terça-feira, 23 de maio de 2023

SIMULADO 1 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA



1- (Unesp) O bloco-diagrama representa o processo de formação de um fenômeno natural de grande magnitude, decorrente da movimentação de placas tectônicas. Assinale a alternativa sobre o local e as condições de movimentação das placas tectônicas e o consequente fenômeno natural. 


A) No fundo do oceano, com terremoto em profundidade, sem deslocamento do solo e propagação de ondas gigantes; tsunami. 
B) Em superfície, sem deslocamento do solo oceânico e propagação de ondas gigantes; maremoto. 
C) No fundo do oceano, com deslocamento do solo sem propagação de ondas; terremoto. 
D) No fundo do oceano, com terremoto em profundidade, deslocamento do solo e propagação de ondas gigantes; tsunami. 
E) Em superfície, com terremoto em profundidade, deslocamento do solo oceânico e propagação de ondas; maremoto.       

2- (UNITAU-SP–2015) A estrutura geológica é extremamente importante para a formação dos recursos minerais, além de estabelecer grande influência na consolidação dos relevos e do solo. Na litosfera, quais tipos de rochas podem ser encontrados ou observados? 

A) Metamórficas, magmáticas e sedimentares. 
B) Metamórficas, magmáticas e argilosas. 
C) Magmáticas, sedimentares e basálticas. 
D) Basálticas, ígneas e sedimentares. 
E) Sedimentares, ígneas e magmáticas.

3- (Unicastelo-SP) No território brasileiro, minerais metálicos como o minério de ferro são relativamente abundantes. Essa abundância está relacionada 

A) aos grandes derrames de lava que ainda ocorrem no subsolo. 
B) ao clima quente, que interfere na concentração de minerais. 
C) aos processos erosivos desencadeados pelas chuvas abundantes. 
D) à presença de terrenos antigos, onde predominam rochas cristalinas. 
E) à existência da falha tectônica denominada “dorsal meso-atlântica”.

4- (FCI-SP–2015) É correto afirmar que o crescimento das cidades, sobretudo de grandes metrópoles, corrobora para o distanciamento entre o local de residência e o local de trabalho, configurando um fluxo populacional denominado 

A) nomadismo. 
B) êxodo urbano. 
C) migração forçada. 
D) migração pendular. 
E) êxodo rural.

5- (IFPE–2016) As cidades destacadas no mapa a seguir correspondem às maiores concentrações urbanas da atualidade. Com base nisso e na distribuição geográfica dessas cidades, assinale a alternativa que indica o conceito mais apropriado para designá-las na geografia do mundo atual.


A) Megacidades – pois correspondem às maiores concentrações urbanas do mundo atual, distribuídas predominantemente nos países subdesenvolvidos. 
B) Metrópoles mundiais – conceito utilizado para se referir às cidades mais ricas do globo, que funcionam como sede das empresas transnacionais. 
C) Cidades inteligentes – pois as cidades citadas correspondem às que mais possuem empresas de inovação, particularmente as ligadas à tecnologia da informação. 
D) Cidades globais – por serem as mais importantes que integram a economia globalizada, onde funcionam as principais bolsas de valores no período atual. 
E) Megalópoles – por compreenderem as mais ricas concentrações urbanas no espaço mundial atual, fortemente concentradas nos países mais populosos. 

6- (UERJ–2016) Observe a diferença entre a expansão das redes de metrô nas cidades do Rio de Janeiro e de Xangai.


As escolhas feitas pelo poder público, no que se refere às modalidades de transporte urbano, são muito importantes para a compreensão dos fenômenos sociais e ambientais verificados em cada cidade. Caso a evolução do metrô de Xangai entre 1993 e 2013 tivesse ocorrido em proporção semelhante à do metrô carioca, uma provável consequência espacial sobre a metrópole chinesa seria: 

A) Supressão da inversão térmica. 
B) Aumento da poluição atmosférica. 
C) Redução da segregação residencial. 
D) Crescimento da especialização comercial.

7- (Unesp) Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o número de pessoas sem emprego no mundo, em 2003, era equivalente à população do Brasil, atingindo 6,2% da população economicamente ativa. Observe o gráfico.
 

Utilizando seus conhecimentos geográficos, assinale a alternativa que contém as causas conjunturais do contínuo crescimento do desemprego mundial. 

A) Menor crescimento da economia mundial desde 2000; muitos países industrializados dominando o comércio global; efeitos negativos da globalização. 
B) Elevado crescimento da economia mundial desde 1995; vários países emergentes dominando o comércio global; efeitos positivos da globalização. 
C) Menor crescimento da economia mundial a partir de 1990; poucos países industrializados dominando metade do comércio global; efeitos negativos da globalização. 
D) Moderado crescimento da economia mundial desde 1990; muitos países industrializados e emergentes dominando, igualmente, o comércio global; efeitos positivos da globalização. 
E) Elevado crescimento da economia mundial nos últimos dez anos; muitos países industrializados do Hemisfério Norte dominando o comércio global; efeitos positivos da globalização.

8- (Unicamp-SP–2015) As restingas podem ser definidas como depósitos arenosos produzidos por processos de dinâmica costeira atual (fortes correntes de deriva litorânea, podendo interagir com correntes de maré e fluxos fluviais), formando feições alongadas, paralelas ou transversais à linha da costa. Podem apresentar retrabalhamentos locais associados a processos eólicos e fluviais. Quando estáveis, as restingas dão forma às “planícies de restinga”, com desenvolvimento de vegetação herbácea e arbustiva e até arbórea. As restingas são áreas sujeitas a processos erosivos desencadeados, entre outros fatores, pela dinâmica da circulação costeira, pela elevação do nível relativo do mar e pela urbanização. 

SOUZA, Célia Regina G. et al. Restinga: conceitos e emprego do termo no Brasil e implicações na legislação ambiental. São Paulo: Instituto Geológico, 2008. 

É correto afirmar que as restingas existentes ao longo da faixa litorânea brasileira são áreas 

A) pouco sobrecarregadas dos ecossistemas costeiros, devido ao modo como ocorreu a ocupação humana, com o processo de urbanização. 
B) onde a cobertura vegetal ocorre em mosaicos, encontrando-se em praias, cordões arenosos, dunas, depressões, serras e planaltos, sem apresentar diferenças fisionômicas importantes. 
C) suscetíveis à erosão costeira causada, entre outros fatores, por amplas zonas de transporte de sedimentos, elevação do nível relativo do mar e urbanização acelerada. 
D) onde o solo arenoso não apresenta dificuldade para a retenção de água e o acesso a nutrientes necessários ao desenvolvimento da cobertura vegetal herbácea em praias e dunas.

9- (UECE–2016) Os solos são o produto da desagregação das rochas pelos processos físicos, químicos e biológicos, sendo constituídos, do ponto de vista pedológico, por matéria mineral, ar, água, matéria orgânica e atividade biológica. Os latossolos são solos 

A) pouco evoluídos, com ausência de horizonte B. 
B) altamente evoluídos e ricos em argilominerais. 
C) essencialmente orgânicos. 
D) derivados de rochas calcárias.

10- (UFPI) Na figura a seguir, indicados pelos algarismos romanos I, II e III, estão representados os três tipos de precipitações pluviais.


Aponte a alternativa que expressa corretamente a denominação das chuvas. 

A) I – orográfica, II – frontal e III – convectiva 
B) I – orográfica, II – convectiva e III – frontal 
C) I – convectiva, II – frontal e III – orográfica 
D) I – frontal, II – convectiva e III – orográfica 
E) I – convectiva, II – orográfica e III – frontal

11- (IMED-SP–2016) Para responder à questão, observe a imagem a seguir:


O climograma da cidade do Rio de Janeiro apresenta características do clima 

A) Subtropical. 
B) Tropical Atlântico. 
C) Tropical Equatorial. 
D) Equatorial úmido. 
E) Semiárido.

12- (FGV) Em áreas urbanas, a ocupação de várzeas e planícies de inundação natural dos cursos-d’água e de áreas de encosta com acentuado declive tem sido uma das principais causas de desastres naturais, ocasionando todos os anos a mortalidade e a morbidade a milhares de vítimas, além de perdas econômicas em termos de infraestrutura e edificações.

SILVA, J. A. A. et al. O Código Florestal e a Ciência. 2011. p. 14. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/site/arquivos/codigo_florestal_e_a_ciencia.pdf>. 

Sobre esse tema, é correto afirmar: 

A) A inundação das várzeas e das planícies são fenômenos que só ocorrem em áreas urbanas. 
B) Desastres naturais são aqueles que decorrem de dinâmicas da natureza, sobre as quais os efeitos das ações antrópicas são praticamente nulos. 
C) Nas áreas urbanas, a impermeabilização das várzeas facilita a ocorrência de inundações. 
D) Mesmo sob condições climáticas extremas, não é possível a ocorrência de deslizamentos de massa em encostas recobertas com vegetação natural. 
E) Os danos potenciais dos desastres naturais são menores em áreas urbanas adensadas, nas quais a dinâmica da natureza já foi sensivelmente alterada pela ação antrópica.

13- (Unicamp-SP–2015) A gestão pública e empresarial mantém relações complexas, hierárquicas, de controle entre centros urbanos, propagando decisões, definindo relações e destinando investimentos. 

IBGE. Regiões de Influência das cidades – 2007. Disponível em: <www.mma.gov.br/estrutura/
PZEE_/arquivos/regra_28.pdf> (Adaptação).

Segundo o IBGE, os três principais centros de gestão empresarial que exercem acentuado comando sobre o conjunto do território brasileiro são, em ordem de importância, 

A) Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro. 
B) Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília. 
C) São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília. 
D) Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo.

14- (IFSP) Concomitantemente ao processo de globalização, o mundo observa uma tendência à regionalização, que se concretiza pela 

A) construção de organizações internacionais vinculadas à ONU (Organização das Nações Unidas) e à Liga das Nações para minimizar as catástrofes naturais em escala global. 
B) formação de blocos econômicos regionais, que têm como um dos principais objetivos eliminar barreiras comerciais entre os países participantes do bloco. 
C) finalização de acordos comerciais, militares e esportivos assinados durante o período da Guerra Fria entre organizações governamentais. 
D) dissolução de partidos políticos de alcance regional e mundial, como o Partido Baath e os Partidos Comunistas. 
E) extinção de instituições não governamentais com atuação global e regional, as quais atuam na defesa da natureza.

15- (UFRRJ) No mapa a seguir, encontra-se identificada uma das principais áreas de tensão do planeta na atualidade.


Assinale a alternativa que apresenta uma das razões para o conflito entre Índia e Paquistão, pelo controle da região em destaque. 

A) Disputa pelo controle das cidades consideradas sagradas por ambos os povos. 
B) Existência de reservas de urânio, cobiçadas pelos dois países com capacidade nuclear. 
C) Conflitos religiosos, onde budistas e muçulmanos já travaram três guerras e adotaram práticas de terrorismo. 
D) Aspirações nacionalistas dos povos da Caxemira, que reivindicam a sua separação e independência do Paquistão. 
E) Disputas territoriais decorrentes do processo de independência desses dois países, com o fim do domínio britânico.



GABARITO:
1- D
2- A
3- D
4- D
5- A
6- B
7- C
8- C
9- B
10- C
11- B
12- C
13- C
14- B
15- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário