quinta-feira, 22 de junho de 2023

SIMULADO 24 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA



1- (Feevale-RS–2016) Climograma é uma ferramenta que permite maior facilidade na compreensão do perfil climático de determinada região. A temperatura média geralmente é representada por um gráfico linear sobreposto a um gráfico de barras, que representa as precipitações (chuvas) ao longo do período estudado, geralmente um ano. Considere os climogramas de três municípios brasileiros.




A partir da observação dos climogramas de Manaus/AM, Brasília/DF e Porto Alegre/RS, pode-se afirmar que o clima predominante nos três municípios, respectivamente, é: 

A) Equatorial – tropical continental – subtropical. 
B) Tropical continental – subtropical – equatorial. 
C) Equatorial semiárido – subtropical – tropical de altitude. 
D) Tropical semiárido – equatorial – subtropical. 
E) Equatorial – tropical de altitude – tropical semiúmido.

2- (Unicamp-SP–2015) O mapa a seguir mostra, de forma esquemática, como será feita a transposição do Rio São Francisco.


Do ponto de vista ambiental, o processo de transporte e armazenamento da água leva a um aumento da sua salinidade e da salinização do solo irrigado. Observando o mapa, e considerando Petrolina e Juazeiro como a região do médio São Francisco, conclui-se que a transposição das águas será realizada no 

A) médio alto São Francisco; a salinidade da água em Cabrobó será maior do que a próxima ao Rio Apodi e a salinização do solo se deverá à evaporação da água. 
B) médio alto São Francisco; a salinidade da água próxima ao Rio Apodi será maior do que em Cabrobó e a salinização do solo se deverá à condensação da água. 
C) médio baixo São Francisco; a salinidade da água em Cabrobó será maior do que a próxima ao Rio Apodi e a salinização do solo se deverá à condensação da água. 
D) médio baixo São Francisco; a salinidade da água próxima ao Rio Apodi será maior do que em Cabrobó e a salinização do solo se deverá à evaporação da água.

3- (UFPI) O ciclo hidrológico representa o movimento da água na natureza, através das fases de precipitação, infiltração, escoamento superficial, evaporação e transpiração. Com base nesse comportamento, é verdadeiro afirmar que 

A) as relações entre precipitações (ganhos) e evaporação (perdas) são equivalentes em qualquer região da Terra. 
B) nas regiões de clima úmido e terrenos sedimentares, a infiltração tende a ser menor do que o escoamento superficial, permitindo, assim, maior acumulação superficial. 
C) a infiltração nos terrenos sedimentares tende a ser menor em relação aos terrenos cristalinos, garantindo, assim, maior evaporação e maior umidade atmosférica. 
D) as fortes perdas de água por infiltração nos domínios tropicais semiáridos são condicionantes diretos do caráter perenifólio das plantas. 
E) a água que se infiltra através do solo, formando os lençóis freáticos, pode retornar à atmosfera através da evaporação e da transpiração. 

4- (Albert Einstein–2016) “A recuperação e manutenção das áreas próximas às nascentes e rios, bem como a ocupação disciplinada da terra e medidas de controle da erosão têm efeitos positivos na proteção dos recursos hídricos, tanto no volume quanto na qualidade da água presente no manancial.” 

DIBIESO, Eduardo. A fonte do conhecimento. São Paulo: Jornal da Unesp, n. 309, abr. 2015, p. 8.


Não basta apenas chover. Ações de proteção de recursos hídricos estocados em mananciais são de grande importância. A esse respeito é correto dizer que 

A) matas ciliares que protegem nossos rios e represas estão perdendo sua eficácia na proteção, pois com as constantes secas que nos atingem, elas estão desaparecendo. 
B) a principal forma de proteção dos recursos hídricos nos rios e nos mananciais é a recuperação e a manutenção, em dimensões adequadas, de matas ciliares. 
C) em vista da gravidade das crises hídricas, nossas leis ambientais têm se tornado mais rígidas, o que já gera efeitos positivos nas áreas de mananciais urbanos. 
D) o essencial em termos de recursos hídricos é a proteção das nascentes com a manutenção de florestas. Com isso garante-se a existência adequada de um rio.

5- (UEMG) O mapa a seguir faz parte de um projeto que tem o intuito de quantificar desmatamentos de áreas com vegetação nativa em biomas brasileiros. O objetivo é regular as ações de fiscalização e combate a desmatamentos ilegais nesses biomas, cabendo ao Centro de Sensoriamento Remoto do IBAMA (CSR) a detecção dos desmatamentos.


Considerando-se as características que envolvem a utilização de recursos naturais das áreas representadas, é correto afirmar que o bioma de número 

A) 1 corresponde à Caatinga – uma formação bastante heterogênea que apresenta grande variedade de espécies. 
B) 2 corresponde à Amazônia – estende-se por toda a região Norte do Brasil e possui um caráter de baixa biodiversidade. 
C) 3 corresponde ao Cerrado – possui alta fertilidade do solo devido à sua adaptação ao clima tropical. 
D) 4 corresponde ao Pantanal – uma das principais faixas de transição do país adaptada ao clima subtropical.

6- (UPE) O desmatamento é a atividade humana, que afeta diretamente as maiores áreas na parte florestada da Amazônia brasileira. A área desmatada é maior que a França. 

Philipe Fearnside. 

Diversas mudanças ambientais, decorrentes do desmatamento referido pelo pesquisador, afetam negativamente os seres humanos na Amazônia. 

Sobre elas, analise os itens a seguir: 

I. Redução de ciclagem d’água 
II. Perda da capacidade produtiva dos ecossistemas 
III. Decréscimo no armazenamento do carbono 
IV. Alteração na formação de nuvens e na química da atmosfera 
V. Aumento do assoreamento de cursos fluviais 

Estão corretos 

A) apenas II e V. 
B) apenas I, II e III. 
C) apenas I, IV e V. 
D) apenas II, III e V. 
E) I, II, III, IV e V.

7- (UECE) Considere as afirmações, no que se refere ao contexto geoecológico da Terra: 

I. A Floresta das regiões temperadas tem um padrão fisionômico muito homogêneo: é pobre em diversidade vegetal, sendo encontrada em latitudes médias, de 35° a 45°. 
II. A Floresta das regiões tropicais é associada a climas quentes e úmidos: é rica em diversidade vegetal, sendo encontrada em latitudes baixas, de 0° a 20°. 
III. A Floresta secundária, em qualquer região da Terra, resulta de sucessão ecológica, tendo o recrescimento das plantas após a supressão total ou parcial da vegetação primária. 
IV. A Floresta Subtropical tem associações arbóreas pouco diversificadas, muito homogêneas e com grande variedade florística, sendo encontrada em altas latitudes, de 60° a 80°. 

É verdadeiro o que se afirma em 

A) II, III e IV apenas. 
B) I, II, e III apenas. 
C) I e IV apenas. 
D) I, II, III e IV.

8- (UFMT) As últimas décadas têm sido um período de reflexão em nível internacional sobre o meio ambiente. O desafio do século XXI é a sustentabilidade do planeta e, para tanto, entre outras medidas, foi firmado, em 1997, o Protocolo de Kyoto, que 

A) compromete-se em remodelar as indústrias de bens de consumo duráveis para diminuir os índices de gases que contribuem para o efeito estufa e aumento do buraco na camada de ozônio. 
B) proíbe o aumento de pavimentação e ampliação de áreas impermeabilizadas que repercutem na capacidade de infiltração das águas no solo, provocando alterações na estocagem hídrica do planeta. 
C) institui o chamado comércio de emissões, pelo qual, dentro de determinados limites, um país desenvolvido pode comprar créditos-carbono de outro que já tenha cumprido a meta de redução das emissões, com isso diminuindo sua própria cota. 
D) regulamenta a interação entre natureza e atividades humanas, exigindo a diminuição das áreas destinadas à monocultura, evitando o desmatamento. 
E) redistribui os espaços florestáveis e não-florestáveis, visando à recuperação ecológica pelo plantio de espécies arbóreas de crescimento rápido que permitem a silvicultura extensiva, ou seja, com fins industriais.

9- (PUC Rio)


A charge apresentada anteriormente 

I. caracteriza os problemas de ordem étnico-territorial na Europa dos Bálcãs, que refletem as seculares disputas numa região dominada pelos sérvios no último século. 
II. representa o conflito entre as identidades nacionais na Europa, reforçado pelo desmonte dos Estados socialistas no Leste Europeu na última década do século XX. 
III. exemplifica a causa típica dos conflitos que assolaram os Bálcãs, principalmente após a Guerra Fria, quando os sérvios espalhados por outros territórios da antiga Iugoslávia lutavam pela manutenção da sua hegemonia na região. 

Das afirmações anteriores, está(ão) correta(s) 

A) apenas a I. 
B) apenas a II. 
C) apenas a III. 
D) apenas a I e a II. 
E) todas.

10- (FUVEST-SP–2015) O grupo Boko Haram, autor do sequestro, em abril de 2014, de mais de duzentas estudantes, que, posteriormente, segundo os líderes do grupo, seriam vendidas, nasceu de uma seita que atraiu seguidores com um discurso crítico em relação ao regime local. Pregando um islã radical e rigoroso, Mohammed Yusuf, um dos fundadores, acusava os valores ocidentais, instaurados pelos colonizadores britânicos, de serem a fonte de todos os males sofridos pelo país. Boko Haram significa “a educação ocidental é pecaminosa” em haussa, uma das línguas faladas no país. 

Disponível em: <www.cartacapital.com.br>. Acesso em: 13 maio 2014 (Adaptação). 

O texto se refere 

A) a uma dissidência da Al-Qaeda no Iraque, que passou a atuar no país após a morte de Sadam Hussein. 
B) a um grupo terrorista atuante nos Emirados Árabes, país economicamente mais dinâmico da região. 
C) a uma seita religiosa sunita que atua no sul da Líbia, em franca oposição aos xiitas. 
D) a um grupo muçulmano extremista, atuante no norte da Nigéria, região em que a maior parte da população vive na pobreza. 
E) ao principal grupo religioso da Etiópia, ligado ao regime político dos tuaregues, que atua em toda a região do Saara.

11- (PUC RS) Com relação à América Latina, não é correto afirmar que 

A) a estrutura agrária é caracterizada pelo predomínio da grande propriedade, embora já tenham sido feitas reformas agrárias em alguns países. 
B) o crescimento industrial tem ocorrido às custas de capital e tecnologia estrangeira. 
C) entre os principais produtos exportados no fim do século passado, encontram-se muitos dos que formavam a lista de exportações na fase pré-industrial. 
D) a importação de produtos manufaturados e de tecnologia de ponta continua a ocorrer mesmo em países que já possuem um diversificado parque industrial. 
E) a instalação de sistemas abertos à concorrência internacional, a opção pelas importações e incentivos às privatizações têm diminuído as desigualdades sociais existentes. 

12- (ESPM-SP–2016) Leia o texto: Autoridades afegãs anunciaram a morte do mulá Mohammed Omar, líder do Talibã e aliado de Osama Bin Laden. A morte de Omar teria ocorrido em um hospital de Karachi, no Paquistão, em 2013. O Departamento de Estado Americano oferecia uma recompensa de US$ 10 milhões por informações que levassem à sua captura. 

Disponível em: <www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07>

O Talibã, grupo que era liderado pelo mulá Omar, é: 

A) um movimento fundamentalista islâmico xiita nascido no Irã; 
B) um movimento islâmico xiita e atua no Iraque; 
C) um movimento fundamentalista islâmico sunita que opera no Afeganistão e Paquistão; 
D) um movimento nacionalista curdo que enfrenta as forças do Estado Islâmico; 
E) um movimento fundamentalista islâmico que nasceu após a invasão norte-americana no Afeganistão, em 2001.

13- (FGV-SP) Considere o mapa apresentado a seguir:


A partir das informações apresentadas e de seus conhecimentos sobre os conflitos entre palestinos e israelenses, pode-se afirmar que 

A) a proposta de criação de um Estado palestino independente na Cisjordânia deverá implicar uma redistribuição territorial entre o espaço ocupado pelas colônias israelenses e os campos de refugiados palestinos. 
B) não se justifica a criação de um Estado palestino na Cisjordânia, pois a sua integridade territorial seria constantemente questionada em função da existência de colônias israelenses que gozam de autonomia política. 
C) a permanência dos campos de refugiados palestinos na Cisjordânia é um reflexo da pouca solidariedade dos países vizinhos que, embora reconhecendo a soberania israelense sobre a região, não ofereceram abrigo aos palestinos. 
D) é viável a criação de um Estado palestino independente, formado por vários núcleos representados pelos atuais campos de refugiados, com autonomia política e administrativa, sem interferir na existência das colônias israelenses. E) a reivindicação palestina pelo reconhecimento da cidade de Jerusalém como capital de um Estado independente, englobando a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, sustenta-se na tradição de autonomia política e territorial dessa cidade.

14- (UFG-GO) A Coreia do Norte tem gerado tensões geopolíticas em decorrência de sua capacidade nuclear, do seu isolamento político e das disputas territoriais com sua vizinha Coreia do Sul. Atualmente separadas por uma faixa desmilitarizada, a divisão que criou as duas Coreias se originou 

A) no final da Primeira Guerra Mundial, com o controle da Península Coreana pelo Japão. 
B) logo em seguida ao fim da revolução comunista na China, com a expansão de seus domínios territoriais até a Península Coreana. 
C) após a Segunda Guerra Mundial, em um conflito regional que envolveu Estados Unidos da América, União Soviética e China. 
D) no decorrer da Guerra Fria, com os Estados Unidos da América procurando ampliar sua influência no continente asiático. 
E) no final dos anos 1980, com o enfraquecimento da União Soviética e a retirada de suas tropas do território coreano.

15-  (UFU-MG)


Sobre a questão do lixo urbano, a análise da charge indica que, no Brasil, 

A) o crescimento econômico vivenciado nos últimos anos tem repercutido na inclusão de mais pessoas na classe média, o que incrementa a produção de mais lixo. 
B) o modelo de consumo adotado vem provocando o aumento contínuo e exagerado na quantidade de lixo produzido. 
C) a reciclagem tem sido uma alternativa sustentável e valorizada para diminuir a quantidade de lixo produzido. 
D) o lixo urbano, em sua maioria, está sendo reaproveitado ou vendido para empresas de reciclagem.

GABARITO:
1- A
2- D
3- E
4- B
5- A
6- E
7- B
8- C
9- E
10- D
11- E
12- C
13- A
14- C
15- B

Nenhum comentário:

Postar um comentário