quarta-feira, 14 de junho de 2023

SIMULADO 16 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA



1- Qual das alternativas abaixo caracteriza o Pantanal?

(A) É uma formação de vegetação caracterizada por ter galhos tortos típico, casca grossa e raízes profunda, semelhante a savanas.
(B) Constitui-se em um bioma tipicamente brasileiro, com plantas adaptadas a seca devido ao clima semiárido e com fauna diversificada.
(C) Ocorre desde o Amapá até o litoral sul e desenvolve-se em estuários, sendo utilizados por vários animais marinhos para reprodução.
(D) É maior planície alagada do mundo, considerado patrimônio natural da humanidade pela UNESCO, rico em biodiversidade e considerado área de transição entre cerrado e Amazônia.

2- (FUVEST 2016) O vento é o movimento do ar em relação à superfície terrestre. Ele se deve à existência de gradientes de pressão atmosférica, e sua distribuição é representada pelas isóbaras (linhas com o mesmo valor de pressão atmosférica). O vento também sofre influências do movimento de rotação da Terra, podendo-se destacar, entre outras, a força de desvio conhecida por efeito Coriolis. Esse efeito atua sobre os ventos deslocando sua trajetória ao longo das isóbaras, conforme os hemisférios do planeta.

A. Tubelis & F. J. L. Nascimento, Meteorologia DescritivaFundamentos e Aplicações Brasileiras. São Paulo: Nobel, 1983. Adaptado.

Com base no texto e em seus conhecimentos, em relação aos centros de alta pressão (A), pode-se representar corretamente a circulação dos ventos nos Hemisférios Sul (HS) e Norte (HN), conforme o esquema indicado em:


 
3- (FGG) A acidez do solo é prejudicial ao desenvolvimento das plantas, podendo ocasionar queda na produção. A aplicação do calcário (CaCO3) no solo reduz a sua acidez. Com base nas informações acima e nos conhecimentos sobre acidez do solo, assinale a alternativa correta.

A) O calcário neutraliza a acidez do solo porque aumenta a concentração de Alumínio.
B) O uso do calcário aumenta a concentração de íons no solo, neutralizando todos os minerais prejudiciais a planta.
C) A correção da acidez do solo é realizada sem o consumo de calcário, pois este, prejudica o solo.
D) Um solo ácido sem a presença de alumínio não necessita de magnésio, cálcio e ferro.
E) Além de corrigir a acidez do solo, a aplicação do calcário contribui para o aumento da concentração de cálcio.

4- (ENEM 2011) Leia o texto.

Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo - chuva ácida - descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta pH 7, e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando consequências.”
Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 18 maio 2010 (adaptado).

O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequência
a) a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação dos lagos.   
b) a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera.   
c) a destruição da fauna e da flora e redução de recursos hídricos, com o assoreamento dos rios.  
d) as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre da rede elétrica.   
e) a degradação da terra nas regiões semiáridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso país.

5- (FGG) Solo é a camada superior da superfície terrestre, onde se fixam as plantas, que dependem de seu suporte físico, água e nutrientes. Um perfil de solo é representado na figura abaixo. Sobre o perfil apresentado é correto afirmar que:

A) O horizonte (ou camada) “O” correspondente ao acúmulo de material orgânico que é gradualmente decomposto e incorporado aos horizontes inferiores, acumulando-se nos horizontes BC e R.
B) O horizonte “A” apresenta muitos minerais não alterados da rocha mãe que deu origem ao solo, sendo normalmente o horizonte menos fértil do perfil.
C) O horizonte “C” corresponde à transição entre solo e rocha mãe, apresentando, normalmente, em seu interior, fragmentos da rocha não alterada.
D) O horizonte “B” apresenta baixo desenvolvimento do solo, sendo um dos primeiros horizontes a se formar e o horizonte com a menor fertilidade em relação aos outros horizontes.
E) A camada “R” é formada pela rocha matriz e caracteriza solos rasos conhecidos também como maduros.

6- (PUC RS) Três jovens amigos estão localizados em pontos diferentes da Terra: Paulo está a 165° leste de Greenwich; Pedro permanece a 45° a oeste de Paulo, e Clara está a 2° oeste de Greenwich. Sabendo que no Meridiano Inicial são 18 horas do dia 5 de janeiro, a hora legal e o dia em que estão Paulo, Pedro e Clara são, respectivamente, 

A) Paulo 4h – dia 6 Pedro 2h – dia 6 Clara 16h – dia 5 
B) Paulo 5h – dia 6 Pedro 3h – dia 6 Clara 5h – dia 5 
C) Paulo 17h – dia 5 Pedro 15h – dia 5 Clara 18h – dia 6 
D) Paulo 7h – dia 6 Pedro 9h – dia 5 Clara 18h – dia 6 
E) Paulo 5h – dia 6 Pedro 2h – dia 6 Clara 18h – dia 5 

7- (UCS-RS) O mundo está repleto de pequenos conflitos, os quais têm sido responsáveis por muitas mortes, miséria e instabilidade política e econômica dos países. Muitos desses conflitos acabam por dar origem a movimentos altamente organizados. Leia o trecho a seguir. Conflito situado entre a França e a Espanha, visando à separação territorial. Tem suas ações acentuadas desde o fim da Ditadura de Franco. ETA (Euzkadi Ta Azkatasuna) é a sigla do grupo organizado que luta por essa causa, com ações armadas e violentas: O conflito anteriormente descrito refere-se à questão 

A) da Chechênia. 
B) irlandesa. 
C) zapatista. 
D) dos Bálcãs. 
E) basca.

8- (FUVEST-SP) O Relatório de Desenvolvimento Humano de 2009, preparado pela ONU, traz informações sobre posicionamentos de governos de países desenvolvidos quanto à imigração. Nesse relatório, consta que ao menos uma parte desses países reconhece o fato de que imigrantes não qualificados vêm contribuindo significativamente para suas sociedades. Esse reconhecimento, contudo, difere das políticas de imigração atualmente adotadas pelos países mais ricos que, em geral, 

A) querem evitar, principalmente, a entrada de imigrantes qualificados, pois acreditam que tais imigrantes possam ocupar os mais importantes postos de trabalho em detrimento da população local. 
B) querem receber, sem restrição, os imigrantes não qualificados, pois acreditam que tais imigrantes ocupam os postos de trabalho que são, em geral, recusados pela população local. 
C) têm restringido apenas a entrada de imigrantes qualificados, preocupados, principalmente, com a perda de identidade cultural que tais imigrantes possam trazer. 
D) têm adotado medidas mais restritivas de imigração, principalmente, voltadas aos imigrantes não qualificados, acreditando que tais imigrantes possam, entre outros motivos, aumentar o desemprego e diminuir o nível salarial da população local. 
E) têm proibido totalmente a entrada de imigrantes, sejam eles qualificados ou não, preocupados com a diminuição do crescimento vegetativo da população, com a atual crise econômica que os atinge e com questões de xenofobia.

9- (FGV-SP) Observe a imagem que apresenta um fato comum encontrado em grande parte das médias e grandes cidades brasileiras na década de 1990.


Decorridos mais de 10 anos entre o momento da foto e os dias atuais, pode-se afirmar que o planejamento urbano, no Brasil, é 

A) uma realidade evidente que, de certo modo, consegue reduzir o apartheid urbano. 
B) considerado renovador, porque está sempre transformando as áreas centrais das cidades. 
C) insipiente, porque não consegue corrigir as distorções criadas pelo crescimento desordenado. 
D) resultado do amadurecimento e da mobilização da sociedade que reivindica melhorias na infraestrutura. 
E) responsável por um rígido controle do crescimento urbano, via fiscalização do Estado.

10- (UERJ)


Nos quadrinhos apresentados, fica evidenciado, de forma irônica, o conflito entre duas concepções sobre a relação entre demografia e pobreza: a neomalthusiana e a dos críticos a essa teoria. Essas concepções se caracterizam, respectivamente, pela adoção dos seguintes fundamentos:

A) Controle da natalidade e da pobreza pelo Estado – expansão da população como causa do super- -povoamento absoluto.
B) Decisão sem interferência do Estado quanto ao número de filhos – diminuição da pobreza pela imposição do controle da natalidade.
C) Redução dos níveis de pobreza pelo controle da natalidade – redução espontânea da natalidade pela melhoria das condições de vida.
D) Independência entre os índices de natalidade e os baixos indicadores sociais da população – superpopulação decorrente de condições socioeconômicas.

11- (UPE) Leia com atenção o texto transcrito a seguir, referente a uma das sub-regiões do Nordeste brasileiro. Essa sub-região do Nordeste brasileiro é de povoamento antigo. Compreende parte do Maranhão – bacias do Itapicuru e do Parnaíba –, quase todo o Piauí e o noroeste do Ceará, e é coberta por dois tipos de associações vegetais: a Floresta dos Cocais e o Cerrado. Os cocais dominam as várzeas e os vales fluviais, assim como os baixos interflúvios dos cursos inferiores dos principais rios da sub-região, como o Itapicuru, o Parnaíba e o Acaraú. Esses cocais, nas áreas de clima menos úmido, são formados sobretudo por babaçuais, enquanto, nas áreas orientais, à proporção que o clima se torna mais seco, dominam os carnaubais, que se estendem até os vales dos sertões semiáridos do Jaguaribe, do Açu e do Apodi- -Mossoró. Ao lado dessas palmeiras, com menos expressão numérica e econômica, encontram-se ainda a juçara ou açaí, a bacaba, o tucum, o buriti, etc. [...] Essa sub-região destacou-se ainda no passado, ora por sua produção de arroz, ora de açúcar, ora de algodão, atividades agrícolas que, em certos períodos, contribuíram largamente para o povoamento dela e tiveram considerável influência na composição étnica da população. 

ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia econômica do Nordeste: o espaço e a economia nordestina. São Paulo: Atlas, 1987 (Adaptação). 

Pelos aspectos geográficos mencionados no texto, é correto afirmar que o autor está se referindo à seguinte sub-região: 

A) Sertões Meridionais 
B) Agreste Maranhense 
C) Meio Norte 
D) Sertões Semiáridos do Seridó 
E) Zona da Mata Norte-Ocidental

12- O conjunto de regras e leis que as metrópoles impunham às suas colônias para manter o monopólio comercial no Capitalismo Comercial ficou conhecida como:

A) Pacto Colonial.
B) Protecionismo.
C) Metalismo.
D) Monopólio.
E) Balança Comercial Favorável.

13- (FUVEST 2018) 

As primeiras práticas de agricultura datam de,
aproximadamente, 10.000 anos. Neste período, ocorreram
inúmeras transformações na sua base técnica, mas é, no
decorrer da segunda metade do século XX, que a revolução
agrícola contemporânea, fundada na elevada motorização_
mecanização, na seleção de variedades de plantas e de raças de
animais e na ampla utilização de corretores de pH dos solos, de
fertilizantes, de ração animal e de insumos químicos para as
plantas e para os animais domésticos, progrediu vigorosamente
nos países desenvolvidos e em alguns setores limitados dos
países subdesenvolvidos.

Marcel Mazoyer & Laurence Roudart. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea, São Paulo: Unesp; Brasília: NEAD, 2010. Adaptado.

As transformações ocorridas na agricultura após meados do século XX foram reconhecidas como revolução verde, sobre a qual se pode afirmar:

(A) Sua concepção foi desenvolvida no Japão e nos Tigres Asiáticos após a II Guerra Mundial.
(B) Contribuiu para a ampliação da diversificação das espécies e do controle das sementes pelos pequenos agricultores.
(C) Seus parâmetros produtivos estavam fundados, desde sua origem, em preservar e proteger a biodiversidade nas áreas de cultivo.
(D) Com sua expansão, na África e no sudeste Asiático, as populações rurais puderam alcançar padrões de consumo semelhantes aos das grandes metrópoles.
(E) Foi baseada na inovação científica e está atrelada à grande produção de grãos em extensas áreas de monocultura.

14- (UFSCar-SP) A Terceira Revolução Industrial gerou mudanças profundas na configuração espacial do mundo, a qual o geógrafo Milton Santos denominou de meio técnico-científico-informacional. Sobre essas mudanças, são feitas quatro afirmações. Analise-as. 

I. O avanço do sistema de comunicações e de informática permitiu uma organização do espaço geográfico através de redes, que ampliam os fluxos possíveis, mesmo sem a fixação concreta das atividades produtivas em muitos pontos do espaço. 
II. Apesar de a ciência, a técnica e a produção estarem irregularmente distribuídas no espaço geográfico, as inovações tecnológicas estão disponíveis para todos, visto que elas transitam em fluxos que circulam por todo o mundo. 
III. Embora a ampliação das relações internacionais, entre países da economia capitalista, tenha se iniciado há alguns séculos, essas mudanças alteraram o ritmo das interações espaciais, aumentando as trocas de mercadorias e a difusão de hábitos de consumo. 
IV. A organização do espaço, através de redes, permitiu uma distribuição multiterritorial das atividades produtivas, gerando maior equilíbrio entre nações ricas e pobres na Divisão Internacional do Trabalho. 

Estão corretas as afirmações 

A) I, II, III e IV. 
B) I, II e III, apenas. 
C) II, III e IV, apenas. 
D) I e III, apenas. 
E) II e IV, apenas.

15- (FUVEST-SP) Observe o mapa: 


As áreas assinaladas representam conjuntos de municípios brasileiros que são os maiores 

A) criadores de gado bovino, pois correspondem às áreas precárias em infraestrutura viária, em geral associadas ao sistema de pecuária extensiva. 
B) criadores de gado bovino, pois apresentam terrenos com altas declividades, habitualmente rentáveis no sistema de pecuária extensiva. 
C) produtores de soja, pois correspondem a áreas de chapadões e colinas, em geral procuradas por atividades que exigem mecanização. 
D) produtores de soja, pois essa cultura exige solos de alta fertilidade, devido ao fato de ser sazonal. 
E) produtores de arroz, fato evidenciado pela grande presença de planícies de inundação nessas áreas.


GABARITO:
1- D
2- B
3- E
4- A
5- C
6- E
7- E
8- D
9- C
10- C
11- C
12- A
13- E
14- D
15- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário