segunda-feira, 5 de junho de 2023

SIMULADO 7 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA



1- (UFG-GO) Observe o mapa a seguir:


A leitura e a interpretação do mapa, por meio da análise da rede geográfica e dos pontos de referência, indicam que o município de Sabará localiza-se

A) ao norte de Belo Horizonte e ao sul de Caeté.
B) a oeste de Nova Lima e a leste de Santa Luzia.
C) a leste de Belo Horizonte e a oeste de Caeté.
D) a oeste de Raposos e a leste de Santa Luzia.
E) ao sul de Raposos e ao sul de Taquaraçu de Minas.

2- (FGV-SP–2017) Considerando a cartografia enquanto um conjunto de técnicas, temos nas projeções cartográficas o desafio de representar em um plano o formato geoide do planeta Terra. Quanto ao tipo de superfície de projeção, aquela cujas distorções aumentam conforme nos afastamos da Linha do Equador denomina-se projeção 

A) cônica. 
B) polissuperficial. 
C) cilíndrica. 
D) poliédrica. 
E) azimutal.

3- 
(UCS-RS–2016) De posse de uma carta topográfica na escala de 1 : 100 000, um candidato ao Vestibular de Verão da UCS desembarca pela primeira vez na Estação Rodoviária de Caxias do Sul e gostaria de saber qual a melhor alternativa de deslocamento até o Campus-Sede. Para isso, o estudante precisa descobrir qual a distância real da rodoviária até a universidade. Se, hipoteticamente, a distância no mapa em linha reta entre esses dois pontos for de 2 cm, qual será a distância que o vestibulando precisará percorrer até chegar ao seu destino? 

A) 10 000 m. 
B) 2 000 m. 
C) 20 000 m. 
D) 2 200 m. 
E) 1 200 m.

4- 
(UEM-PR) A estrutura interna da Terra é representada em modelos que se baseiam em dois critérios diferentes: a composição química e as propriedades físicas. No modelo da estrutura interna da Terra segundo a sua composição química, são consideradas três unidades estruturais concêntricas – crosta, manto e núcleo – separadas por superfícies de descontinuidade. Sobre essas unidades é correto afirmar que 

A) a crosta constitui a zona mais superficial do globo terrestre e pode ser dividida em crosta continental e em crosta oceânica. 
B) a litosfera, uma zona sólida e maleável, compreende a crosta e encontra-se separada do manto pela descontinuidade de Mohorovicic. 
C) a astenosfera, uma zona de alta rigidez e de comportamento plástico, situa-se desde a base da litosfera até a proximidade com o núcleo. 
D) a endosfera pode ser dividida em duas regiões: a endosfera externa, sólida, e a endosfera interna, líquida.

5- (FUVEST-SP) O conjunto dos lagos destacados no mapa a seguir está associado a 


A) fossas tectônicas. 
B) glaciais de altitude. 
C) barragens de hidroelétricas. 
D) drenagens arreicas. 
E) projetos de irrigação.

6- (IFSC-SC–2015) O estudo das variações de composição do ar (tipos de gases e suas proporções), temperatura, eventos, como ventos, relâmpagos, nuvens, é facilitado quando se divide a atmosfera em camadas. Essa divisão não é exata, ou seja, existem áreas de transição. Mesmo assim é possível identificar cinco camadas, de acordo com algumas características. 

CARNEVALLE, M. R. Jornadas.cie. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. 

Em relação às camadas da atmosfera, assinale a alternativa correta. 

A) A camada de ar mais próxima da Terra denomina-se exosfera, estendendo-se até 20 km do solo, no Equador, e a aproximadamente 10 km nos polos. 
B) A atmosfera é constituída por cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. 
C) Na mesosfera localiza-se a camada de ozônio, que faz a proteção da Terra absorvendo os raios ultravioleta do Sol. 
D) A última camada, ou seja, a que está mais distante da Terra, é a estratosfera: é a camada que antecede o espaço sideral. 
E) A atmosfera é constituída por cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, litosfera e astenosfera.

7- 
(Unesp) O Rio São Francisco sempre desempenhou um papel relevante no cenário da conquista do interior do Brasil. Em 1813, José Hipólito da Costa, no jornal Correio Brasiliense, destacou em seu artigo a importância da construção de uma cidade central para a sede da Corte portuguesa, às margens do rio São Francisco, que, em suas palavras, afirmou ser um sítio ameno, fértil e regado por um rio navegável. Esta ideia foi retomada por José Bonifácio, em 1823. Ao Velho Chico foi atribuído, a partir de 1840, o papel de elemento unificador do país, numa iniciativa de escravocratas e políticos que lutavam pela centralização monárquica, com apoio dos representantes das províncias banhadas pelo São Francisco. 

BRASIL, Vanessa Maria. Um rio, uma nação. Nossa História, ano 2, n. 18, 2005 (Adaptação).

Analise as afirmações. 

I. Os climas predominantes na bacia do São Francisco são o tropical, o tropical semiárido e o tropical úmido. 
II. O Rio São Francisco nasce em Minas Gerais e banha os estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, desaguando no Oceano Atlântico. 
III. A unidade de relevo presente na maior parte da bacia é a Depressão Sertaneja do São Francisco. 
IV. A bacia hidrográfica está inserida totalmente na macrorregião geoeconômica do Norte. 
V. O tipo de cobertura vegetal predominante é a floresta tropical, que atualmente apresenta forte presença humana. 

As afirmativas que melhor descrevem as características geográficas da bacia do Rio São Francisco são, apenas, 

A) III e IV. 
B) I e V. 
C) IV e V. 
D) I, II e III. 
E) II, IV e V

8- (UPE) O desenho esquemático a seguir foi utilizado por um professor de Geografia do Ensino Médio numa determinada turma, para abordar aspectos relacionados ao relevo originado em áreas costeiras. O professor apresentou uma sequência evolutiva do relevo que vai de 1 a 3. Sabendo-se que as áreas pontilhadas são sedimentos modernos, basicamente fluviais, conclui-se que o professor estava explicando mais especificamente


A) a formação de restingas metamórficas. 
B) a gênese de um delta. 
C) os efeitos de uma transgressão marinha em costas altas. 
D) as consequências geomorfológicas das ações antrópicas em áreas litorâneas. 
E) a evolução de uma falésia viva.

9- (Unifor-CE) 

Terra, nosso lar 
A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, é viva como uma comunidade de vida incomparável. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade de vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todos os povos. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra são um dever sagrado. 

TRECHO do preâmbulo da Carta da Terra. Disponível em: <http://www.sema.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=183>

Em 22 de abril de 1970, o senador estadunidense Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mais de 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos preocupadas com a visível degradação planetária engajaram-se ao movimento. A partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser adotado em vários países, tornando-se evento internacional. A comemoração do Dia da Terra é uma forma de chamar a atenção da população mundial para 

I. a necessidade urgente da preservação e recuperação dos recursos naturais. 
II. a motivação da sociedade global para a urgência do desafio da sustentabilidade planetária. 
III. a falta de necessidade de se considerar os efeitos da poluição industrial, mas sim as suas causas. 

Está correto, apenas, o que se afirma em 

A) I. 
B) II. 
C) III. 
D) I e II. 
E) I e III.

10- (UEFS-BA–2015) É, fisionomicamente, muito semelhante às savanas africanas, sendo o bioma que apresenta a fauna de maior porte do Brasil. Ocupava cerca de 22% do território nacional, sendo representado em quase todas as regiões do país, abrangendo grandes partes dos estados centrais e pequenas porções e manchas em outras unidades políticas. O texto descreve o bioma 

A) da Caatinga. 
B) do Cerrado. 
C) das formações campestres. 
D) da floresta latifoliada tropical. 
E) da Mata de Araucária.

11- (UFRN) O mapa político da Europa passou por mudanças de fronteiras e surgimento de novos países, a partir da reunificação da Alemanha, da dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e da fragmentação da Iugoslávia e Tchecoslováquia. Essas alterações nas fronteiras desses países ocorreram 

A) no período de encerramento da Segunda Guerra Mundial. 
B) na fase entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. 
C) na fase da bipolarização entre EUA e URSS. 
D) no período de encerramento da Guerra Fria.
E) No início da Segunda Guerra Mundial.

12- (UEPA–2015) No final da década de 80, teve fim a bipolarização, trazendo ao espaço mundial uma regionalização que configura novas áreas de poder e um intenso processo de mudanças nas relações socioeconômicas entre os países. Conforme o texto, algumas implicações marcam o surgimento de uma Nova Ordem Mundial. Nesse sentido, é correto afirmar que 

A) a ordem multipolar evidencia novos atores sociais que, no processo produtivo, desempenham funções principalmente comerciais, promovendo o fortalecimento e avanço do sistema capitalista no espaço mundial. 
B) no período Pós-Guerra Fria, vários países latino- -americanos foram incentivados pelos EUA a formar blocos econômicos mundiais para fazer frente à hegemonia sociopolítica de Cuba sobre o espaço mundial. 
C) no início da década de 90, o mundo tornou-se multipolar, momento no qual emergiram várias potências econômicas, o que homogeneizou as relações de poder das superpotências nas diversas áreas de influência no espaço mundial. 
D) na nova ordem mundial, os blocos econômicos regionais se apresentam como uma forma de resistência frente ao avanço do mundo globalizado e aos acordos políticos que priorizam o fortalecimento dos países subdesenvolvidos. 
E) a queda do Muro de Berlim representou o fim da era bipolar, desencadeando a extinção das fronteiras, dos conflitos étnicos, políticos e econômicos em função da mundialização de uma sociedade.

13- (FUVEST-SP) Na América Latina, no século XX, aconteceram duas grandes revoluções: a Mexicana, de 1910, e a Cubana, de 1959. Em ambas, os 

A) camponeses sem terra lideraram sozinhos os movimentos. 
B) EUA enviaram tropas que lutaram e quase derrotaram os rebeldes. 
C) grupos socialistas iniciaram a luta armada, tornando hegemônicas suas ideias. 
D) revolucionários derrubaram governos autoritários e alcançaram a vitória. 
E) programas revolucionários foram cópias de movimentos europeus.

14- (Enem)


IBGE. Censo demográfico 2010: resultados gerais da amostra. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br>. Acesso em: 12 mar. 2013. 

O processo registrado no gráfico gerou a seguinte consequência demográfica: 

A) Decréscimo da população absoluta. 
B) Redução do crescimento vegetativo. 
C) Diminuição da proporção de adultos. 
D) Expansão de políticas de controle da natalidade. 
E) Aumento da renovação da população economicamente ativa.

15- (UFMG) Considerando-se a organização espacial da indústria na região Sudeste brasileira, é incorreto afirmar que 

A) a concentração geográfica da indústria no espaço intrarregional foi responsável, em décadas recentes, pelos processos de deseconomia de aglomeração na região. 
B) o transporte ferroviário constituiu a principal via de integração do espaço oriental brasileiro, viabilizando a expansão do mercado interno da produção industrial do Sudeste. 
C) a moderna industrialização do campo foi introduzida nessa região, de forma pioneira no país, com o desenvolvimento da agroindústria de soja e de laranja em São Paulo. 
D) o processo de industrialização, ainda em sua etapa inicial, recebeu suporte do governo pela implantação de empresas estatais no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

GABARITO:
1- C
2- C
3- B
4- A
5- A
6- B
7- D
8- B
9- D
10- B
11- D
12- A
13- D
14- B
15- B

Nenhum comentário:

Postar um comentário