sexta-feira, 2 de junho de 2023

SIMULADO 5 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA



1- (ESA) A opção que indica os dois países vizinhos com os quais o Brasil possui as maiores extensões fronteiriças é:

a) Equador e Bolívia.
b) Chile e Equador.
c) Bolívia e Peru.
d) Peru e Chile.
e) Bolívia e Paraguai.

2- (Mackenzie 2018) Leia o texto abaixo.

“Crescimento econômico contínuo exigia estabilidade política nacional e internacional. O governo democrata chefiado por Truman (1945-1952), sob a pressão dos seus partidários do Sul, dos republicanos, e do empresariado, abandonou suas intenções de empreender mais reformas sociais, favorecendo uma aliança entre empresas, governo e Forças Armadas com concessões limitadas à classe trabalhadora. Comentou Charles E. Wilson, presidente da General Motors, que o melhor cenário seria uma ‘economia permanente de guerra’”.

Sobre o contexto retratado pelo excerto, assinale a alternativa correta.

a) A Segunda Guerra Mundial abriu oportunidades de crescimento econômico aos Estados Unidos. Com o intuito de manter tal crescimento, e diante da nova realidade da Guerra Fria, o governo adotou uma política de militarização da economia americana.
b) O envolvimento dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial abriu a possibilidade de investimentos em países europeus. A presença marcante de empresas estadunidenses na Alemanha, no imediato pós-Guerra, é o principal exemplo desses investimentos.
c) Fundado em 1944, o FMI passou a ser o meio pelo qual os Estados Unidos dominaram os países após a Segunda Guerra Mundial. Exemplo disso foram os vultosos empréstimos concedidos pelo órgão a nações do sudeste asiático, resultando no surgimento dos “Tigres Asiáticos”.
d) A Guerra Fria abriu oportunidades de desenvolvimento bélico e tecnológico aos Estados Unidos. Por isso, conflitos diretos entre o país e a União Soviética, além de constantes, se mostraram extremamente eficientes para a continuidade da estabilidade da economia estadunidense.
e) Os esforços, movidos para a vitória na Segunda Guerra Mundial, resultaram em um crescimento acelerado da economia estadunidense. Para mantê-la, o governo adotou, após o conflito, uma política de juros altos, concessão de empréstimos facilitados e intervenções militares em países da América Latina.

3- (Enem 2011)

O espaço mundial sob a “nova des-ordem” é um emaranhado de zonas, redes e “aglomerados”, espaços hegemônicos e contra-hegemônicos que se cruzam de forma complexa na face da Terra. Fica clara, de saída, a polêmica que envolve uma nova regionalização mundial. Como regionalizar um espaço tão heterogêneo e, em parte, fluido, como é o espaço mundial contemporâneo? 

HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C.W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2006.

O mapa procura representar a lógica espacial do mundo contemporâneo pós-União Soviética, no contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a divisão entre países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de “primeiro” e “terceiro” mundo perderam sua validade explicativa.


Considerando esse objetivo interpretativo, tal distribuição espacial aponta para

a) a estagnação dos Estados com forte identidade cultural.
b) o alcance da racionalidade anticapitalista.
c) a influência das grandes potências econômicas.
d) a dissolução de blocos políticos regionais.
e) o alargamento da força econômica dos países islã.

4- (FUVESTE 2019) A tabela mostra o –úmero total de refugiados no mundo em 2017, segundo relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas Para Refugiados (UNHCR ou ACNUR em português).


Sobre os refugiados e sua distribuição no mundo, é correto afirmar:

A) Os provenientes do Sudão do Sul e da Somália são acolhidos na Turquia, onde encontram oferta de empregos nas atividades comerciais, tradição econômica do país, desde o século XVII.
B) A maioria provém da África, devido aos processos de desertificação, e tem como destino o Oriente Médio e a Europa.
C) O Irã recebe majoritariamente refugiados de países da África Subsaariana, dentre os quais se destacam o Sudão e o Sudão do Sul.
D) Os de origem síria são a maior população nesta condição, e estão sendo acolhidos em vários países do Extremo Oriente e da África, os quais apoiam o governo sírio na guerra civil que ocorre nesse país desde 2011.
E) São majoritariamente provenientes do Oriente Médio, África e Ásia, deslocam‐se, forçadamente, devido a longas guerras, em grande parte para países e/ou regiões fronteiriços.

5- (FUVEST-2019) A tabela mostra o número total de refugiados no mundo em 2017, segundo relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas Para Refugiados (UNHCR ou ACNUR em português).


Sobre os refugiados e sua distribuição no mundo, é correto afirmar:

A) Os provenientes do Sudão do Sul e da Somália são acolhidos na Turquia, onde encontram oferta de empregos nas atividades comerciais, tradição econômica do país, desde o século XVII.
B) A maioria provém da África, devido aos processos de desertificação, e tem como destino o Oriente Médio e a Europa.
C) O Irã recebe majoritariamente refugiados de países da África Subsaariana, dentre os quais se destacam o Sudão e o Sudão do Sul.
D) Os de origem síria são a maior população nesta condição, e estão sendo acolhidos em vários países do Extremo Oriente e da África, os quais apoiam o governo sírio na guerra civil que ocorre nesse país desde 2011.
E) São majoritariamente provenientes do Oriente Médio, África e Ásia, deslocam‐se, forçadamente, devido a longas guerras, em grande parte para países e/ou regiões fronteiriços.

6- O IDH é o Índice de Desenvolvimento Humano que mede o grau de desenvolvimento de cada país levando em consideração os seguintes critérios:

a) Educação, saúde e segurança.
b) Infraestrutura, saúde e educação.
c) Renda, Empregabilidade e Saneamento básico.
d) Saneamento básico, escolaridade e expectativa de vida.
e) Expectativa de vida, Escolaridade e Renda per Capita.

7- Observe a imagem:


Com base na imagem analise as proposições.

I- Em áreas de grande expansão urbana, os problemas erosivos tornam-se uma ameaça à população que vive em habitações urbanas informais, ou seja, improvisadas e inacabadas.
II- Em muitas cidades brasileiras sua expansão avança para terrenos topograficamente mais inclinados e geologicamente instáveis. É o caso de obras efetuadas nas vertentes dos morros, ou seja, em áreas extremamente suscetíveis à erosão pluvial.
III- Na ocupação urbana nas áreas de risco, as consequências são desastrosas principalmente para a população de baixa renda. O material que escorrega com o deslize de terras provoca o assoreamento dos rios, córregos e bueiros, contribuindo para as enchentes urbanas, catástrofes irreparáveis presentes em muitas cidades brasileiras.

Está(ão) correta(s):

A) Apenas a proposição I
B) Apenas as proposições I e II
C) Apenas as proposições II e III
D) Apenas as proposições I e III
E) Todas as proposições.

8- “O crescimento sem precedentes da população mundial nos últimos 50 anos, até alcançar 7 bilhões de pessoas neste ano, reavivou as preocupações sobre a chegada de uma grande crise demográfica.

David Lam, economista da Universidade de Michigan, explicou nesta sexta-feira que, apesar do crescimento da população, o planeta foi capaz de produzir alimentos suficientes para reduzir as crises de fome e a pobreza. No entanto, ainda há preocupações sobre uma possível crise demográfica no planeta, disse ele em discurso para especialistas em uma associação sobre estudos da população nos Estados Unidos […]”.

Último Segundo, 02 nov. 2011. Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br>. Adaptado. 

A teoria demográfica que se preocupa em apontar o desequilíbrio negativo entre o crescimento demográfico e a produção de alimentos é a:

a) reformista
b) desenvolvimentista
c) malthusiana
d) explosão demográfica
e) agrodemográfica

9- Fuvest 2016


Sobre as 20 aglomerações urbanas mais populosas do mundo, conforme gráfico ao lado, é correto afirmar:

a) A maioria delas se encontra na Ásia, e, dentre estas, predominam as localizadas em países com economias
desenvolvidas ou em desenvolvimento.
b) Mais de 50% delas encontram􀀀se em países desenvolvidos, com alto PIB e alta distribuição de renda.
c) 50% delas estão localizadas na América Latina, em países subdesenvolvidos e pouco industrializados.
d) 25% delas estão em países da Europa Oriental, em que há boa distribuição de renda e serviços públicos essenciais gratuitos.
e) O segundo maior número dessas aglomerações encontra-se em países da África, as quais se caracterizam por baixo IDH.

10- (Enem–2017)

Disponível em: <www.ibge.gov.br>. Acesso em: 05 mar. 2013 (Adaptação).

A alteração apresentada no gráfico a partir da década de 1960 é reflexo da redução do seguinte indicador populacional: 

A) Expectativa de vida. 
B) População absoluta. 
C) Índice de mortalidade. 
D) Desigualdade social. 
E) Taxa de fecundidade.

11- (Enem)


A interpretação e a correlação das figuras sobre a dinâmica demográfica brasileira demonstram um(a)

A) menor proporção de fecundidade na área urbana.
B) menor proporção de homens na área rural.
C) aumento da proporção de fecundidade na área rural.
D) queda da longevidade na área rural.
E) queda do número de idosos na área urbana.

12- O sistema mercantilista organizou a esfera das trocas econômicas do mundo ocidental no início da Idade Moderna, à época das monarquias absolutistas europeias.

Uma das características do sistema mercantilista era o metalismo, que pode ser definido como:

a) os metais só tinham validade nas trocas comerciais entre as Metrópoles e suas Colônias.
b) os metais só tinham validade para nações com grande capacidade de navegação, como Espanha.
c) a riqueza de uma determinada nação era determinada pela quantidade de pedras preciosas que ela depositava nas bolsas de valores de outras nações.
d) a riqueza de uma determinada nação era medida pelo acúmulo de metais preciosos que ela tinha em suas reservas.
e) acordo entre metrópole e a colônia afim de estabelecer o monopólio mercantilista.
 
13- Leia o texto e, a seguir, aponte a alternativa que se adeque à sua interpretação:

“A máquina a vapor, tornando possível o uso da energia em todos os artifícios mecânicos, em quantidades maiores do que qualquer outra coisa conseguiria realizar no passado, foi a chave para tudo o que ocorreu em seguida, sob o nome de Revolução Industrial. A face do mundo mudou mais drasticamente (e mais rapidamente) do que em qualquer outra época desde a invenção da agricultura, cerca de 10 mil anos antes.”

(ASIMOV, I. Cronologia das Ciências e das Descobertas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993, p. 395).

a) O autor acentua o caráter prejudicial da máquina a vapor para a agricultura.
b) Segundo o texto, a máquina a vapor foi decisiva para o advento da Revolução Industrial, já que este foi o primeiro dispositivo tecnológico que realizou uma transformação profunda no âmbito da produção.
c) O autor aponta o caráter negativo da mudança drástica e rápida que a Revolução Industrial provocou no mundo contemporâneo.
d) Segundo o texto, a máquina a vapor era eficiente porque funcionava à base de eletricidade.
e) O texto indica que a agricultura, durante 10.000 anos, impediu que a indústria se desenvolvesse.

14-  Leia as afirmativas.

“O princípio que rege o controle exclusivo da metrópole sobre todo comercio realizado com suas colônias” (Capitalismo Comercial)

“Quando uma única empresa domina a oferta de determinado produto ou serviço, assim os preços são fixados por uma única empresa gerando grandes lucros.” (Capitalismo Financeiro)

Ambas as afirmativas referem-se ao:


a) Pacto Colonial
b) Monopólio
c) Protecionismo
d) Balança Comercial
e) Metalismo.

15- Dentre as desvantagens do capitalismo informacional destacam-se:

A) A evolução nos meio de transporte que encurtou o deslocamento pelo globo.
B) As transações financeiras virtuais que tomou conta do comércio mundial.
C) A inacessibilidade de alguns meios tecnológicos a uma parcela a população que concretiza a exclusão social.
D) O poder de propagação das informações por meio dos veículos de comunicação.
E) As invenções tecnológicas que facilitaram algumas atividades no cotidiano.

GABARITO:
1- C
2- A
3- C
4- E
5- E
6- E
7- E
8- C
9- A
10- E
11- A
12- D
13- B
14- B
15- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário