segunda-feira, 19 de junho de 2023

SIMULADO 21 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA



1- (UFMS) Por considerar uma ameaça à paz mundial, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas adotou, recentemente, uma resolução impondo sanções a um país asiático que, segundo fontes internacionais, realizou testes de mísseis balísticos e teste subterrâneo de um artefato nuclear. Estamos nos referindo à 

A) Coreia do Sul, que apresenta as mais altas taxas de analfabetismo, desemprego e concentração de renda do mundo e, visando defender o regime comunista, prioriza o investimento em armamentos nucleares em detrimento de políticas sociais. 
B) China, que, embora comunista, sucumbiu à modernização tecnológica e econômica dos países capitalistas e tem investido maciçamente em arsenal nuclear, imposto sobretudo pelo estreitamento de relações diplomáticas com os EUA e Japão. 
C) Índia, cujos investimentos maciços em pesquisas nucleares estão associados às novas alianças estabelecidas a partir de seu ingresso nos Tigres Asiáticos, em 2002. 
D) Rússia, que, ao ingressar na União Europeia, alcançou rápido crescimento econômico, passando a investir em meios altamente modernos de defesa e ofensiva capazes de derrotar qualquer inimigo. 
E) Coreia do Norte, que ignorou a assinatura de acordo internacional que impunha a desativação de qualquer pesquisa ligada à produção de arsenal nuclear.

2- (PUC-Campinas-SP) O irracionalismo da queimada e da devastação de matas é, atualmente uma realidade em várias partes do mundo, como se pode observar no mapa a seguir.


A leitura do mapa e os conhecimentos sobre as paisagens climatobotânicas mundiais permitem afirmar que 

A) o avanço do desflorestamento pode ser notado tanto nas florestas temperadas asiáticas como nas florestas tropicais africanas e sul-americanas. 
B) o desflorestamento realizado no sul e sudeste asiático deve-se às queimadas para ocupação do solo, enquanto na América do Sul à exploração de madeira. 
C) diferente do que ocorre na Ásia e na América do Sul onde o desflorestamento faz a floresta desaparecer, na África a floresta renasce depois da derrubada. 
D) com o reaparecimento do mito de que as florestas são pulmões do mundo, o desflorestamento nos países emergentes tem se reduzido. 
E) as florestas tropicais, donas de grande biodiversidade, estendem-se pelo mundo subdesenvolvido e têm se reduzido de forma acentuada.

3- (Uncisal-BA) A denominação Mata Atlântica abrange todas as formações florestais que ocorrem ao longo da costa brasileira, ou seja, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Na região compreendida entre estes extremos observa-se uma grande variação de relevo, tipos de solo e clima, com uma cobertura vegetal característica, refletindo, em parte, as diferenças do ambiente. Dadas as inferências sobre Mata Atlântica: 

I. Encontra-se associada a ecossistemas de restinga e de mangue. 
II. Devido a ser um ambiente muito úmido, suas árvores apresentam folhas largas e perenes. 
III. É um dos biomas mais devastados pela exploração humana, principalmente para obtenção da madeira de várias espécies e também da extração do látex, no caso da seringueira. 
IV. Abriga uma grande diversidade de epífitas, como várias espécies de bromélias e de orquídeas. 

Verifica-se que 

A) somente III e IV são verdadeiras. 
B) somente II é verdadeira. 
C) somente I, II e IV são verdadeiras. 
D) I, II, III e IV são verdadeiras. 
E) somente II e IV são verdadeiras.

4- (PUCPR) Fabiano procurou em vão perceber um toque de chocalho [...] penetrou num cercadinho cheio de plantas, viu um barreiro vazio, um bosque de catingueiras murchas , um pé de turco e o prolongamento da cerca do curral [...] Fabiano aligeirou o passo, esqueceu a fome, a canseira e os ferimentos. As alpercatas dele estavam gastas nos saltos e a embira tinha-lhe aberto, entre os dedos rachaduras dolorosas [...] chegaram aos juazeiros [...] fazia tempo que não viam sombras. 

Graciliano Ramos descreve uma paisagem localizada na área


A) 4. 
B) 5. 
C) 1. 
D) 2. 
E) 3.

5- (Unimontes-MG) No estado de Minas Gerais, a maior bacia hidrográfica é a do Rio São Francisco, que nasce na região Centro-Oeste do estado, no município de São Roque de Minas, na área da Serra da Canastra. Sobre o Rio São Francisco no território mineiro, podemos afirmar que 

A) o aproveitamento econômico das águas do Rio São Francisco, no território mineiro, é pequeno, haja vista que a quantidade de água é baixa. 
B) o escoamento do rio ocorre de sul para norte, desde sua nascente até a divisa de Minas Gerais com a Bahia. 
C) a parte mais preservada do Rio São Francisco, em Minas Gerais, é o trecho que passa pelo norte do estado. 
D) o principal problema ambiental do São Francisco é a contaminação por minerais pesados provenientes do garimpo de ouro.

6-  Analise as proposições.

I- Durante o capitalismo Comercial as rotas comerciais culminaram na descoberta da América.
II- A expansão marítima se consolidou após a tomada de Constantinopla pelo império Turco-otomano.
III- Dentre os ganhos obtidos pelas metrópoles no século XVI através das colônias estavam as especiarias.
IV- A Balança Comercial favorável é compreendida pelas importações maiores que as exportações.

São verdadeiras:

a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) II, III e IV.
d) I, III e IV.
e) I e II apenas.

7- O fordismo foi o modelo econômico que revolucionou o sistema de produção fabril, e teve como características, exceto:

A) Diversificação da produção.
B) Padronização das mercadorias.
C) Utilização de esteiras.
D) Divisão de trabalho.
E) Produção em massa.  

8- O Capitalismo Financeiro proporcionou a expansão do capital e a maximização dos lucros. Assinale a alternativa que indica a principal características dessa fase:

A) Surgimento de redes sociais e transações comerciais globais.
B) Imperialismo que aumentou a riqueza das metrópoles e surgimento de bancos e financeiras.
C) O acúmulo de capital estatal que monopolizou o comércio interno das nações.
D) A corrida espacial que favoreceu o surgimento de novas tecnologias financeiras.
E) O enfraquecimento dos monopólios impostos pelas grandes transnacionais.

9- Analise a imagem e responsa corretamente.


a) A globalização possibilitou a difusão mundial da tecnologia de forma igualitária.
b) A evolução tecnológica aumentou a eficiência dos meios de transportes direcionados apenas ao comércio global.
c) Atualmente, o transporte aéreo é o principal veículo para o transporte de mercadorias global.
d) A evolução tecnológica nos meios de transporte favoreceu a integração global de forma mais eficiente e dinâmica tornando as viagens mais rápidas.
e) Nota-se que houve um encolhimento global possibilitado pela involução tecnológica nos meios de transporte.

10- (FGG – CH) A imagem representa um esquema de produção de energia a partir de uma termoelétrica.


Assinale a alternativa que descreve corretamente a produção de energia a partir de biomassa.

(A) O processo se inicia a partir da queima do carvão mineral que, por meio do calor, aquece os dutos de água armazenada, formando vapor. Em seguida, o vapor gira a turbina e segue para o condensador. A turbina, por sua vez, é acoplada a um gerador que transforma energia mecânica ou cinética em energia elétrica. No decorrer do processo a energia produzida passa pelo transformador que modifica os níveis de tensão e corrente elétrica, mantendo a potência constante de um circuito para outro. Por fim, a energia é transmitida para a rede elétrica e aproveitada em indústrias, comércios e domicílios.
(B) O processo se inicia a partir da captação do vento que gira as hélices (turbina). A turbina, por sua vez, é acoplada a um gerador que transforma energia mecânica ou cinética em energia elétrica. No decorrer do processo a energia produzida passa pelo transformador que modifica os níveis de tensão e corrente elétrica, mantendo a potência constante de um circuito para outro. Por fim, a energia é transmitida para a rede elétrica e aproveitada em indústrias, comércios e domicílios.
(C) O processo se inicia a partir do barramento de um curso fluvial (rio). Em seguida a água percorre canais por meio da gravida até chegar a turbina e movimentá-la. A turbina, por sua vez, é acoplada a um gerador que transforma energia mecânica ou cinética em energia elétrica. No decorrer do processo a energia produzida passa pelo transformador que modifica os níveis de tensão e corrente elétrica, mantendo a potência constante de um circuito para outro. Por fim, a energia é transmitida para a rede elétrica e aproveitada em indústrias, comércios e domicílios.
(D) O processo se inicia a partir da queima de resíduos sólidos ou do metano produzido pela decomposição de matéria orgânica. A combustão produz calor que aquece os dutos de água armazenada, formando vapor. Em seguida, o vapor gira a turbina e segue para o condensador. A turbina, por sua vez, é acoplada a um gerador que transforma energia mecânica ou cinética em energia elétrica. No decorrer do processo a energia produzida passa pelo transformador que modifica os níveis de tensão e corrente elétrica, mantendo a potência constante de um circuito para outro. Por fim, a energia é transmitida para a rede elétrica e aproveitada em indústrias, comércios e domicílios.
(E) O processo se inicia por meio da fissão nuclear que é a quebra do núcleo de um átomo instável em dois núcleos menores e mais leves (bário e criptônio) através do bombardeamento por partículas como nêutrons. O processo libera energia (calor), radiação gama e alguns nêutrons, gerando uma divisão em cadeia. O calor aquece os dutos de água armazenada, formando vapor. Em seguida, o vapor gira a turbina e segue para o condensador. A turbina, por sua vez, é acoplada a um gerador que transforma energia mecânica ou cinética em energia elétrica. No decorrer do processo a energia produzida passa pelo transformador que modifica os níveis de tensão e corrente elétrica, mantendo a potência constante de um circuito para outro. Por fim, a energia é transmitida para a rede elétrica e aproveitada em indústrias, comércios e domicílios.

11- (Fuvest 2017)
O desmatamento atual na Amazônia cresceu em relação a
2015. Metade da área devastada fica no estado do Pará,
atingindo áreas privadas ou de posse, sendo ainda
registrados focos em unidades de conservação,
assentamentos de reforma agrária e terras indígenas.

Imazon. Boletim do desmatamento da Amazônia Legal, 2016. Adaptado.

Tal situação coloca em risco o compromisso firmado pelo Brasil na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 21), ocorrida em 2015. O desmatamento na
Amazônia tem raízes históricas ligadas a processos que ocorrem desde 1970.

Com base nos dados e em seus conhecimentos, aponte a afirmação correta.

a) O desmatamento, apesar de atingir áreas de unidades de conservação, que incluem florestas, parques nacionais e terras indígenas, viabiliza a ampliação do número de assentamentos da reforma agrária.
b) As grandes obras privadas implantadas na Amazônia valorizam as terras, atraindo enorme contingente populacional, que por sua vez origina regiões metropolitanas que degradam a floresta.
c) A grilagem de terras em regiões de grandes projetos de infraestrutura, a extração ilegal de madeira e a construção de rodovias estão entre as causas do desmatamento na Amazônia.
d) A extração ilegal de madeira na Amazônia vem sendo monitorada por países estrangeiros devido às exigências na COP 21, pois eles são os maiores beneficiários dos acordos da Conferência.
e) Os grandes projetos de infraestrutura causam degradação da floresta amazônica, com intensidade moderada e temporária, auxiliando a regularização fundiária.

12
União Europeia não importa mais frango do Brasil

A União Europeia anunciou nesta quinta-feira (19) a proibição de 20 frigoríficos brasileiros de exportar frango para o bloco econômico. O embargo entrará em vigor 15 dias após a decisão ser oficialmente publicada.
"Nós confirmamos que os representantes dos países votaram por unanimidade a favor de deslistar 20 estabelecimentos brasileiros de exportar carne e seus derivados (especialmente frango). A medida proposta pela comissão europeia é relativa a deficiências detectadas no sistema brasileiro oficial de controle sanitário", disse a UE, em comunicado.
A lista com as 20 unidades não foi divulgada pela UE "por razões comerciais". A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa os produtores nacionais de aves, informou ao G1 que 9 empresas foram afetadas: 12 frigoríficos da BRF e outras 8 unidades de outras empresas.
(...)

A manchete é um exemplo de que tipo de protecionismo?

a) Barreira Fitossanitária.
b) Barreira Alfandegária.
c) Barreira Ambiental.
d) Taxa de câmbio.
e) Subsídios.

13- (PUC-RJ) - Em relação à União Europeia (UE), o tratado econômico realizado em 1992 que iniciou o processo de circulação da moeda regional, o Euro, foi o de:

a) Amsterdã.        
b) Maastricht.      
c) Lisboa.
d) Roma.              
e) Nice.

14- (UFSM-RS) Observe e compare os mapas


Considerando os mapas de geologia e de recursos minerais do Brasil, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas alternativas a seguir: 

( ) Os minerais metálicos são explorados nas áreas de predomínio de rochas sedimentares muito antigas. 
( ) Nas áreas de escudos e faixas de dobramentos antigos, concentra-se a exploração de minerais tanto metálicos quanto não metálicos. 
( ) Os minerais energéticos são explorados, essencialmente, onde predominam estruturas geológicas sedimentares. 
( ) A maior parte dos minerais está sendo igualmente explorada nas áreas de rochas sedimentares e nas de estruturas cristalinas. 

A sequência correta é: 

A) V V F V 
B) V F V F 
C) F V V F 
D) F F V V 
E) F V F V

15- (UERJ–2016)


No mapa, são informados tanto a intensidade dos fluxos de passageiros por via aérea quanto o correspondente movimento de passageiros em cada cidade, no ano de 2010. De acordo com as informações, a rede de cidades do Brasil é caracterizada pelo seguinte aspecto: 

A) Prevalência de centro primaz. 
B) Ocorrência de hierarquia urbana. 
C) Constituição de áreas conurbadas. 
D) Periferização de regiões metropolitanas.


GABARITO:
1- E
2- E
3- C
4- E
5- B
6- A
7- A
8- B
9- D
10- D
11- C
12- A
13- B
14- C
15- B

Nenhum comentário:

Postar um comentário