quinta-feira, 29 de junho de 2023

SIMULADO 31 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- (UERJ)


A ampliação da oferta de alimentos é um dos maiores desafios da humanidade para as próximas décadas. Com base na disponibilidade do recurso natural representada no gráfico, o país com maior potencial para expansão do seu setor agropecuário é 

A) a Índia. 
B) a China. 
C) o Brasil. 
D) os Estados Unidos.

2- (FUVEST-SP–2015) Considere os mapas sobre a produção de leite no Brasil.


Com base nos mapas e em seus conhecimentos, é correto afirmar que a produção de leite no Brasil, no período retratado, 

A) cresceu na região Nordeste, devido à substituição das plantações de algodão, na Zona da Mata, pelos rebanhos leiteiros. 
B) avançou em direção aos estados do Norte e do Centro-Oeste, em função da predominância, nessas regiões, de climas mais secos. 
C) consolidou a hegemonia de Minas Gerais, graças à alta produtividade alcançada com o melhoramento genético dos rebanhos no Vale do Jequitinhonha. 
D) aumentou, tanto em quantidade produzida quanto em número de estados produtores, graças, em grande parte, ao crescimento do consumo interno. 
E) abarcou todo o território nacional, excetuando-se os estados recobertos pela floresta amazônica, devido à presença de unidades de conservação.

3- (FUVEST-SP) O gráfico a seguir exibe a distribuição percentual do consumo de energia mundial por tipo de fonte.


Com base no gráfico e em seus conhecimentos, identifique, na escala mundial, a afirmação correta. 

A) A queda no consumo de petróleo, após a década de 1970, é devida à acentuada diminuição de sua utilização no setor aeroviário e, também, à sua substituição pela energia das marés. 
B) O aumento relativo do consumo de carvão mineral, a partir da década de 2000, está relacionado ao fato de China e Índia estarem entre os grandes produtores e consumidores de carvão mineral, produto que esses países utilizam em sua crescente industrialização. 
C) A participação da hidreletricidade se manteve constante, em todo o período, em função da regulamentação ambiental proposta pela ONU, que proíbe a implantação de novas usinas. 
D) O aumento da participação das fontes renováveis de energia, após a década de 1980, explica-se pelo crescente aproveitamento de energia solar, proposto nos planos governamentais, em países desenvolvidos de alta latitude. 
E) O aumento do consumo do gás natural, ao longo de todo o período coberto pelo gráfico, é explicado por sua utilização crescente nos meios de transporte, conforme estabelecido no Protocolo de Cartagena.

4- (UFG-GO) A atual organização espacial do território brasileiro contém disparidades regionais de diferentes ordens. O governo brasileiro implementou, nas últimas décadas, várias estratégias e políticas públicas, objetivando superá-las. Mesmo assim, algumas dessas disparidades persistiram e intensificaram-se. No que se refere à atividade industrial, verifica-se que 

A) o processo de desconcentração espacial do setor metalúrgico foi eficaz e conseguiu reduzir a concentração na região Norte com a implantação da Zona Franca de Manaus. 
B) a formação das regiões metropolitanas na região Centro-Oeste está associada ao desenvolvimento industrial promovido pelo projeto desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek. 
C) a descentralização industrial ocorre com maior frequência para o interior dos estados do Sudeste e Sul, desencadeando a chamada guerra fiscal. 
D) na região Norte essa atividade está ligada à implantação de numerosos polos agroindustriais durante os governos militares, visando promover a integração nacional. 
E) as estratégias desenvolvidas na região Nordeste estão focadas no setor farmacêutico e de cosméticos, baseadas no modelo de substituição de importações.

5- (UERJ) 

3ª do plural 
Engenheiros do Hawaii 

Corrida pra vender cigarro 
Cigarro pra vender remédio 
Remédio pra curar a tosse 
Tossir, cuspir, jogar pra fora 
Corrida pra vender os carros 
Pneu, cerveja e gasolina 
Cabeça pra usar boné 
E professar a fé de quem patrocina 
Eles querem te vender, eles querem te comprar 
Querem te matar a sede, eles querem te sedar 
[...] 
Corrida contra o relógio 
Silicone contra a gravidade 
Dedo no gatilho, velocidade 
Quem mente antes diz a verdade 
Satisfação garantida 
Obsolescência programada 
Eles ganham a corrida antes mesmo da largada 
[...] 

Os diferentes modelos produtivos de cada momento do sistema capitalista sempre foram o resultado da busca por caminhos para manter o crescimento da produção e do consumo. 

A crítica ao sistema econômico presente na letra da canção está relacionada à seguinte estratégia própria do atual modelo produtivo toyotista: 

A) Aceleração do ciclo de renovação dos produtos. 
B) Imposição do tempo de realização das tarefas fabris. 
C) Restrição do crédito rápido para o consumo de mercadorias. 
D) Padronização da produção dos bens industriais de alta tecnologia.

6- Leia o texto.

A relação entre a Amazônia e as chuvas no Brasil ocorre em razão da existência dos Rios Voadores, que, basicamente, consistem na umidade do ar gerada pela Floresta Amazônica e disseminada para várias outras partes do país e do continente sul-americano. São essas chuvas, inclusive, que garantem a sobrevivência da própria floresta e dos recursos hídricos de boa parte das bacias hidrográficas brasileiras.

De acordo com o Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) e a Expedição Rios Voadores*, a Amazônia é uma floresta que faz chover. De acordo com os pesquisadores, a floresta emite vapores orgânicos para o ar por meio da evapotranspiração, originado pela proximidade da linha do equador, provocando o condensamento e a formação das chuvas. O ar úmido que também é gerado pode precipitar-se e deslocar-se para outras regiões, incluindo o Centro-Oeste do país, o Sudeste e também o Sul.

Com base nas características citadas no texto assinale a alternativa que identifica o clima da Amazônia.
(A)   Equatorial.
(B)   Tropical.
(C)   Semiárido.
(D)  Subtropical.

7- Um dos problemas urbanos bastante significativos é a poluição atmosférica que em decorrência da emissão de gases de efeito estufa e do uso do concreto e do asfalto, ocorre aumento das temperaturas urbanas, surgindo as “ilhas de calor” que contribuem para: 

a) A redução das chuvas nas áreas rurais e no entorno dessas cidades.
b) um maior volume de chuvas causando grandes enchentes nos centros urbanos.
c) Uma melhor distribuição de chuvas nas áreas urbanas, reduzindo a temperatura.
d) A pouca variação, tanto de temperaturas elevadas como também de temperaturas baixas.
e) A ocorrência das chuvas e com isso melhorando a qualidade do ar.

8- (UECE) Leia atentamente o excerto a seguir:

“ [...] formado por um conjunto de corpos naturais tridimensionais, resultante da ação integrada do clima e organismos sobre o material de origem. É condicionado pelo relevo em diferentes períodos de tempo e apresentando, então, características que constituem a expressão dos processos e dos mecanismos dominantes na sua formação”.

Silva, N. K. T.; Silva, S. M. Educação ambiental e cidadania. Portal, v. 62, n. 9, 2009.

Dentre os elementos naturais que compõem a paisagem, a descrição acima se refere a

a) vegetação.
b) solo.
c) bacia hidrográfica.
d) relevo.

9- A respeito do mapa acima sobre as macro bacias brasileiras assinale a alternativa que representa corretamente a numeração 1, 2, 3 e 4.

(A) 1-Amazônica, 2-São Francisco, 3-Paraná e 4-Uruguai.
(B) 1- São Francisco, 2-Nordeste Oriental, 3-Paraná e 4-Tocantins.
(C) 1-Uruguai, 2-São Francisco, 3-Tocantins e 4-Paraguai.
(D) 1- Amazônica, 2-Paraná, 3-Uruguai 4- São Francisco.
(E) 1- Amazônica, 2-Paraná, 3-Tocantins-Araguaia e 4-São Francisco.

10- (FUVEST-SP–2015) Diz-se que dois pontos da superfície terrestre são antípodas quando o segmento de reta que os une passa pelo centro da Terra. Podem ser encontradas, em sites da Internet, representações, como a reproduzida a seguir, em que as áreas escuras identificam os pontos da superfície terrestre que ficam, assim como os seus antípodas, sobre terra firme. Por exemplo, os pontos antípodas de parte do sul da América do Sul estão no leste da Ásia.


Se um ponto tem latitude x graus norte e longitude y graus leste, então seu antípoda tem latitude e longitude, respectivamente, 

A) x graus sul e y graus oeste. 
B) x graus sul e (180 – y) graus oeste. 
C) (90 – x) graus sul e y graus oeste. 
D) (90 – x) graus sul e (180 – y) graus oeste. 
E) (90 – x) graus sul e (90 – y) graus oeste.

11- (Mackenzie-1996) Dentre as causas da Primeira Grande Guerra, destaca-se a questão balcânica, que pode ser associada:

a) à formação de novas nacionalidades, como a Iugoslava, sob a tutela da Alemanha.
b) às disputas coloniais na Ásia e na África entre a França e a Inglaterra.
c) ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Dardanelos, ao nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto à formação da Grande Sérvia.
d) às desavenças entre o Império Austro-Húngaro e a Inglaterra ligadas à anexação da Bósnia-Herzegóvina.
e) ao assassinato do Príncipe Herdeiro, Francisco Ferdinando, e as questões pendentes relacionadas ao Tratado de Brest-Litowsky e o desmembramento da Áustria-Hungria.

12- (ENEM 2015) Na abertura do "Concerto para a Esperança", em Washington, O presidente Barack Obama falou que o atentado às torres gêmeas não modificou o caráter dos americanos. Ele falou também que não há nenhuma guerra com:

A) os Afegãos.
B) o islamismo.
C) os talibãs.
D) A AL-Qaeda.
E) O Iraque.

13- Assinale a região em que há o maior quantitativo populacional do país:

a) Norte
b) Nordeste
c) Centro-Oeste
d) Sudeste
e) Sul

14- (Fuvest 2016) Observe os mapas.

Dentre as seguintes alternativas, a única que apresenta a principal causa para o correspondente fluxo migratório é:

a) I: procura por postos de trabalho formais no setor primário.
b) II: necessidade de mão de obra rural, devido ao avanço do cultivo do arroz.
c) III: necessidade de mão de obra no cultivo da soja no Ceará e em Pernambuco.
d) IV: procura por postos de trabalho no setor aeroespacial.
e) V: migração de retorno.

15- (ENEM) Em um debate sobre o futuro do setor de transporte de uma grande cidade brasileira com trânsito intenso, foi apresentado um conjunto de propostas. Entre as propostas reproduzidas abaixo, aquela que atende, ao mesmo tempo, a implicações sociais e ambientais presentes nesse setor é:

A) proibir o uso de combustíveis produzidos a partir de recursos naturais.
B) promover a substituição de veículos a diesel por veículos a gasolina.
C) incentivar a substituição de transporte individual por transportes coletivos.
D) aumentar a importação de diesel para substituir os veículos a álcool.
E) diminuir o uso de combustíveis voláteis devido ao perigo que representam.


GABARITO:
1- C
2- D
3- B
4- C
5- A
6- A
7- B
8- B
9- E
10- B
11- C
12- B
13- D
14- D
15- C 

Nenhum comentário:

Postar um comentário