sábado, 24 de junho de 2023

SIMULADO 26 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA






 1- (FGV-SP) Analise os gráficos sobre meios de transporte no Brasil.


Comparando os gráficos, pode-se concluir que 

A) sob o aspecto de custo do frete, a diferença entre a matriz I e a II é mínima. 
B) a matriz II favorece a economia dos fretes e é menos poluidora que a matriz I. 
C) a matriz I emite menos gases poluidores do que a II, que, por sua vez, é mais econômica. D) ambas oferecem vantagens: a matriz I é mais expandida, e a II garante economia de combustível. 
E) ambas têm pontos positivos: a matriz I, maior capacidade de expansão, e a II permite maiores velocidades.

2- (UFU-MG–2016) Países mais ricos da Europa ajudam os agricultores com R$ 326 bilhões por ano. Organização Mundial do Comércio (OMC) iniciou uma rodada de negociações para facilitar o comércio internacional e estimular o aumento da produção agrícola, mas nenhum acordo importante foi firmado. Uma das principais fontes de discórdia é a ajuda que os países ricos dão a seus agricultores − os chamados subsídios agrícolas.

Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL449953-9356,00->. Acesso em: 08 jan. 2016.

A prática econômica exposta é considerada um entrave nas negociações organizadas pela OMC, porque 

A) inviabiliza a agricultura de subsistência. 
B) inflaciona o preço dos produtos no mercado internacional. 
C) eleva a produção de commodities nos países emergentes. 
D) torna desigual a competição pelos mercados.

3- (PUC-SP) Comparando-se o Mercosul e a União Europeia, é correto afirmar que: 

A) enquanto a União Europeia conheceu ampla integração territorial por meio das infraestruturas (ferrovias, rodovias, hidrovias) antes mesmo de sua institucionalização, o Mercosul passou a expandir tais infraestruturas somente após sua criação e ainda assim em ritmo bastante lento. 
B) não são passíveis de comparação, pois a União Europeia resultou de um tratado amplo e antigo entre países desenvolvidos, e o Mercosul é um acordo de livre-comércio entre países subdesenvolvidos que nunca visou a qualquer tipo de integração regional. 
C) a integração regional da União Europeia atinge as esferas econômica, social, política e cultural do mesmo modo que o Mercosul, que projeta para o futuro a plena integração comercial em todos os setores da economia e uma moeda comum ainda para 2006. 
D) nos dois casos verificou-se que, após as tentativas de integração regional, as relações comerciais entre os países-membros praticamente não foram afetadas, pondo em dúvida a eficácia dessas organizações supranacionais. 
E) a União Europeia tem colhido fracassos em razão de ser composta de países que têm um histórico recente de conflitos armados, ao passo que os sucessos do Mercosul devem-se à harmonia natural de países vizinhos sem histórico de conflitos.

4- (ETECs-SP) Na alimentação, a carne bovina é fonte de fósforo, ferro e de vitaminas do complexo B. As regiões Norte e Centro Oeste, onde se situam a Floresta Amazônica e o Cerrado, são as que apresentam as maiores taxas de expansão do rebanho bovino no Brasil.


Nas regiões citadas, a criação de gado bovino é 

A) intensiva, com o gado confinado e alto rendimento financeiro. 
B) intensiva, com o gado criado em pastos e produção de carne para exportação. 
C) extensiva, com o gado criado à solta em pastos e produção destinada ao corte. 
D) extensiva, com o gado confinado, rebanhos escassos e uso de pouca mão de obra. 
E) leiteira, com o gado solto em pastos e produção destinada à obtenção de carne.

5- (UFJF-MG–2016) Foram concluídas em agosto de 2015 as negociações que culminaram na adoção, em setembro, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por ocasião da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Processo iniciado em 2013, seguindo mandato emanado da Conferência Rio+20, os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Dentre os objetivos do referido documento está o Objetivo 2: “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”. 

Disponível em: <http://www.pnud.org.br/Docs/TransformandoNossoMundo.pdf>. Acesso em: 30 out. 2015. 

Eliminar os subsídios à exportação de produtos agrícolas contribui para acabar com a fome porque 

A) aumentará a produção da agricultura sustentável internacional. 
B) proporcionará equilíbrio entre a demanda e oferta de insumos. 
C) será possível diminuir a área ocupada pela agricultura tradicional. 
D) tornará mais baratos os produtos agrícolas dos países mais ricos. 
E) valorizará os produtos agrícolas dos países em desenvolvimento.

6- (Unicamp-SP–2015) O território brasileiro se caracteriza por uma vasta gama de usos agrícolas em função de sua sociodiversidade, que inclui as populações caiçaras, as geraizeiras, as ribeirinhas e as faxinalenses. São características dessas populações 

A) a dedicação à pesca artesanal, agricultura de pousio, espaços destinados a usos comuns e cultivo de gêneros alimentícios voltado para a subsistência e para o mercado local. 
B) a dedicação à pesca predatória, agricultura de pousio, espaços destinados ao arrendamento e cultivo de cana-de-açúcar voltado para a produção de biocombustível. 
C) a dedicação à pesca artesanal, agricultura científica de precisão, espaços destinados a usos privados e cultivo de gêneros alimentícios voltado para o mercado local. 
D) a dedicação à pesca predatória, agricultura equiparável ao agronegócio, espaços destinados a usos comuns e cultivo de plantas voltado para a indústria química.

7- (UFSCar-SP) O gráfico compara as diferentes matrizes de oferta de energia no Brasil, nos países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e no mundo. Analise-o e, em seguida, considere as quatro afirmações seguintes.


I. A participação das fontes de energia renováveis representa cerca de pouco mais de 12% no mundo. Já no Brasil, elas representam pouco menos que a metade da oferta de energia. 
II. Parte considerável da biomassa consumida no Brasil destina-se ao setor de transportes. Esse consumo deve ser ampliado nos próximos anos, com a substituição de parte do diesel proveniente do petróleo por biocombustíveis. 
III. A queima do petróleo e do carvão mineral apresenta menores emissões de gases estufa do que a queima de biomassa e gás natural, demonstrando que os países da OCDE estão mais próximos de cumprir as metas do Protocolo de Kyoto.
IV. Há um forte desequilíbrio no consumo de energia, visto que os 30 países membros da OCDE, considerados ricos, consomem quase metade dos recursos energéticos mundiais. 

A análise do gráfico e seus conhecimentos sobre o tema permitem afirmar que estão corretas as afirmações 

A) I, II, III e IV. 
B) I, II e III, apenas. 
C) I, II e IV, apenas. 
D) I e III, apenas. 
E) II e IV, apenas

8- (Unifor-CE) A China explica que o seu sistema econômico adapta mecanismos de mercado ao socialismo, por meio da forte presença do Estado, que fomenta a economia e o desenvolvimento social. Um capitalismo controlado pelo Partido Comunista. Com respeito ao sistema político e econômico adotado pela China, é incorreta a afirmação: 

A) A economia de mercado, implementada na China, permitiu a propriedade particular para o desenvolvimento das atividades econômicas, nas Zonas Econômicas Especiais (ZEE) e nas Zonas de Comércio Aberto (ZCA). 
B) As Zonas de Comércio Aberto (ZCA) são regiões que, além do livre mercado, estão abertas ao comércio exterior e à entrada de multinacionais, desde que respeitadas as restrições de associarem-se ao governo ou a empresários chineses por meio de joint ventures. 
C) A China atrai investimentos do mundo inteiro em razão do baixo custo de produção. Entre os principais fatores para o custo de produção reduzido estão a mão de obra barata, uma boa infraestrutura e a moeda desvalorizada. 
D) O Estado foi o principal instrumento da modernização acelerada, que transforma diariamente a paisagem da China. O ritmo da economia chinesa exige construções permanentes ou reaparelhamentos de portos, rodovias, estradas de ferro, aeroportos e usinas de energia. 
E) As conquistas econômicas chinesas foram acompanhadas por importantes reformas democráticas, que garantiram uma maior participação política e respeito pleno aos Direitos Humanos.

9- (Unemat-MT) Em relação às fases do capitalismo e suas características, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. 

Coluna I 

Fases do Capitalismo 

I. Comercial 
II. Industrial 
III. Financeiro 

Coluna II 

Características 

( ) Segunda Revolução Industrial ou Tecnológica, o capitalismo se tornou monopolista. Empresas ou países monopolizaram o comércio; os bancos adquiriram cada vez mais importância; o capital financeiro passou a dominar e a controlar a economia dos países; domínio das transnacionais. 
( ) Ressurgimento dos Centros urbanos e intensificação do comércio; acumulação de recursos; inovações nos transportes marítimos, nos armamentos e nas técnicas de navegação; expansão comercial do final do século XIV e início do século XV. 
( ) Forte mecanização, abrangendo diversos setores da economia. As fábricas empregavam grande número de trabalhadores. 

Assinale a alternativa correta. 

A) III, II e I. 
B) I, II e III. 
C) III, I e II. 
D) II, I e III. 
E) I, III e II.

10- Leia as frases.

“Cobra sucuri, araras, jacarés, pirarucu,  boto cor de rosa, onça pintada, macaco guariba, peixe boi e peixe elétrico”.

“Seringueira, vitória-régia, sumaúma, castanheira do Pará, guaraná, cupuaçu, copaíba e andiroba”

As frases caracterizam a biodiversidade de um grande bioma brasileiro conhecido como:(A)   Manguezal.
(B)   Cerrado.
(C)   Amazônia.
(D)  Pantanal.

11- Leia o texto.


Neve no Brasil é um evento raro. O país não é conhecido exatamente por ser o país com destinos turísticos para aproveitar esse fenômeno climático. Tanto que a primeira experiência dos brasileiros na neve costuma ser na Argentina (leia mais sobre Bariloche) ou no Chile (leia mais sobre o Valle Nevado). Mas existe neve no Brasil e, com algum planejamento e sorte, é possível aproveitar neve no Brasil.

A pequena cidade de São Joaquim, de 24 mil habitantes, na serra catarinense, é sinônimo de neve no Brasil. Quando a temperatura cai, os jornais e canais de televisão invariavelmente mostram imagens do município, com turistas brincando na neve e pais ensinando as crianças a fazerem bonecos (a falta de aptidão dos brasileiros é nítida, pois chegam a surgir memes com algumas esculturas um tanto engraçadas). Ano sim, ano sim, a cidade é a primeira a ter neve (ou pelo menos algo parecido) no Brasil.

São Joaquim é conhecida como uma das cidades mais frias do país, mas não é só por isso que é o lugar que mais neva no Brasil. A serra catarinense, apesar de estar localizada mais ao norte do que a vizinha serra gaúcha, tem uma altitude média maior (São Joaquim, por exemplo, está a 1.354 metros de altura), por isso o índice de neve por lá é bem maior.

A alta temporada é no inverno, de junho a setembro, mas a neve pode cair no outono e também no início da primavera. Os turistas que querem neve no Brasil têm que estar dispostos a bastante coisa. Uma delas é ser acordado no meio da madrugada. Isso mesmo, os hotéis de São Joaquim acordam seus clientes se começar a nevar nesse horário, para que eles possam sair e apreciar a tão sonhada neve no Brasil.

O viajante pode pedir para não ser acordado no meio da noite, mas recomendamos que não faça isso: a neve pode cair só no meio da madrugada e não dar as caras durante todo o resto da sua estadia. Assim você vai embora sem ver a dita cuja. No entanto, é bom ter em mente que você pode ir para São Joaquim nesse época do ano, passar dez dias lá e não ver absolutamente nada de neve no Brasil. Por isso falamos, lá em cima, em sorte. 

infraestrutura de São Joaquim é suficiente para garantir boa diversão durante o período que estiver aproveitando neve no Brasil. São dezenas de bons hotéis à disposição. Na alta temporada, caso a rede hoteleira esteja lotada, casas de família também recebem turistas. Não se esqueça de caprichar na hora de arrumar as malas para São Joaquim. Mesmo que você more em lugares acostumados com o frio, como São Paulo, o frio de neve é diferente. Os termômetros em São Joaquim, em casos extremos, chegam a atingir -10ºC. Para aquecer, um dos melhores lugares em São Joaquim é o Café Serrano, que oferece um delicioso café colonial a preço acessível, além de pães, doces, queijos.

A praça João Ribeiro e a igreja Matriz são dois cartões-postais na cidade que merecem ser visitados (quando está nevando os dois pontos parecem um ateliê de artistas de boneco de neve). Mas é a Cascata do Pirata, uma queda livre de 15 metros de altura, que impressiona bastante os viajantes. A cidade também é uma grande produtora de maçã, e a Festa da Maça agita a cidade.  São Joaquim está localizada a 228 km de Florianópolis, em uma viagem de cerca de três horas em estradas bem sinalizadas. Porém, a partir do trecho de serra é preciso redobrar a atenção.

Perto de São Joaquim dois passeios são interessantes para serem feitos. Um deles é conhecer a vizinha Urubici, ainda menor que São Joaquim (10 mil habitantes). É outra cidade que tem neve no Brasil. Embora seja menos famosa, também guarda um charme especial. Mas é a Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, o passeio mais incrível a ser feito fora de São Joaquim e suas neves. Trata-se da estrada mais espetacular do Brasil, com uma paisagem de tirar o fôlego. E o melhor: a neve também deixa seu rastro por lá eventualmente. Urupema, também ali próximo, é outra cidade com neve no Brasil. (...)

FONTE: https://www.dubbi.com.br/blog/quer-ver-neve-no-brasil-sao-joaquim-sc-e-o-destino-perfeito#:~:text=S%C3%A3o%20Joaquim%20%C3%A9%20conhecida%20como,que%20mais%20neva%20no%20Brasil.&text=A%20alta%20temporada%20%C3%A9%20no,tamb%C3%A9m%20no%20in%C3%ADcio%20da%20primavera.

>O texto exemplifica lugares no Brasil que podem nevar, mesmo não sendo regiões e clima polar. Isso ocorre em virtude da influência da massa Polar que atua na região Sul do Brasil em uma determinada época do ano. As cidades citadas no texto localizam-se em uma região de clima subtropical, caracterizado

(A) por ocorrer na maior parte das regiões localizadas entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. Apresenta elevadas temperaturas, com médias anuais em torno de 20ºC, e duas estações bem definidas: um quente e úmida (verão) e outra mais fria e seca (inverno). A quantidade de umidade varia conforme a sua localização.
(B) por estar presente em áreas de transição entre o clima tropical e o clima temperado. Apresenta temperaturas mais amenas e grande amplitude térmica anual, com temperaturas negativas no inverno e acima dos 30°C no verão. As estações do ano, apesar de não serem tão bem definidas como as do clima temperado, já começam a se delinear. As chuvas são bem distribuídas durante o ano e apresentam maior ocorrência durante o verão.
(C) por ocorrer nas zonas polares ou em latitudes muito elevadas, próximas aos polos norte e sul. Apresenta temperaturas baixas durante o ano todo, com médias anuais próximas a -30°C, uma grande variação na duração do dia e da noite e baixa umidade, com um índice pluviométrico de menos de 200 milímetros anuais.
(D) por estar presente tanto em regiões temperadas quanto em regiões tropicais (norte da África, Oriente Médio, oeste dos Estados Unidos, norte do México, litoral do Chile e do Peru, Austrália e noroeste da Índia), geralmente em regiões de depressões. Apresenta uma grande amplitude térmica durante o dia (com temperaturas próximas aos 50°C durante o dia e temperaturas negativas durante a noite), baixa umidade, chuvas escassas e irregulares e índices pluviométricos inferiores a 250 mm por ano.
(E) apresenta altas temperaturas (entre 25 °C e acima de 28°C), resultando na baixa umidade do ar, além de longos períodos de estiagem, com chuvas escassas e mal distribuídas. 

12- Observe o mapa.

A maior frequência na ocorrência do fenômeno atmosférico apresentado na figura relaciona-se a 

a) concentrações urbano-industriais.   
b) episódios de queimadas florestais.   
c) atividades de extrativismo vegetal.   
d) índices de pobreza elevados.
e) climas quentes e muito úmidos.   

13- (FGG) Solos pouco desenvolvidos, lamacentos, escuros e com alto teor de sais provenientes da água do mar são conhecidos como:

(A) Latossolo
(B) Halomórficos
(C) Arenosos
(D) Aridos
(E) Argissolos

14- (FGG – CH) Sobre a forma e estrutura interna da Terra assinale a alternativa que apresenta a afirmação incoerente (errada).

(A) A crosta terrestre é a camada superficial sólida e mais espessa (larga) que envolve a Terra. Tem, em média, de 200 km a 2500 km de profundidade.
(B) A crosta terrestre é mais espessa no continente e mais estreita no assoalho marítimo. Composta de silício, magnésio e alumínio. Divide-se entre crosta oceânica e crosta continental.
(C) O manto é a camada viscosa logo abaixo da crosta. É formada por vários tipos de rochas siliciosas ricas em ferro e magnésio, que, devido às altas temperaturas (chegando a 2000 graus/C).
(D) O manto encontra-se em um estado complexo que mistura materiais fundidos e sólidos e recebe o nome de magma, tem entre 2900 km de profundidade, além de ser dividido por duas camadas: manto superior e o manto inferior.
(E) O núcleo é a camada central do planeta, formado por metais como ferro e níquel em altíssimas temperaturas que chegam a 5000 graus/C e divide-se em duas partes: núcleo externo que se apresenta no estado líquido e núcleo interno que se apresenta no estado sólido.

15- Observe o mapa a seguir representativo das bacias hidrográficas brasileiras e assinale alternativa INCORRETA.



(a) A bacia 1 possui o maior potencial hidrelétrico disponível do país, mas um pequeno número de usinas instaladas.
(b) A bacia 3 apresenta grandes rios navegáveis que compõem importante hidrovia, responsável pelo escoamento da produção de grãos da região.
(c) As bacias 2 e 7 compõem a Bacia Platina, que possui o maior potencial hidrelétrico instalado no país, além de boa navegabilidade em alguns trechos.
(d) Grande parte dos rios da bacia 5 são intermitentes, o que dificulta o seu aproveitamento econômico.
(e) Os rios das bacias 6 e 8 possuem grandes usinas hidrelétricas, a maior vazão, a mais extensa bacia e constituem as maiores hidrovias do país.

GABARITO:
1- B
2- D
3- A
4- C
5- E
6- A
7- C
8- E
9- C
10- C
11- B
12- A
13- B
14- A
15- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário