terça-feira, 13 de junho de 2023

SIMULADO 15 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA





1-  Assinale o item que representa uma desvantagem das exportações.

a) aumenta a riqueza do país.
b) valoriza os produtos locais.
c) concorre com produtos de outros países.
d) aumenta a lucratividade das empresas nacionais.
e)  um produto de alto valor de exportação pode ter seu preço aumentado no mercado interno.

2- (PUC-Campinas-SP–2016) No passado, navios a vapor representavam o principal meio de transporte de cargas intercontinentais. Hoje, navios de grande calado cruzam os oceanos num ir e vir frenético que impulsiona o comércio mundial representado no esquema a seguir.



Da análise do esquema, pode-se concluir que 

A) a expansão mundial das trocas comerciais ocorreu simultaneamente à diminuição do protecionismo comercial, antiga prática exercida pelas potências econômicas. 
B) os canais marítimos como o Panamá e o Suez são cada vez mais fundamentais para a expansão do comércio entre as grandes potências mundiais. 
C) a mundialização das trocas comerciais é um elemento importante para reduzir o peso da geopolítica nas relações entre os países e regiões do mundo. 
D) as trocas comerciais têm caráter global mas representam um fator de diferenciação entre as grandes potências econômicas e o resto do mundo. 
E) a ampliação das políticas neoliberais no mundo tem frustrado a expansão do comércio principalmente entre os países emergentes e as grandes potências.

3- (UFRRJ) A Organização Mundial do Comércio (OMC) tem sido espaço de discussões sobre os interesses comerciais antagônicos entre países ricos e pobres. 

SENE, E.; MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalizado. São Paulo: Scipione, 1998. p. 408.

Levando-se em conta esses antagonismos comerciais, é correto afirmar que os países pobres 

A) vêm elevando as tarifas alfandegárias impostas aos produtos industriais dos países ricos. 
B) concedem, de modo geral, subsídios a seus produtores agrícolas, mas condenam atitudes semelhantes dos países ricos. 
C) impõem restrições às exportações dos países ricos como forma de combater o trabalho semiescravo existente nestes. 
D) enfrentam barreiras comerciais, impostas pelos governos dos países ricos, sob a acusação de degradarem o meio ambiente. 
E) apresentam, atualmente, desempenho tecnológico e comercial semelhante ao dos países ricos.

4- (Unimontes-MG) Sobre o espaço rural brasileiro, é incorreto afirmar que 

A) o atraso e a violência herdados do latifúndio e da escravidão colonial ainda permanecem em vários espaços rurais do país. 
B) as famílias rurais estão se tornando cada vez menos agrícolas e mais dependentes das transferências sociais, como aposentadorias e pensões. 
C) o setor de serviços, em que se inclui o turismo rural, é uma das atividades que vêm ganhando espaço no campo e gerando novos empregos. 
D) o número de sem-terra vem diminuindo com o surgimento de novas oportunidades de trabalho no campo, como o agrobusiness. 

5- (FGV-SP) A utilização de agrotóxicos nas lavouras busca o controle de pragas, como as chamadas “ervas daninhas”, os insetos e os fungos. A aplicação frequente de quantidades cada vez maiores desses produtos químicos causa diversos impactos ambientais, como: 

I. Compromete a qualidade da água quando os resíduos dos agrotóxicos são infiltrados no solo, contaminando os lençóis subterrâneos e aquíferos; 
II. A água superficial é contaminada quando parte dos agrotóxicos é transportada pela chuva, afetando, desse modo, os rebanhos, o abastecimento das cidades, os peixes; 
III. O veneno dos defensivos afasta os pássaros das grandes lavouras, favorecendo a proliferação de pragas, lagartas e mosquitos; 
IV. A impregnação do solo com adubos químicos e venenos ajuda na fertilidade do solo, tornando-o cada vez mais produtivo, o que justifica o intenso uso desses produtos. 

Está correto o que se afirma em 

A) I, II, III e IV. 
B) I, II e III, apenas. 
C) II, III e IV, apenas. 
D) II e IV, apenas. 
E) I e IV, apenas.

6- (UERJ–2016) As usinas geotérmicas são uma forma alternativa de geração de energia elétrica por utilizarem as elevadas temperaturas do próprio subsolo em algumas regiões. Considere as informações do esquema e do mapa a seguir: 


O país cuja localização espacial proporciona condições ideais para amplo aproveitamento da energia geotérmica é: 

A) Islândia 
B) Nigéria 
C) Uruguai 
D) Austrália

7- (UNIFESP) A costa oeste dos Estados Unidos da América apresenta 

A) polos tecnológicos na região conhecida como Vale do Silício, que combina universidades e empresas. 
B) grande presença de mão de obra migrante, devido à proximidade com a fronteira mexicana. 
C) maior possibilidade de furacões que a costa leste, devido à presença de falhas geológicas. 
D) menor densidade populacional na porção sul que na norte, em função das temperaturas mais baixas. 
E) produção de laranja orgânica em larga escala, competindo com a produção brasileira.

8- Leia os seguintes textos:

Texto I - Os cerrados

Essas terras planas do planalto central escondem muitos riachos, rios e cachoeiras. Na verdade, o cerrado é o berço das águas. Essas águas brotam das nascentes de brejos ou despencam de paredões de pedra. Em várias partes do cerrado brasileiro existem canyons com cachoeiras de mais de cem metros de altura!
SALDANHA, P. Os cerrados . Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.

Texto II - Os Pantanais

O homem pantaneiro é muito ligado à terra em que vive. Muitos moradores não pretendem sair da região. E não é pra menos: além das paisagens e do mais lindo pôr-do-sol do Brasil Central, o Pantanal é um santuário de animais selvagens. Um morador do Pantanal do rio Cuiabá, olhando para um bando de aves, voando sobre veados e capivaras, exclamou: “O Pantanal parece com o mundo no primeiro dia dacriação.”
SALDANHA, P. Os pantanais. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

Os dois textos descrevem:
(A) belezas naturais do Brasil Central.
(B) animais que habitam os pantanais.
(C) problemas que afetam os cerrados.
(D) rios e cachoeiras de duas regiões.

9- (Fuvest 2018)


O Brasil possui um território extenso, com 92% pertencentes à zona intertropical. As massas de ar que atuam em território brasileiro possuem influências oceânicas e continentais. Sobre as características dessas massas de ar, é correto afirmar:

(A) W representa a Massa Equatorial Atlântica de ar quente e úmido, responsável pela grande umidade na Amazônia.
(B) Y indica a Massa Polar Atlântica, que se desloca a partir do sul em direção ao norte do território brasileiro e tem como característica a presença de ar frio, podendo atingir a região Centro-Oeste no inverno.
(C) Z indica a Massa Tropical Continental, que tem como característica a presença de ar quente e úmido, ocasionando alagamentos no Centro_Oeste no inverno.
(D) X indica a Massa Equatorial Continental de ar quente e seco, que atua no nordeste do litoral brasileiro.
(E) V representa a Massa Temperada Atlântica de ar frio e seco, que atua no sul do litoral brasileiro.

10- A queima de combustíveis fósseis eleva as concentrações de SO3 e CO2 na atmosfera, que causam, respectivamente, os seguintes efeitos:

a) Degradação da camada de ozônio e chuva ácida.
b) Chuva ácida e efeito estufa.
c) Degradação da camada de ozônio e efeito estufa.
d) Chuva ácida e câncer de pele.
e) Efeito estufa e aumento da temperatura da atmosfera.

11- (UFMG) Analise o mapa a seguir:


A distribuição espacial dos terremotos apresentada no mapa coincide com 

A) áreas de expansão do assoalho oceânico. 
B) dorsais oceânicas. 
C) limites divergentes de placas tectônicas. 
D) margens continentais passivas. 
E) zonas de colisão de placas tectônicas

12- (PUC Minas) “A biosfera é o espaço terrestre onde se desenvolve a vida” (TROPPMAIR, 2004). Ela envolve todo o globo terrestre e possui espessura variável. A abundância e a diversidade da vida são funções da disponibilidade de energia. Assim, pode-se afirmar que constitui padrão geográfico da biodiversidade em função da disponibilidade de energia: 

I. A diversidade e abundância da vida diminuem à medida que ocorre o afastamento em relação ao Equador sobre as superfícies continentais. 
II. A diversidade e a abundância de vida são elevadas nas zonas desérticas quentes, onde abunda energia solar. 
III. A diversidade e a abundância da vida possuem o mesmo padrão geográfico de distribuição nas superfícies continentais e oceânicas, em latitudes iguais. 

A afirmativa está correta em 

A) I apenas. 
B) II e III apenas. 
C) I e III apenas. 
D) I, II e III.

13- (UECE) À porção litorânea de um sistema natural drenado por um rio que recebe sedimentos de origem fluvial e marinha e que contém depósitos sedimentares influenciados por marés, ondas e processos fluviais, dá-se o nome de 

A) meandro encaixado. 
B) estuário. 
C) planície fluvial à montante do rio. 
D) planície flúvio-lacustre.

14- (UECE) Em se tratando do meio ambiente e da conservação e / ou degradação dos recursos naturais, é verdadeiro afirmar-se que 

A) conservação e preservação são termos sinônimos e presumem a não utilização dos recursos naturais disponíveis em uma região. 
B) a degradação da biodiversidade e dos demais recursos naturais renováveis, em ambientes semiáridos e subúmidos secos, conduz a expansão da desertificação. 
C) o domínio das caatingas é muito pouco utilizado como fonte produtora de energia e não integra a matriz energética da região semiárida. 
D) os enclaves úmidos de florestas ombrófilas do domínio morfoclimático das caatingas são bem preservados e tem muito baixa utilização agrícola. 

15- (PUC Rio) 


Das características da região destacada no cartograma anterior, está correta a afirmação de que nela 

A) as doenças endêmicas estão sob controle público. 
B) as savanas e florestas são predominantes. 
C) as crises de fome são menos regulares. 
D) os fluxos migratórios são intensos. 
E) os rios de planalto são perenes.

GABARITO:
1- E
2- D
3- D
4- D
5- B
6- A
7- A
8- A
9- B
10- B
11- E
12- A
13- B
14- B
15- D

Nenhum comentário:

Postar um comentário