domingo, 18 de junho de 2023

SIMULADO 20 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA

 



1-  (FGG – CH) Abaixo está representado a termoelétrica do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante – Ceará. A usina, movida a carvão mineral, produz um volume de energia equivalente a 60% do consumo do estado do Ceará, e 10% do consumo do Nordeste.


Com base nessa energia, assinale a alternativa que corresponde aos efeitos colaterais e impactos ambientais de sua utilização.

(A) Apesar de sua ampla utilidade, o uso e a exploração desse mineral podem provocar diversas catástrofes ambientais, especialmente em caso de vazamento nos ambientes terrestres e aquáticos, às vezes, com proporções avassaladoras, tendo em vista que parte da produção é realizada no mar.
(B) Uma das maiores desvantagens é a poluição atmosférica. Numerosos gases nocivos, incluindo o dióxido de carbono, dióxido sulfúrico e cinzas, são liberados no ambiente durante sua queima para a produção de energia, podendo emitir duas vezes mais CO² do que outros combustíveis fósseis.
(C) O alto custo dificulta a sua escolha como energia alternativa, além do impacto visual e sonoro considerável para os moradores ao redor, pode haver interferência no fluxo migratório das aves e prejudicar o turismo.
(D) Apresenta alto custo para sua produção, sendo capitada durante o dia, é pouco eficiente comparada a outras fontes e energia, além de necessitar de um sistema de armazenamento eficiente.
(E) Apesar de ser renovável, pode provocar o esgotamento do solo, desmatamento de florestas e destruição de habitats, possui um menor poder calorífico quando comparado com outros combustíveis além de contribuir para formação de chuvas ácidas.

2- Protecionismo é sistema de proteção da indústria ou do comércio de um país, concretizado em leis que proíbem ou inibem a importação de determinados produtos, por meio da taxação de produtos estrangeiros.

A barreira que ocorre quando um país, por meio de fiscalização, descobre que um determinado tipo de madeira importada é fruto de desmatamento ilegal, considera-se um(a):
a) Barreira Fitossanitária.
b) Barreira Alfandegária.
c) Barreira Ambiental.
d) Taxa de câmbio.
e) Subsídios.

3- (UCS-RS) A atividade extrativa mineral é importante para a economia mundial, pois os minérios são usados como matéria-prima na metalurgia de base. Com relação à extração mineral, pode-se afirmar que 

A) ocorre, nos escudos cristalinos e nas bacias sedimentares, a produção de carvão mineral e minerais metálicos, respectivamente. 
B) os minerais não metálicos, como ferro, alumínio, ouro e prata, são encontrados em terrenos de origem Mesozoica. 
C) encontramos, nas áreas geológicas das bacias sedimentares, os recursos minerais de arenitos, calcário, turfas e outros. 
D) os núcleos cratônicos, ou escudos, são formações de origem Cenozoica e concentram minerais metálicos, como petróleo, enxofre, fosfatos e nitratos. 
E) nas faixas móveis ou terrenos de altimetria elevada, datados da Era Pré-Cambriana, encontramos a camada do pré-sal.

4- (FGV-SP) Observe a figura para assinalar a alternativa correta. 


Na figura anterior estão representados 

A) os centros econômicos do capitalismo mundial e os fluxos das maiores rotas aéreas. 
B) os pontos da rede geográfica global, inseridos em territórios nacionais, e os fluxos econômicos e informacionais que interligam a rede. 
C) os centros econômicos do capitalismo mundial e os fluxos internacionais conhecidos como “migração de cérebros”. 
D) os pontos da rede geográfica global, inseridos em territórios nacionais, e os fluxos das maiores rotas aéreas. 
E) os maiores centros operadores de Bolsa de Valores no mundo e os fluxos econômicos e informacionais que interligam a rede.

5- (FGV-SP) Leia o depoimento de um advogado congolês. O problema não é quem é o comprador mais recente de nossas commodities. A China está assumindo o lugar do Ocidente: ela leva embora nossas matérias-primas e vende produtos acabados ao mundo. O que os africanos estão recebendo em troca – estradas, escolas ou produtos industrializados – não importa. Continuamos no mesmo esquema: nosso cobalto parte para a China como minério em pó e retorna na forma de pilhas que custam caro. 

EXAME CEO. Edição 6, jun. 2010 (Adaptação). 

O depoimento apresenta como tema central 

A) a possibilidade de o continente africano sofrer novo colonialismo. 
B) a necessidade de a África voltar à esfera de influência do Ocidente. 
C) o atual papel da África na Divisão Internacional do Trabalho. 
D) a ampliação das diferenças econômicas entre os países africanos. 
E) a valorização dos produtores de commodities no mercado mundial.

6- (UFJF-MG–2017) Em junho de 2016, um referendo aprovou a saída do Reino Unido da União Europeia, episódio este que ficou conhecido como Brexit em alusão à união das palavras Britain (Grã-Bretanha) e Exit (saída, em inglês).


Sobre a aprovação em referendo da saída do Reino Unido da União Europeia, assinale a alternativa correta. 

A) Implicará a saída do Reino Unido da Zona do Euro e a readoção da libra esterlina como moeda oficial. 
B) Foi decorrente de sentimentos xeno fobistas aprofundados pelo desmonte do estado de bem-estar social. 
C) Foi motivada por aspirações nacionalistas separatistas de segmentos conservadores londrinos. 
D) O Brexit se estabelecerá como uma união aduaneira, estreitando relações comerciais com a China. 
E) O Brexit se estabelecerá como zona de livre comércio, estreitando relações comerciais com os EUA.

7- (UPE) Leia o texto a seguir: No Brasil e em boa parte da América Latina, o crescimento da produção agrícola foi baseado na expansão da fronteira, ou seja, o crescimento sempre foi feito a partir da exploração contínua de terras e recursos naturais, que eram percebidos como infinitos. O problema continua até hoje. E a questão fundiária está intimamente ligada a esse processo, em que a terra dá status e poder, com o decorrente avanço da fronteira da produção agrícola, que rumou para a Amazônia, nos últimos anos. 

BECKER, Berta. IPEA, 2012. 

Com base no texto e no conhecimento sobre a expansão da fronteira agrícola no Brasil, é correto afirmar que 

A) a agropecuária modernizada no Brasil priorizou a produção de alimentos em detrimento dos gêneros agrícolas de exportação. Esse fato contribuiu para o avanço das fronteiras agrícolas em parte da Amazônia localizada no Meio-Norte. 
B) houve grande destruição tanto das florestas como da biodiversidade genética, ambas causadas pelas transformações da produção agrícola monocultora, além de complexos impactos socioeconômicos determinados pelo modelo agroexportador. 
C) a maior parte das terras ocupadas no Brasil concentra-se nas mãos de pequeno número de proprietários, os quais vêm desenvolvendo mecanismos tecnológicos para evitar os impactos ambientais causados pelo avanço do cinturão verde, sobretudo no sul do Piauí. 
D) as atividades do agribusiness no Brasil, com destaque para a produção de soja, vêm provocando uma rápida expansão agrícola do Rio Grande do Sul até o Vale do São Francisco, sem causarem prejuízo aos seus recursos naturais. 
E) com o aumento da concentração fundiária nas últimas décadas, a expansão das terras cultivadas obteve uma grande retração agropecuária em decorrência das inovações tecnológicas, desenvolvidas no campo brasileiro, apesar dos impactos ambientais. 

8- (FUVEST-SP–2019)


Com base no gráfico referente à pauta das exportações brasileiras, é correto afirmar que, no período analisado, houve 

A) ampliação do setor secundário, especialmente de bens de capital intermediários. 
B) consolidação do Brasil como exportador de alta tecnologia, cujo percentual vem se ampliando na pauta de exportações brasileiras. 
C) fortalecimento do setor primário e declínio do setor de maior valor agregado. 
D) maior peso do setor primário, pela primeira vez na história econômica brasileira. 
E) diminuição da agroindústria nas exportações e aumento do peso dos bens manufaturados.

9-  (Unifor-CE) Fontes de energia são fundamentais para o funcionamento da sociedade. Em função de alterações climáticas, existe um debate amplo relacionado à diversificação da matriz energética e à adoção de fontes de energia renováveis. Com relação a esse tema, marque a alternativa a seguir que não é coerente com os debates atuais. 

A) Apesar de a utilização de biocombustíveis oferecer vantagens por ser uma fonte de energia renovável e emitir menos gases poluentes durante a combustão, diversos especialistas defendem que a produção em larga escala pode ter efeitos negativos sobre a produção de alimentos. 
B) Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais. 
C) As principais barreiras à opção pela produção de energia nuclear dizem respeito à segurança, à disposição dos rejeitos radioativos e à proliferação de armas nucleares, além dos custos de construção e manutenção das usinas nucleares. 
D) A ausência de tecnologia no setor é apontada como a grande barreira para a substituição de derivados do petróleo como uma das principais fontes de energia empregadas. 
E) Segurança energética significa ter energia suficiente para atender às necessidades de uma população de forma confiável e ininterrupta, a um preço razoável.

10- (UERN) A partir da década de 1960, um pequeno grupo de países asiáticos começou a chamar atenção pelo dinamismo de suas economias. Estes países passaram a ser chamados de “tigres asiáticos”. Sobre o processo de industrialização destes países asiáticos, marque a alternativa correta. 

A) Aplicação do uso das formas de energia renováveis superando o uso das energias tradicionais. 
B) Emprego de mão de obra qualificada e bem remunerada, com atuação constante nas negociações salariais dos sindicatos. 
C) Produção voltada para o mercado externo com parceria dos empresários com o Estado e os conglomerados multinacionais. 
D) Planificação da economia, com intervenção do Estado, investimento nos setores sociais como educação, moradia e saúde.

11- Em 2014, foram incluídas 4 novas cidades na RMF. Ao entrar em uma RM, a cidade passa a receber recursos adicionais e uma nova infraestrutura para recepcionar possíveis instalações industriais. Com base nos dados atuais referente à RMF assinale a alternativa que indica as 4 novas cidades que passaram a integrar essa região. 

A) Itaitinga, Pentecoste, Eusébio e Aquiraz.
B) Trairi, Paraipaba, São Luís do Curú e Paracuru.
C) Redenção, Caucaia, Maranguape e Maracanaú.
D) Pindoretama, Quixadá, Pacatuba e Chorozinho.
E) Paracuru, São Gonçalo, Redenção e Irauçuba.

12- (UCS-RS) Analise o mapa a seguir


Na década de 1960, foi criada a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), que redefiniu a Amazônia Brasileira. Além dessa redefinição territorial, ocorreu a renomeação da região (área hachurada no mapa anterior), que passou a se chamar 

A) Amazônia Internacional. 
B) Região Norte. 
C) Pacto Amazônico. 
D) Amazônia Legal. 
E) Floresta Amazônica. 

13- (FADI–2016) Esta região brasileira apresenta várias singularidades, dentre as quais destacam-se: 

I. Povoada desde o século XVI, somente a partir da segunda metade do século XIX ampliou sua população, pois passou a receber muitos imigrantes. 
II. A partir dos anos 1970, inúmeros pequenos agricultores da região migraram para outras regiões e lá implantaram novos cultivos, entre os quais a soja. 
III. Em 2012, sua participação no PIB brasileiro foi de 16,2%, a segunda do Brasil. 

Trata-se da região 

A) Centro-Oeste. 
B) Nordeste. 
C) Sul. 
D) Sudeste. 
E) Norte.

14- (UNIFESP)


A charge, publicada em 07 de julho 2006, faz alusão à 

A) ocupação, por militares dos Estados Unidos, do Iraque, acusado de manter armas nucleares. 
B) contraofensiva de Israel ao Líbano, em resposta a agressões promovidas pelo Hezbollah. 
C) presença militar do Ocidente no Oriente Médio, para garantir o acesso a recursos energéticos. 
D) rejeição às forças de paz da ONU, que não evitaram a eclosão de novos conflitos árabe-israelenses. 
E) ação militar de Israel em reação às lideranças do Hamas, que exercem o poder na Palestina.

15- (UEL-PR) Os conflitos entre árabes, judeus e palestinos têm origem milenar, como milenar é a questão da soberania sobre os escassos recursos hídricos no Oriente Médio. Com base nos conhecimentos sobre o tema “tensões, conflitos, guerras”, é correto afirmar que, na atualidade, há 

A) conflitos entre os judeus e curdos pelo controle das águas na escassa região do Sahel, dominada por vegetação de savana, que recebe uma precipitação entre 150 e 500 mm por ano. 
B) conflitos entre as nações palestina e israelense, pelo controle do aquífero localizado no Rift Valley, com altitudes elevadas e depressões ou fossas tectônicas que deram origem a extensos lagos como o Tanganica, o Vitória e o Niassa.
C) conflitos entre israelenses e palestinos pelo domínio das águas da bacia do Rio Jordão e conflitos entre turcos, sírios e iraquianos pelo controle das bacias hidrográficas dos rios Tigre e Eufrates. 
D) conflitos entre israelenses, sírios e libaneses pelo domínio dos recursos hídricos das bacias hidrográficas dos rios Níger e Congo. 
E) conflitos entre turcos, árabes e palestinos pelo controle das águas dos sistemas lacustres do Tanganica e do Baikal.


GABARITO:
1- B
2- C
3- C
4- B
5- C
6- B
7- B
8- C
9- D
10- C
11- B
12- D
13- C
14- E
15- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário