sábado, 3 de junho de 2023

SIMULADO 6 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA



1- (FGG- CH) Observe o gráfico sobre a trajetória do preço do petróleo ao longo da história (1970-2020).


Sobre a variação no preço do barril de petróleo é possível inferir que

A) alcançou seu ápice no ano de 2010 quando foram intensificadas as ações antiterrorismo e se acirraram os conflitos no Oriente Médio, principalmente no Iraque.
B) pouco variou entre os anos 80 e 90 devido a paz e a relativa estabilidade política no Oriente Médio.
C) o aumento exacerbado do preço teve início em 1973 com as tensões que aumentaram a instabilidade entre árabes e judeus.
D) manteve-se estável durante todo período em virtude dos importantes acordos realizados entre a OPEP e os países importadores.
E) a segunda crise do petróleo foi marcada pela 2ª Guerra do Golfo, conflito envolvendo Iraque e Estados Unidos, este com a intenção de derrubar o governo ditador Saddam Hussein sob a justificativa de que o país desenvolvia armas de destruição em massa que nunca foram encontradas.

2- (FUVEST 2019) – Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), anualmente, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos (30% da produção total no planeta) é perdido em dois processos: o desperdício que se relaciona ao descarte de alimentos em bom estado e a perda ao longo da cadeia produtiva. O desperdício representa 46% e é muito maior nas regiões mais ricas. As perdas relativas ao circuito de produção representam 54% do total e são maiores nos países em desenvolvimento.

https://nacoesunidas.org/fao‐30‐de‐toda‐a‐comida‐produzida‐no‐mundo‐vaiparar‐no‐lixo. Adaptado.

*pessoa que está sem alimento e/ou que ficou um dia todo sem comer várias vezes ao ano.

Com base nas informações da FAO e em seus conhecimentos, indique a afirmação correta.

A) A produção de alimentos vem decaindo mundialmente devido aos problemas na logística de produção, o que tem provocado aumento da insegurança alimentar.
B) Nos continentes mais desenvolvidos, a perda de alimentos devido ao sistema de transporte e armazenamento é a principal causa da inexistência da insegurança alimentar.
C) O fato de parte significativa da população africana estar em estado de insegurança alimentar ocorre devido ao desperdício das monoculturas de cereais.
D) O controle rigoroso do desperdício explica o baixo percentual de pessoas em situação de insegurança alimentar na América Setentrional e na Europa.
E) Os dois diferentes processos que causam a enorme perda de alimentos no mundo refletem as desigualdades econômicas e sociais existentes entre os continentes.

3- Após a Segunda Guerra Mundial houve um “surto” de empresas multinacionais no mundo, sobretudo norte-americanas, europeias e asiáticas. Tais empresas contribuíram também para o processo de globalização, interligando países e continentes através do comércio.


Assinale a alternativa que não está de acordo com o comércio global.

a) Hoje o mundo está interligado, ou seja, globalizado, diante desse fato há uma grande quantidade de relações comerciais entre os países, gerando o que chamamos de exportação (venda) e importação (compra). 
b) O incremento no comércio internacional ocorreu em razão de dois fatores: a dispersão das empresas multinacionais e evoluções nos meios de transportes (rodoviário, ferroviário, hidroviário, aeroviário e principalmente marítimo).
c) O evolução nos meios de transporte favoreceram maior mobilidade de matéria-prima e de produtos (exemplo: bens de consumo, gêneros agrícolas, recursos minerais, entre muitos outros) em toda a face da Terra. 
d) A maior parte dos produtos que chegam ao Brasil vem por meio de rodovias em caminhões que sofrem com os empecilhos da estradas esburacadas e uma grande quantidade carga tributária.
e) O fluxo de mercadorias em âmbito internacional ocorrem, majoritariamente, por meio do transporte marítimo, que movimenta cerca de 75% do volume de cargas no mundo. 

4- As afirmativas a seguir se referem aos aspectos do processo de integração nas diferentes fases de formação de um bloco econômico. Analise-as.

I - A Zona de Livre Comércio corresponde à fase em que as tarifas alfandegárias são reduzidas ou mesmo eliminadas, e as mercadorias produzidas no âmbito dos países que compõem essa Zona circulam livremente de um país para outro e para o exterior.
II - Na fase da União Aduaneira, além das mercadorias produzidas no âmbito do bloco circularem livremente de um país para outro, é estabelecida uma tarifa externa comum (TEC), para o comércio com os países que não formam o bloco. Essa fase é caracterizada, também, pela livre circulação de pessoas.
III - No Mercado Comum, além do livre comércio de mercadorias entre os países membros do bloco e da existência de uma TEC para o comércio com países de fora, ocorre a existência, no bloco, da livre circulação de pessoas, de serviços e de capitais.
IV - Na fase da União Monetária, o bloco tem características da fase de Mercado Comum, somando-se a essas uma unificação institucional do controle do fluxo monetário, e é estabelecida uma moeda única.

Assinale:

a) Se as afirmativas I e II estiverem certas.
b) Se as afirmativas II e III estiverem certas.
c) Se as afirmativas I e IV estiverem certas.
d) Se as afirmativas III e IV estiverem certas.
e) Se as afirmativas I, II e IV estiverem certas.

5- Observe o mapa.


Assinale a alternativa que associa corretamente o espaço enumerado no mapa aos Biomas correspondentes.

A) 5 – Caatinga, 6 – Pampa, 4 – Pantanal.
B) 3 – Caatinga, 5 – Pantanal, 2 – Mares e Morros.
C) 1 – Amazônia, 5 – Caatinga, 2 – Cerrado.
D) 8 – Araucária, 2 – Cerrado, 4 – Pampa.

6- (FUVEST 2019) O gráfico mostra as temperaturas médias mensais históricas de cinco cidades, todas localizadas em altitudes próximas do nível do mar: Alexandria (Egito), Barcelona (Espanha), Buenos Aires (Argentina), Santos (SP, Brasil), São Luís (MA, Brasil). 


No gráfico, essas cidades estão representadas, respectivamente, pelos símbolos: 

7- (FUVEST 2018) Às vésperas da Cúpula do G20, que teve início em 07 de julho de 2017, em Hamburgo, na Alemanha, a chanceler alemã, Angela Merkel, discursou no Parlamento e referiu_se a atores políticos importantes no cenário mundial, conforme os trechos transcritos a seguir.

"Quem pensa que os problemas deste mundo podem ser resolvidos com o isolacionismo e o protecionismo está cometendo um enorme erro. Somente juntos podemos encontrar as respostas certas às questões centrais dos nossos tempos (...) Não podemos esperar até que a última pessoa na Terra esteja convencida da evidência científica das mudanças climáticas. Em outras palavras: o acordo climático (de Paris) é irreversível e não negociável." www.jb.com.br/pais/notícias.

Analise as três afirmações seguintes, quanto aos objetivos e ao teor desses trechos do discurso.

I. Podem ser entendidos como uma crítica à saída dos EUA do acordo sobre as mudanças climáticas construído na COP21 de 2015, em Paris, à época assinado pelo ex_presidente Barack Obama. A saída foi justificada pelo atual presidente Donald Trump, afirmando que o acordo seria prejudicial à economia americana.
II. Trata_se de um elogio à recente postura de algumas autoridades do Reino Unido, o qual, em seu processo denominado Brexit, pretende proteger a economia britânica, mas sem afetar seus compromissos financeiros com o acordo de Paris de 2015 e os relacionados com as questões estratégicas coletivas da Comunidade Europeia.
III. Faz_se uma crítica direta à França, que, mesmo tendo sido a sede da COP21 de 2015, vem continuamente desobedecendo a esse acordo, pois contraria as metas firmadas de emissão de COem suas atividades industriais.

Está correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

8- A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas de morros, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução podendo provocar deslizamento de terra é: 

A) reflorestamento. 
B) desmatamento. 
C) terraceamento.
D) curva de nível. 
E) drenagem. 

9- FUVEST 2019 - Examine a imagem e o gráfico.


A sequência correta dos compartimentos geomorfológicos no traçado A – B apresentados na imagem e no perfil é:  


10- (FUVEST 2019) A Litosfera é fragmentada em placas que deslizam, convergem e se separam umas em relação às outras à medida que se movimentam sobre a Astenosfera. Essa dinâmica compõe a Tectônica de Placas, reconhecida inicialmente pelo cientista alemão Alfred Wegener, que elaborou a teoria da Deriva Continental no início do século XX, tal como demonstrado a seguir.


As bases da teoria de Wegener seguiram inúmeras evidências deixadas na superfície dos continentes ao longo do tempo geológico. Considerando as figuras e seus conhecimentos,
indique o fator básico que influenciou o raciocínio de Wegener.

A) As repartições internas atuais dos continentes no Hemisfério Norte.
B) A continuidade dos sistemas fluviais entre América e África.
C) As ligações atuais entre os continentes no Hemisfério Sul.
D) A semelhança entre os contornos da costa sul‐americana e africana.
E) A distribuição das águas constituindo um só oceano.

11- Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por

a) reduzida área de solos agricultáveis.
b) ausência de reservas de águas subterrâneas.
c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.

12- (FGG – CH) Obra da prefeitura causa polêmica no Parque dos Resedás (12 de fevereiro de 2020). 

A criação de uma travessia entre os Parques dos Resedás 1 e 2 tem sido questionada. Executada pela prefeitura, a obra objetiva oferecer maior segurança neste trecho, que até então era uma trilha de terra batida bastante utilizada pelos pais que levam seus filhos para a Escola Municipal ‘Antonio dos Santos Cabral’ e para a creche ‘Terezinha Domenicheli Rossi’. Ao todo são 800 crianças frequentando as unidades de ensino – 650 alunos na escola e mais 150 na creche, conforme dados do Departamento de Educação. A concretagem do local teve início na sexta-feira (7) e foi tema de polêmica nas redes sociais. Muitos moradores das imediações elogiaram a medida, destacando que trará mais segurança e facilitará o acesso à escola e à creche. “Aqui muitas mães usam esse caminho para facilitar e até mesmo conseguir ir trabalhar sem se atrasar para o serviço, pois dar a volta [por outro trecho] é muito longe e carregar crianças no colo não dá, já que têm mães que possuem mais de um filho”, publicou uma internauta, em um post sobre o tema. *************************************************************************************
QUESTIONAMENTOS ************************************************************************************* 
Em contato com O MUNICIPIO, um leitor relatou que a obra estaria sendo realizada em uma área de preservação e que há outros trajetos seguros que os moradores locais podem percorrer para levar seus filhos à unidade de ensino, como a avenida Santo Pelózio – asfaltada recentemente –, bem como toda a volta da área – de aproximadamente 500 metros – que também é toda asfaltada e iluminada.Segundo o leitor, ainda há uma canalização de esgoto que fica exatamente embaixo do trilho que está sendo concretado e que corta a área de preservação. “Essa canalização tem respiros que saem em bocas de concreto, exatamente no meio do trilho que estão concretando e, frequentemente, vaza esgoto em toda a área. E, pelo que se sabe, é uma obra irregular da Sabesp”, afirmou. “Além disso, ao lado do trilho existe uma nascente que é protegida pela área original, há bem menos dos 25 metros de proteção exigidos por lei”, completou o denunciante.
************************************************************************************
SEGURANÇA
************************************************************************************* 
Outro ponto indagado pelo leitor é em relação à segurança no trânsito e o risco de acidentes ocorrerem no local, assim que a obra for concluída. “Além da avenida Santo Pelózio, existe um contorno todo asfaltado que possibilita que as pessoas deem a volta na área e saiam na escola e na creche sem prejuízo algum às crianças. O trilho também é usado por motos, bicicletas e até carros, que, com a concretagem, irão poder ter a velocidade aumentada e, por certo, irão gerar acidentes”, alertou. “Não é possível abrir uma rua segura no local, por ser de preservação e por questões de engenharia. É uma barragem de um antigo açude e tem mais de cinco metros de altura em alguns pontos. Isso vai colocar em risco as crianças, que podem cair dali, além de forçá-las a passar entre cobras e outros animais que frequentemente cruzam o trilho. Não é possível impedir que carros e motos usem a passagem, o que pode provocar transtornos de toda ordem”, disse o leitor, destacando ainda que não será possível iluminar a passagem, o que poderá gerar graves problemas de segurança. De acordo com o denunciante, a descaracterização da área, facilitará ações como o descarte de lixo, incêndios e derrubada de vegetação, contribuindo para a proliferação de vetores da dengue e outras doenças, uma vez que também diminuirá o habitat de animais controladores da população de insetos e escorpiões, como sapos, rãs, gambás e outros.
*************************************************************************************
SEGUINDO A LEI
************************************************************************************* 
Diante destes questionamentos, a Prefeitura de São João da Boa Vista informou que esta obra é uma reivindicação dos moradores do bairro e está sendo executada obedecendo às normas da Lei Federal nº 12.651/2012, popularmente conhecida como Novo Código Florestal. De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, a legislação permite que em áreas de preservação permanente possam ser realizadas atividades de utilidade pública, de interesse social e de baixo impacto ambiental, dentre as quais se incluem abertura de vias para travessia de pessoas, obras de saneamento básico e iluminação. Já com relação à segurança, a prefeitura informa que não será permitida a passagem de veículos e o local será de acesso somente para os pedestres.

Fonte: http://www.omunicipio.jor.br/wordpress/2020/02/12/obra-da-prefeitura-causa-polemica-no-parque-dos-resedas/

A polêmica da construção do trilho pode ser justificada pelo não cumprimento dos pilares básicos da sustentabilidade que menciona a importância de o desenvolvimento ocorrer de forma socialmente justa, ecologicamente correta, economicamente viável e culturalmente diverso. Com base nesses pilares é correto inferir que 

A) a obra não é economicamente viável por se tratar de grande demanda de matéria-prima, tempo e capital.
B) o ecologicamente correto ficou de lado quando a obra passou a não respeitar a legislação vigente seguindo as orientações do Novo Código Florestal.
C) apesar de ser uma obra de baixo impacto ambiental, não se deve desconsiderar os problemas ambientais provocados, tampouco as necessidades básicas da população.
D) o socialmente justo não é caracterizado em nenhum momento, tendo em vista que a obra atende apenas estudantes que fazem o trajeto.
E) a obra, por ser de utilidade pública, atende o quesito socialmente justo e por isso deve ser desconsiderado o ecologicamente correto.

13- A respeito do conceito de região, avalie as proposições a seguir:

I) Uma região pode ser criada com a finalidade de realizar estudos sobre as características gerais de um território, assim como para entender determinados aspectos do espaço.
II) A região resulta de uma elaboração racional e intencional do ser humano. Tem a finalidade de facilitar a análise, a gestão e a compreensão de uma determinada área e dos elementos que a compõem.
III) Em geral, a região pode ser entendida como uma área que foi dividida obedecendo-se a um critério específico.
IV) Algumas regiões surgem de forma natural e são estabelecidas sem que seja necessária a especificação de um critério que as defina ou classifique. Elas são chamadas de regiões naturais.

Estão corretas as alternativas:

a) II e III.
b) II, III e IV.
c) I, II e III.
d) Todas as alternativas.
e) Apenas a alternativa IV.

14- (UFRGS-RS–2018) Observe o quadro a seguir.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado a seguir.

Examinando os horários de nascer e pôr do Sol em Porto Alegre, constata-se que o dia aumenta em número de minutos. Isso acontecerá até o dia ........ , quando então começará a decrescer.

A) 10 de fevereiro
B) 21 de março
C) 21 de junho
D) 23 de setembro
E) 21 de dezembro

15- Observe o extrato de mapa obtido no Google maps a seguir. Caso fosse possível um observador situado em Santos avistar um observador situado em São Paulo e vice-versa, quais seriam as direções correspondentes a estas visadas?

A) Norte e Leste
B) Noroeste e Sudoeste
C) Sudoeste e Norte
D) Noroeste e Sudeste
E) Leste e Norte

GABARITO:
1- C
2- E
3- D
4- B
5- C
6- B
7- A
8- B
9- A
10- D
11- E
12- C
13- C
14- E
15- D

Nenhum comentário:

Postar um comentário