quarta-feira, 3 de maio de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE HIDROGRAFIA: CARACTERIZAÇÃO E CONCEITUAÇÃO FUNDAMENTAL

1- (UFRGS-RS) A figura representa uma bacia e sua rede de drenagem.


Os elementos destacados com as letras A, B e C indicam, respectivamente, 

A) afluente, foz e efluente. 
B) nascente, exutório e divisor de águas. 
C) nascente, afluente e divisor de águas. 
D) divisor de águas, exutório e afluente. 
E) efluente, divisor de águas e foz 

2- (UPE) O desenho esquemático a seguir foi utilizado por um professor de Geografia do Ensino Médio numa determinada turma, para abordar aspectos relacionados ao relevo originado em áreas costeiras. O professor apresentou uma sequência evolutiva do relevo que vai de 1 a 3. Sabendo-se que as áreas pontilhadas são sedimentos modernos, basicamente fluviais, conclui-se que o professor estava explicando mais especificamente


A) a formação de restingas metamórficas. 
B) a gênese de um delta. 
C) os efeitos de uma transgressão marinha em costas altas. 
D) as consequências geomorfológicas das ações antrópicas em áreas litorâneas. 
E) a evolução de uma falésia viva.

3- (UFC-CE) A água constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Com relação a esse elemento, assinale a alternativa correta. 

A) A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e pelos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo. 
B) Desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição, têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários. 
C) A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local. 
D) O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes. 
E) A diminuição da chuva no Brasil tem sido o maior problema ligado à falta de água para abastecer as cidades. 

4- (UECE) À porção litorânea de um sistema natural drenado por um rio que recebe sedimentos de origem fluvial e marinha e que contém depósitos sedimentares influenciados por marés, ondas e processos fluviais, dá-se o nome de 

A) meandro encaixado. 
B) estuário. 
C) planície fluvial à montante do rio. 
D) planície flúvio-lacustre. 

5- (UFPI) O ciclo hidrológico representa o movimento da água na natureza, através das fases de precipitação, infiltração, escoamento superficial, evaporação e transpiração. Com base nesse comportamento, é verdadeiro afirmar que 

A) as relações entre precipitações (ganhos) e evaporação (perdas) são equivalentes em qualquer região da Terra. 
B) nas regiões de clima úmido e terrenos sedimentares, a infiltração tende a ser menor do que o escoamento superficial, permitindo, assim, maior acumulação superficial. 
C) a infiltração nos terrenos sedimentares tende a ser menor em relação aos terrenos cristalinos, garantindo, assim, maior evaporação e maior umidade atmosférica. 
D) as fortes perdas de água por infiltração nos domínios tropicais semiáridos são condicionantes diretos do caráter perenifólio das plantas. 
E) a água que se infiltra através do solo, formando os lençóis freáticos, pode retornar à atmosfera através da evaporação e da transpiração. 

6- (FFFCMPA-RS) Os rios são as principais vias pelas quais escoam os produtos particulados e dissolvidos, resultantes dos processos naturais e antrópicos que ocorrem na superfície dos continentes. Quanto ao escoamento, os rios classificam-se em três tipos básicos. Os rios arreicos são aqueles que as suas águas 

A) escoam para os mares e oceanos, saem do continente. 
B) escoam para rios maiores, lagos ou mares fechados devido à força da gravidade ou à declividade do terreno. 
C) têm regimes pluviais e mistos, acham-se confinadas e, quando sob pressão, podem jorrar à superfície do solo sem bombeamento. 
D) desaparecem por infiltração ou evaporação, o curso- -d’água se encerra na própria região. 
E) permanecem numa área cratonizada em oposição a uma bacia original.

7- (FMABC-SP) “O Mississipi é um rio de peito largo, é um infinito e escuro irmão do Paraná, do Uruguai, do Amazonas e do Orenoco. É um rio de águas mulatas, mais de quatrocentos milhões de toneladas de lama insultam anualmente o Golfo do México, descarregada por ele . Tan tos resíduos veneráveis e an tigos construíram um delta, onde gigantescos ciprestes dos pântanos crescem dos despojos de um continente em perpétua dissolução...” 

BORGES, Jorge Luis. El atroz redentor Lazarus Morell. In: História Universal de la infamia. Buenos Aires: Emecê, 1989. p. 21 (tradução nossa).

Tendo como exemplo o Rio Mississipi, é correto afirmar sobre a dinâmica dos rios que 

A) os rios de águas turvas, como no caso do Mississipi, são aqueles que sofrem com a poluição provocada pelo ser humano, daí a sedimentação pantanosa provocada pela lama. 
B) os rios são meios de transportes que levam parte do material erodido dos continentes e das ilhas para os oceanos, sendo eles próprios agentes erosivos de grande importância. 
C) todos os sedimentos transportados pelos rios são depositados em sua desembocadura, assim a desembocadura é o lugar da deposição e as margens do seu curso são os locais da erosão. 
D) o papel erosivo dos rios (e das águas de um modo geral) se acentua nas áreas mais planas, enquanto a função da sedimentação dos rios é intensa nas áreas com mais declividade. 
E) os rios que nascem em áreas altas (montanhas, por exemplo) são aqueles que transportam menos sedimentos em suas águas, em razão de o seu curso se organizar em terreno rochoso. 

8- (FUVEST-SP–2015) As perspectivas ficaram mais pessimistas porque a seca atual do Sistema Cantareira é mais crítica que a de 1953, até então a pior da história e que servia de parâmetro para os técnicos dos governos estadual e federal. 

O ESTADO DE S. PAULO, 17 mar. 2014 (Adaptação). 

Acerca da crise hídrica apontada no texto anterior e vivida pela cidade de São Paulo e pela Região Metropolitana, é correto afirmar que a situação apresentada é de natureza, entre outras, 

A) geográfica e geopolítica, dado que a grave crise no abastecimento experimentada por essa região levou à importação de água de outros estados, assim como de países do Cone Sul. 
B) social e demográfica, já que políticas públicas de incentivo às migrações, na última década, promoveram o crescimento desordenado da população em áreas que seriam destinadas a represas e outros reservatórios de água. 
C) climática e pedológica, pois as altas temperaturas durante o ano provocaram a formação de chuva ácida e a consequente laterização dos solos. 
D) econômica e jurídica, levando-se em conta a flexibilidade da legislação vigente em relação a desmatamentos em áreas de nascente para implantação de atividades industriais e agrícolas. 
E) ecológica e política, posto que a reposição de água dos reservatórios depende de fatores naturais, assim como do planejamento governamental sobre o uso desse recurso.

9- (Unesp) O mapa representa a “Amazônia Azul”, uma área de aproximadamente 4,5 milhões de km2, traçada ao longo do litoral brasileiro.


Sobre a “Amazônia Azul”, pode-se afirmar que 

A) é uma área que o Brasil delimitou para opor-se à salvaguarda e à exploração dos recursos naturais. 
B) é uma região onde a exploração pesqueira está embargada para permitir a exploração do pré-sal. 
C) foi criada para que os recursos vivos na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) sejam exclusivamente pescados por navios-fábricas. 
D) essa demarcação objetivou delimitar áreas de pequeno interesse comercial e assegurar os impostos para todos os estados da União. 
E) nessa área, o Brasil pretende exercer seus direitos de soberania ou jurisdição para melhor salvaguardar e explorar os recursos naturais nela existentes.

10- (UFPel-RS) Os rios constituem um elemento essencial para o ser humano, desde os primórdios da humanidade até os dias atuais. Além de sua importância natural, destaca-se também sua funcionalidade política, econômica e social. Os rios são correntes de água doce que se formam a partir de uma precipitação (chuva ou neve) ou de fontes naturais. Em uma bacia hidrográfica, é possível identificar diferentes elementos e características no percurso de um rio.


Com base nos dados anteriores e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta a relação correta dos elementos e características identificados na figura. 

A) (4) Nascente, (3) afluente, (2) meandro, (1) foz em delta, (5) margem esquerda e (6) margem direita. 
B) (6) Nascente, (2) afluente, (4) meandro, (1) foz em delta, (5) margem esquerda e (3) margem direita. 
C) (4) Nascente, (2) afluente, (5) meandro, (1) foz em delta, (6) margem esquerda e (3) margem direita. 
D) (6) Nascente, (3) afluente, (2) meandro, (4) foz em delta, (5) margem esquerda e (1) margem direita. 
E) (2) Nascente, (1) afluente, (4) meandro, (3) foz em delta, (6) margem esquerda e (5) margem direita.

11- (UFRGS-RS)


Considere as seguintes afirmações, sobre os efeitos de canalização na dinâmica de um curso-d’água. 

I. A retirada da cobertura vegetal ocasiona o desaparecimento da sombra, causando danos à flora e aos organismos aquáticos sensíveis ao calor. 
II. A eliminação dos meandros fluviais e da cobertura vegetal aumenta a velocidade das águas do riacho. 
III. A canalização consiste em retilinizar, aprofundar e revestir leitos fluviais, com o objetivo de aumentar a capacidade de infiltração dos solos e, assim, diminuir o extravasamento do leito fluvial. 

Quais são as corretas? 

A) Apenas I. 
B) Apenas II. 
C) Apenas III. 
D) Apenas I e II. 
E) I, II e III. 

12- (UFG-GO) A água como componente natural essencial à vida no planeta tem se tornado um assunto da política e da gestão dos territórios, o que a insere como objeto de análise a partir da relação entre o seu uso e o meio ambiente. Nessa perspectiva, os problemas advindos da escassez da água decorrem 

A) da distribuição desigual das águas fluviais na superfície terrestre, o que provoca crescimento populacional nas áreas de maior disponibilidade. 
B) do desperdício no abastecimento das populações dos países pobres, o que ameaça a qualidade de vida nos países ricos. 
C) do crescimento vegetativo da população, o que provoca a necessidade do uso racional da água e exige a consciência ambiental individual. 
D) do aquecimento global, que aumenta a evaporação das águas superficiais e obriga o sistema de engenharia a captar água subterrânea. 
E) do crescimento das atividades agropecuárias para exportação, o que intensifica o uso direto e indireto dos recursos hídricos

13- (UFRGS-RS) Uma pequena parte da água doce do planeta flui, no estado líquido, por cursos-d’água e lagos nas áreas continentais. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre as águas continentais superficiais. ( ) Foz de curso de água em forma de estuário ocorre quando ele deságua no oceano, formando canais e ilhas.

( ) Cursos de água localizados em regiões com índices pluviométricos anuais altos possuem regime fluvial perene. 
( ) Cheias ou inundações dos cursos de água ocorrem na estações de menos precipitação. 
( ) Canalização é o processo pelo qual o curso de água é conduzido por meio de canais ou valas escavadas, retilinizando seu leito e regularizando sua direção. 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 

A) V F F V. 
B) F V V V. 
C) V V F F. 
D) F F V V. 
E) V V V F.

14- (FAMECA-SP) As correntes marítimas permitem o equilíbrio climático na Terra, pois provocam a circulação das águas quentes das regiões equatoriais para regiões de menor latitude e vice-versa. As correntes marinhas, assim, têm grande influência sobre as características climáticas de regiões, como 

A) a costa oeste da América do Sul, extremamente piscosa em função da corrente quente de Humboldt. 
B) as ilhas Britânicas, cujo inverno é amenizado pela corrente quente do Golfo do México. 
C) o oeste dos Estados Unidos, que possui altos índices pluviométricos ocasionados pela passagem da corrente da Califórnia. 
D) o sul da Índia, com baixas médias térmicas em função da corrente fria das Monções. 
E) a porção oeste da Oceania, cujo verão é amenizado pela corrente fria da Austrália. 

15- (UDESC) Sobre a hidrosfera, pode-se afirmar: 

I. No planeta Terra, a água é encontrada naturalmente nos três estados: líquida, sólida e gasosa. 
II. A água do mar só é salgada porque, após a solidificação da litosfera, e com o estabelecimento do ciclo da água, a ação do intemperismo desagregou e decompôs as rochas, dando origem a sais minerais. Estes eram levados para os mares e oceanos por diversos agentes erosivos. Assim, os mares e oceanos tornaram-se salinos. 
III. As águas se concentram mais no Hemisfério Sul do que no Hemisfério Norte. 
IV. As marés são movimentos de lenta subida e descida das águas dos oceanos e mares; podem ser observadas no decorrer de um dia e são provocadas pela força de atração da Lua e do Sol. 

A) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. 
B) Somente as afirmativas I, II, III são verdadeiras. 
C) Somente a afirmativa IV é verdadeira. 
D) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. 
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

16- (PUC SP–2016) Leia e observe a imagem: “Uma forma extrema de intervenção humana no ciclo hidrológico é a introdução de água ‘nova’ no sistema. Até agora, essa água ‘nova’ encontra-se em quantidade insignificante, mas, no futuro, e principalmente nas regiões semiáridas, a água doce ‘artificial’ talvez afete o funcionamento do ciclo hidrológico.” 

DREW, David. Processos Interativos Homem-Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. p. 121


Tendo em vista a ideia de intervenção humana no ciclo hidrológico, é correto dizer que 

A) um dos métodos, em franco crescimento no mundo, de introdução de água doce “nova” em ambientes áridos e semiáridos é a dessalinização da água dos oceanos. 
B) no Brasil são tímidos e de muito pequeno porte os programas que objetivam levar água ‘nova’ para o semiárido nordestino, o que explica o fracasso dos mesmos. 
C) não se enxergam no futuro possibilidades tecnológicas eficientes de “produção” de água doce, passível de ser transferida para regiões carentes desse recurso. 
D) o processo de introdução mais eficiente e generalizado de água ‘nova’ nas regiões semiáridas é o bombardeio de nuvens, que modifica o ciclo hidrológico natural.

17- (Enem–2018)


A dinâmica hidrológica expressa no gráfico demonstra que o processo de urbanização promove a 

A) redução do volume dos rios. 
B) expansão do lençol freático. 
C) diminuição do índice de chuvas. 
D) retração do nível dos reservatórios. 
E) Ampliação do escoamento superficial. 

18- (Enem) No ano de 2000, um vazamento em dutos de óleo na baía de Guanabara (RJ) causou um dos maiores acidentes ambientais do Brasil. Além de afetar a fauna e a flora, o acidente abalou o equilíbrio da cadeia alimentar de toda a baía. O petróleo forma uma película na superfície da água, o que prejudica as trocas gasosas da atmosfera com a água e desfavorece a realização de fotossíntese pelas algas, que estão na base da cadeia alimentar hídrica. Além disso, o derramamento de óleo contribuiu para o envenenamento das árvores e, consequentemente, para a intoxicação da fauna e flora aquáticas, bem como conduziu à morte diversas espécies de animais, entre outras formas de vida, afetando também a atividade pesqueira. 

LAUBIER. L. Diversidade da Maré Negra. In: Scientific American Brasil. 4(39), ago. 2005 (Adaptação). 

A situação exposta no texto e suas implicações 

A) indicam a independência da espécie humana com relação ao ambiente marinho. 
B) alertam para a necessidade do controle da poluição ambiental para a redução do efeito estufa. 
C) ilustram a interdependência das diversas formas de vida (animal, vegetal e outras) e o seu habitat. 
D) indicam a alta resistência do meio ambiente à ação do homem, além de evidenciar a sua sustentabilidade mesmo em condições extremas de poluição. 
E) evidenciam a grande capacidade animal de se adaptar às mudanças ambientais, em contraste com a baixa capacidade das espécies vegetais, que estão na base da cadeia alimentar hídrica. 

19- (Enem) Segundo a análise do Prof. Paulo Canedo de Magalhães, do Laboratório de Hidrologia da COPPE, UFRJ, o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco envolve uma vazão de água modesta e não representa nenhum perigo para o “Velho Chico”, mas pode beneficiar milhões de pessoas. No entanto, o sucesso do empreendimento dependerá do aprimoramento da capacidade de gestão das águas nas regiões doadora e receptora, bem como no exercício cotidiano de operar e manter o sistema transportador. Embora não seja contestado que o reforço hídrico poderá beneficiar o interior do Nordeste, um grupo de cientistas e técnicos, a convite da SBPC, numa análise isenta, aponta algumas incertezas no projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. Afirma também que a água por si só não gera desenvolvimento e será preciso implantar sistemas de escoamento de produção, capacitar e educar pessoas, entre outras ações. 

CIÊNCIA HOJE. v. 37, n. 217, jul. 2005 (Adaptação). 

Os diferentes pontos de vista sobre o megaprojeto de transposição das águas do Rio São Francisco, quando confrontados, indicam que 

A) as perspectivas de sucesso dependem integralmente do desenvolvimento tecnológico prévio da região do semiárido nordestino. 
B) o desenvolvimento sustentado da região receptora com a implantação do megaprojeto independe de ações sociais já existentes. 
C) o projeto deve limitar-se às infraestruturas de transporte de água e evitar induzir ou incentivar a gestão participativa dos recursos hídricos. 
D) o projeto deve ir além do aumento de recursos hídricos e remeter a um conjunto de ações para o desenvolvimento das regiões afetadas. 
E) as perspectivas claras de insucesso do megaprojeto inviabilizam a sua aplicação, apesar da necessidade hídrica do semiárido.

20- (Enem) O Aquífero Guarani se estende por 1,2 milhão de km2 e é um dos maiores reservatórios de águas subterrâneas do mundo. O Aquífero é como uma “esponja gigante” de arenito, uma rocha porosa e absorvente, quase totalmente confinada sob centenas de metros de rochas impermeáveis. Ele é recarregado nas áreas em que o arenito aflora à superfície, absorvendo água da chuva. Uma pesquisa realizada em 2002 pela Embrapa apontou cinco pontos de contaminação do Aquífero por agrotóxico, conforme a figura:


Considerando as consequências socioambientais e respeitando as necessidades econômicas, pode-se afirmar que, diante do problema apresentado, políticas públicas adequadas deveriam 

A) proibir o uso das águas do Aquífero para irrigação. 
B) impedir a atividade agrícola em toda a região do Aquífero. 
C) impermeabilizar as áreas onde o arenito aflora. 
D) construir novos reservatórios para a captação da água na região. 
E) controlar a atividade agrícola e agroindustrial nas áreas de recarga.



GABARITO:
1- B
2- B
3- A
4- B
5- E
6- D
7- B
8- E
9- E
10- B
11- D
12- E
13- B
14- B
15- E
16- A
17- E
18- C
19-D
20- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário