segunda-feira, 26 de junho de 2023

SIMULADO 28 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- É característica do toyotismo:

(A) Produção em larga escala que gerou grande excedente no estoque das fábricas.
(B) Padronização da produção fazendo com que o consumidor não tenha escolha.
(C) Flexibilidade na produção, valorização da mão-de-obra multifuncional e controle de qualidade.
(D) Divisão do trabalho sem preocupar-se  com o controle de qualidade.
(E) Poucas escolhas de mercadorias.

2- (FUVEST 2019) O capitalismo neoliberal, após os anos 1980, caracteriza‐se:

(A)     pela prevalência da agricultura e pecuária no PIB dos países desenvolvidos.
(B) pelo crescimento da concentração da riqueza e das finanças em detrimento dos setores produtivos e pela tendência à diminuição dos direitos sociais.
(C) pela adoção de políticas que restringem a fluidez dos capitais e distribuem mais equitativamente a riqueza.
(D) pelo fortalecimento do papel do Estado nos direitos sociais e pela diminuição do papel das finanças em relação ao PIB mundial.
(E) pela formação de blocos econômicos entre países periféricos, que impediram a livre circulação de capitais e contiveram o aumento das desigualdades.

3- (UFAM) “Como dispositivo de múltiplos usos, o telefone celular tem servido cada vez mais de suporte para convergência de mídia, potencialidade que o tem tornado alvo de investimentos por parte da indústria. Há previsões de que, em 2020, os dispositivos móveis serão o maior meio de acesso à internet.”

(RODRIGUES, Carla. Revista Galáxia, São Paulo, n. 20, 2010).

O contexto da citação acima se refere a uma das principais características do:

a) Capitalismo industrial.
b) Capitalismo financeiro.
c) Capitalismo informacional.
d) Capitalismo comercial.
e) Capitalismo da exploração.

4- (FGG – CH) A respeito da energia hidroelétrica analise as seguintes proposições:

I- A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.
II- A força da água em movimento é conhecida como energia potencial, essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.
III- A eficiência energética das hidrelétricas é muito alta, o investimento inicial e os custos de manutenção são elevados, incluindo o custo e o consumo exacerbado de água.
IV- Atualmente, as usinas hidrelétricas são responsáveis por aproximadamente 18% da produção de energia elétrica no mundo. Um dos fatores responsáveis para a instalação de usinas é a presença de rios intermitentes com características planas além de não demandar extensas áreas territoriais.
V- Por ser fonte de energia renovável, as hidrelétricas não geram poluentes e nem contribuem para o aquecimento global, porém, não está isenta de impactos ambientais e sociais. A inundação de áreas para a construção de barragens gera problemas de realocação das populações ribeirinhas, comunidades indígenas e pequenos agricultores.
VI- Os principais impactos ambientais ocasionados pelo represamento da água para a formação de imensos lagos artificiais são: destruição de extensas áreas de vegetação natural, matas ciliares, o desmoronamento das margens, o assoreamento do leito dos rios, prejuízos à fauna e à flora locais, alterações no regime hidráulico dos rios, possibilidades da transmissão de doenças, como esquistossomose e malária, extinção de algumas espécies de peixes.

Está correto o que se afirma em:

(A) I, II, IV e VI.
(B) I, II, IV, V e VI.
(C) II, III, V e VI.
(D) I, III, V e VI.
(E) I, II e VI.

5- (Fuvest 2015)

A  colonização,  apesar  de  toda  violência  e  disrupção,  não excluiu  processos  de reconstrução  e  recriação  cultural conduzidos  pelos  povos  indígenas.  É  um  erro  comum crer que a história da conquista representa, para os índios, uma sucessão  linear de perdas em  vidas,  terras  e  distintividade cultural. A cultura xinguana – que aparecerá para a nação
brasileira  nos  anos  1940  como  símbolo  de  uma  tradição estática, original e intocada – é, ao inverso, o resultado de uma  história  de  contatos  e  mudanças,  que  tem  início  no século X d.C. e continua até hoje.

Carlos Fausto. Os índios antes do Brasil. 
Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

Com base no trecho acima, é correto afirmar que

a)  o  processo  colonizador europeu não  foi  violento como se costuma afirmar, já que ele preservou e até mesmo valorizou várias culturas indígenas.
b)  várias  culturas  indígenas  resistiram  e  sobreviveram, mesmo  com  alterações,  ao  processo  colonizador europeu, como a xinguana.
c)  a  cultura  indígena,  extinta  graças  ao  processo colonizador  europeu,  foi  recriada  de  modo  mitológico no Brasil dos anos 1940.
d)  a  cultura  xinguana,  ao  contrário  de  outras  culturas indígenas,  não  foi  afetada  pelo  processo  colonizador europeu.
e)  não  há  relação  direta  entre,  de  um  lado,  o  processo colonizador  europeu  e,  de  outro,  a  mortalidade indígena e a perda de sua identidade cultural. 

6- Venezuela foi suspensa de seu Bloco por não ter cumprido acordos e tratados do protocolo de adesão ao bloco. O governo venezuelano será comunicado por uma nota oficial da Secretaria Geral do Bloco ainda na sexta-feira e perderá todos os direitos de participação no bloco.
A suspensão é por tempo indeterminado. De acordo com a fonte, para retornar ao Bloco a Venezuela terá que renegociar todo o seu protocolo de adesão, com novos cronogramas e prazos para cumprimento dos acordos, como se fosse uma nova adesão.
"Com o atual momento político e as dificuldades de negociação, é muito difícil prever quando, se e como a Venezuela pode tentar renegociar", disse a fonte do Ministério das Relações Exteriores brasileiro à Reuters.
A decisão foi tomada em reunião dos negociadores durante a tarde, mas já estava prevista há alguns dias. Nesta quinta-feira, a Venezuela completa quatro anos de adesão ao Bloco, e este foi o prazo máximo dado ao país pelos outros membros - Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai - para que os venezuelanos cumprissem todas as normas de adesão.
Até esta semana, os venezuelanos haviam incorporado apenas cerca de 80 por cento das 1.224 normas técnicas exigidas, e 25 por cento dos tratados necessários. Entre eles, normas consideradas essenciais. A principal delas é o Acordo de Complementação Econômica 18. O texto prevê, entre outros pontos, a tarifa externa comum e o programa de eliminação de barreiras tarifárias intrabloco e é considerado a espinha dorsal do acordo comercial do Bloco da América do Sul.

O Bloco citado no texto o qual a Venezuela foi suspenso é o:

a) Apec.
b) Nafta.
c) Sadc.
d) Mercosul.
e) União Europeia.

7- (IBMEC-RJ) Sobre o processo de consolidação e ampliação da União Europeia é correto afirmar que: 

a) O objetivo da UE é a constituição de bloco militar cuja atuação permite a implementa­ção de uma política externa e de segurança comum entre os membros, como já demonstrou a questão da Guerra no Iraque.
b) A União Europeia é uma das zonas mais ricas do mundo. Entretanto, existem disparidades internas significativas entre as suas regiões, em termos de rendimentos e de oportunidades, que foram agravadas com a recente ampliação de seus membros.
c) Na União Europeia os Estados componentes abrem mão de sua soberania em termos militares e, por isso, passam a cumprir decisões coletivas. Foi como uma entidade única que a UE votou, por exemplo, a favor da invasão do Iraque na ONU.
d) A UE vem, recentemente, estimulando as nações da Europa do leste (Hungria, Eslováquia, República Checa, Albânia e Romê­nia, por exemplo) a ingressarem na entidade, por temer que elas caiam sob o controle da Rússia.
e) Por causa de objetivos geopolíticos relacionados ao combate ao terrorismo, a UE está relaxando nas exigências para os países que querem uma vaga no “clube”, tal como no caso atual da candidatura da Turquia, país antidemocrático pelo fato de ser uma república islâmica.

8- (Uerj) A proporção entre a população e a superfície territorial é um dos elementos que define a relação entre sociedade e espaço. Observe os dados informados a seguir:


SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2009. 

De acordo com a tabela, o país mais povoado é a 

A) China. 
B) França. 
C) Holanda. 
D) Argentina.

9- (UERJ)  O  exame  da  distribuição  de  renda  da população  auxilia  na  avaliação  do  grau  de  justiça social,  da  qualidade  da  ação  previdenciária  do  Estado e  da  eficácia  das  políticas  públicas  de  combate à pobreza. Observe o gráfico, que indica a razão entre a renda anual dos 10% mais ricos e a renda anual dos 40% mais pobres, no Brasil, nos anos de 2001 a 2008.



Considerando os dados apresentados, é possível afirmar que a principal ação governamental que contribuiu para a mudança verificada na distribuição da renda na sociedade brasileira durante o período indicado foi 

A)  elevação do valor real do salário mínimo. 
B)  redução da carga tributária do setor produtivo. 
C)  diminuição da taxa básica de juros ao consumidor. 
D)  ampliação do investimento público em infraestrutura.

Instrução: Leia os textos a seguir para responder às questões 10 e 11.

Milhares protestam em Paris contra a nova lei de imigração da UE
Milhares de pessoas protestaram hoje em Paris contra a diretiva de retorno de imigrantes ilegais que estabelece critérios mínimos comuns sobre o tema para os 27 países membros da União Europeia (UE). A nova diretiva estabelece para os imigrantes ilegais um período de saída voluntária de 7 a 30 dias e um tempo máximo de retenção de 6 meses, ampliáveis para 18 em casos excepcionais para os imigrantes ilegais que não cooperarem ou que tiverem problemas com documentação. O novo acordo também proíbe que os imigrantes ilegais detidos voltem a UE durante 5 anos e obriga os países- -membros a darem assistência gratuita a eles. 

FOLHA ONLINE. 14 jun. 2008 (Adaptação). 

Estudo aponta que 4 milhões são filhos de imigrantes ilegais nos EUA 
Um relatório divulgado esta semana pelo Pew Hispanic Center, nos Estados Unidos, destaca que o número de filhos de imigrantes em situação irregular nascidos no país aumentou de 2,7 milhões em 2003 para 4 milhões em 2008. A sondagem, que analisou estatísticas do censo de março de 2008, mostrou que 47% dos lares ocupados por imigrantes ilegais são formados por casais com crianças, um índice superior aos 35% de domicílios ocupados por imigrantes legais com filhos e 21% no caso das residências de casais americanos com crianças. Outro destaque do trabalho sugere que o índice de pobreza entre filhos de imigrantes ilegais é quase duas vezes maior do que entre filhos de cidadãos americanos. 

FOLHA ONLINE. 14 jun. 2008 (Adaptação).

10- (UEMS) Sobre as questões abordadas nos dois textos, é correto afirmar que 

A) com o processo de globalização ocorrido nos últimos anos ficou muito mais fácil deslocar-se e trabalhar legalmente em qualquer país do mundo. 
B) embora o processo de globalização tenha disseminado a ideia de um mundo “sem fronteiras”, países centrais como os Estados Unidos (EUA) e grande parte da Europa têm estabelecido severas leis para conter os processos imigratórios. 
C) na atualidade os países centrais têm desenvolvido políticas de atração dos imigrantes, oferecendo facilidades para a fixação destes, como é o caso dos EUA. 
D) o maior número de imigrações ilegais ocorre no sentido norte-sul, ou seja, as pessoas saem dos países centrais em direção aos países periféricos do mundo. 
E) a entrada de imigrantes ilegais tem contribuído para a elevação dos níveis de renda dos países da Europa e dos EUA, já que essa força de trabalho é qualificada e bem remunerada.

11- (UEMS) Com relação às migrações internacionais na atualidade, é correto afirmar que 

I. caracterizam-se, majoritariamente, pelo deslocamento no sentido sul-norte, como é o caso do deslocamento dos mexicanos para os EUA. 
II. foram facilitadas pelas melhorias nos transportes e comunicações, que permitiram maior circulação de pessoas, mercadorias, informações e mobilidade total em todos os países do globo. 
III. com a globalização, a liberdade de deslocamento para as pessoas, principalmente para aquelas provenientes dos países periféricos, não tem a mesma fluidez como o capital e as informações. 

É verdadeiro o que se afirma em 

A) I, apenas. 
B) I e III, apenas. 
C) I, II e III. 
D) II, apenas. 
E) II e III, apenas.

12- (Uepa ) Os governos de alguns países subdesenvolvidos adotaram efetivamente o modelo neoliberal a partir dos anos 1990, para se alinhar ao modelo político e econômico mundial, expresso pelas ações governamentais de atração de capitais estrangeiros, viabilizando sua fluidez e contribuindo para o consequente sucesso dos investimentos externos. 

De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre o neoliberalismo, assinale a alternativa correta. 

A) O maior interesse do neoliberalismo é a privatização das estatais, a exemplo da Companhia Vale do Rio Doce no Brasil, o que propiciou o uso de tecnologias modernas e a consolidação da democracia no país. 
B) Com tal modelo houve gradativa internacionalização dos países pobres e a homogeneização por parte de empresas estrangeiras, comumente oriundas de países ricos, justificando, desta forma, a redução da hierarquia econômica internacional. 
C) Neste modelo, o governo visa à estabilidade monetária e inflacionária do país, a partir do aumento salarial, para ampliar o consumo da classe pobre aos produtos nacionais, propiciando o alinhamento desses países ao modelo político e econômico mundial. 
D) Tal modelo político e econômico aponta para menor participação do Estado na vida econômica e social sem, contudo reduzir seu poder de intervenção diante das negociações e relações diplomáticas internacionais. 
E) Atualmente a interdependência econômica mundial vem sendo realizada entre Estados, por meio de acordos capitalistas silenciosos, que geralmente são desconhecidos por uma parcela significativa dos habitantes, os quais passaram a conhecê-los por meio do neoliberalismo.

13- (ESPM-SP) Observe as palavras de Gerry Adams e o mapa a seguir: Todas as unidades do IRA receberam ordens de depor as armas. Todos os voluntários foram instruídos a assistir aos desenvolvimentos dos programas puramente políticos e democráticos por meios exclusivamente pacíficos. Os voluntários não devem se engajar em nenhuma outra atividade de qualquer tipo. A liderança do IRA também autorizou nosso representante [...] para completar o processo para depor suas armas de forma confiável de modo a aumentar a confiança pública e para concluir esse processo o mais rápido possível. 

Planeta Porto Alegre, 2005.


Sobre o assunto em questão, está correto afirmar: 

A) O IRA, mencionado no texto, é um grupo protestante extremista que defende a soberania britânica sobre a ilha da Irlanda. 
B) A questão irlandesa envolve um conflito religioso entre cristãos e muçulmanos sobre a soberania da ilha. 
C) O Eire reivindica a porção norte da Irlanda para juntar-se ao seu Reino. 
D) Gerry Adams lidera um partido que defende a unificação da Irlanda sob um regime republicano. 
E) A deposição de armas do grupo protestante do IRA abriu um novo capítulo que permite, a partir de agora, a unificação da ilha. 

14- (PUCPR) “Apertado entre o Tibete e a Índia, o Nepal se estende sobre uma área de 141 mil km2, um pouco menor que nosso estado do Paraná. Mesmo assim, por conter a parte central da Cordilheira do Himalaia, a Morada dos deuses da mitologia indiana, possui oito das catorze maiores montanhas da Terra. “Sua altitude decresce rapidamente de norte para sul, até encontrar a planície do Terai, a apenas 70 m sobre o nível do mar, um gigantesco contraste com os 8 848 m do Everest na outra extremidade do país, a pouco mais de 180 km.” 

NICLEVICZ, Waldemar. Tudo pelo Everest. 1993. 

O texto se refere à mais elevada cordilheira do mundo, o Himalaia, onde se situa o Nepal. Com suas contrastantes altitudes, o Himalaia teve sua origem aproximadamente na mesma época e da mesma forma que as outras grandes cordilheiras do planeta. A origem das grandes cadeias de montanhas da Terra, como o Himalaia, os Andes e as Rochosas, se deve a 

A) falhamentos. 
B) dobramentos. 
C) longos processos de erosão. 
D) vulcanismo. 
E) formação de fossas tectônicas.

15- (UFG-GO) As rochas são formadas por um mineral ou um conjunto de minerais consolidados. O granito, uma rocha resistente e ornamental, utilizada em fachadas, pisos, bancadas, etc., tem como característica em sua formação a 

A) transformação de rochas magmáticas quando submetidas a alta temperatura e elevada pressão no interior da Terra. 
B) cristalização do magma após o resfriamento sofrido no interior da crosta terrestre. 
C) transformação de rochas sedimentares e metamórficas quando submetidas a temperatura e pressão elevadas no interior da crosta terrestre. 
D) compactação de detritos de rochas preexistentes oriundos de processos de erosão, transporte, decomposição e compactação. 
E) decomposição de sedimentos por processos químicos ou pelo acúmulo de detritos orgânicos.


GABARITO:
1- C
2- B
3- C
4- E
5- B
6- D
7- B
8- C
9- A
10- B
11- B
12- D
13- D
14- B
15- B

Nenhum comentário:

Postar um comentário