sábado, 17 de junho de 2023

SIMULADO 19 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA

 


1- (UFRN) A escala é um dos recursos utilizados na Cartografia para representar qualquer realidade espacial em um mapa. Assim, é correto afirmar que 

A) a correspondência entre as distâncias na superfície e no mapa, na escala numérica, é indicada por meio de uma reta graduada, tendo como módulo básico o centímetro. 
B) a escala estabelece a correspondência entre as distâncias representadas e as distâncias reais da superfície cartografada. 
C) um mapa confeccionado com uma pequena escala abrange uma área pequena, mostrando riqueza de detalhes. 
D) a escala gráfica a ser utilizada na confecção de um mapa deverá ser maior quando se tratar de uma área geográfica de grande dimensão.

2- (UFRGS-RS) Assinale a afirmação correta com relação aos pontos de 1 a 5 que constam no mapa. 0 4 245 km N 180° 180° 90° 90° 60° 60° 30° 30° 0° 120° 60° 0° 60° 120° 3 1 4 2 5 IBGE. Atlas geográfico escolar. 2004. p. 66 (Adaptação). 


A) O ponto 4 situa-se entre as Placas Tectônicas Sul-Americana e Nazca. 
B) O ponto 2 localiza-se numa área de colisão de placas tectônicas, responsável pela formação de uma dorsal oceânica. 
C) O ponto 3 localiza-se numa área de colisão entre as Placas Africana e Euroasiática. 
D) O ponto 4 situa-se numa área de expansão do assoalho oceânico, responsável pela formação da Cordilheira dos Andes. 
E) O ponto 5 localiza-se numa área de formação de arco de ilhas, que corresponde a uma zona de subducção.

3- (CFTPR) Um garoto, durante o primeiro dia de suas férias, viajou com os seus pais, de avião, para uma belíssima praia brasileira. Neste mesmo dia, praticaram mergulho e, ao anoitecer, caminharam em uma trilha ecológica bastante conhecida na cidade onde estavam hospedados.

Pode-se afirmar que neste mesmo dia este garoto passeou, respectivamente, por partes da: 

A) hidrosfera, atmosfera e litosfera. 
B) atmosfera, litosfera e hidrosfera. 
C) litosfera, atmosfera e hidrosfera. 
D) litosfera, hidrosfera e atmosfera. 
E) atmosfera, hidrosfera e litosfera.

4- (UFU-MG–2018) 

Vulcão Shinmoedake entra em erupção no Japão Fumaça é lançada a até 3 mil metros de altura. 

O vulcão Shinmoedake, localizado na ilha japonesa de Kyushu, está ativo e lança fumaça a até 3 mil metros de altura. A Agência Meteorológica do Japão está alertando as pessoas a ficarem longe da montanha de 1 421 metros e advertindo que grandes rochas podem ser cuspidas até uma distância de 3 quilômetros. 

Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/vulcao-shinmoedake-entra-em-erupcao-no-japao.ghtml>. Acesso em: 14 mar. 2017

A ocorrência no Japão do fenômeno geológico apresentado está relacionada principalmente à 

A) existência no seu território de áreas cratônicas. 
B) sua localização numa área de encontro de placas tectônicas. 
C) grande incidência de rochas magmáticas no interior do país. 
D) formação geológica antiga de suas ilhas.

5- (UEG-GO) A crosta é a parte sólida do globo terrestre. É constituída por três grandes grupos de rochas que se formam sob condições e em períodos diferentes, originando uma diversidade de tipos específicos. Sobre a origem das rochas, é correto afirmar: 

A) As rochas magmáticas são resultantes do processo de solidificação do magma e se dividem em dois grupos: intrusivas e extrusivas. 
B) As rochas ígneas são oriundas da transformação físico-química de outras previamente existentes. São exemplo desse tipo de rocha o mármore e o gnaisse. 
C) Rochas sedimentares são formadas, sobretudo, pela deposição de detritos de rochas preexistentes ou de matéria orgânica, sendo o granito o tipo de rocha sedimentar de maior ocorrência. 
D) As rochas extrusivas são formadas quando o magma se resfria e se solidifica no interior da crosta terrestre, dando origem a rochas como o basalto e o arenito.

6- (Unimontes-MG) Observe o mapa.


sobre as unidades do relevo brasileiro destacadas no mapa, é incorreto afirmar que: 

A) a Planície Amazônica, indicada pelo número III, é formada pelo processo de deposição de sedimentos. 
B) o número I indica o Planalto Atlântico, no qual se destacam as serras da Mantiqueira e do Mar. 
C) a forma de relevo indicada pelo número II apresenta a mesma origem geológica que a da unidade V. 
D) o Planalto Central, indicado pelo número IV, é constituído por extensas chapadas com grande presença de nascentes.

7- (UFRGS-RS) Observe os perfis de solo 1, 2 e 3, característicos de três dos domínios morfológicos existentes no Brasil.


Eles são, respectivamente, representações esquemáticas de solos dos domínios morfológicos 

A) amazônico, da caatinga e dos mares de morro. 
B) dos mares de morro e do cerrado. 
C) da caatinga, do cerrado e amazônico. 
D) do cerrado, da caatinga e amazônico. 
E) cerrado, amazônico e da caatinga.

8- (IFBA) Desde a construção dos primeiros termômetros até a análise de dados por meio de satélites e supercomputadores, a Meteorologia – a ciência que estuda os fenômenos atmosféricos – aumentou enormemente o grau de previsão do tempo. 

GEOGRAFIA ATUALIDADES 2014, p. 46. 

Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre os fenômenos atmosféricos terrestres, pode-se dizer que 

A) a chuva frontal ou orográfica ocorre quando a massa de ar sobe por causa de algum obstáculo de relevo, como uma montanha. 
B) a chuva orográfica, também chamada de chuva convectiva, ocorre quando a massa de ar sobe por causa de algum obstáculo de relevo, como uma montanha. 
C) a massa de ar constitui-se como um corpo de ar com características próprias de umidade, pressão e temperatura, herdadas, por sua vez, das diferentes regiões da superfície terrestre. 
D) a Troposfera, também conhecida como Tropopausa, representa a camada atmosférica mais importante para o ser humano, por concentrar a maioria dos fenômenos atmosféricos. 
E) geralmente as áreas anticiclonais ou de baixa pressão atmosférica são áreas dispersoras de ventos, enquanto as áreas de alta pressão atmosférica ou ciclonais são zonas receptoras de ventos.

9- (UECE–2016) Considerando as tipologias macroclimáticas do Brasil, é correto afirmar que o clima que predomina na porção norte do Brasil, compreendendo os estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Amapá, e parte do Mato Grosso e Tocantins, e que é controlado pelos sistemas atmosféricos massa Equatorial continental e atlântica, e pela zona de convergência intertropical é o clima 

A) equatorial. 
B) tropical litorâneo do Nordeste oriental. 
C) subtropical úmido. 
D) tropical úmido-seco. 

10- (PUC-SP–2017) Nas últimas décadas, a proliferação de enclaves fortificados vem criando um novo modelo de segregação espacial e transformando a qualidade da vida pública em muitas cidades ao redor do mundo [...]. Esses espaços encontram no medo da violência uma de suas principais justificativas e vêm atraindo cada vez mais aqueles que preferem abandonar a tradicional esfera pública das ruas para os pobres, os “marginais” e os sem-teto. Enclaves forti ficados geram cidades fragmentadas em que é difícil manter os princípios básicos de livre circulação. 

CALDEIRA, Teresa Pires do R. Enclaves fortificados: a nova segregação urbana. Novos Estudos CEBRAP, n. 47, p. 155-156, mar. 1997. 

A autora, ao tratar dos enclaves fortificados, refere-se, em especial 

A) às áreas de lazer que são acessíveis apenas mediante pagamento. 
B) às áreas das metrópoles que são denominadas de aglomerados de exclusão. 
C) aos condomínios residenciais de alto padrão. 
D) aos espaços destinados ao consumo de modo geral.

11- (FGV-SP–2018) 

Terra do sonho é distante 
e seu nome é Brasil 
plantarei a minha vida 
debaixo de céu anil 
Minha Itália, Alemanha
Minha Espanha, Portugal 
talvez nunca mais eu veja 
minha terra natal. 

NASCIMENTO, Milton. Sonho imigrante. 

Acerca do processo de imigração para o Brasil, registrado no século XIX, é correto afirmar: 

A) O Brasil tornou-se o destino preferencial dos imigrantes europeus graças à possibilidade de se constituírem pequenos proprietários rurais devido à promulgação da Lei de Terras em 1850. 
B) Desde a proclamação da Independência do Brasil, a imigração europeia foi estimulada pelo governo central como uma maneira de atender às pressões inglesas pelo fim da escravidão no país. 
C) O fluxo imigratório só deslanchou no Brasil após as alterações nas leis trabalhistas que garantiram condições de trabalho análogas àquelas oferecidas no continente europeu. 
D) A partir da década de 1870, com as iniciativas do governo de São Paulo, intensificou-se o fluxo imigratório de europeus para a província paulista destinados, sobretudo, à produção cafeeira. 
E) A modernização das atividades agrícolas brasileiras iniciaram-se a partir do declínio da produção canavieira e com o desenvolvimento do complexo cafeeiro na região do Recôncavo Baiano e do Sul da Bahia.

12- (UnirG-TO–2015) Em março de 2015, a região Centro-Oeste foi tema de reportagem que caracterizava a nova vida no campo. Destacou-se que, em uma década, triplicou o número de pessoas que vivem na zona rural e que têm mais de 12 anos de estudos. A principal razão é o agronegócio com fazendas modernas e que gera oportunidades para pessoas com nível superior. Assinale a alternativa que descreve características ambientais propícias ao desenvolvimento do agronegócio nessa região. 

A) Solos profundos, relevo plano e disponibilidade hídrica favorecendo a agricultura mecanizada. 
B) Malha viária densa, ferrovias ativas e rios navegáveis que favorecem o escoamento da produção. 
C) Solos férteis, formações vegetais de porte arbóreo e baixa densidade demográfica que gera interesse e facilita a aquisição de terras. 
D) Presença do principal mercado consumidor, bem como a proximidade de grandes portos que favorecem a exportação.

13- Dentre as características que identificam o Capitalismo Industrial assinale a alternativa que não corresponde a esta fase:

A) Trabalho assalariado.
B) Valorização do Trabalho Artesanal.
C) Valorização do trabalho fabril.
D) Divisão do trabalho.
E) Valorização do liberalismo.

14-  Acordo entre empresas para estabelecer um preço em comum de uma mercadoria, inviabilizando a concorrência é chamado de:

A) Oligopólio.
B) Cartel.
C) Monopólio.
D) Truste.
E) Holding.

15- Leia o texto.

(…) Estou ligado a cabo a tudo que acaba de acontecer
Propaganda é a arma do negócio
No nosso peito bate um alvo muito fácil
Mira à laser. Miragem de consumo
Latas e litros de paz teleguiada
Estou ligado a cabo a tudo que eles têm pra oferecer
O céu é só uma promessa
Eu tenho pressa, vamos nessa direção
Atrás de um sol que nos aqueça
Minha cabeça não aguenta mais.
Tu me encontrastes de mãos vazias
E eu te encontrei na contramão
Na hora exata, na encruzilhada, na highway da superinformação
Estamos tão ligados, já não temos o que temer.

GESSINGER, H; CASARIN, P. “A Promessa”. Simples de Coração, Engenheiros do Hawaii. Rio de Janeiro: BMG, 1995.

Sobre os versos apresentados na música acima e o contexto da sociedade no Capitalismo Informacional, assinale a alternativa correta:

a) A “highway da superinformação” destacada na letra da música é uma referência implícita ao sistema fordista de superprodução industrial do capitalismo informacional.
b) A frase “propaganda é a arma do negócio” pode ser entendida como o aumento da publicidade diante da melhoria da comunicação na era informacional.
c) “Estamos tão ligados, já não temos o que temer” pode-se relacionar com a feição atual da era informacional, que garante uma maior segurança às pessoas.
d) A frase “estou ligado a cabo a tudo que eles têm pra oferecer” representa a maior receptividade espontânea do público consumidor diante das inovações tecnológicas atuais.
e) O trecho “latas e litros de paz teleguiada” referenda o fato de os avanços técnicos permitirem uma maior estabilidade internacional e a promoção da paz entre os povos.


GABARITO:
1- B
2- A
3- E
4- B
5- A
6- C
7- D
8- C
9- A
10- C
11- D
12- A
13- B
14- B
15- B

Nenhum comentário:

Postar um comentário