terça-feira, 27 de junho de 2023

SIMULADO 29 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- (UFRGS-RS) O corte topográfico a seguir esquematiza o perfil do relevo da região Nordeste do Brasil entre o Planalto da Borborema e a Bacia do Parnaíba.
 

As áreas identificadas pelos algarismos I e II correspondem, respectivamente, 

A) à Depressão Sertaneja e às falésias cristalinas. 
B) à Depressão Sertaneja e aos tabuleiros litorâneos. 
C) à Depressão Nordestina e aos tabuleiros litorâneos. 
D) à Depressão Sertaneja e aos inselbergs. 
E) à Depressão Nordestina e às falésias sedimentares.

2- (Unimontes-MG) Sobre os tipos de solos e suas características, assinale a alternativa incorreta. 

A) Os solos aluviais formam-se por acúmulo de sedimentos e partículas, transportados a grandes distâncias pela força das águas e dos ventos. 
B) O solo muito arenoso apresenta alto teor de matéria orgânica e grande capacidade de retenção de água, sendo, assim, muito fértil. 
C) Os solos mais escuros são os de mais alto valor para a agricultura, pois apresentam grande quantidade de matéria orgânica. 
D) O processo de formação do solo, a partir de uma rocha matriz, é um processo lento e depende da ação de elementos naturais como o clima.

3- (UFRGS–RS) Analise os climogramas a seguir, no Hemisfério Sul.



Comparando esses climogramas, é possível afirmar que 

A) o 1 apresenta as variações mais significativas de pluviosidade e temperatura, indicando um clima Equatorial úmido. 
B) o 2 apresenta uma relação direta entre pluviosidade e temperatura, indicando um clima com verões quentes e úmidos. 
C) o 3 apresenta uma relação inversa entre pluviosidade e temperatura, indicando um clima com invernos úmidos. 
D) o 1 e o 2 apresentam condições de considerável pluviosidade nos meses de temperaturas mais altas. 
E) o 2 e o 3 indicam variações significativas de pluviosidade e temperatura, com estações definidas para ambos.

4- (UENP-PR) O Brasil apresenta predomínio de climas quentes devido à sua localização no planeta, com grande porção de terras na zona intertropical. A diversidade climática do país é explicada por vários fatores, destacando-se a latitude e a atuação das massas de ar


Com base no enunciado da questão e na figura anterior, assinale a alternativa correta. 

A) A massa Equatorial continental (mEc) atua em toda a região Norte do Brasil, sendo responsável pelas altas temperaturas e pela elevada pluviosidade dessa região. 
B) A massa Equatorial atlântica (mEa) atua nas porções setentrionais do Brasil (regiões Norte e Nordeste) somente na estação do inverno do Hemisfério Sul. 
C) A massa Tropical atlântica (mTa) atua no litoral brasileiro durante a estação do inverno, sendo responsável pela umidade elevada existente na área da Mata Atlântica brasileira. 
D) A massa Polar atlântica (mPa) é responsável pelo fenômeno da friagem que ocorre eventualmente na região amazônica e pelas chuvas frontais que ocorrem durante o ano inteiro em todo território brasileiro. 
E) A massa Tropical continental (mTc) é responsável pelas geadas ocasionais e pelas secas sazonais que ocorrem na região do Pantanal Mato-Grossense.

5- (UFRGS-RS) O mapa a seguir apresenta algumas das bacias hidrográficas brasileiras.


Em relação a essas bacias hidrográficas, são feitas as seguintes afirmações: 

I. A bacia identificada pelo número 1 é drenada pelos rios Tocantins e Araguaia. No baixo curso do Tocantins, está localizada a usina hidrelétrica de Tucuruí, que fornece energia elétrica para o complexo mineral de Carajás e para importante indústria de alumínio da região. 
II. A bacia identificada pelo número 2 corresponde à do Rio São Francisco. O polêmico projeto de transposição de suas águas pretende ampliar as áreas de irrigação nos estados do Maranhão e do Piauí e, assim, evitar o êxodo rural e melhorar os índices socioeconômicos desses estados. 
III. Um dos principais problemas ambientais da bacia identificada pelo número 3 foi ocasionado pela expansão das áreas de criação de gado e das lavouras de soja. A partir da década de 1970, houve aumento do desmatamento e da erosão, provocando o assoreamento de vários rios da região, dificultando a agricultura e o transporte fluvial. 
IV. A bacia identificada pelo número 4 corresponde à do Paraíba do Sul, onde a irrigação é responsável por grande parte da demanda de água, sobretudo nos arrozais e canaviais dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. 

Quais estão corretas? 

A) Apenas I e II. 
B) Apenas I e III. 
C) Apenas II e III. 
D) Apenas II e IV. 
E) Apenas III e IV. 

6- (FFFCMPA-RS) Os rios são as principais vias pelas quais escoam os produtos particulados e dissolvidos, resultantes dos processos naturais e antrópicos que ocorrem na superfície dos continentes. Quanto ao escoamento, os rios classificam-se em três tipos básicos. Os rios arreicos são aqueles que as suas águas 

A) escoam para os mares e oceanos, saem do continente. 
B) escoam para rios maiores, lagos ou mares fechados devido à força da gravidade ou à declividade do terreno. 
C) têm regimes pluviais e mistos, acham-se confinadas e, quando sob pressão, podem jorrar à superfície do solo sem bombeamento. 
D) desaparecem por infiltração ou evaporação, o curso- -d’água se encerra na própria região. 
E) permanecem numa área cratonizada em oposição a uma bacia original.

7- (ESPM-SP) Em 2011 completam-se vinte anos dos lamentáveis episódios da violenta Guerra dos Bálcãs, que levou à dissolução da Iugoslávia. Com o auxílio do mapa a seguir, indique a assertiva correta.


A) a próspera Eslovênia foi a primeira das repúblicas a se separar da Iugoslávia e teve o imediato reconhecimento da União Europeia, bloco no qual ingressou posteriormente. 
B) Bósnia foi palco da mais sangrenta das guerras e envolveu bósnios muçulmanos, croatas ortodoxos e sérvios católicos. 
C) a Croácia sempre alimentou forte rivalidade com os sérvios desde a Segunda Guerra Mundial, quando os croatas apoiaram a invasão nazista e puseram-se contra Tito. 
D) Sérvia, apesar de não ter o controle político da ex Iugoslávia, era a província mais rica, situação alcançada graças à condução do sérvio Joseph Broz Tito que canalizava os recursos para a república. 
E) em Kosovo, a maioria cristã sempre alimentou o desejo separatista de juntar-se à Albânia, uma vez que os kosovares igualmente são, majoritariamente, albaneses.

8- (FUVEST-SP) Observe o mapa da distribuição dos drones (veículos aéreos não tripulados) dos EUA na África e no Oriente Médio. 


Em suas declarações, o governo dos EUA justifica o uso dos drones, principalmente, como 

A) proteção militar a países com importantes laços econômicos com os EUA, principalmente na área de minerais raros. 
B) necessidade de proteção às embaixadas e outras legações diplomáticas dos EUA em países com trajetória comunista. 
C) meio de transporte para o envio de equipamentos militares ao Irã, com a finalidade de desmonte das atividades nucleares. 
D) um dos pilares da sua estratégia de combate ao terrorismo, principalmente em regiões com importante atuação tribal / terrorista. 
E) reforço para a megaoperação de espionagem, executada em 2013, que culminou com o asilo de Snowden na Rússia. 

9- (UFF-RJ) Recentemente, houve enfrentamentos diplomáticos entre Brasil e Bolívia, exigindo esforços de alinhamento entre os governos de Evo Morales e de Lula da Silva. Considerando o fator principal que levou a esses enfrentamentos, assinale o título que melhor identifica o tema em foco. 

A) Pressão internacional e terrorismo urbano. 
B) Movimentos sociais e política no campo. 
C) Os recursos naturais como armas políticas. 
D) Geopolítica das minorias étnicas nacionais. 
E) Crise financeira global: o Mercosul em risco. 

10- (UNEB-BA) A partir da análise do mapa e dos conhecimentos sobre a Questão da Palestina, pode-se afirmar:


A) Os atuais conflitos que eclodem na região se relacionam ao fato de Israel ter construído um muro na Cisjordânia, impedindo ataques terroristas a Israel. 
B) A Faixa de Gaza, onde vive a população de refugiados palestinos, fazia parte do Egito antes de Israel declarar sua independência. 
C) O Estado de Israel tem sua origem no movimento sionista, cujo objetivo é estabelecer um “lar nacional” para o povo judeu. 
D) A ação do Hamas contra o povo judeu vincula-se ao fato de Israel ter anexado definitivamente o Sinai ao seu território durante a Guerra dos Seis Dias. 
E) O descumprimento do governo Sírio em romper com o Hamas e o Hezbollah levou Israel a um novo bloqueio de suprimentos e de combustíveis nas Colinas de Golã, território devolvido à Síria após a Guerra do Yom Kippur.

11- (UEL-PR) Analise a imagem a seguir:


Depois de 38 anos, em agosto de 2005, chegou ao fim a ocupação israelense na Faixa de Gaza. Com base no mapa e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir:

I. A retirada da população judia dos assentamentos da Faixa de Gaza está relacionada ao Plano de Paz, elaborado com o objetivo de mitigar os ataques terroristas a Israel. 
II. Apesar da forte oposição de grupos radicais religiosos à retirada da população israelense da Faixa de Gaza, a maioria da população daquele país foi a favor do ato. 
III. Compõe um dos focos das estratégias do Plano de Paz a retirada da população judia da cidade de Jerusalém. 
IV. Ao longo do tempo, a permanência da minoria judaica na Faixa de Gaza tornou-se problemática em decorrência da presença de mais de um milhão de palestinos na região. 

Estão corretas apenas as afirmativas 

A) I e II. 
B) II e III. 
C) III e IV 
D) I, II e IV. 
E) I, III e IV

12- (FUVEST-SP)


O mapa anterior retrata a distribuição espacial, no planeta, de núcleos urbanos com mais de 10 milhões de habitantes, as megacidades. Sobre as megacidades e os processos que as geraram, é correto afirmar que 

A) a maior do mundo, Tóquio, teve vertiginoso crescimento após a Segunda Guerra Mundial, em razão do expressivo desenvolvimento econômico do Japão nesse período. 
B) as latino-americanas cresceram em razão das riquezas geradas por atividades primárias e do dinamismo econômico decorrente de suas funções portuárias. 
C) a maior parte delas localiza-se em países de elevado PIB per capita, tendo sua origem ligada a índices expressivos de crescimento vegetativo e êxodo rural. 
D) as localizadas em países de economia menos dinâmica cresceram lentamente devido à expansão do setor primário. 
E) as localizadas no Oriente Médio são expressivas em número, em razão do desenvolvimento econômico gerado pelo petróleo.

13- (PUC-SP) Leia com atenção: 

As cidades constituem-se no palco das contradições econômicas, sociais e políticas e o sistema viário é um espaço em permanente disputa entre diferentes atores, que se apresentam como pedestres, ciclistas, condutores e usuários de automóveis, caminhões, ônibus e motos. 

BRASIL Acessível. Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana. Ministério das Cidades, 2006. p. 2. 

A referência aqui são as grandes cidades brasileiras. Sobre a questão da acessibilidade nessas áreas pode-se observar que 

A) nas “disputas” por mobilidade urbana , a automobilização crescente gera problemas para o pedestre que também é usuário dos transportes coletivos. 
B) as preocupações constantes com a mobilidade e a segurança dos pedestres se estendem cada vez mais aos portadores de necessidades especiais. 
C) a multiplicação do hábito do uso da bicicleta resultou da construção de muitas ciclovias nas cidades, roubando, se necessário, espaço dos automóveis. 
D) ônibus e caminhões, ao multiplicarem-se no sistema viário das grandes cidades, são como vilões que provocam trânsito e atrapalham os pedestres. 
E) a multiplicação de motos nas cidades brasileiras é responsável pelos congestionamentos e por dificuldades na circulação de pessoas e mercadorias.

14- (Unimontes-MG–2015) Observe a figura.


Considerando a costa brasileira, é possível inferir que Potiguar, Sergipe e Campos são 

A) áreas de exploração de magnésio, amplamente usado na indústria alimentícia e farmacológica. 
B) bacias sedimentares que tiveram importante exploração de ouro e diamante durante o Brasil Colônia. 
C) bacias sedimentares importantes devido à exploração de petróleo na plataforma continental brasileira. 
D) áreas de exploração de carvão mineral para atender à demanda da indústria siderúrgica brasileira.

15- (UFU-MG–2016) Corredor de Exportação bate recorde de movimentação mensal em Paranaguá Acompanhando o recorde brasileiro nas exportações de soja, o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá também fechou o mês de junho de 2015 com movimentação histórica de graneis. Balanço divulgado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) aponta que o fluxo total de grãos no mês totalizou 1,92 milhões de toneladas. A marca é 5,9% superior ao desempenho anterior, de 1,81 milhões de toneladas escoadas em maio de 2011.

Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/logistica/corredor-de-exportacao-bate recorde-de-movimentacao-mensal-em-paranagua cal9zmjc1psknnr4uuanuohih>. Acesso em: 14 jan. 2016

Os portos são uma parte integrante desse complexo, definido como um 

A) aparato de incentivos fiscais voltados à ampliação da produção destinada ao abastecimento do mercado internacional. 
B) conjunto de infraestruturas criadas pelo agronegócio com a finalidade facilitar o escoamento de gêneros agrícolas para outros países. 
C) sistema integrado de transporte e armazenagem destinado, principalmente, ao escoamento de produtos para o mercado externo. 
D) programa de estímulo à produção de produtos primários locais de alto valor agregado, voltado para exportação.

GABARITO:
1- B
2- B
3- E
4- A
5- B
6- D
7- A
8- D
9- C
10- C
11- D
12- A
13- A
14- C
15- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário