sexta-feira, 16 de junho de 2023

SIMULADO 18 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA

 


1- (FGG- CH) Sobre a formação e evolução da Terra analise as proposições:

I.     A formação da Terra foi há, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos, nesse período o planeta era extremamente quente equivalente a uma imensa bola de fogo, não abrigando nem uma forma de vida.
II.     Passados milhões de anos após a formação do planeta, a Terra entrou em um processo de resfriamento gradativo, essa alteração originou uma estreita camada de rocha em toda a Terra.
III.     Com as mudanças ocorridas na temperatura do planeta, que foi se resfriando, foi expelida do interior da Terra uma imensa quantidade de gases e vapor de água. Esse processo fez com que os gases formassem a atmosfera e o vapor de água favoreceu o surgimento das primeiras precipitações, um longo tempo de chuva ocasionou a formação dos oceanos primitivos, que possuíam cerca de 20 cm de profundidade.
IV.     A formação dos oceanos foi fundamental para o surgimento da vida no planeta, pois a origem da vida veio dos seres aquáticos. Dessa forma surgiram primeiramente no plantae as bactérias e algas, além de microrganismos, isso há cerca de 3 bilhões e 500 milhões de anos.
V.     Essas primeiras formas de vida foram importantes para o surgimento de outros seres. Surgiram então, oriundos dos microrganismos, os invertebrados dentre eles medusas, trilobitas, caracóis e estrela-do-mar, além disso, desenvolveram plantas tais como as algas verdes, todos os seres vivos desse momento habitavam ambientes marinhos.

Está verdadeiro o que se afirma em:

(A) I, II, III e IV, apenas.
(B) II, III, IV e V, apenas.
(C) I, III, IV e V, apenas.
(D) I, II, IV e V, apenas.
(E) I, II, III, IV e V.

2- Observe a imagem.


Com base no ciclo hidrológico assinale a alternativa que indica corretamente as fases 1, 2, 3 e 4, respectivamente.

(a) evaporação, infiltração, precipitação e escoamento.
(b) precipitação, evaporação, derretimento e escoamento.
(c) derretimento, drenagem, precipitação e infiltração.
(d) precipitação, evaporação, escoamento e transpiração.
(e) evaporação, transpiração, precipitação e escoamento.

3- (UFOP) - Leia o texto a seguir:

[...] Fechado ao sul pelo morro, descendo escancelado de gargantas até o rio, fechavam-no, a oeste, uma muralha e um vale. De fato, infletindo naquele rumo, o Vaza-Barris, comprimido entre as últimas casas e as escarpas a pique dos morros sobranceiros, torcia para o norte feito um cañon fundo. A sua curva forte rodeava, circunvalando-a, depressão em que se erigia o povoado, que se trancava a leste pelas colinas, a oeste e norte pelas ladeiras das terras mais altas, que dali se intumescem até aos contrafortes extremos do Cambaio e do Caipá; e ao sul pela montanha. [...]

CUNHA, Euclides da. Os Sertões. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000091.pdf. Acesso em: 4 abr. 2007.

O texto acima descreve um(a):
a) Paisagem.
b) Território. 
c) Região.
d) Lugar.

4- (UFMG) Analise este bloco-diagrama, em que estão representados o relevo de uma região, que se caracteriza pela presença de um vale estreito e profundo, e o movimento aparente do Sol, ao longo do dia:



A partir da análise e da interpretação desse bloco- -diagrama, é incorreto afirmar que 

A) o grande vale central, que se estende no sentido dos meridianos, recebe o menor número de horas de insolação da região. 
B) as diferenças de intensidade da insolação, nas várias partes da região representada, se acentuam ao meio- -dia local, quando o Sol está na altura máxima. 
C) as formas e a orientação do relevo, mais do que a latitude, criam importantes variações de insolação na região. 
D) as vertentes orientais recebem os raios solares mais diretamente durante a manhã, enquanto, nas ocidentais, essa incidência ocorre durante a tarde.

5- Com base no conhecimento sobre as curvas de nível, que representam o relevo nas cartas topográficas,verifique as seguintes afirmativas.

I. A curva de nível constitui uma linha imaginária do terreno que em uma carta liga pontos de mesma coordenada geográfica.
II. Com base na figura podemos afirmar que a altitude do ponto mais alto desta elevação é 860 m.
III. O ponto C está na altitude 880m.
IV. A está mais baixo que B 10 metros.


Indique a(s) alternativa(s) correta(s)

A. II e III estão corretas
B. II, III e IV estão corretas
C. I e IV estão corretas
D. Apenas a III está correta
E. Todas as alternativas estão corretas

6- (UFPE) Observe atentamente o mapa a seguir e identifique os pontos A, B, C, D e E.


1. O ponto E é o que apresenta o menor valor de latitude.
2. Os pontos A e B estão situados praticamente à mesma distância longitudinal de Greenwich.
3. O ponto C localiza-se numa faixa de latitudes médias e de baixas altitudes.
4. O ponto D está situado numa faixa climática bastante diferente daquela onde se localiza o ponto E.
5. O maior valor de latitude é encontrado no ponto D.

Estão corretas

A) 1, 2, 3, 4 e 5.
B) 1 e 2 apenas.
C) 1, 4 e 5 apenas.
D) 3, 4 e 5 apenas.
E) 1 e 4 apenas.

7- (UFRR–2017) A diferença de horários em vários pontos do globo é consequência do movimento de rotação do nosso planeta, pois graças a ele o Sol ilumina diferentes lugares durante a rotação, que é de, aproximadamente, vinte e quatro horas. Essas diferenças de horários criaram a necessidade de se estabelecer uma forma comum de se marcar a hora local. Assim, foi definido um sistema de 24 fusos horários. No Brasil, no que se refere ao Sistema de Fusos Horários, podemos afirmar que: 

A) Como o Brasil se encontra inteiramente situado no hemisfério ocidental, temos nossos horários atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich. 
B) A grande extensão territorial do país faz com que o Brasil apresente 5 fusos horários. 
C) Apesar de sua extensão territorial, todos os estados da Federação encontram-se em um único fuso horário, o de Brasília. 
D) Por se localizar no hemisfério ocidental os fusos horários no Brasil encontram-se adiantados em relação ao Meridiano de Greenwich. 
E) Por possuir territórios no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul o Brasil apresenta dois fusos horários.

8- (UFRRJ) A Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai formam o Mercosul (Mercado Comum do Sul), o organismo que estabelece as regras e os procedimentos para a integração econômica entre os quatro países. Sobre este bloco econômico, é correto afirmar que

a) integra países com povoamento, dinâmica econômica e nível de renda muito diferentes.
b)estabelece “fronteiras abertas” para o livre deslocamento de pessoas, produtos e capitais.
c) permite a livre circulação dos bens industriais sem restrições e barreiras alfandega.
d) restringe os fluxos migratórios devido às rivalidades históricas existentes dentro do bloco.
e) amplia a competitividade do setor agropecuário devido à diferença no valor da terra.

9- (PUC-Campinas) Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

a) A incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.

b) A desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.

c) O sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquista das colônias da África e da Ásia.

d) O expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.

e) O desequilíbrio entre a produção e consumo incentivou a conquista de novos mercados produtores de matérias-primas e consumidores de bens de produção reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.

10- (ENEM 2002) 

1 – “(...) o recurso ao terror por parte de quem já detém o poder dentro do Estado não pode ser arrolado entre as formas de terrorismo político, porque este se qualifica, ao contrário, como o instrumento ao qual recorrem determinados grupos para derrubar um governo acusado de manter-se por meio do terror”.
2 – Em outros casos “os terroristas combatem contra um Estado de que não fazem parte e não contra um governo (o que faz com que sua ação seja conotada como uma forma de guerra), mesmo quando por sua vez não representam um outro Estado. Sua ação aparece então como irregular; no sentido de que não podem organizar um exército e não conhecem limites territoriais, já que não provêm de um Estado”. Dicionário de Política(org.) BOBBIO, N., MATTEUCCI, N. e PASQUINO, G., Brasília: Edunb,1986.

De acordo com as duas afirmações, é possível comparar e distinguir os seguintes eventos históricos:

I. Os movimentos guerrilheiros e de libertação nacional realizados em alguns países da África e do sudeste asiático entre as décadas de 1950 e 70 são exemplos do primeiro caso.
II. Os ataques ocorridos na década de 1990, como às embaixadas de Israel, em Buenos Aires, dos EUA, no Quênia e Tanzânia, e ao World Trade Center em 2001, são exemplos do segundo caso.
III. Os movimentos de libertação nacional dos anos 50 a 70 na África e sudeste asiático, e o terrorismo dos anos 90 e 2001 foram ações contra um inimigo invasor e opressor, e são exemplos do primeiro caso.

É correto o que se afirma apenas em

A) I.
B) II
C) l e ll.
D) I e III.
E) Il e III.

11- Na década de 1940, os Estados Unidos investiram consideravelmente no desenvolvimento das relações diplomáticas com as nações latino-americanas, inclusive o Brasil. Nesse momento foi negociada uma aproximação do Brasil com o Eixo, e os termos alcançados fizeram o Brasil romper relações diplomáticas com as nações do Eixo em 1942. Isso gerou uma resposta alemã, e embarcações brasileiras foram atacadas por submarinos da Alemanha, o que mobilizou a opinião pública e levou o Brasil a declarar guerra contra a Alemanha.

A força brasileira enviada para lutar na Segunda Guerra Mundial ficou conhecida como:

a) Força Armada do Brasil.
b) Grupo de soldados do Brasil.
c) Exército Verde e Amarelo.
d) Força Expedicionária Brasileira.
e) Tropas Especiais do Brasil.
12- (PUCRJ/2018) Sobre o impacto da Revolução Cubana nas relações entre os EUA e a América Latina na década de 1960, assinale a alternativa correta:
a) A América Latina tornou-se o foco principal de preocupações militares para os norte-americanos no panorama da Guerra Fria neste período.
b) Os EUA passaram a investir também em programas que garantissem a expansão da influência norte-americana por via pacífica, como a Aliança para o Progresso.
c) Houve momentos de enfrentamento e tensão, como a bem-sucedida invasão da baía dos Porcos, em abril de 1961, por forças anticastristas.
d) A crise dos mísseis cubanos, em 1962, resultou de testes realizados com armas nucleares soviéticas em território cubano.
e) Os EUA abandonam a política praticada até então, que consistia na necessidade de exportar a democracia para os demais povos do continente.

13- (Mackenzie-SP–2017)


O país Geórgia está localizado em uma região montanhosa e faz fronteiras com outro país, onde movimentos separatistas são fortemente reprimidos. A região montanhosa e o país referido, de acordo com o mapa, são 

A) Atlas, Eslovênia. 
B) Pirineus, Turquia. 
C) Pamir, Grécia. 
D) Cáucaso, Rússia. 
E) Urais, Áustria. 

14- (Fuvest 2017) 



Em 1932, o Estado Brasileiro instalou campos de concentração de flagelados no Ceará, desde a região do Cariri até Fortaleza, destinados a isolar os retirantes que saíam do interior. No total, esses campos chegaram a concentrar mais de 73 mil pessoas vivendo sob condições precárias.

Sobre o tema das secas no Nordeste, é correto afirmar que

a) o chamado “Polígono das Secas”, abrangendo a Zona da Mata, desde a Bahia até o Maranhão, foi oficialmente demarcado nos anos 1930, no contexto da grande seca.
b) grandes levas de retirantes flagelados do Ceará saíam do sertão e se direcionavam ao agreste nordestino, em busca de trabalho nos canaviais, ou às capitais do Sudeste, à procura de emprego no comércio.
c) o projeto de transposição de águas do rio São Francisco, implantado na atualidade como medida de combate à seca, resultará em desassoreamento desse canal fluvial.
d) a ocorrência de campos para flagelados explica-se pela ausência de políticas de combate às secas, implantadas apenas em 1960 pela Sudene - Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste.
e) a explicação do fenômeno de migração para as cidades como decorrente da pobreza no sertão e exclusivamente relacionada à seca é insuficiente, pois omite a lógica da concentração fundiária e suas consequências.

15- (FGG – CH) Observe o mapa sobre IDH mundial.

Levando em consideração os dados referentes para o desenvolvimento das necessidades básica de uma população e, ainda, os dados apresentados no mapa, podemos concluir corretamente que *



A) Argentina e Arábia Saudita, apesar de apresentarem diversos problemas de ordem social, enquadram-se entre os países com o IDH muito elevado.
B) O único país da América do Sul a apresenta o IDH muito elevado é a Argentina.
C) Austrália, Estados Unidos e Canadá apresentam IDH muito elevado em virtude dos altos investimentos empregados em saúde e educação, não apresentam problemas sociais.
D) Brasil, China, Rússia e Índia apresentam baixo médio IDH, tendo em vista que ambos ainda apresentam diversos problemas sociais.
E) Níger, Chade e Sudão apresentam IDH médio em virtude dos problemas de ordem social, cultural e político.

GABARITO:
1- E
2- D
3- A
4- B
5- D
6- C
7- A
8- A
9- B
10- C
11- D
12- B
13- D
14- E
15- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário