quarta-feira, 28 de junho de 2023

SIMULADO 30 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA





1- (FUVEST-SP–2017) O desmatamento atual na Amazônia cresceu em relação a 2015. Metade da área devastada fica no estado do Pará, atingindo áreas privadas ou de posse, sendo ainda registrados focos em unidades de conservação, assentamentos de reforma agrária e terras indígenas. 

Imazon. Boletim do desmatamento da Amazônia Legal, 2016 (Adaptação). 

Tal situação coloca em risco o compromisso firmado pelo Brasil na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 21), ocorrida em 2015. O desmatamento na Amazônia tem raízes históricas ligadas a processos que ocorrem desde 1970. Com base nos dados e em seus conhecimentos, aponte a afirmação correta. 

A) O desmatamento, apesar de atingir áreas de unidades de conservação, que incluem florestas, parques nacionais e terras indígenas, viabiliza a ampliação do número de assentamentos da reforma agrária. 
B) As grandes obras privadas implantadas na Amazônia valorizam as terras, atraindo enorme contingente populacional, que por sua vez origina regiões metropolitanas que degradam a floresta. 
C) A grilagem de terras em regiões de grandes projetos de infraestrutura, a extração ilegal de madeira e a construção de rodovias estão entre as causas do desmatamento na Amazônia. 
D) A extração ilegal de madeira na Amazônia vem sendo monitorada por países estrangeiros devido às exigências na COP 21, pois eles são os maiores beneficiários dos acordos da Conferência. 
E) Os grandes projetos de infraestrutura causam degradação da floresta amazônica, com intensidade moderada e temporária, auxiliando a regularização fundiária.

2- (FGV-SP) Relacione as imagens 1, 2 e 3 com os domínios morfoclimáticos. 


A) 1 – Domínio dos Cerrados, 2 – Domínio dos Planaltos de Araucárias e 3 – Domínio Tropical Atlântico. 
B) 1 – Domínio da Caatinga, 2 – Domínio Roraima- -Guianense e 3 – Domínio Equatorial Amazônico. 
C) 1 – Domínio dos Cerrados, 2 – Domínio das Coxilhas e 3 – Domínio Tropical Atlântico. 
D) 1 – Domínio Roraima-Guianense, 2 – Domínio Equatorial Amazônico e 3 – Domínio dos Planaltos de Araucárias. 
E) 1 – Domínio da Caatinga, 2 – Domínio dos Planaltos de Araucárias e 3 – Domínio dos Cerrados.

3- (UFMG) O debate sobre o aumento das taxas de desmatamento na Amazônia, no final de 2007, foi ocasião propícia para um ataque inédito de alguns interesses do setor agroindustrial, atuando no Brasil central e na Amazônia ao Inpe, uma das instituições-chave do sistema brasileiro de ciência e tecnologia [...] Não é inocente, nesse contexto, um doloso desconhecimento: ignorar que a ciência (aqui e em toda parte) avança por meio de acertos e erros. Pretender fazer de diferenças metodológicas, sobre como detectar desmatamento e degradação a partir do espaço, o argumento para deslegitimar nossa ciência pode ser um ato mais que destrutivo ao futuro do Brasil. O nó da questão é o falso dilema entre conservação e desenvolvimento. Falso, porque trata a conservação como sinônimo de preservação intocável e identifica o desenvolvimento com produção destrutiva, respaldado num histórico de agropecuária causadora de gigantesco passivo ambiental na Amazônia. Falso, pois não admite a existência de diversos modos de modernidade e caminhos alternativos de desenvolvimento e pretende fazer da verdade complexa dessa questão pouco mais que uma caricatura simplista. 

BECKER, Bertha; NOBRE, Carlos A.; BARTHOLO, Roberto. Uma via para a Amazônia. Folha de S. Paulo. 27 abr. 2008. p. A3 (Adaptação). 

A partir da leitura e interpretação desse trecho, é incorreto afirmar que 

A) a “caricatura simplista” mencionada se refere à postura comum de reduzir-se o assunto Amazônia a uma só via, o conservadorismo ou o desenvolvimentismo. 
B) a notícia do aumento da taxa de desmatamento na Amazônia, que incomodou diferentes setores da sociedade, motivou várias críticas a um importante órgão de pesquisa brasileiro. 
C) os autores consideram inaceitável criticar-se a possibilidade de a ciência brasileira cometer erros relativos à detecção e ao monitoramento do desmatamento. 
D) uma postura radical do lado conservacionista e a tradição brasileira de uso irracional dos recursos ambientais dificultam o debate sobre a Amazônia.

4- (Unicamp-SP–2019) A figura a seguir retrata a variação latitudinal dos padrões espaciais de distribuição dos principais biomas terrestres.


Considere a figura anterior e assinale a alternativa correta. 

A) As florestas têm um aumento na diversidade de suas espécies à medida que a precipitação aumenta e as temperaturas apresentam declínio. 
B) Os desertos e as savanas ocorrem em todos os continentes, em áreas com temperaturas elevadas e baixo volume de precipitação. 
C) A taiga apresenta espécies arbóreas de maior porte em razão da umidade proveniente das baixas pressões de médias latitudes do Hemisfério Norte. 
D) As savanas e as florestas de monções dependem da sazonalidade climática: invernos frios e chuvosos, verões quentes e secos.

5- (ESPM-SP) Os textos a seguir são excertos de uma divergência científica em relação ao IPCC. Observe-os: 

Ocorre que o IPCC não estuda nada: faz resenha de trabalhos publicados, adultera-os quando lhe convêm. A banda de música do IPCC é o filme do Al Gore, cuja exibição foi proibida na Inglaterra por decisão judicial, exceto se mencionar as inverdades que contém. 

AZEVEDO, José Carlos de. Folha de S.Paulo, 01 jul. 2008. 

As conclusões do IPCC não são baseadas somente em modelos matemáticos, mas também em observações da variabilidade e mudança do clima em diferentes escalas do tempo, da química e da dinâmica atmosférica e dos oceanos obtidas pela ciência da paleoclimatologia. 

SIMÕES, Jefferson C. Folha de S.Paulo, 10. jul. 2008. 

A divergência está relacionada ao fato de que o IPCC 

A) divulgou estudos atribuindo a responsabilidade ao CO2 pelo aquecimento global, tese aceita por uns e refutada por outros cientistas. 
B) diagnosticou um aquecimento das águas do Pacífico provocado por uma fenda no assoalho oceânico, fenômeno popularmente conhecido como El Niño. 
C) isentou a emissão de poluentes atmosféricos na corresponsabilidade da alteração climática, vinculando tal aquecimento a fatores naturais e não antrópicos. 
D) surpreendeu a comunidade científica ao anunciar que, na realidade, a Terra está adentrando um processo de resfriamento global. 
E) evidenciou um processo de deglaciação natural no planeta, responsável pelo derretimento das calotas polares.

6- (Unicastelo-SP) Analise o mapa.


Sobre esse conjunto de países, é correto afirmar que 

A) é uma região de intensos conflitos religiosos, como o que opõe o governo cristão do Paquistão aos muçulmanos do Afeganistão. 
B) concentra algumas das maiores áreas protegidas de florestas tropicais do mundo, especialmente no norte da Índia, Nepal e Butão. 
C) apresenta algumas das maiores concentrações populacionais do mundo, especialmente na Índia e em Bangladesh. 
D) é o berço dos Tigres Asiáticos, inicialmente representados pela Índia e Paquistão, mas que engloba atualmente países emergentes como a China. 
E) com exceção da China, a religião muçulmana é predominante em todos os países, com destaque para o conflito entre xiitas indianos e sunitas paquistaneses.

7- (FUVEST-SP) Observe os gráficos.


Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. 

A) Em função de políticas de reforma agrária levadas a cabo no Norte do país, durante as últimas décadas, a população rural da região superou, timidamente, sua população urbana. 
B) O aumento significativo da população urbana do Sudeste, a partir da década de 1950, decorreu do desenvolvimento expressivo do setor de serviços em pequenas cidades da região. 
C) O avanço do agronegócio no Centro-Oeste, a partir da década de 1970, fixou a população no meio rural, fazendo com que esta superasse a população urbana na região, a partir desse período. 
D) Em função da migração de retorno de nordestinos, antes radicados no chamado Centro-Sul, a população urbana do Nordeste superou a população rural, a partir da década de 1970. 
E) A maior industrialização na região Sul, a partir dos anos 1970, contribuiu para um maior crescimento de sua população urbana, a partir desse período, acompanhado do decréscimo da população rural.

8- (Unesp–2016)


A síntese dos dados apresentados pelo gráfico permite afirmar que 

A) o índice de esgoto a céu aberto na região Sudeste, em contraste com os resultados superiores a 70% de atendimento em identificação do logradouro, iluminação, pavimentação, arborização, bueiros e depósitos de lixo, indica grandes disparidades socioeconômicas entre seus habitantes. 
B) os menores índices nacionais em calçada e rampas na região Sul, contrastantes com os maiores parâmetros em iluminação, pavimentação, arborização e esgoto a céu aberto, expressam as piores condições de vida para pedestres e deficientes físicos. 
C) mesmo apresentando os menores índices nacionais para a identificação do logradouro, iluminação, pavimentação, arborização, bueiros e depósitos de lixo, a região Norte não enfrenta deficiências em saneamento básico e na circulação de pedestres. 
D) ainda que tenha apresentado os maiores índices nacionais em identificação do logradouro, iluminação, pavimentação, arborização, bueiros e depósitos de lixo, a região Nordeste enfrenta problemas com infraestruturas básicas em tratamento de esgoto e vias adaptadas a deficientes físicos. 
E) os resultados encontrados na região Centro-Oeste para os índices de esgoto a céu aberto, meio-fio, calçada e rampas são acompanhados pelos menores percentuais nacionais na identificação do logradouro, iluminação e pavimentação, fundamentais para garantir melhores condições de vida. 

9- (UFMG) Todas as alternativas apresentam características do espaço natural da região Centro-Oeste do Brasil, exceto 

A) Predominância de terrenos sedimentares recentes, datados do terciário e quaternário, recobrindo a maior parte da região. 
B) Predomínio, na maior parte do território, de clima semiúmido, com uma estação seca bem marcada no inverno. 
C) Presença de amplos espaços cobertos por formações fitogeográficas variadas, como Cerrados, Florestas, campos limpos e o Complexo do Pantanal. 
D) Presença de formadores de grandes bacias hidrográficas, como a Bacia Platina e a Araguaia-Tocantins. 
E) Presença de unidades geomorfológicas variadas, como maciços antigos, chapadões, cuestas e planícies aluviais. 

10- (URCA-CE) Sabemos que a região Nordeste é bastante complexa e muito variada nas suas características físicas e formas de ocupação humana. Com base nos conhecimentos geográficos e históricos sobre ela, julgue os itens a seguir. 

I. Desde o estado do Maranhão até o estado da Bahia, as formações litorâneas são constituídas de material de origem fluvial, marinha ou fluviomarinha, onde encontramos os manguezais. 
II. Os “inselbergs”, elevações que se assemelham a serras, aparecem em áreas aplainadas da região sertaneja de clima semiárido. Têm sua origem ligada ao intemperismo químico e à erosão pluvial. 
III. O Agreste apresenta a pecuária extensiva de corte como sua principal atividade econômica. Destaca-se também a presença de cidades e metrópoles regionais, como João Pessoa e Campina Grande. 
IV. Em certas regiões, aparecem as chapadas nordestinas, que são relevos residuais, isto é, restos de um capeamento sedimentar, de aspecto tabular, como a Chapada do Apodi entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, e a Chapada do Araripe, entre Ceará e Pernambuco. 
V. Na zona úmida do Nordeste desenvolveu-se a Mata Atlântica em solos férteis, como o massapé. Daí o nome de Zona da Mata dado a essa região. Ela já foi quase toda destruída por causa da exploração da madeira e da utilização da terra para a monocultura canavieira. 

É verdadeiro o que se afirma em: 

A) I apenas. 
B) I e II apenas. 
C) I e III apenas. 
D) I, IV e V apenas. 
E) II e III apenas.

11- (UEPA–2015) Partindo-se da ideia de que existe “um Brasil que investe, outro que suga [...]” é correto afirmar acerca da (re)organização do espaço amazônico que 

A) o boom do agronegócio está transformando Porto Velho, capital de Rondônia, em um novo centro portuário, devido à expansão da soja, cuja produção será escoada pela hidrovia do Rio Madeira, sendo desnecessária a construção de novas rodovias nesse trecho. 
B) no Pará e no Amazonas, a expansão da soja ameaça a biodiversidade devido aos impactos ambientais, além de que os plantadores de soja, impulsionados pelo mercado, convertem as terras dos pequenos proprietários em áreas de cultivo mecanizado. 
C) no sul e leste da Amazônia, predominam a produção agrícola e a criação de gado em pequenas propriedades, criando situações de conflito entre a agricultura de larga escala e os posseiros, o que tem sido eliminado por políticas de desenvolvimento sustentável. 
D) o Pará e o leste do Amazonas contêm numerosos territórios indígenas e unidades de conservação, o que os torna uma região altamente consolidada e pouco impactada pela pressão provocada pela fronteira do agronegócio. 
E) a Amazônia Ocidental, até o momento, possui baixa taxa de desmatamento, garantindo o desenvolvimento das atividades e o direito de uso de terra aos diferentes grupos sociais, em respeito às características ecológicas e às necessidades da população local.

12- (UFRN) Um aluno, ao fazer uma pesquisa sobre imigrantes europeus no Brasil, lê o seguinte: A história da imigração no Brasil teve início durante o período do Império, quando o governo brasileiro incentivou a vinda de estrangeiros para o país, com o objetivo de expandir a mão de obra e as atividades econômicas. Os alemães foram, depois dos portugueses, os primeiros imigrantes a chegar ao Brasil, concentrando-se na região Sul. 

ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Panorama geográfico do Brasil. São Paulo: Moderna, 1998. p. 407 (Adaptação). 

A partir das informações contidas no fragmento textual anterior, é correto afirmar que, dentre as contribuições dos imigrantes alemães na construção do território brasileiro, destaca-se a 

A) implantação da atividade industrial na área do Vale dos Sinos, onde foram fundadas importantes cidades, como Nova Friburgo e Caxias do Sul. 
B) fundação de núcleos populacionais, como Brusque, Blumenau, Joinvile e Itajaí, considerados como importantes áreas urbanas do estado de Santa Catarina. 
C) introdução de novos produtos na economia agrícola nacional, como foi o caso da pimenta-do-reino, contribuindo para a indústria de beneficiamento de alimentos. 
D) participação ativa na agricultura, em especial na cultura do café, contribuindo para o processo de acumulação que deu origem à indústria brasileira.

13- (UEA-AM) Analise os mapas de anamorfose, em que estão representados os valores mundiais de exportação e importação de produtos eletrônicos em 2002.


Com base nas informações reveladas pelo grau de deformação dos países, é possível concluir que 

A) o Canadá e a Europa, apesar de possuírem exportações significativas de eletrônicos, também são grandes importadores. 
B) o Brasil, o Canadá e a África do Sul possuem exportações significativas no cenário internacional, apesar disso as importações de eletrônicos são elevadas. 
C) os Estados Unidos e o Japão têm grande exportação de eletrônicos e baixa importação, enquanto no Brasil e na Austrália há equilíbrio entre importação e exportação. 
D) os países da América Latina são grande exportadores de eletrônicos, devido à escassez de matéria-prima, enquanto os países asiáticos são grande importadores. 
E) as maiores exportações de eletrônicos concentram-se em países da Europa, da Ásia e nos Estados Unidos, enquanto as importações são lideradas pelos países da América Latina.

14- (UFRR–2016) O acrônimo BRIC [...] foi criado por O’Neill como instrumento de análise financeira em 2001. Originalmente, se referia às nações emergentes que, em 2040, teriam o mesmo peso econômico dos países desenvolvidos. Por volta de 2007, autoridades desses países perceberam a possibilidade de explorar politicamente a ideia de que suas nações teriam uma “agenda” comum. Como resultado, a primeira reunião de cúpula dos BRICS ocorreu em 2009, na Rússia, tendo como bandeira a luta pela reforma do sistema político e econômico internacional. A África do Sul foi “incorporada” ao grupo em 2010. É verdade que sempre houve questionamentos sobre o potencial de cooperação dos BRICS em função de suas diferenças políticas e econômicas, de valores e interesses.

BBC BRASIL, 07 jul. 2015. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07/150706_avancos_brics_ru>. [Fragmento]

Apesar das possíveis divergências, citadas pelo texto, acerca da consolidação dos BRICS como um ator importante no cenário global, os países que o integram têm realizado cúpulas anuais, onde celebram diversos acordos e entendimentos que formalizam cada vez mais as iniciativas do grupo. Em 2015, durante a VII Cúpula dos BRICS, consolidou se uma instituição que dá unidade ao grupo e representa uma significativa alteração na geopolítica financeira global. 

Assinale a alternativa que se refere corretamente à instituição consolidada em 2015 pelos BRICS. 

A) Missão das Nações Unidas para o Mediterrâneo (MNUME), para resgatar refugiados que tentam chegar à Europa. 
B) Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido popularmente como o Banco dos BRICS. 
C) Fundo Monetário Internacional II (FMI II), que se trata de uma versão do FMI para países em desenvolvimento. 
D) Movimento Internacional Socialista (MIS), que visa expandir o socialismo e combater a influência dos Estados Unidos. 
E) Banco Central do Sul (BCS), cujo maior objetivo é estabelecer uma moeda única para os países membros.

15- (Uncisal–2017)


A partir do gráfico, os aspectos comparados dos dois modelos de agricultura revelam a 

A) baixa representação dos estabelecimentos de minifúndios. 
B) concentração de terras e receitas pela agricultura não familiar. 
C) correlação proporcional entre os índices de ocupação e receita. 
D) distribuição maior de receitas obtidas para a agricultura familiar. 
E) predominância estatística de estabelecimentos não familiares


GABARITO:
1- C
2- A
3- C
4- C
5- A
6- C
7- E
8- A
9- A
10- D
11- B
12- B
13- A
14- B
15- B

Nenhum comentário:

Postar um comentário