sexta-feira, 9 de junho de 2023

SIMULADO 11 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- Leia o texto.
A floresta Amazônica é dividida em três estratos. O primeiro possui, além de cipós, epífitas e plantas aquáticas, que se encontram às margens de rios sofrendo inundações constantes, dessa forma são chamadas de___________. O segundo estabelece em áreas um pouco mais elevadas que as planícies, dessa forma sofrem inundações periódicas, são chamadas de ______________. O terceiro se desenvolve em áreas que não estão sujeitas a inundações por estarem situadas em relevos mais elevados, são chamadas de _____________.

Assinale o item que preenche corretamente as lacunas, respectivamente.
(A) Vegetação Ecótona, Agreste e Zona da Mata.
(B) Floresta Fechada, Floresta Aberta e Floresta de Transição.
(C) Floresta Inundada, Floresta de Várzea e Floresta de Igapó.
(D) Floresta de Igapó, Floresta de Várzea e Floresta de Terra Firme.

2- (FUVEST- 2018) Nas últimas décadas, descobriu-se que os volumosos e inadequados descartes de resíduos plásticos e de outros materiais sintéticos, mesmo quando realizados nos continentes, podem resultar em consideráveis depósitos em áreas distantes nos oceanos e mares, seja em seu fundo, na coluna d’água, ou na sua superfície. Como consequência, ocorrem mudanças físicas, químicas e ecológicas nesses oceanos e mares, em que alguns desses depósitos já atingem a escala planetária, como é o caso dos materiais plásticos flutuantes representados na figura.

Fonte: www.revistapesquisafapesp.br, maio de 2016.


Os depósitos flutuantes representados na figura apresentam-se 

A) com padrões concentrados na parte interna dos giros oceânicos do Pacífico norte e sul, locais de menor atividade das grandes correntes marinhas.
B) com maior acumulação no litoral de ambos os hemisférios, devido à atuação de importantes correntes marinhas nessas áreas.
C) mais volumosos no hemisfério norte, em função das menores temperaturas de suas águas, o que faz aumentar a velocidade de correntes, como a do Peru e a do Japão.
D) com concentrações idênticas em ambos os hemisférios, devido à forte atuação de importantes correntes marinhas que transitam do hemisfério norte ao sul.
E) mais concentrados e abundantes no hemisfério norte, devido à grande mobilidade de importantes correntes marinhas, como a de Humboldt e a de Madagascar.

3- (Fuvest 2017) Segundo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), inúmeras gigatoneladas de gases do efeito estufa de origem antropogênica (oriundos de atividades humanas) vêm sendo lançadas na atmosfera há séculos. A figura mostra as emissões em 2010 por setor econômico.


 Com base na figura e em seus conhecimentos, aponte a afirmação correta.

a) Os setores econômicos de Construção e Produção de outras energias, juntos, possuem menores emissões de gases do efeito estufa antropogênicos do que o setor de Transporte, tendo como principal exemplo ocorrências no sudeste asiático.
b) As maiores emissões de CH4 de origem antropogênica devem_se ao setor econômico da Agricultura e outros usos da terra, em razão das queimadas, principalmente no Brasil e em países africanos.
c) As maiores emissões de gases do efeito estufa de origem antropogênica vinculadas à Produção de eletricidade e calor ocorrem nos países de baixo IDH, pois estes não possuem políticas ambientais definidas.
d) Um quarto do conjunto de gases do efeito estufa de origem antropogênica lançados na atmosfera é proveniente do setor econômico de Produção de eletricidade e calor, em que predomina a emissão do CO2ocorrendo com grande intensidade nos EUA e na China.
e) A Indústria possui parcela significativa na emissão de gases do efeito estufa de origem antropogênica, na qual o N2O é o componente majoritário na produção em refinarias de petróleo do Oriente Médio e da Rússia.

4- (FGG) "Nele a palha e os demais restos vegetais de outras culturas são mantidos na superfície do solo, garantindo cobertura e proteção do mesmo contra processos danosos, tais como a erosão." A técnica de manejo de solo citada acima é

A) Calagem
B) Plantio Direto
C) Terraceamento.
D) Curvas de Níveis.
E) Rotação de culturas.

5- Fuvest 2017 - A figura mostra corte transversal A_em área serrana embasada por rochas metamórficas entre os municípios de Apiaí e Iporanga, no Vale do Ribeira, sul do estado de São Paulo.

As rochas representadas são de idade pré-cambriana e formam estruturas em um sistema de

a) soleiras e diques.
b) dobras anticlinais e sinclinais.
c) plataformas e bacias sedimentares.
d) intrusões e extrusões.
e) falhas verticais e horizontais.

6- FUVEST 2018
O conceito de erosão apresenta definições mais amplas ou mais restritas. A mais abrangente envolve os processos de denudação da superfície terrestre de forma geral, incluindo desde os processos de intemperismo de todos os tipos até os de transporte e deposição de material. Outro conceito, mais restrito, envolve apenas o deslocamento do material intemperizado, seja solo ou rocha, por agentes de transporte como a água corrente, o vento, o gelo ou a gravidade, produzindo formas erosivas características.

R. Fairbridge. The Encyclopedia of Geomorphology, 1968. Adaptado.

Exemplo de processo ao qual se aplica o conceito mais restrito de erosão é
(A) a formação de rochas.
(B) a oxidação de rochas.
(C) a formação de sulcos no solo.
(D) a formação de concreções no solo.
(E) o vulcanismo da crosta.

7- (FGG) Com bases nos conhecimentos sobre bacias hidrográficas analise as proposições:

I-   Rio de planalto é aquele que seu percurso é basicamente plano, favorecendo a navegação.
II- O rio Curu, bem como a maioria dos rios brasileiros, é de foz estuaria pois deságua no oceano de uma só vez.
III- Um rio de regime misto é aquele que é formado por água da chuva e do derretimento da neve, não existe ocorrência no Brasil.
IV-  Um rio endorreico é quando termina no continente, dentro de um lago ou outro rio.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas verdadeiras.

(A)  I e II.
(B)  II e III.
(C)  III e IV.
(D)  II e IV.
(E)  I e IV.

8- (Enem-2009) A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana. Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão:

a) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.
b) o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.
c) o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.
d) a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.
e) a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.

9- (UERJ) Durante vários anos, a comunidade brasileira residindo no exterior foi comparativamente maior que a de estrangeiros residindo no Brasil. Os fluxos migratórios nacionais no período entre 2006 e 2010, no entanto, alteraram essa conjuntura, o que se reflete em remessas de dinheiro que entram e saem do país.


Essa mudança de conjuntura brasileira, no período indicado nos gráficos, tem como causa principal: 

A) Redução do custo de vida. 
B) Estagnação das operações cambiais. 
C) Estabilidade do mercado de capitais. 
D) Dinamização das atividades econômicas.

10- (UERN) Do ponto de vista da hierarquia urbana sobre o espaço brasileiro é correto afirmar que 

A) possui uma hierarquia urbana que permite uma distribuição homogênea dos serviços em todo território. 
B) os centros regionais e sub-regionais apresentam grande dinamismo, impedindo a migração para as metrópoles. 
C) a rede urbana brasileira apresenta disparidades, enquanto é bem articulada no Sudeste; o mesmo não ocorre nas regiões Norte e Centro-Oeste. 
D) em número de habitantes, houve um grande crescimento urbano devido ao êxodo rural, predominando as cidades com número de habitantes entre 300 mil e 500 mil habitantes.

11- (UEFS-BA–2018) A estrutura das relações mercantis do estado de São Paulo com o exterior di fere consideravelmente da dos demais estados por dois motivos: o conteúdo das exportações paulistas e o fato de a balança comercial do estado apresentar deficit constante. 

TUNES, Regina H. O reforço às desigualdades regionais no Brasil no século XXI. Confins, n. 32, 2017 (Adaptação). 

Um dos conteúdos das exportações e um dos motivos do deficit da balança comercial que diferenciam São Paulo dos demais estados correspondem, respectivamente, 

A) ao maquinário agrícola e à dependência de produtos biotecnológicos estrangeiros. 
B) aos produtos industriais de alta tecnologia e ao poder de consumo do amplo mercado consumidor. 
C) aos produtos industriais de baixo valor agregado e ao baixo salário da mão de obra pouco especializada. 
D) aos bens de consumo intermediários e às importações de bens de consumo duráveis. 
E) às commodities de grande valor comercial e ao grande volume de importações de bens industrializados.

12- (FGV-SP–2017) A organização da produção industrial inaugurada na segunda metade do século XX procurou superar os gargalos do modelo fordista em momentos de crise. Nesse novo paradigma, as indústrias implantaram a economia de escopo, caracterizada pela 

A) produção descentralizada em plantas fabris reduzidas e flexíveis. 
B) organização fabril intensiva em mão de obra e atividades manuais. 
C) produção centralizada em grandes fábricas com estruturação rígida. 
D) organização de grandes estoques em áreas com maior mercado consumidor. 
E) produção racionalizada em linhas de montagem repetitivas e insalubres.

13- (UERJ) A política agrícola brasileira dá atualmente especial atenção ao debate acerca dos alimentos transgênicos, estabelecendo regras que limitam sua produção e seu consumo. As bases dos argumentos contra os transgênicos resultam das preocupações de determinados setores da sociedade com a 

A) preservação da biodiversidade e política preventiva de saúde coletiva. 
B) ampliação da produção e apoio à formação de mercados competitivos. 
C) manutenção da rentabilidade da terra e estímulo ao consumo artesanal. 
D) sustentação da lavoura de subsistência e incentivo financeiro à produção. 

14- (IFMG–2016) Os blocos econômicos encontram-se em diferentes estágios de integração. Em alguns, há livre circulação de pessoas e adoção de uma moeda única para os países-membros; em outros, foram estabelecidos acordos que só permitem a livre circulação de mercadorias. 

O Mercosul, Mercado Comum do Sul, criado em 1991, corretamente, é classificado como: 

A) Zona de Livre Comércio. 
B) União Aduaneira. 
C) Mercado Comum. 
D) União Econômica, Monetária e Política.

15- (UESPI) “A maior jazida brasileira desse mineral (utilizado na indústria automobilística, aeronáutica) situa-se no vale do Rio Trombetas, no município de Oriximiná, e foi descoberta em 1966 pela multinacional canadense ALCAN. Para exploração do mineral, o Projeto Trombetas incluiu a construção de um porto e de uma ferrovia, ligando a mina à usina de beneficiamento situada junto ao porto.” 

COELHO, Marcos de Amorim; TERRA, Lygia. Geografia do Brasil. São Paulo: Ed. Moderna, 2005 (Adaptação). 

Qual o mineral a que se refere o texto? 

A) Manganês 
B) Bauxita 
C) Tungstênio 
D) Cobre 
E) Apatita


GABARITO:
1- D
2- A
3- D
4- B
5- B
6- C
7- D
8- A
9- D
10- C
11- B
12- A
13- A
14- B
15- B

Nenhum comentário:

Postar um comentário