vida para pedestres e deficientes físicos. 
C) mesmo apresentando os menores índices nacionais para a identificação do logradouro, iluminação, pavimentação, arborização, bueiros e depósitos de lixo, a região Norte não enfrenta deficiências em saneamento básico e na circulação de pedestres. 
D) ainda que tenha apresentado os maiores índices nacionais em identificação do logradouro, iluminação, pavimentação, arborização, bueiros e depósitos de lixo, a região Nordeste enfrenta problemas com infraestruturas básicas em tratamento de esgoto e vias adaptadas a deficientes físicos. 
E) os resultados encontrados na região Centro-Oeste para os índices de esgoto a céu aberto, meio-fio, calçada e rampas são acompanhados pelos menores percentuais nacionais na identificação do logradouro, iluminação e pavimentação, fundamentais para garantir melhores condições de vida. 

7- (UFV-MG) O processo de desenvolvimento industrial no Brasil produziu uma concentração das indústrias na região Sudeste do país, sobretudo na cidade de São Paulo. Atualmente, observamos uma tendência à desconcentração industrial e, ainda que as indústrias permaneçam no Sudeste, a intensa transformação proporcionada pelo desenvolvimento científico vem produzindo uma reorganização do espaço industrial. O espaço geográfico brasileiro vem se tornando mais fluido e revela novas localizações para as indústrias.

A partir dessas informações, analise as afirmativas a seguir: 

I. O aumento dos custos dos terrenos e imóveis nas grandes metrópoles tornou esses locais menos atrativos para as indústrias. 
II. A evolução das tecnologias e da infraestrutura de transporte e comunicação aumentou os custos de transferência das indústrias. 
III. A pressão exercida pela força dos sindicatos que reivindicam melhorias tanto dos salários quanto das condições de trabalho contribuiu para o deslocamento das indústrias. 
IV. O elevado custo da produção nos centros urbanos exigiu um novo arranjo espacial das indústrias, o que foi facilitado pelos avanços científicos. 

Está correto o que se afirma apenas em 

A) II, III e IV. 
B) I, II e III. 
C) I, II e IV. 
D) I, III e IV. 

8- (UFMG) Analise este gráfico: 


A partir da análise desse gráfico e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que, 

A) em todas as regiões brasileiras, a predominância do setor de serviços e comércio independe do grau de desenvolvimento econômico alcançado, isoladamente, por elas. 
B) no Brasil, as maiores variações inter-regionais do percentual de população ocupada estão relacionadas às atividades agrícolas e industriais. 
C) no Centro-Oeste, a expressiva participação da população no setor de serviços e comércio está ligada, entre outros fatores, à presença de Brasília e da metrópole goiana. 
D) no Sudeste, a reduzida parcela da população ocupada na atividade agrícola torna esse setor pouco atrativo aos investimentos de capital.

9- (UEG-GO–2015) A tabela a seguir apresenta informações acerca da distribuição de renda no Brasil no ano de 2010.


Com base na análise das faixas salariais de até 1 salário mínimo e mais de 20 salários mínimos, constata-se que 

A) ocorrem grandes disparidades de rendimentos entre os brasileiros residentes nas regiões Centro-Oeste e Sul. 
B) a distribuição de renda é equitativa entre as regiões brasileiras, especialmente considerando as regiões Norte e Sul. 
C) os trabalhadores da Região Sudeste possuem rendimentos substancialmente mais elevados do que os da Região Norte. 
D) os trabalhadores das regiões Norte e Nordeste possuem rendimentos iguais entre si e mais elevados em relação às demais regiões

10- (FUVEST-SP–2016) O processo de industrialização que se efetivou em São Paulo a partir do início do século XX foi o indutor do processo de metropolização. A partir do final dos anos 1950, a concentração da estrutura produtiva e a centralização do capital em São Paulo foram acompanhadas de uma urbanização contraditória que, ao mesmo tempo, absorvia as modernidades possíveis e expulsava para as periferias imensa quantidade de pessoas que, na impossibilidade de viver o urbano, contraditoriamente, potencializavam a sua expansão. Assim, de 1960 a 1980, a expansão da metrópole caracterizou-se também pela intensa expansão de sua área construída, marcadamente fragmentada e hierarquizada. Esse processo se constituiu em um ciclo da expansão capitalista em São Paulo marcada por sua periferização. 

ALVAREZ, Isabel. Projetos Urbanos: alianças e conflitos na reprodução da metrópole. Disponível em: <http://gesp.fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp.br/files/02611.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2015 (Adaptação). 

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar: 

A) O processo que levou à formação da metrópole paulistana foi dual, pois, ao trazer modernidade, trouxe também segregação social. 
B) A cidade de São Paulo, no período entre o final da Segunda Guerra Mundial e os anos de 1980, conheceu um processo intenso de desconcentração industrial. 
C) A periferia de São Paulo continua tendo, nos dias de hoje, um papel fundamental de eliminar a fragmentação e a hierarquização espacial. 
D) A periferização, em São Paulo, cresceu com ritmo acelerado até os anos de 1980, e, a partir daí, estagnou, devido à retração de investimentos na metrópole. 
E) A expansão da área construída da metrópole, na década de 1960, permitiu, ao mesmo tempo, ampliar a mancha urbana e eliminar a fragmentação espacial.

11- (Unesp) A cidade de São Paulo comemorou 456 anos. Cortada pelos rios Tamanduateí, Pinheiros, Tietê e afluentes, vem apresentando problemas estruturais que agravam as enchentes que ocorrem em seus leitos. Há relatos desses períodos de cheias, em 1820, escritos por José Bonifácio, indicando preocupação com o transbordamento de suas margens: “miserável estado em que se acham os rios Tietê e Tamanduateí, sem margens nem leitos fixos, sangrados em toda parte por sarjetas, que formam lagos que inundam esta bela planície”. 

O ESTADO DE S. PAULO, 24 jan. 2010 (Adaptação). 

A partir da leitura do texto, identifique os problemas estruturais que poderiam acentuar as enchentes. 

I. Despejo desordenado do lixo urbano. 
II. Impermeabilização do solo urbano. 
III. Ampliação de áreas verdes. 
IV. Crescimento de loteamentos junto aos cursos fluviais. 
V. Expansão da rede de circulação viária em avenidas de fundo de vale. 

Assinale a alternativa que indica todos os reais problemas estruturais apresentados que acentuam as enchentes da cidade de São Paulo no século XXI. 

A) I, IV e V 
B) II, III, IV e V 
C) I, II, IV e V 
D) II, III e IV 
E) I, III e V 

12- (FBD–2016) Em janeiro deste ano de 2016, ao sobrevoarem o litoral do Espírito Santo e do sul da Bahia, biólogos, oceanógrafos e técnicos de órgãos ambientais do governo federal reconheceram os borrões escuros na superfície do mar formados pelo acúmulo de resíduos metálicos que vazaram do reservatório da mineradora Samarco em Mariana, Minas Gerais, em novembro de 2015. A mancha de resíduos, também chamada de pluma, aproximava-se do arquipélago de Abrolhos, uma das principais reservas de vida marinha da costa brasileira. 

Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/04/19/impactos-visiveis-no-mar/?cat=ciência>.. Acesso em: 25 abr. 2016. 

As informações do texto e os conhecimentos sobre a tragédia acontecida em Mariana e as suas implicações no litoral brasileiro, permitem afirmar: 

A) A lama resultante do rompimento da barragem de Mariana atingiu a foz do Rio Doce também denominada de montante.
B) Os portos localizados no litoral do Espírito Santo, responsáveis pela maioria da exportação de produtos siderúrgicos, foram afetados por essa tragédia. 
C) A Companhia Vale, responsável pelo desastre ambiental de Mariana, foi estatizada no governo de Fernando Henrique Cardoso. 
D) O arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia, área de preservação ambiental, possui um elevado potencial de pesca devido à influência da corrente fria das Malvinas. 
E) Mariana, embora concentre uma grande jazida de ferro, não faz parte do Quadrilátero Ferrífero.

13- (CEFET-MG)


Ao relacionar vegetação, relevo e geologia, é correto afirmar que 

A) o Espigão Mestre e a Serra do Mar delimitam a área de caatinga. 
B) os campos rupestres localizam-se em topos de serras sedimentares recentes. 
C) os contrafortes orientais da Serra do Espinhaço demarcam uma área de maior umidade. 
D) os dobramentos terciários predominam nas áreas identificadas como cerrado e campo cerrado. 

14- (UERJ)


O mapa político do estado do Rio de Janeiro foi substancialmente alterado no início da década de 1990, em função da criação de novos municípios, como indicam os dados anteriores. Duas causas para as diversas municipalizações ocorridas nesse período são: 

A) Expansão da fronteira agrícola − agravamento de disputas fundiárias. 
B) Crise das finanças estaduais − crescimento de polos industriais regionais. 
C) Revisão da legislação tributária − incremento de interações urbano-rurais. 
D) Promulgação da atual Constituição brasileira − realização de plebiscitos locais.

15- (Enem)


O fluxo migratório representado está associado ao processo de 

A) fuga de áreas degradadas. 
B) inversão da hierarquia urbana. 
C) busca por amenidades ambientais. 
D) conurbação entre municípios contíguos. 
E) desconcentração dos investimentos produtivos.

16- Considerando-se a organização espacial da indústria na região Sudeste brasileira, é possível afirmar que 

A) a concentração geográfica da indústria no espaço intrarregional foi responsável, em períodos recentes, pelos processos de deseconomia de aglomeração na região. 
B) o modal ferroviário representou a principal via de integração do espaço ocidental brasileiro, viabilizando a expansão do mercado interno da produção industrial do Sudeste. 
C) a moderna industrialização está restrita na região Sudeste ao Oeste Paulista e é representada pelo desenvolvimento da agroindústria de soja e laranja em São Paulo. 
D) a falta de mão de obra qualificada na região Sudeste para o trabalho em empresas de alta tecnologia é um fator responsável pelas poucas indústrias do gênero localizadas na região, e ainda pela inexistência de tecnopolos. 
E) cada vez mais a economia agroindustrial no Brasil está apoiada na produção de matéria-prima bruta para as indústrias sediadas no complexo urbano-industrial de São Paulo. 

17- Há dia e hora marcados para as tempestades na Região Metropolitana de São Paulo. As chuvas intensas que alagam diversos pontos da capital e vários dos 39 municípios vizinhos que integram a maior metrópole da América do Sul geralmente se concentram no início da semana, segunda ou quarta-feira, no final da tarde. 

ZORZETTO, Ricardo. Fábrica de tempestades. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, ed. 143, jan. 2008. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2008/01/01/fabrica-detempestades/> . Acesso em: 13 maio 2019. [Fragmento] 

A ocorrência de chuvas intensas na metrópole de São Paulo nos sugere a hipótese de que 

A) a retirada da cobertura vegetal pouco interfere nesse processo. 
B) a maior ocorrência de chuvas está restrita aos finais de semana e feriados. 
C) a formação de ilhas de calor e os poluentes favorecem as chuvas intensas durante a semana. 
D) a impermeabilização dos solos ameniza os impactos das chuvas. 
E) a intensidade das chuvas não está relacionada à presença da cidade.



GABARITO:
1- A
2- B
3- B
4- D
5- B
6- A
7- D
8- D
9- C
10- A
11- C
12- B
13- C
14- D
15- D
16- A
17- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário