terça-feira, 20 de junho de 2023

SIMULADO 22 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA


 

1- (UFOP-MG) Observe este mapa topográfico.


Por ele, não se pode afirmar que 

A) a área assinalada com o número 1 constitui um dos trechos mais íngremes da região. 
B) a planície fluvial encontra-se a, aproximadamente, 600 m de altitude. 
C) o rio principal corre de sudeste para nordeste. 
D) as curvas de nível foram traçadas de 25 em 25 m.

2- (Unesp) O processo que gerou a atual configuração dos continentes na superfície do planeta Terra resultou da fragmentação e do afastamento das terras emersas que, no princípio, constituíam um único bloco chamado Pangeia. Duas teorias tentam explicar esse processo. São elas: 

A) A das placas tectônicas e a da descontinuidade de Mohorovicic. 
B) A da deriva continental e a da descontinuidade de Gutemberg. 
C) A das placas tangenciais e a das placas continentais. 
D) A das placas tectônicas e a da deriva continental. 
E) As das descontinuidades de Mohorovicic e de Gutemberg.

3- (IFGO) O planeta Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos. Para efeito de estudos, todo este período é dividido em éons, eras e períodos. O éon fanerozoico é subdividido nas eras paleozoica, mesozoica e cenozoica. Considerando os conhecimentos sobre a história do planeta Terra e a evolução da vida, é correto afirmar que o ser humano surge 

A) no período Triássico. 
B) na era Cenozoica. 
C) na era Paleozoica. 
D) no período Jurássico. 
E) na era Mesozoica.

4- (UERJ) Observe na imagem uma feição de relevo em escarpa, área de desnível acentuado de altitude, encontrada geralmente nas bordas de planalto, como os trechos da Serra do Mar, no estado do Rio de Janeiro.



5- (UDESC) Os solos podem ser classificados, de forma simplificada, em três tipos. Analise as proposições sobre os tipos de solo. 

I. Solos arenosos: muito porosos e permeáveis, permitem o escoamento da água com rapidez, por isso eles secam logo. Geralmente são pobres em nutrientes, fruto da lixiviação. 
II. Solos argilosos: os grãos, por estarem bem próximos uns aos outros, retêm água e sais minerais necessários à fertilização das plantas. Quando em excesso, a água pode dificultar a circulação de ar, prejudicando o desenvolvimento das plantas. 
III. Solos humíferos: férteis, pois, embora porosos, facilitam a circulação do ar, retendo boa quantidade de água no solo. 

Assinale a alternativa correta. 

A) Somente a afirmativa I é verdadeira. 
B) Somente a afirmativa II é verdadeira. 
C) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. 
D) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. 
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

6- (UFPR) O estudo dos climas compõe um importante capítulo da ciência, e seu conhecimento é de suma importância para a organização e o desenvolvimento das sociedades humanas. Os climas da Terra expressam, devido às suas diferenças, aspectos geográficos particulares. Nesse sentido, é correto afirmar: 

A) Os elementos do clima (temperatura, umidade e pressão atmosférica) apresentam diferenciações espaciais devido à influência dos fatores geográficos (latitude, longitude, altitude e maritimidade). 
B) Os climas da Terra são definidos tanto por fatores astronômicos quanto por fatores estáticos, como as mudanças climáticas globais, dentro das quais sobressaem-se eventos catastróficos, como os tsunamis. 
C) A circulação atmosférica da Terra é definida pela atuação das massas de ar, cuja dinâmica é controlada pela atuação do El Niño e do La Niña, eventos que resultam, respectivamente, do menor e do maior fluxo de calor nas águas do Oceano Pacífico. 
D) A diferenciação geográfica dos climas da Terra decorre da interação entre os elementos e fatores geográficos do clima, tanto estáticos quanto dinâmicos. As mudanças climáticas globais indicam alterações nos climas do planeta, em escala secular (temporal) e global (geográfica), embora seja no âmbito das áreas urbano-industriais que os efeitos das atividades humanas sobre o clima sejam mais perceptíveis. 
E) Os climas do Brasil apresentam, em sua totalidade, aspectos flagrantes de tropicalidade, expressos nas elevadas amplitudes térmicas diárias e sazonais, notadamente na porção mais ao norte do país. Nessa região – Domínio Amazônico –, na qual são registrados os mais fortes contrastes térmicos e pluviométricos do território nacional, a exuberância da floresta e o expressivo caudal dos rios atestam essa característica climática.

7- (Unirio) Dentre os fatores que conduziram à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), destacamos o(a):

a) nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Turco.
b) acordo militar anglo-germânico visando à partilha da África.
c) desequilíbrio internacional provocado pela aliança da Rússia com o Império Austro-Húngaro.
d) descontentamento da França frente à ocupação no Marrocos.
e) oposição do Imperador Francisco Ferdinando à admissão da Sérvia no Império Austro-Húngaro.

8- (UFU-MG) Para responder à questão, leia o fragmento a seguir: Em 4 de outubro de 1957, quando os soviéticos colocaram em órbita o primeiro satélite artificial – Sputnik-1, o mundo vivia sob tensão constante. [...]. Hoje, a Guerra Fria não existe mais, mas o clima no espaço ainda está longe de refletir o ambiente de interação globalizada que mudou a economia, a política e a ciência em terra firme. Ao contrário do que acontece em outras áreas tecnológicas, o país que quiser lançar satélites por conta própria hoje tem de aprender sozinho. Os americanos não querem que a tecnologia de lançadores de satélites que pode ser utilizada para lançar bombas caia na mão de determinados países, mesmo que sejam amigos, [...]. Mesmo quando existe um projeto envolvendo vários países, como a Estação Espacial Internacional, a colaboração se dá mais pela divisão do trabalho do que pela transferência da tecnologia entre os países. [...]. Hoje, apenas EUA, União Europeia, Rússia, China, Índia e Japão são capazes de colocar satélites em órbita. Cada um aprendeu a fazê-lo sozinho. 

GARCIA, Rafael. 50 anos depois do Sputnik, espaço ainda vê Guerra Fria. Folha de S.Paulo, 30 set. 2007. 

O fim da Guerra Fria entre os EUA e a URSS e o novo avanço do capitalismo com a globalização mundial estabeleceram uma nova ordem geopolítica. Sobre esse assunto é correto afirmar que 

A) houve a eliminação das fronteiras nacionais com a fusão de países em blocos econômicos regionais e o surgimento do domínio das tecnologias de ponta pelos novos países industrializados e subdesenvolvidos.
B) surgiram áreas de livre comércio como reservas de mercado para multinacionais, disputas entre capitalismo e socialismo representadas por EUA pela União Europeia. 
C) houve a divisão do mundo em Primeiro Mundo (países capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (países socialistas) e Terceiro Mundo (países capitalistas subdesenvolvidos e os de economia em transição do socialismo para o capitalismo). 
D) surgiram blocos econômicos regionais; novos centros de poder – como o Japão e a União Europeia – e tensões entre interesses políticos e econômicos dos países desenvolvidos do Norte e subdesenvolvidos do Sul.

9- (ESPM-SP–2015) Observe o mapa a seguir


Em novembro de 2014 está previsto um referendo na região assinalada que irá encaminhar 

A) a possibilidade de independência da Catalunha, antigo sonho dos habitantes dessa região espanhola. 
B) a autonomia do povo basco que se sente alijado da participação política no país. 
C) a deposição das armas do IRA que anunciou recentemente a renúncia à luta armada depois de mais de um século de resistência. 
D) a retirada da Espanha da União Europeia após uma década de grave crise econômica que elevou sobremaneira a taxa de desemprego no país. 
E) a nacionalização do estreito de Gibraltar, antiga rixa entre espanhóis e britânicos pelo controle da estratégica passagem entre o Atlântico e o Mediterrâneo.

10- (Ufrgs 2018) Considere as afirmações abaixo, sobre a Guerra do Vietnã.

I. Os Estados Unidos envolveram-se no conflito entre o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul após o chamado “incidente do golfo de Tonkin”, em que um de seus navios militares foi atacado pela marinha norte-vietnamita.
II. Uma das justificativas para a intervenção norte-americana na região era a chamada “Teoria do Dominó”, que postulava que uma possível vitória comunista no conflito levaria à propagação do comunismo por todo o Sudeste Asiático.
III. O conflito encerrou-se com a vitória das tropas norteamericanas diante dos norte-vietnamitas e, consequentemente, com a divisão entre Vietnã do Sul e Vietnã do Norte que perdura até os dias de hoje.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.

e) I, II e III

11- (FUVEST 2016)


Tendo em vista o que a charge pretende expressar e a data de sua publicação, dentre as legendas propostas abaixo, a mais adequada para essa charge é:

a) Suspensão do embargo econômico a Cuba por parte dos EUA.
b) Devolução aos cubanos da área ocupada pelos EUA em Guantánamo.
c) Fim do embargo das exportações petrolíferas cubanas.
d) Retomada das relações diplomáticas entre os EUA e Cuba.
e) Transferência de todos os presos políticos de Guantánamo, para prisões norte-americanas.

12-  (FGG – CH) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma unidade de medida utilizada para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade EM DETERMINADOS QUESITOS. A utilização de um indicador que envolvesse outras variáveis que não somente a questão econômica ocorreu pela primeira vez em 1990 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esse indicador foi criado pelo paquistanês Mahbub Ul Haq e pelo indiano Amartya Sem.

Dentre os fatores avaliados pelo IDH pode-se mencionar, corretamente: 

A) a taxa de desemprego que está diretamente relacionada com a desocupação, é a porcentagem de pessoas na força de trabalho que estão desempregadas.
B) o indicador educação que se refere à quantidade média de anos de estudo de uma população. Entende-se que, quanto maior for o tempo de permanência de uma população na escola, melhores serão as chances de desenvolvimento para esse país.
C) a taxa de mortalidade que representa o número de óbitos ocorridos ao longo de um ano. Esse indicador é calculado a cada mil habitantes e reflete a relação entre o número de óbitos anuais e de habitantes de um determinado local.
D) a taxa de fecundidade que é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo (45 anos em média), mantidas constantes as taxas observadas na referida data.
E) a taxa de natalidade que representa o número de crianças nascidas vivas no período de um ano. Esse quesito reflete as condições de sobrevivência da população e o grau de saneamento básico.

13- (EsPCEx-SP–2015) Segundo Melhem Adas (2004), com a venda de produtos a preços mais baixos que o custo de produção, a União Europeia foi uma das responsáveis pela regressão da agricultura de produtos alimentares básicos da África Subsaariana, conduzindo esses países a uma situação crítica de insegurança alimentar ou de dependência de importação. A essa prática econômica chamamos especificamente de 

A) protecionismo econômico. 
B) dumping. 
C) política de subsídios. 
D) desregulamentação econômica. 
E) neoliberalismo.

14- (FUVEST-SP–2015) Observe a charge.


Com base na charge e em seus conhecimentos, avalie as afirmações: 

I. O rápido e intenso crescimento econômico chinês se deu às custas da exploração de recursos florestais da União Europeia. 
II. A despeito da distinta condição econômica da União Europeia e da China na atualidade, essas economias permanecem interligadas. 
III. A dependência econômica da China em relação à União Europeia assenta-se no consumo do etanol europeu. 
IV. Enquanto parte da União Europeia vive uma crise econômica, a economia chinesa cresce. 

Está correto apenas o que se afirma em 

A) I e II. 
B) I, II e III. 
C) III e IV. 
D) I, III e IV. 
E) II e IV.

15- (FGV-SP–2018)


Avaliando conhecimentos acerca da produção rural no Brasil, é correto afirmar que as diferenças entre a faixa litorânea nordestina e o oeste paulista residem 

A) nos programas de qualificação profissional, reflexo da maior produtividade no sul do país. 
B) na dimensão dos mercados consumidores, restrito no Nordeste brasileiro. 
C) na adoção de zonas francas, sobretaxando a produção realizada no Nordeste. 
D) na instituição de parcerias público-privadas, potencializando os cultivos em São Paulo. 
E) nos diferentes modelos de exploração, intensiva na porção centro-sul do país.

GABARITO:
1- C
2- D
3- B
4- A
5- E
6- D
7- A
8- D
9- A
10- C
11- D
12- B
13- B
14- E
15- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário