terça-feira, 9 de maio de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE FOCOS DE TENSÃO: ÁFRICA

1- (Unicamp-SP) No mapa a seguir estão indicados por números três países do continente africano. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a localização e características desses países. 


A) Angola (1) e Moçambique (2) foram colonizados por franceses, enquanto a África do Sul (3) integra atualmente o NAFTA. 
B) Angola (3) e Moçambique (1) foram colonizados por ingleses, enquanto a África do Sul (2) integra atualmente o G7. 
C) Angola (2) e Moçambique (3) foram colonizados por portugueses, enquanto a África do Sul (1) integra atualmente os BRICS. 
D) Angola (1) e Moçambique (2) foram colonizados por portugueses, enquanto a África do Sul (3) integra atualmente os BRICS.

2- (UFSCar-SP) Os gráficos mostram a evolução da epidemia da AIDS no mundo e na África Subsaariana. A partir de sua análise, é correto afirmar que 




A) no século XXI, houve uma redução do número de pessoas infectadas e uma estabilização no percentual de adultos infectados no mundo e na África Subsaariana. 
B) houve uma estabilização, em termos absolutos, da população infectada e da população adulta infectada, entre 2000 e 2007, tanto no mundo como na África Subsaariana. 
C) há uma tendência de queda no percentual de adultos infectados na África Subsaariana a partir de 2000, mas a região ainda abriga mais da metade do número de infectados do mundo em 2007. 
D) apesar do aumento da população infectada no mundo, a porcentagem de adultos infectados é pequena, demonstrando que o grupo de risco é maior entre crianças e idosos. 
E) ambos os gráficos indicam estabilização do número de casos de pessoas e de adultos infectados, apesar de os progressos serem menos expressivos na África Subsaariana do que no mundo.

3- (USP) No mapa, nota-se que, no norte da África, a religião muçulmana é predominante e, em direção ao sul, a sua presença diminui. Em alguns países, tais como Nigéria, Chade e Sudão, os territórios ao norte são habitados predominantemente por muçulmanos, em contraste com o sul, onde a maioria é formada por seguidores de outras religiões. Com base no mapa, no texto e em seus estudos sobre o continente africano, assinale a alternativa incorreta. 


A) Os países do norte da África apresentam maior porcentagem de seguidores da religião muçulmana. 
B) A composição étnica altamente diversificada é uma exceção na África, ou seja, os países apresentam predominantemente uma população homogênea. 
C) Em alguns países, a população de religião muçulmana concentra-se em partes específicas do território, sobretudo nas áreas situadas ao norte. 
D) Os países africanos tiveram suas fronteiras definidas, em grande parte, pelas potências colonizadoras e é comum eles apresentarem uma composição étnica diferenciada. 
E) A composição étnica diferenciada, a presença de seguidores de diferentes religiões e a disputa do poder político têm propiciado a ocorrência de conflitos em diversos países africanos. 

4- (PUC Rio) 


Das características da região destacada no cartograma anterior, está correta a afirmação de que nela 

A) as doenças endêmicas estão sob controle público. 
B) as savanas e florestas são predominantes. 
C) as crises de fome são menos regulares. 
D) os fluxos migratórios são intensos. 
E) os rios de planalto são perenes.

5- (FUVEST-SP–2015) O grupo Boko Haram, autor do sequestro, em abril de 2014, de mais de duzentas estudantes, que, posteriormente, segundo os líderes do grupo, seriam vendidas, nasceu de uma seita que atraiu seguidores com um discurso crítico em relação ao regime local. Pregando um islã radical e rigoroso, Mohammed Yusuf, um dos fundadores, acusava os valores ocidentais, instaurados pelos colonizadores britânicos, de serem a fonte de todos os males sofridos pelo país. Boko Haram significa “a educação ocidental é pecaminosa” em haussa, uma das línguas faladas no país. 

Disponível em: <www.cartacapital.com.br>. Acesso em: 13 maio 2014 (Adaptação). 

O texto se refere 

A) a uma dissidência da Al-Qaeda no Iraque, que passou a atuar no país após a morte de Sadam Hussein. 
B) a um grupo terrorista atuante nos Emirados Árabes, país economicamente mais dinâmico da região. 
C) a uma seita religiosa sunita que atua no sul da Líbia, em franca oposição aos xiitas. 
D) a um grupo muçulmano extremista, atuante no norte da Nigéria, região em que a maior parte da população vive na pobreza. 
E) ao principal grupo religioso da Etiópia, ligado ao regime político dos tuaregues, que atua em toda a região do Saara.

6- (FUVEST-SP) Observe o mapa da distribuição dos drones (veículos aéreos não tripulados) dos EUA na África e no Oriente Médio. 


Em suas declarações, o governo dos EUA justifica o uso dos drones, principalmente, como 

A) proteção militar a países com importantes laços econômicos com os EUA, principalmente na área de minerais raros. 
B) necessidade de proteção às embaixadas e outras legações diplomáticas dos EUA em países com trajetória comunista. 
C) meio de transporte para o envio de equipamentos militares ao Irã, com a finalidade de desmonte das atividades nucleares. 
D) um dos pilares da sua estratégia de combate ao terrorismo, principalmente em regiões com importante atuação tribal / terrorista. 
E) reforço para a megaoperação de espionagem, executada em 2013, que culminou com o asilo de Snowden na Rússia. 

7- (UERJ) Uma das contradições que afetam as sociedades africanas é a não correspondência entre as fronteiras territoriais dos diversos Estado nacionais e as divisões entre grupos étnicos locais, como se observa no mapa a seguir: 


Na maioria dos países africanos, essa contradição provoca, principalmente, o seguinte efeito: 

A) Deficit comercial 
B) Instabilidade política 
C) Degradação ambiental 
D) Dependência financeira

8- (ESPM-SP) Observe o texto e o mapa a seguir. 

Sudão do Sul, independente e vulnerável 
No sábado 9, o mundo ganhou um novo país: o Sudão do Sul. A nação, maior que a Bahia, nasce carregando o título do Estado mais pobre do mundo, onde três dos estimados nove milhões de habitantes precisam de ajuda humanitária para se alimentar e 90% vivem com até 50 centavos de dólar por dia (cerca de 0,80 centavos de reais). 


Em relação à geografia do novo país, está correto afirmar: 

A) Localizado na África Austral, as ricas jazidas de ferro e cobre apresentam-se como oportunidades futuras em melhores dias para amenizar o alto índice de miséria existente. 
B) Localizado entre a África Oriental e Central, e de maioria cristã e animista em oposição ao norte islâmico, o Sudão do Sul vê no petróleo as melhores perspectivas futuras. 
C) Localizado na África Ocidental, o novo país tem nas áreas de plantation a base da economia exportadora de gêneros tropicais, como cacau e açúcar. 
D) O conflito étnico entre tutsis e hutus levou a um genocídio nesse novo país da África Oriental, cuja separação em duas partes pareceu ser a única solução possível. 
E) O novo país de maioria islâmica localiza-se na África Setentrional e o clima mediterrâneo favorece o cultivo de videiras e oliveiras, os principais produtos de exportação

9- (FUVEST-SP–2017) Cada vez mais pessoas fogem da guerra, do terror e da miséria econômica que assolam algumas nações do Oriente Médio e da África. Elas arriscam suas vidas para chegar à Europa. Segundo estimativas da Agência da ONU para Refugiados, até novembro de 2015, mais de 850 mil refugiados e imigrantes haviam chegado por mar à Europa naquele ano. 

GARTON ASH, Timothy. Europa e a volta dos muros. O Estado de S. Paulo, 29 nov. 2015 (Adaptação). 

Sobre a questão dos refugiados, no final de 2015, considere as três afirmações seguintes: 

I. A criação de fronteiras políticas no continente africano, resultantes da partilha colonial, incrementou os conflitos étnicos, corroborando o elevado número de refugiados, como nos casos do Sudão e Sudão do Sul. 
II. Além das mortes em conflito armado, da intensificação da pobreza e da insegurança alimentar, a guerra civil na Síria levou um contingente expressivo de refugiados para a Europa. 
III. A política do apartheid teve grande influência na Nigéria, país de origem do maior número de refugiados do continente africano, em decorrência desse movimento separatista. 

Está correto o que se afirma em 

A) I, apenas. 
B) I e II, apenas. 
C) III, apenas. 
D) II e III, apenas. 
E) I, II e III. 

10- (EsPCEx-SP–2017) “A África libertou-se do jugo colonial, mas ainda não conseguiu erguer Estados nacionais verdadeiros. Esse é o desafio político que as sociedades africanas enfrentam atualmente. Sua superação é condição indispensável para a estabilidade política e o desenvolvimento econômico. [...].” 

MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio, 2012, p. 652-653. (grifo nosso) 

As dificuldades que muitos países africanos enfrentam para se constituírem em “Estados nacionais verdadeiros”, estão relacionadas 

I. às secas prolongadas e às inundações, que, por si só, já explicam as frequentes crises de abastecimento alimentar, que desencadeiam crises políticas e econômicas e solapam o Estado nacional. 
II. à incapacidade que o governo de diversos países tem em tributar o conjunto da sociedade, e, em certos casos, à dificuldade de controlar de fato as vastas regiões do território do país, por estarem sob o domínio local de milícias armadas que ignoram o poder central. 
III. à influência do neocolonialismo, que, em muitos casos, grandes potências, ainda exercem sobre Estados africanos, por meio da ajuda financeira, da cooperação militar e, sobretudo, por meio de tratados especiais de comércio, que desfavorecem a economia nacional. 
IV. à incapacidade dos nativos africanos de respeitarem as diferenças etnorreligiosas entre si e de se autogovernarem sem a presença política dos colonizadores europeus, apesar da existência, atualmente, de um país capaz de assumir o papel de liderança política no continente, como é o caso de Angola. 
V. ao descompasso entre as territorialidades produzidas pela colonização e as territorialidades locais no contexto interno dos países africanos, que definiu fronteiras que não necessariamente mantêm relação com a distribuição étnica ou linguística de suas populações. 

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas. 

A) I, II e III 
B) I, III e IV 
C) II, III e V 
D) I, IV e V 
E) II, IV e V

11- (FGV–2015) A África tem sido palco de inúmeros problemas sociais e econômicos nos últimos anos. Observe o mapa a seguir


A respeito das áreas assinaladas no mapa, é correto afirmar que 

A) a área 1 indica os países Guiné, Serra Leoa e Libéria, onde o surto do ebola continua a se proliferar de maneira alarmante, colocando, segundo a OMS, um sério risco para a segurança sanitária global. 
B) a área 2 assinala a Nigéria, o país mais populoso da África, onde encontra-se a maior população muçulmana em guerra, lutando pelo separatismo entre sunitas e xiitas. 
C) a área 3 indica o país República Democrática do Congo, onde, durante a guerra, teve origem a doença ebola, a partir de morcegos frugíveros encontrados nas cavernas do deserto do Calaari. 
D) a área 4 assinala o Egito, onde a queda do governo do Hamas provocou a expansão rápida do califado ISIS. 
E) a área 5 indica a África do Sul, que apresenta IDH muito elevado, destacando-se pela crescente urbanização e pelo parque industrial, que permitiram sua entrada no bloco da Aliança do Pacífico.

12- (UEMG) Um dos maiores problemas da atualidade é a expressiva carência alimentar de vários países africanos. O texto e o mapa a seguir descrevem esta situação. 

Condenados à fome 
No fim de julho, a ONU decretou que a região africana, em destaque no mapa, está sob estado de fome [...]. Esse é o alerta que leva entidades de todo o mundo a enviar alimentos, remédios e médicos para atender os necessitados. Contudo, isso não ocorrerá na Somália. Seus habitantes não poderão ser socorridos pela solidariedade mundial, pois esse é o desejo do grupo Al Shabab, subordinados à Al-Qaeda, que controla o sul do país. 

VEJA. 10 ago. 2011. p. 98 (Adaptação).


Com base nas informações obtidas no texto e no mapa anteriores, é correto afirmar que a fome na Somália está associada 

A) à disputa de poder e aos conflitos territoriais, que desencadearam guerras civis em vários países do sudeste africano. 
B) à intensa seca, que tem sido a principal causa da desnutrição infantil, deixando a região devastada e em estado de extrema pobreza. 
C) às raízes do flagelo do noroeste africano, sustentadas pelo modelo de dependência econômica implantado pelo colonialismo europeu no continente. 
D) aos problemas sociais do chamado Chifre da África, agravados em função da atuação das milícias, que impedem a entrada dos países ocidentais na Somália.

13- (Enem–2018) No Segundo Congresso Internacional de Ciências Geográficas, em 1875, a que compareceram o presidente da República, o governador de Paris e o presidente da Assembleia, o discurso inaugural do almirante La Rouciére-Le Noury expôs a atitude predominante no encontro: “Cavalheiros, a Providência nos ditou a obrigação de conhecer e conquistar a terra. Essa ordem suprema é um dos deveres imperiosos inscritos em nossas inteligências e nossas atividades. A geografia, essa ciência que inspira tão bela devoção e em cujo nome foram sacrificadas tantas vítimas, tornou se a filosofia da terra”. 

SAIO, E. Cultura e política. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. 

No contexto histórico apresentado, a exaltação da ciência geográfica decorre do seu uso para o(a) 

A) preservação cultural dos territórios ocupados. 
B) formação humanitária da sociedade europeia. 
C) catalogação de dados úteis aos propósitos colonialistas. 
D) desenvolvimento de técnicas matemáticas de construção de cartas. 
E) consolidação do conhecimento topográfico como campo acadêmico.

14- (Enem–2016) 


O regime do apartheid adotado de 1948 a 1994 na África do Sul fundamentava-se em ações estatais de segregacionismo racial. Na imagem, fuzileiros navais fazem valer a “lei do passe” que regulamentava o(a) 

A) concentração fundiária, impedindo os negros de tomar posse legítima do uso da terra. 
B) boicote econômico, proibindo os negros de consumir produtos ingleses sem resistência armada. 
C) sincretismo religioso, vetando os ritos sagrados dos negros nas cerimônias oficiais do Estado. 
D) controle sobre a movimentação, desautorizando os negros a transitar em determinadas áreas das cidades. 
E) exclusão do mercado de trabalho, negando à população negra o acesso aos bens de consumo. 

15- (Enem) A singularidade da questão da terra na África Colonial é a expropriação por parte do colonizador e as desigualdades raciais no acesso à terra. Após a independência, as populações de colonos brancos tenderam a diminuir, apesar de a proporção de terra em posse da minoria branca não ter diminuído proporcionalmente. 

MOYO, S. A terra africana e as questões agrárias: o caso das lutas pela terra no Zimbábue. In: FERNANDES, B. M.; MARQUES, M. I. M.; SUZUKI, J. C. (Org.). Geografia agrária: teoria e poder. São Paulo: Expressão Popular, 2007. 

Com base no texto, uma característica socioespacial e um consequente desdobramento que marcou o processo de ocupação do espaço rural na África Subsaariana foram: 

A) Exploração do campesinato pela elite proprietária – domínio das instituições fundiárias pelo poder público. 
B) Adoção de práticas discriminatórias de acesso a terra – controle do uso especulativo da propriedade fundiária. 
C) Desorganização da economia rural de subsistência – crescimento do consumo interno de alimentos pelas famílias camponesas. 
D) Crescimento dos assentamentos rurais com mão de obra familiar – avanço crescente das áreas rurais sobre as regiões urbanas. 
E) Concentração das áreas cultiváveis no setor agroexportador – aumento da ocupação da população pobre em territórios agrícolas marginais.



GABARITO:
1- D
2- C
3- B
4- D
5- D
6- D
7- B
8- B
9- B
10- C
11- A
12- D
13- C
14- D
15- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário