quinta-feira, 8 de junho de 2023

SIMULADO 10 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA



1- Assinale a alternativa que não corresponde ao Capitalismo Comercial.

A) Surgimento do monopólio que rege o controle exclusivo da metrópole sobre a colônia.
B) O acúmulo de metais preciosos e pedras preciosas.
C) A expansão marítima que fomentou novas rotas comerciais culminando na descoberta de um novíssimo mundo (Austrália).
D) a balança comercial favorável que prioriza as exportações.
E) O pacto colonial que obrigava o comércio entre a colônia e a metrópole.

2- O Capitalismo Industrial ficou conhecido pela implementação de máquinas-ferramentas ao trabalho humano. Dentre as opções abaixo assinale o que não caracteriza esse período.

A) Êxodo Rural que culminou nos inchaços urbanos.
B) Invenção da máquina a vapor e utilização do carvão mineral como fonte de energia.
C) Flexibilidade da disciplina fabril e valorização da mão-de-obra.
D) Péssimas condições de vida nos entornos das fábricas.
E) Maximização da poluição atmosférica associada ao uso de combustível fóssil.

3- O grande capital industrial acumulado ao longo do século XIX pelos burgueses nos países que deram início a Revolução Industrial possibilitou uma nova configuração do mercado através do surgimento de bancos e financeiras que caracterizou e deu início ao Capitalismo:

A) Comercial
B) Industrial
C) Informacional
D) Monopolista
E) Financeiro

4- Leia o texto.


As multinacionais impõem suas características por todo mundo, principalmente através de suas mercadorias. Assinale a alternativa que caracteriza apenas multinacionais brasileiras.

a) Nike, LG, Bob´s e Mcdonalds.
b) Samsung, Motorola, Fiat e Nokia.
c) Sony, Volkswagen, Ford e Adidas.
d) Coca-Cola, Panasonic, Avon e Toyota.
e) Odebrecht, Petrobras, Marcopolo e Embraer.

5- (FGG – CH) O Rio Grande do Norte é o maior produtor de petróleo do Brasil em terra. O petróleo bruto é processado nas refinarias para separar seus componentes por destilação fracionada. Esse processo é baseado nas diferenças das temperaturas de ebulição das substâncias relativamente próximas. A figura abaixo representa o esquema de uma torre de destilação fracionada para o refinamento do petróleo bruto. 


Nela, os números de 1 a 6 indicam as seções nas quais as frações do destilado são obtidas. Assinale a alternativa que indica corretamente a numeração e a característica relacionada ao derivado do petróleo presente no compartimento.

A) No 1, por serem materiais leves, são representados compostos como asfalto, piche e ceras, onde o processo de fracionamento demanda baixas temperaturas.
B) No 2 está representado combustível para avião que demanda temperaturas entre 300ºC até 400ºC.
C) Por ser mais leve que o óleo lubrificante, a gasolina é fracionada no compartimento 6.
D) O gás combustível demanda alta temperatura, por isso, é produzido no compartimento 1.
E) No processo de fracionamento do petróleo ocorre a separação por destilação, dessa forma, os componentes mais pesados como o asfalto se concentram no compartimento 1, e os derivados mais leves como o gás combustível se concentram nos compartimentos superiores. 

6- (UFRRJ) Observando-se o mapa a seguir, percebe-se a presença de bacias hidrográficas próprias de rios que têm direções divergentes. A explicação para o fato é de que a região funciona como


A) concentradora de águas, em decorrência do regime das chuvas locais. 
B) coletora de águas, em função das nascentes dos rios locais. 
C) centralizadora de águas, em virtude da disposição do Planalto Central. 
D) dispersora de águas, em função da disposição do relevo local. 
E) divisora de águas, em virtude da atração hídrica da Bacia Amazônica. 

7- (UFMG) Considerando-se a posição geoeconômica e política ocupada pela região Nordeste, hoje, no Brasil, é incorreto afirmar que essa região se caracteriza por 

A) significativa mobilidade intrarregional de populações atraídas pelo maior dinamismo econômico das metrópoles Salvador, Recife e Fortaleza. 
B) autonomia no controle de suas atividades econômicas, que se traduz em independência em relação à região de economia mais dinâmica do país. 
C) importância, no plano político nacional, desproporcional a seu peso econômico quando comparada ao papel exercido pelo Centro-Sul do país. 
D) relativo declínio da participação de seu setor agropecuário no contexto nacional, sobretudo no que se refere à produção de algodão e de cana-de-açúcar.

8- (USP) Leia com atenção: […] a Amazônia se destaca pela extraordinária continuidade de suas florestas, pela ordem de grandeza de sua principal rede hidrográfica e pelas sutis variações de seus ecossistemas, em nível regional e de altitude. Trata-se de um gigantesco domínio de terras baixas florestadas, disposto em anfiteatro […] 

AB’SABER, Aziz. Os domínios de natureza no Brasil. p. 65. 

Esse trecho se refere ao domínio morfoclimático amazônico. Considerando a classificação dominante (e atual) do relevo brasileiro, é correto dizer que 

A) a Amazônia é um imenso segmento territorial de planícies rebaixadas, produto de deposição de sedimentos. 
B) embora apresente terras baixas, a Amazônia é constituída de planaltos na sua maior extensão, e apenas alguns pontos são realmente planícies. 
C) há presença dominante de planícies, com pequenos segmentos de depressões nas margens dos maiores rios. 
D) planaltos, depressões e planícies, formações de origens diferentes, equivalem-se em extensão, e estão, mais ou menos, na mesma faixa de altitude. 
E) predominam as depressões, com a presença de planícies descontínuas no sul e ao longo da calha do Rio Amazonas, e uma formação planáltica ao norte.

9- (UEMG–2017) Analise a imagem a seguir:


O objetivo da elaboração dessa representação cartográfica é mostrar 

A) o quantitativo de habitantes residentes em cada uma das regiões do IBGE. 
B) a superioridade econômica dos estados que compõem o Centro-Sul brasileiro. 
C) a desigualdade de gênero existente nas diversas Unidades da Federação do país. 
D) a expressividade produtiva das propriedades agroexportadoras nas macrorregiões geoeconômicas.

10- (FGV-SP) Em julho de 2006, tropas israelenses iniciaram uma grande ofensiva no Líbano. Entre as justificativas do governo israelense para essa ação, pode-se citar 

A) o desmantelamento da estrutura militar e administrativa do Hamas, na cidade litorânea de Tiro. 
B) a destruição das células do Al-Qaeda, ligadas ao terrorista Bin Laden, localizadas em território libanês. 
C) a retomada das fazendas de Chebaa, ainda sob controle libanês, porém reconhecidas pela ONU como pertencentes a Israel. 
D) a destruição do poder militar do grupo Hezbollah que, a partir do sul do Líbano, atacava cidades e postos militares de Israel. 
E) a captura de terroristas do grupo Fatah, escondidos entre os civis palestinos dos campos de refugiados de Sabra e Chatila.

11- (FAMECA-SP–2015) O mapa a seguir representa a evolução do território israelense ao longo de duas décadas: estão comparadas as fronteiras determinadas pela ONU em 1947; as fronteiras fixadas de fato em 1949, ao final da “Guerra de Independência de Israel”; e os territórios que foram anexados pelo Estado de Israel como decorrência da “Guerra dos Seis Dias”, ocorrida em 1967:


A interpretação das informações representadas no mapa evidencia que, entre 1949 e 1967, a parcela do território da Palestina que não foi ocupada por cidadãos israelenses 

A) teve sua extensão reduzida, graças a seguidas guerras. 
B) era maior após vinte anos, porque aumentou sua população. 
C) sofreu considerável aumento, devido às ocupações militares. 
D) variou ao longo do tempo, mas preservou os planos da onu. 
E) diminuiu continuamente, apesar de sanções norte- -americanas contra israel.

12- (UERJ) Nos últimos anos, registrou-se crescimento das trocas comerciais entre a China e a África Subsaariana. Observe o gráfico.


Com base na análise do gráfico e considerando as características das regiões envolvidas, a ampliação da integração sino-africana está associada, principalmente, à seguinte estratégia econômica da China: 

A) Diminuição de custos de produção para a indústria alimentícia. 
B) Manutenção do suprimento de insumos para o setor industrial de base. 
C) Implantação de unidades fabris do segmento de bens de consumo duráveis. 
D) Ampliação do mercado consumidor para as manufaturas de bens não duráveis.

13-  “[…] Agora começa a ganhar fôlego no meio acadêmico a escola dos neomalthusianos. Eles acham que a armadilha agora é gente demais vivendo num meio ambiente degradado demais. Em 2050, prevê-se, seremos 9,2 bilhões de pessoas – ou 2,5 bilhões a mais do que hoje”.

Revista Veja, ed. 2062, maio de 2008. Adaptado.

Os neomalthusianos, mencionados pelo texto, temem o rápido crescimento populacional frente à capacidade da sociedade e do planeta em lidar com esse crescimento, da mesma forma que pensava Thomas Malthus. No entanto, diferentemente do malthusianismo clássico, o neomalthusianismo:

a) impede que qualquer tipo de controle populacional seja implementado pelo Estado em termos de políticas públicas.
b) defende a difusão de métodos contraceptivos, planejamento familiar e outras medidas de redução da natalidade.
c) apregoa o retorno do crescimento das taxas da mortalidade como mal necessário frente à explosão demográfica
d) considera a necessidade de se impor um controle da moral da população, em que os casais só devem procriar se tiverem condições financeiras.
e) afirma que a única saída para a explosão demográfica é a migração em massa das regiões povoadas para áreas desabitadas.

14- (EBMSP) A civilização da técnica é também a civilização do visual, da imagem: uma civilização que cada vez menos investe na leitura ou no componente conceituai da linguagem. Apesar de os aparelhos técnicos subtraírem das pessoas uma série de trabalhos e, com isso, teoricamente, lhes darem mais tempo, estas, ao contrário, têm cada vez menos tempo: precisam ver tudo, conhecer tudo, fazer tudo, acompanhar a alta velocidade, inclusive da produção de informações. [...] Um outro aspecto dessa nova cultura é seu caráter museológico. A própria cultura parece significar, ela mesma, um objeto em extinção que precisa ser recolhido em museu, preservado, salvo do extermínio, como ocorre com os objetos, fatos ou pessoas que desapareceram. O mundo inteiro torna-se um museu. As cidades perdem seu significado, as construções arquitetônicas, que se ligam ao passado em extinção, as próprias pessoas que se olham, se veem, se observam como participantes de um museu do mundo, onde é preciso assistir à sua passagem para se certificar de que elas ainda existem. Relegar a segundo plano os contatos físicos da esfera pública, das relações face a face, do toque, torna a própria existência humana algo fisicamente estranho às pessoas, algo a ser observado como avis rara. 
ARBEX JUNIOR; TOGNOLI, 1996, p. 96-97. 

A “civilização da técnica” e a “civilização do visual” se inserem no contexto da globalização, período 

A) caracterizado pelo Estado intervencionista, responsável pela estatização de grandes empresas e de socialização dos serviços, como a saúde e a educação. 
B) marcado pela universalização das telecomunicações e a consequente diminuição dos abismos sociais, graças a uma mais equitativa distribuição de renda. 
C) de formação de blocos econômicos, associações regionais de livre-mercado, que diminuíram ou eliminaram protecionismos e atraíram investimentos internacionais. 
D) de retração dos governos liberais de direita nos países ocidentais, resultante do avanço do modelo socialdemocrata, que se expandiu por toda a Europa, com a ampliação dos direitos sociais e trabalhistas. 
E) da emergência do continente africano pós- -descolonização, graças a maciços investimentos dos antigos colonizadores, que permitiram seu crescimento socioeconômico e, principalmente, sua autonomia, tanto política quanto econômica, em relação aos países centrais.

15- (FGV-ADM-2019)


Desde que assumiu o poder no ano 2000, Vladimir Putin moldou a Rússia pós-soviética, fornecendo-lhe uma nova identidade geopolítica e nacional. Sobre a Rússia de Putin, assinale a afirmativa correta. 

A) Buscou a integridade e a expansão territoriais, intervindo em conflitos separatistas na Chechênia, Geórgia, Ucrânia e anexando a Armênia, em 2014. 
B) Retomou o crescimento econômico depois da era comunista, graças às reformas dos anos 1990 e à baixa cotação do barril do petróleo e do gás, insumos que importa dos países árabes. 
C) Reassumiu o papel de ator global, perdido com a queda da União Soviética, graças à aliança com os EUA no combate internacional ao terrorismo e na intervenção na Síria. 
D) Projetou a imagem de potência mediante o patrocínio de grandes eventos esportivos internacionais, fortalecendo o culto à personalidade de seu presidente. 
E) Estimulou a diversidade cultural e o pluralismo político mediante leis que combatem a homofobia e protegem os direitos humanos, com o apoio de setores da Igreja ortodoxa.

GABARITO:
1- C
2- C
3- E
4- E
5- E
6- D
7- B
8- E
9- A
10- D
11- A
12- B
13- B
14- C
15- D

Nenhum comentário:

Postar um comentário