quinta-feira, 15 de junho de 2023

SIMULADO 17 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- Fuvest 2015 - O  Brasil  possui  cerca de  7.500 km de  litoral, ao  longo  dos quais encontramos  distintas  paisagens  naturais,  pouco  ou muito transformadas pelo homem. Com base nas imagens e em seus conhecimentos, assinale a alternativa  que contém  informações  corretas  sobre  a paisagem a que elas se referem.  




2- (Fuvest 2015) Observe a figura, com destaque para a Dorsal Atlântica.


Avalie as seguintes afirmações:

I. Segundo a teoria da tectônica de placas, os continentes africano  e  americano  continuam  se afastando  um  do outro.
II. A  presença  de  rochas  mais  jovens  próximas  à  Dorsal Atlântica comparada à de rochas mais antigas, em locais mais distantes, é um indicativo da existência de limites entre  placas tectônicas  divergentes  no  assoalho oceânico.
III. Semelhanças  entre  rochas  e  fósseis  encontrados  nos continentes  que,  hoje,  estão separados  pelo  Oceano Atlântico  são  consideradas  evidências  de  que  um  dia esses continentes estiveram unidos.
IV. A  formação  da  cadeia  montanhosa  Dorsal  Atlântica resultou de um choque entre as placas tectônicas norte-americana e africana.

Está correto o que se afirma em

a)  I, II e III, apenas. 
b)  I, II e IV, apenas.
c)  II, III e IV, apenas.
d)  I, III e IV, apenas.
e)  I, II, III e IV.

3- A respeito das características gerais das bacias brasileiras analise as proposições e marque o item correto.

I- Quando desagua no mar de uma só vez.
II- Quando passa por terrenos irregulares com muitas quedas d'água, favorecendo a criação de hidrelétricas.
III- Quando termina no continente, dentro de um lago ou outro rio.
IV- Quando desagua no mar por meio de vários braços.
V- Quando desagua no oceano.

A) I- Foz estuária / II- Planáltico / III- Endorreico / IV- Foz Delta / V- Exorreico.
B) I- Foz delta / II- Planáltico / III- Endorreico / IV- Foz estuaria / V- Exorreico.
C) I- Foz estuária / II- Planície / III- Endorreico / IV- Foz Delta / V- Exorreico.
D) I- Foz estuária / II- Planáltico / III- Exorreico / IV- Foz Delta / V- Endorreico.
E) I- Foz delta / II- Planície / III- Endorreico / IV- Foz estuaria / V- Exorreico.

4- Categoria amplamente utilizada no âmbito da política, esse conceito é comumente entendido como uma área delimitada por fronteiras e está relacionado com uma configuração de poder. É, portanto, uma área apropriada, uma porção do espaço geográfico onde uma relação hierárquica estabelece-se.

A que categoria geográfica refere-se a definição acima?

a) paisagem
b) lugar
c) espaço geográfico
d) região
e) território

5- (UESPI) A Cartografia trata da confecção, produção e disseminação dos mapas e tem uma importância para a Geografia ao auxiliar no estudo do espaço geográfico tanto na localização como orientação. Sobre localização e orientação é correto afirmar que 

A) os povos antigos utilizavam-se dos astros para localização e orientação. 
B) a bússola foi a maior invenção para facilitar a localização e até hoje é o instrumento de orientação mais utilizado. 
C) os rádios, radares e satélites utilizam-se da mesma tecnologia de orientação da bússola.
D) a partir do conhecimento do norte que a bússola proporcionou surgiram os rumos-leste, oeste e sul. 
E) a localização e a orientação na superfície terrestre só foram possíveis a partir do sistema global de posicionamento GPS.

6-  Você já se perguntou: “Onde fica aquele país lindo que apareceu no noticiário?”, “Como chegar ao Parque Nacional da Chapada Diamantina?”, “Meu amigo vai viajar para o interior de Mato Grosso, onde fica?”. Basta olhar para um mapa e essas perguntas podem ser respondidas.


A partir do documento cartográfico apresentado, e com relação a essa temática, assinale a alternativa falsa. Em um acidente aéreo, parte do avião foi localizado nas coordenadas geográficas de 20º de latitude sul e 30º de longitude Oeste. Sendo assim, a provável indicação do local dos destroços estava no Oceano Atlântico.

A) Os pontos A, B e D, identificados no mapa, localizam-se no Hemisfério Oriental.
B) Os pontos A, B e C, identificados no mapa, estão no Hemisfério Ocidental.
C) Os pontos E, F, G e H, identificados no mapa, localizam-se no Hemisfério Oriental.
D) O Brasil tem parte de suas terras no Hemisfério Norte, mas a maioria de suas terras estão localizadas nos Hemisférios Ocidental e Meridional.

7- (IFPE) A figura destaca o território brasileiro no planisfério político. Observe-a.


Quanto à localização geográfica do Brasil, é correto afirmar que

A) o país se localiza totalmente no hemisfério ocidental.
B) o território nacional é cortado ao sul pelo Trópico de Câncer.
C) todo o país está no hemisfério meridional, ao sul da Linha do Equador.
D) o país ocupa a porção centro-ocidental do continente sul-americano.
E) está completamente inserido na zona climática intertropical.

8- (UDESC) Em função das dificuldades de se construir aparelhos que suportem as altíssimas temperaturas das camadas internas da Terra, os geofísicos e geólogos desenvolveram métodos denominados diretos e indiretos para o estudo da estrutura interna da Terra. Sobre eles é correto afirmar que 

A) a observação das paisagens geológicas, as explorações de jazidas minerais, as sondagens e o vulcanismo constituem métodos de estudo da estrutura interna da Terra. 
B) na atualidade não é mais necessária a utilização de métodos diretos e indiretos, pois os avanços tecnológicos já permitem a perfuração das camadas internas da Terra. 
C) métodos diretos e indiretos não permitem uma clara noção do interior da Terra, ou seja, não são confiáveis. 
D) pelo fato de esses métodos oferecerem poucos custos econômicos, não há preocupação com o desenvolvimento de tecnologia para perfuração das camadas internas da Terra.

9- (UFVJM-MG) No final da década de 80 e ao longo da década de 90 do século XX, diversas modificações no quadro internacional foram verificadas, tornando-se corriqueiro o uso da expressão Nova Ordem Mundial. Sobre essa Nova Ordem Mundial, assinale a alternativa incorreta. 

A) A consolidação de megamercados, como a União Europeia e o Nafta, com o intuito de alcançar maior integração regional e consequente expansão de mercados. 
B) O predomínio dos pressupostos do neoliberalismo, no qual se observa a ampliação do papel e do tamanho do Estado, seja como criador ou mesmo como gestor das atividades econômicas. 
C) A expansão do fundamentalismo religioso, tanto cristão quanto judaico e islâmico, procurando legitimar ações políticas voltadas para o resgate dos princípios fundamentais desses textos e sua aplicação no campo político. 
D) A desterritorialização do capital em função do surgimento de um mercado financeiro global que transaciona bilhões de dólares em todo o mundo.

10- (UERJ–2019) 

Fronteiras reais 

As fronteiras reais desrespeitam fronteiras cartográficas e geopolíticas e serpenteiam pelo mundo, dividindo povos e classes. Para cruzar uma fronteira real, não é preciso passaporte ou qualquer outra formalidade. Com um passo, você atravessa uma fronteira econômica, às vezes sem nem se dar conta. Num país como o Brasil, para usar um triste exemplo, pode-se sair de um mundo e entrar em outro ao dobrar uma esquina. Botswana aqui, Miami logo ali.

VERISSIMO, Luis Fernando. O Globo, 10 set. 2015. 

Com base na reflexão do escritor, um exemplo de fronteira real dos dias atuais está presente em:

11- ESA) Sobre a divisão política atual do território brasileiro é correto afirmar que o Brasil é uma República Federativa formada por

a) 27 estados, 3 territórios e o distrito federal.
b) 27 estados e o distrito federal.
c) 26 estados, 3 territórios e o distrito federal.
d) 26 estados e o distrito federal.
e) 26 estados, 2 territórios e o distrito federal.

12- (Unesp–2015) 

Farc desejam sucesso e glória para seleção colombiana 
As Farc enviaram nesta quarta-feira [11.06.2014] uma mensagem ao técnico da seleção de futebol da Colômbia, José Pekerman, e aos jogadores para desejar “sucesso e glória” na Copa do Mundo, que começa amanhã. As Farc, que realizam diálogos de paz com o governo colombiano para tentar acabar com o conflito armado de mais de meio século, mostraram a admiração pela seleção e disseram que estarão com ela “nas horas boas e nas ruins” até o final. Os dirigentes que assinaram a carta admitiram que as Farc têm o sonho de o futebol poder brindá-los nesta época com um momento de alegria e de entretenimento “que modere as consciências e ajude a encontrar a melhor maneira do caminho da reconciliação”.

Disponível em: <http://exame.abril.com.br> (Adaptação).

Dentre os aspectos que caracterizam o conflito civil na Colômbia é correto mencionar 

A) as divergências políticas e ideológicas entre Estado, forças guerrilheiras e grupos paramilitares e a divisão do território colombiano em zonas de domínio militar dos agentes envolvidos no conflito. 
B) a união política e ideológica entre Estado, forças guerrilheiras e grupos paramilitares e a divisão do território colombiano em zonas de domínio militar dos agentes envolvidos no conflito. 
C) as divergências políticas e ideológicas entre Estado, forças guerrilheiras e grupos paramilitares e a unificação do território colombiano sob o domínio militar dos grupos paramilitares. 
D) a união política e ideológica entre Estado, forças guerrilheiras e grupos paramilitares e a unificação do território colombiano sob o pleno domínio militar do Estado.
E) as divergências políticas e ideológicas entre Estado, forças guerrilheiras e grupos paramilitares e a unificação do território colombiano sob o domínio militar das forças guerrilheiras.

13- (FMP-RJ–2016) 

Terras indígenas 
Os grupos indígenas terão importante papel na integração da Amazônia sul-americana, dada sua presença maciça na faixa de fronteira e suas práticas já em curso. Na medida em que uma mesma etnia é encontrada tanto no Brasil como em países vizinhos, é comum a transposição dos limites políticos para visita a parentes e trocas comerciais complementares. É o que se verifica com maior intensidade no alto Solimões e na fronteira com a Guiana Francesa. 

BECKER, B.; STENNER, C. Um futuro para a Amazônia. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. p. 135. 

A presença e as práticas indígenas mencionadas são um fator geográfico de formação e intensificação de 

A) reservas extrativistas. 
B) metrópoles regionais. 
C) tecnopolos. 
D) cidades-gêmeas. 
E) zonas francas.

14- (UERJ) A taxa de dependência total corresponde ao percentual do conjunto da população jovem (menores de 15 anos) e idosa (com 60 anos ou mais) em relação à população total. Ela expressa a proporção da população sustentada pela população economicamente ativa. 

Taxa de dependência total no Brasil.


Disponível em:<veja.abril.com.br>. Acesso em: 28 nov. 2012 (Adaptação). 

A manutenção da tendência apresentada no gráfico pode favorecer o seguinte impacto sobre as despesas governamentais nas próximas duas décadas: 

A) Redução do deficit da previdência social. 
B) Diminuição das verbas para a rede de saúde. 
C) Elevação dos investimentos na educação infantil. 
D) Ampliação dos recursos com seguro-desemprego.

15- (UFRN) - No contexto da globalização, uma tendência crescente é a formação de blocos econômicos regionais. Esses blocos apresentam diferentes níveis de integração. Um desses níveis é a zona de livre comércio que se caracteriza pela

a) criação de uma moeda única a ser adotada pelos países membros.
b) livre circulação de pessoas, serviços e capitais entre os países membros.
c) unificação de políticas de relações internacionais entre os países membros.
d) livre circulação de mercadorias provenientes dos países membros.


GABARITO:
1- B
2- A
3- A
4- E
5- A
6- A
7- A
8- A
9- B
10- D
11- D
12- A
13- D
14- A
15- D

Nenhum comentário:

Postar um comentário