terça-feira, 6 de junho de 2023

SIMULADO 8 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA

 


1- (UFRGS-RS) Assinale a afirmação correta em relação aos movimentos tectônicos e ao vulcanismo.

A) Os movimentos tectônicos são provocados por forças basicamente exógenas, atuando de forma lenta e prolongada na estrutura e no modelado da crosta terrestre. 
B) As forças tectônicas, que atuam predominantemente no sentido vertical sobre as camadas de rochas resistentes, originam as grandes cadeias montanhosas. 
C) O material vulcânico que se acumula na superfície produz o chamado relevo cárstico, caracterizado pelas formas dômicas derivadas da sobreposição contínua de material piroclástico. 
D) A diferença, em energia liberada, de um terremoto de nível 5 para outro de nível 6, na Escala Richter, é equivalente à diferença, em energia, de um terremoto de nível 6 para outro de nível 7. 
E) O surgimento da Dorsal Mesoatlântica corresponde a áreas de divergência de placas litosféricas, onde ocorrem fenômenos vulcânicos e tectônicos.

2- (Unimontes-MG) As rochas detríticas, químicas e orgânicas são formadas pela desagregação e precipitados químicos e orgânicos de outras rochas. Portanto, essas rochas são classificadas como 

A) sedimentares. 
B) metamórficas. 
C) magmáticas. 
D) intrusivas.

3- (UPE–2016) O território brasileiro apresenta uma grande variedade de estruturas geológicas, de compartimentos regionais e locais de relevo e um expressivo número de biomas. Isso acontece em face da interação de diversos fatores que ocorrem na superfície continental do país. Com relação a esse assunto, apresenta-se o mapa a seguir no qual desponta uma área amarela que corresponde, na sua totalidade, ao(à)


A) Planalto Sul-Atlântico. 
B) Bacia sedimentar do Paraná. 
C) Distribuição original da Mata dos Pinhais. 
D) Planície dos Pampas Meridionais. 
E) Escudo sul-rio-grandense.

4- (UFU-MG) Considere as informações apresentadas a seguir. Os solos são constituídos por uma película delgada de material terroso que recobre as terras emersas, e esses são capazes de sustentar as plantas.


Analise o perfil do solo apresentado na figura anterior e assinale a alternativa incorreta. 

A) O horizonte B é constituído basicamente por material inorgânico, embora receba material orgânico pela infiltração da água. 
B) O horizonte A é caracterizado pela mistura de material inorgânico e orgânico, é bastante poroso, retém água e perde minerais para o estrato profundo. 
C) O horizonte O é formado basicamente por material inorgânico, de coloração escura e só existe em áreas cobertas por vegetação. 
D) O horizonte C é caracterizado pela presença de blocos de rocha pouco impermeabilizada e pela escassez de material orgânico.

5- (UERN–2015) O Brasil sofre influência de cinco tipos de massas de ar e, conforme a época do ano, elas atuam com menor intensidade.


Sobre as massas de ar, assinale a alternativa correta. 

A) mTc: forma-se na região do Pantanal mato-grossense; é uma massa quente e seca. 
B) mPa: forma-se na Antártica a partir do acúmulo de ar polar sobre o Oceano Pacífico. 
C) mEa: forma-se ao norte do Equador, na área do anticiclone dos Açores; é quente e úmida. 
D) mTc: forma-se no noroeste da Amazônia brasileira; é quente e seca, apresentando elevadas temperaturas.

6- (Unifenas-MG) Leia com atenção os fragmentos de texto sobre os perfis florestais da Amazônia brasileira: 

Texto I 
Ocorrem em solo permanentemente alagado, em terrenos baixos próximos aos rios. Aparecem muitos arbustos e cipós. São incontáveis as epífitas. As árvores mais típicas são o taxi, o arapati e a mamorana. 

Texto II 
Localizam-se sobre terrenos periodicamente alagados e sua composição florística varia de acordo com a duração do período em que ela é alagada. As árvores mais típicas são o cumaru-de-cheiro, a seringueira e o pau-mulato. 

Texto III 
Ocupam terras mais altas numa área que abrange 90% da área total da bacia amazônica. As árvores são altas, carregadas de epífitas e cipós lenhosos. As florestas são compactas, perenifólias e higrófilas. Entre as espécies mais comuns aparecem o caucho, a castanha-do-pará e o acapu. 

ROSS, Jurandyr L. Sanches (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp. p. 163. 

Os dados fornecidos nos fragmentos de texto I, II e III destacam, respectivamente, os perfis das Florestas Amazônicas identificados como matas 

A) caducifólias, de planaltos e de várzeas. 
B) ciliares, de terra firme e de igapó. 
C) de igapó, de várzea e de terra firme. 
D) de terraços, de terra firme e de várzea. 
E) de inundação, de floração e de igapó.

7- (PUC Minas) Observe o diagrama a seguir. Ele representa a relação da precipitação com a distribuição dos biomas.


Considerando as observações a partir do diagrama, não se pode afirmar que 

A) a ocorrência de estratos arbustivos e herbáceos tende a ampliar-se com o aumento do volume pluviométrico. 
B) a densidade populacional das espécies tende a diminuir à medida que decresce o volume pluviométrico. 
C) os biomas florestais tendem a concentrar-se em regiões onde não há restrições do ponto de vista hídrico. 
D) a existência e a variedade das comunidades florestais são condicionadas, principalmente, por fatores de precipitação.

8- (UFRGS-RS) Considere as afirmações a seguir sobre o fenômeno El Niño – Oscilação Sul e suas duas fases (El Niño e La Niña). 

I. Os fenômenos El Niño e La Niña decorrem de variações das condições normais do oceano e da atmosfera na região do Pacífico tropical. 
II. Os elementos meteorológicos mais atingidos pelos efeitos associados aos fenômenos El Niño e La Niña, no clima do Brasil, são a precipitação pluvial e a temperatura do ar.
III. Somente os efeitos do fenômeno La Niña podem alterar as variáveis do balanço hídrico, pois nos anos de La Niña há uma tendência de redução dos deficits hídricos em todo o estado do Rio Grande do Sul. 
IV. Durante o fenômeno El Niño, costuma haver precipitações pluviais abundantes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, principalmente na primavera e no início do verão, devido às passagens rápidas de várias frentes frias nessas regiões. 

Quais estão corretas? 

A) Apenas I e II. 
B) Apenas I e III. 
C) Apenas II e III. 
D) Apenas II e IV. 
E) Apenas III e IV.

9- (UFF) Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor de tal opinião.

a) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais, sobretudo através da inflação.
b) Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em cheque os pilares básicos da sociedade liberal.
c) Durante a guerra foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, num prenúncio do fascismo ainda por vir.
d) A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais.
e) Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão, impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.

10- (Enem/2015) A participação da África na Segunda Guerra Mundial deve ser apreciada sob a ótica da escolha entre vários demônios. O seu engajamento não foi um processo de colaboração com o imperialismo, mas uma luta contra uma forma de hegemonia ainda mais perigosa.

MAZRUI, A. “Procurai primeiramente o reino do político…” In: MAZRUI, A., WONDJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1925. Brasília: Unesco, 2010.

Para o autor, a “forma de hegemonia” e uma de suas características que explicam o engajamento dos africanos no processo analisado foram:

a) comunismo / rejeição da democracia liberal.
b) capitalismo / devastação do ambiente natural.
c) fascismo / adoção do determinismo biológico.
d) socialismo / planificação da economia nacional.
e) colonialismo / imposição da missão civilizatória.

11- (ENEM 2013 - 2ª aplicação) Os eventos ocorridos no dia 11 de setembro de 2001 geraram mudanças sociais nos Estados Unidos, 

A) que ampliaram o isolacionismo e autossuficiência da economia norte-americana.
B) mitigaram o patriotismo e os laços familiares em razão das mortes causadas.
C) atenuaram o xenofobismo e a tensão política entre os países do Oriente e Ocidente.
D) aumentaram o preconceito contra os indivíduos de origem árabe e religião islâmica.
E) diminuíram a popularidade e legitimidade imediata do chefe de Estado para lidar com o evento.

12- (ESA) Assinale a alternativa que contém a segunda região mais industrializada do país e que, historicamente, teve importante participação do capital local na implantação de novas indústrias, inicialmente, voltadas para o mercado regional.

a) Norte.
b) Nordeste.
c) Centro-Oeste.
d) Sudeste.
e) Sul.

13- (FUVEST 2017) Leia o texto e observe a imagem.

Numa guerra não se matam milhares de pessoas.
Mata-se alguém que adora espaguete, outro que é
gay, outro que tem uma namorada. Uma
acumulação de pequenas memórias... .
Nós que aqui estamos, por vós esperamos.
Direção de Marcelo Masagão.

Brasil, 1999.


A partir do texto e da imagem, pode-se afirmar corretamente que

a) a história das guerras se resume a um teatro de combates travados no front por estadistas e militares.
b) os relatos que abordam os conflitos apenas com base nos tratados e armistícios são parciais e limitados.
c) o fim dos impérios, a xenofobia e a consolidação do projeto federativo garantiram a paz mundial.
d) a banalização da morte e a experiência do exílio expressam a retração dos nacionalismos nos séculos XX e XXI.
e) as políticas de inclusão foram capazes de controlar os fluxos migratórios globais.

14- Os três países que apresentam as melhores médias de Índice de Desenvolvimento Humano são, respectivamente:

a) Estados Unidos, França e Reino Unido
b) Brasil, Áustria e Coreia do Sul
c) Níger, Finlândia e Alemanha
d) Noruega, Austrália e Islândia
e) Japão, China e Estados Unidos

15- Observe o esquema.


A recente urbanização brasileira tem características parcialmente representadas nas situações I e II dos esquemas acima. Considerando essas situações, é correto afirmar que, entre outros processos,

A) I representa a involução urbana de uma metrópole regional.
B) I representa a perda demográfica relativa da cidade central de uma Região Metropolitana.
C) II representa o desmembramento territorial e criação de novos municípios.
D) II representa a formação de uma região metropolitana, a partir do fenômeno da conurbação.
E) II representa a fusão político-administrativa de municípios vizinhos.

GABARITO:
1- E
2- A
3- B
4- C
5- C
6- C
7- A
8- A
9- A
10- C
11- D
12- E
13- B
14- E
15- D

Nenhum comentário:

Postar um comentário