segunda-feira, 12 de junho de 2023

SIMULADO 14 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA

 


1- (FGV-SP) O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou nesta segunda-feira 10 [de setembro] na Austrália que a rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) está “morta”, mas ninguém quer matá-la formalmente. 

Disponível em: <www.cartacapital.com.br/economia/a-rodadade-doha-ja-esta-morta-diz-presidente-chileno/>. 

Sobre a rodada de Doha da OMC, é correto afirmar: 

A) Trata-se de uma série de negociações iniciadas em 1979, com vistas a amenizar os efeitos dos “choques do petróleo” na economia global. 
B) Trata-se de uma série de negociações iniciadas em 2001, com vistas à liberalização do comércio mundial. 
C) Trata-se de uma série de negociações iniciadas em 2008, com vistas a atenuar os efeitos da crise financeira sobre os fluxos de comércio globais. 
D) Trata-se de uma série de negociações iniciadas em 1992, com vistas a incentivar o comércio de bens e serviços ambientalmente sustentáveis. 
E) Trata-se de uma série de negociações iniciadas em 2009, com vistas a garantir a soberania alimentar dos países mais pobres.

2- (Mackenzie-SP) Inimigos históricos na região, católicos e protestantes formarão gabinete conjunto a partir de maio de 2007. 

FOLHA DE S.PAULO. 

Os conflitos que mataram milhares de pessoas na Irlanda do Norte, com raízes políticas e religiosas que remontam ao século XII e, particularmente, acirrados nas três últimas décadas do século XX, devem-se a 

A) uma minoria católica da Irlanda do Norte, que é a favor da anexação à Irlanda, com o respaldo do IRA (Exército Republicano Irlandês). 
B) maioria católica da Irlanda do Norte, que é a favor da anexação à Irlanda, com o apoio do IRA. 
C) minoria católica da Irlanda do Norte, que é a favor de sua total independência, com o apoio do gabinete do Reino Unido. 
D) minoria protestante da Irlanda, que é a favor da ocupação e da recuperação do território da Irlanda do Norte. 
E) minoria católica do Reino Unido, que luta junto com o IRA para a total independência da Irlanda do Norte em relação à Irlanda. 

3- (UFF-RJ)


Dois fatores fundamentais responsáveis pelas mudanças territoriais, registradas nos mapas, encontram-se em 

A) emergência de nacionalismos e fortalecimento de diferenças culturais. 
B) controle externo de arsenais nucleares e diversidade étnico-linguística. 
C) perseguições religiosas e interesses do capital especulativo. 
D) radicalismos político-ideológicos e desagregação da União Europeia. 
E) controle da produção de gás e reação à presença militar estrangeira. 

4- (USP) No mapa, nota-se que, no norte da África, a religião muçulmana é predominante e, em direção ao sul, a sua presença diminui. Em alguns países, tais como Nigéria, Chade e Sudão, os territórios ao norte são habitados predominantemente por muçulmanos, em contraste com o sul, onde a maioria é formada por seguidores de outras religiões. Com base no mapa, no texto e em seus estudos sobre o continente africano, assinale a alternativa incorreta. 


A) Os países do norte da África apresentam maior porcentagem de seguidores da religião muçulmana. 
B) A composição étnica altamente diversificada é uma exceção na África, ou seja, os países apresentam predominantemente uma população homogênea. 
C) Em alguns países, a população de religião muçulmana concentra-se em partes específicas do território, sobretudo nas áreas situadas ao norte. 
D) Os países africanos tiveram suas fronteiras definidas, em grande parte, pelas potências colonizadoras e é comum eles apresentarem uma composição étnica diferenciada. 
E) A composição étnica diferenciada, a presença de seguidores de diferentes religiões e a disputa do poder político têm propiciado a ocorrência de conflitos em diversos países africanos. 

5- (Unesp–2019) O presidente da Colômbia anunciou, em 25.05.2018, que o país ingressará em um bloco de cooperação militar. O país, que não possui vínculo histórico ou geográfico com o bloco, será o primeiro da América Latina a tornar-se membro. Esse bloco consiste em um sistema de defesa coletiva, em que os participantes estão de acordo em defender qualquer um de seus integrantes que seja atacado por forças externas ao seu país. Liderado por Washington, o bloco recebe vultosos recursos para cuidar dos objetivos militares dos Estados Unidos. 

Disponível em: <www.operamundi.com.br> (Adaptação). 

De acordo com o excerto, a Colômbia, na condição de país parceiro, passou a integrar 

A) o Grupo dos Oito. 
B) o Pacto de Varsóvia. 
C) o Tratado de Não-Proliferação Nuclear. 
D) a Comunidade dos Estados Independentes. 
E) a Organização do Tratado do Atlântico Norte

6- (UFLA-MG) A recente guerra entre EUA e Inglaterra contra o Iraque fez lembrar a Guerra do Golfo Pérsico de 1991, após o Iraque ter invadido e anexado o Kuwait. As alternativas seguintes descrevem uma etapa da Guerra do Golfo de 1991, exceto 

A) Envio de tropas dos EUA para a região do Golfo Pérsico. 
B) Renúncia do xá Reza Pahlevi, a pedido dos EUA, para evitar maiores constrangimentos. 
C) Decretação do boicote econômico ao Iraque pela ONU. 
D) Ataques a Israel e Arábia Saudita promovidos pelo Iraque. 

7- (UFG-GO) Analise o mapa a segui


As tensões no Oriente Médio se dão em larga medida devido às disputas pelo controle de uma pequena área de extrema importância estratégica, a qual é rota de passagem entre o Golfo de Omã e o Oceano Índico e abrange águas territoriais do Irã, de Omã e dos Emirados Árabes Unidos. Essa área, circulada no mapa, é o 

A) Estreito de Tiran, principal ligação de Israel com o Mar Vermelho. 
B) Estreito de Gibraltar, cujo fluxo de embarcações é elevado. 
C) Estreito de Ormuz, por onde passa boa parte da produção de petróleo do mundo. 
D) Estreito de Bering, importante ponto de ligação entre a Ásia e a América. 
E) Estreito de Bósforo, que facilita o comércio entre a Ásia e a África.

8- (Unesp) Nunca na história da humanidade houve tão grande concentração de poder nuns poucos lugares nem tamanha separação e diferença no interior da comunidade humana. Formou-se um mundo quase totalmente integrado – um sistema mundo – evidentemente controlado a partir de alguns centros de poderes econômicos e políticos. 

DOLLFUS, Olivier. 1994 (Adaptação). 

Neste sistema mundo contemporâneo, pode-se identificar que 

A) as maiores potências nucleares do século XXI são: Estados Unidos, França, Canadá, Japão, Alemanha, Índia e Paquistão. 
B) o Ocidente não tem medo da proliferação de armas nucleares principalmente em regimes hostis aos Estados Unidos. 
C) o Irã, a Síria e o Mianmar formam um grupo de países que abriram mão de seus projetos voltados à proliferação da tecnologia de armas nucleares. 
D) a Coreia do Norte tem grande dependência da China, por ser esta a maior exportadora de alimentos e energia aos norte-coreanos. 
E) a paz entre os palestinos e Israel depende apenas de acordos com os EUA.

9- (UEL-PR) Assinale a alternativa que identifica corretamente as condições regionais favoráveis à expansão do cultivo da soja no Centro-Oeste, a partir dos anos 1980. 

A) Semelhança do ecossistema com aquele predominante no sul dos EUA, favorecendo o êxito na transferência de cultivares norte-americanos e a adoção de outras tecnologias de produção oriundas daquele país. 
B) Incentivos fiscais disponibilizados aos produtores de trigo do Centro-Oeste, visando beneficiar igualmente a cultura da soja, que utiliza, no verão, a mesma área, mão de obra e maquinaria do trigo, cultivado no inverno. 
C) Topografia adequada à mecanização, favorecendo o uso de máquinas e equipamentos de grande porte e a adaptação de novos cultivares às condições de clima e solo da região. 
D) A existência de um sistema cooperativista dinâmico que apoiou fortemente a produção, a industrialização e a comercialização das safras de clima subtropical com boa distribuição anual das chuvas. 
E) Substituição das gorduras animais (banha e manteiga) por óleos vegetais, aliada à intensa migração, que possibilitou a formação de pequenas propriedades com mão de obra familiar mais adaptada ao cultivo da soja.

10- (UERJ)


Os quadrinhos apresentados abordam simultaneamente um aspecto da crise urbana brasileira e a dinâmica populacional do país. O processo espacial urbano e o indicador demográfico correlacionados na situação apresentada nos quadrinhos são, respectivamente, 

A) conurbação e migração interna. 
B) verticalização e expectativa de vida. 
C) segregação e crescimento vegetativo. 
D) suburbanização e taxa de mortalidade.

11- (PUC Rio) Do litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte até o médio São Francisco, estende-se uma mancha semiárida, dentro do domínio tropical, abrangendo quase 1 milhão de km2.


Em relação às características do clima e da vegetação desta área, analise as afirmativas a seguir. 

I. As médias térmicas anuais elevadas e as ações dos ventos originam índices de evaporação maiores que os de precipitação. 
II. As médias pluviométricas inferiores a 600 mm anuais dão origem a áreas secas bem marcadas com indícios de desertificação. 
III. A semiaridez é percebida no quadro natural pela vegetação xerófila e pelo escoamento temporário dos rios. 

As afirmativas corretas são 

A) I. 
B) II. 
C) I e III. 
D) II e III. 
E) I, II e II

12- (UFPR) Os estados amazônicos perseguem estratégias diversas para consolidar o povoamento e alcançar o desenvolvimento sustentável. Todos têm o ecoturismo como atividade básica, mas suas outras estratégias variam consideravelmente em função de seus contextos históricos, culturais e políticos, da sua localização geográfica e dos níveis em que foram afetados pelo recente processo de ocupação. 

BECKER, B. K. Por que não perderemos a soberania sobre a Amazônia? In: ALBUQUERQUE, E. S. (Org.). Que país é esse? Pensando o Brasil contemporâneo. São Paulo: Globo, 2005. p. 275. 

Com base no texto e nos conhecimentos de Geografia, assinale a alternativa correta. 

A) A fronteira agropecuária avança pelo Cerrado do Centro-Oeste e atinge a porção da Amazônia Legal, no norte do Mato Grosso e oeste do Maranhão, tornando a pecuária extensiva um vetor de desenvolvimento na porção oriental do Pará. 
B) As políticas de colonização executadas ao longo da rodovia Transamazônica produziram, no estado do Amazonas, um padrão de desenvolvimento apoiado na agricultura intensiva. 
C) Os avanços recentes da biotecnologia permitiram implantar em Rondônia um modelo econômico baseado na contiguidade das Florestas Tropicais. 
D) O insucesso da Zona Franca de Manaus demonstrou a vocação extrativista da Bacia Amazônica, redirecionando as políticas de incentivos para este último setor. 
E) A fronteira da pecuária extensiva vem se expandindo no estado do Mato Grosso porque o seu território não está incluído na legislação que delimita a Amazônia Legal.

13- (Unimontes-MG–2015) Observe a figura.


São características comuns aos municípios destacados no mapa: 

A) Surgiram de antigas colônias italianas que se dedicaram ao cultivo de trigo desde a primeira metade do século XX. 
B) Originaram-se da colonização de alemães que se dedicaram à policultura e ao cultivo de trigo no século XIX. 
C) Originaram-se de colonização eslava que se estabeleceu em grandes propriedades monocultoras de café, no final do século XIX. 
D) Resultaram da ocupação de japoneses que vieram para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial, apoiados pelo governo brasileiro.

14- (MACK-SP) Ao contrário da União Europeia, o Mercosul não pode ser considerado um verdadeiro mercado comum, pois:

a) após várias tentativas frustradas, desistiu de unificar as moedas.
b) não pratica a livre circulação de serviços, capitais e pessoas.
c) é integrado por países que apresentam notável similaridade econômica, histórica e cultural.
d) não exige dos países-membros compromissos com a manutenção do regime democrático.
e) está vinculado à União Europeia, para fazer frente à ALCA, que o impede de ser um bloco econômico autônomo.

15- (Fuvest 2018) "Europeus, como França e Alemanha, têm valorizado, principalmente nas duas últimas décadas, o estabelecimento da menor distância possível entre as áreas de produção agrícola e de consumo, o que se denomina circuito curto. Na França, o circuito curto é reconhecido por integrar, no máximo, um intermediário entre o produtor e o consumidor, quando não se trata de venda direta. No Brasil, ainda que não haja uma definição oficial, o circuito curto é identificado pela proximidade entre produtor e consumidor.

Moacir R. Darolt et al. A diversidade dos circuitos curtos de alimentos ecológicos: ensinamentos do caso brasileiro e francês. Agriculturas, v.10, n.2. Adaptado.

Considere a definição apresentada e analise as três afirmações:

I. A proximidade entre área de produção agrícola e de consumo pode contribuir para a redução da emissão de CO2.
II. O objetivo fundamental do circuito curto é a ampliação da lucratividade das grandes indústrias alimentícias, com ganhos advindos da redução dos custos de transporte.
III. Com o circuito curto, são geradas novas relações sociais, pelas quais se pode atingir o preço justo das mercadorias, tanto para o consumidor como para o produtor.

Está correto apenas o que se afirma em
(A) I.
(B) II.
(C) I e II.
(D) II e III.
(E) I e III.

GABARITO:
1- B
2- A
3- A
4- B
5- E
6- B
7- C
8- D
9- C
10- C
11- E
12- A
13- B
14- B
15- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário