sábado, 22 de julho de 2023

SIMULADO 53 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- (MACK-SP) Ao contrário da União Europeia, o Mercosul não pode ser considerado um verdadeiro mercado comum, pois:

a) após várias tentativas frustradas, desistiu de unificar as moedas.
b) não pratica a livre circulação de serviços, capitais e pessoas.
c) é integrado por países que apresentam notável similaridade econômica, histórica e cultural.
d) não exige dos países-membros compromissos com a manutenção do regime democrático.
e) está vinculado à União Europeia, para fazer frente à ALCA, que o impede de ser um bloco econômico autônomo

2- (Unicastelo-SP) O aço é uma liga de ferro e carbono cujos respectivos insumos são o minério de ferro e os carvões mineral ou vegetal. Além de fonte combustível, o carvão é necessário para a fusão do minério de ferro na produção do ferro-gusa. Para cada tonelada de ferro-gusa, são necessários, em média, 27 metros cúbicos de carvão vegetal. Anualmente, para a produção do ferro-gusa, são necessários 18 milhões de metros cúbicos de carvão vegetal ao ano. Levando-se em consideração que em 2007 o órgão do meio ambiente paraense licenciou somente três milhões de metros cúbicos para todas as madeireiras do Pará, conclui-se que no mínimo 2/3 do carvão empregado são clandestinos, incentivando o desmate ilegal de cerca de 200 mil hectares de floresta por ano. 

Disponível em: <www.usp.br> (Adaptação). 

O conteúdo do texto evidencia que 

A) a degradação ambiental por atividades econômicas pode ocorrer de forma indireta, caso da produção de um insumo siderúrgico como o carvão vegetal. 
B) a falta de áreas próprias para a produção de carvão vegetal ameaça, no futuro, a produção de aço no Brasil, por falta de combustível. 
C) o Brasil poderia ser autossuficiente em energia, porém, restrições ambientais, como a que impede o uso do carvão de origem vegetal, são obstáculos a isso. 
D) o uso do carvão vegetal é prejudicial ao meio ambiente, pois ele é mais poluente que o carvão mineral, embora sua produção e seu transporte sejam muito mais vantajosos. 
E) a importação ilegal de carvão vegetal de baixa qualidade é uma das razões do aumento da poluição no Brasil, já que esse produto, clandestino, não é fiscalizado.

3- (Unicamp-SP–2016)


Sobre o papel da cabotagem no processo de formação do território brasileiro, é correto afirmar: 

A) A cabotagem viabilizou o comércio marítimo entre os principais portos do território no período colonial. Todavia, esse sistema de transporte veio a encerrar suas atividades no final do século XIX, quando o transporte ferroviário passou a responder por todas as trocas interprovinciais. 
B) A cabotagem consistiu num primitivo sistema de transportes do início da colonização, articulando os portos das principais cidades. Trata-se de um elemento primordial para a formação do território brasileiro, pois permitiu sua precoce unificação e completa articulação inter-regional. 
C) A cabotagem teve importante papel no longo processo de formação do território brasileiro, transportando pessoas, mercadorias e informações entre os principais portos desde o período colonial. No século XX, perdeu importância para o sistema de transporte rodoviário. 
D) A cabotagem foi implantada no Brasil no final do século XIX, fazendo uso de modernos navios a vapor para articular o comércio interprovincial. Atualmente, concorre com os sistemas ferroviário e rodoviário para transportar cargas, particularmente aquelas conteinerizadas.

4- (UEG-GO) A divisão do trabalho entre indivíduos e grupos é universal e baseia-se em critérios como sexo, idade e educação, dentre outros. A PEA (População Economicamente Ativa) apresenta uma distorção entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos, em função da predominância dos diferentes setores da economia e da divisão social do trabalho. Com base nessa proposição, é correto afirmar: 

A) as pessoas ocupadas (PEA) são aquelas ligadas ao trabalho formal com registro de carteira de trabalho, além dos profissionais liberais, com recolhimento de impostos e prestação de serviços em geral. 
B) a partir da década de 1970, a maioria dos trabalhadores da área industrial brasileira atua nas indústrias de ponta, mais avançadas tecnologicamente, com elevados índices de robotização e informação. 
C) atualmente, exige-se tanto do homem quanto da mulher habilidade manual e força muscular, incluindo-se também o trabalho da criança quando as atividades da empresa necessitam de menor esforço em suas operações. 
D) o desenvolvimento tecnológico, com a utilização de máquinas cada vez mais complexas, leva à exigência de qualificação e especialização da mão de obra; a divisão do trabalho, na sociedade industrial, repousa cada vez mais em habilidades especiais.

5- (PUC-SP) Quatro grandes desafios da “regionalização” [Mercosul, p. ex.]: 1. Limitar a erosão a que está sendo submetido o Estado, mediante a recuperação da capacidade de regulação; 2. Recuperar o papel da acumulação capitalista nacional (privada e estatal), em relação à acumulação mundializada (corporações transnacionais) [...] para o desenvolvimento nacional; 3. Fortalecer o papel do setor privado nacional, com o propósito de que este se converta no ator modernizador, dinâmico e transformador [...]; 4. Reverter as condições estruturais de subdesenvolvimento e enfrentar as tendências objetivas negativas da Globalização. 

BERNAL-MEZA, Raúl. America del Sur en el sistema mundial hacia el siglo XXI [América do Sul no sistema mundial, no século XXI]. In: LIMA, Marcos Costa (Org.). O lugar da América do Sul na nova ordem mundial. São Paulo: Cortez, 2001. p. 35. [Fragmento] 

Tendo como referência o texto e a relação do processo de integração regional com o processo de Globalização pode ser dito que 

A) não existe incompatibilidade entre os dois processos, e que, embora haja por vezes alguma contradição, os dois processos são, na essência, complementares. 
B) o caminho para a superação do subdesenvolvimento é o da associação de capitais nacionais, com capitais de escala global, no âmbito dos mercados regionais integrados. 
C) a Globalização enfraquece os Estados nacionais e submete os capitais nacionais a regimes competitivos difíceis, o que pode ser combatido com mercados regionais regulamentados. 
D) a regulamentação imposta pela Globalização tem sido positiva para os Estados Nacionais, pois estes estavam se enfraquecendo como gestores econômicos e como referências políticas. 
E) a regionalização é uma ação antiglobalização, que termina sendo uma ação antiacumulação do capital, a favor da presença dominante do Estado no processo produtivo.

6- (FGV-SP) Na Rússia, a mortalidade era de 16% em 2005 contra 8% nos Estados Unidos, e a natalidade, de 10% na mesma data contra 14% nos Estados Unidos. A esperança de vida é de 58 anos para os homens (era 63,8 anos nos anos de 1960) e de 72 anos para as mulheres. O deficit de população ativa é estimado em 18 milhões de pessoas e, apesar do clima de xenofobia existente, o país deverá apelar para a imigração para complementar a população ativa de que necessita. WENDEN, C. W. Atlas mondial des migrations (Adaptação).

A leitura do texto e os conhecimentos sobre a realidade socioeconômica russa, na atualidade, permitem afirmar que o país

A) está em fase de transição tanto econômica quanto demográfica.
B) enfrenta uma situação social e demográfica alarmante.
C) deve aumentar o ritmo de crescimento demográfico quando concluir a transição política.
D) passa por um período de instabilidade demográfica semelhante ao que ocorre na Europa.
E) tem adotado uma política de controle demográfico para manter a estabilidade econômica.

7- (FUVEST-SP) O Indicador de Desenvolvimento Humano (IDH) vem substituindo o Produto Interno Bruto por habitante (PIB/hab.) como parâmetro mais adequado para avaliar o nível médio de prosperidade e bem-estar da população de um país. O IDH leva em conta o PIB/hab., corrigido pela diferença do poder de compra em cada país, e os respectivos níveis médios de instrução e saúde. A tabela mostra, para alguns países da Opep, sua posição na classificação, feita em ordem decrescente, de cada um desses indicadores.


Analisando-a e usando conhecimentos gerais sobre a geografia desses países, é possível afirmar que as diferenças sistemáticas entre as duas classificações têm como origem comum 

A) o fracasso da Opep em conseguir um preço justo para o petróleo bruto no mercado internacional. 
B) uma elevada densidade demográfica, que dificulta um atendimento satisfatório aos problemas de saúde e instrução. 
C) a submissão ao poder dos grupos transnacionais que controlam a comercialização do petróleo. 
D) uma estrutura socioeconômica arcaica que, privilegiando a concentração de renda, agrava as desigualdades sociais. 
E) a ocorrência de grandes extensões desérticas, impróprias para a agricultura e pecuária.

8- (Unifor-CE) Observe o mapa a seguir:


A leitura do mapa e os conhecimentos sobre a urbanização mundial permitem afirmar que 

A) além de apresentarem grande número de habitantes, as megacidades ainda exercem funções de cidades globais. 
B) a elevação da cidade à categoria de megacidade depende muito mais da infraestrutura urbana do que do número de habitantes. 
C) uma das características básicas das megacidades é a localização junto ao litoral, pois a função portuária é decisiva para o crescimento urbano. 
D) como o processo de industrialização ocorre simultaneamente ao de urbanização, atualmente todas as megacidades são fortemente industrializadas. 
E) há uma forte tendência de cada vez mais as megacidades se concentrarem nos países do sul que ainda não completaram a transição demográfica.

9- (UERJ–2015) Observe nas imagens a área urbanizada em quatro metrópoles nos anos de 1990 e de 2000.


No período 1990-2000, o processo de periferização ocorreu de forma mais intensa na área metropolitana de 

A) Varsóvia. 
B) Chengdu. 
C) Bangalore. 
D) Sacramento.

10- (Unesp) 

Catalunha de mãos dadas 
Imagine uma corrente humana formada por pessoas que dão as mãos em uma extensão de 400 quilômetros. Cidadãos da Catalunha não só imaginaram como a colocaram em prática nesta quarta-feira [11.09.2013], em que se celebra a Diada, uma espécie de dia do orgulho catalão, por ser a data que relembra a batalha, no século 18, de Barcelona com tropas da monarquia espanhola. O 11 de setembro catalão é celebrado anualmente com atos oficiais e passeatas, mas tem sido nos últimos anos o ponto nevrálgico do pleito dessa região. 

Disponível em:  <http://luisabelchior.blogfolha.uol.com.br> (Adaptação). 

Sobre a Catalunha, é correto afirmar que se trata de 

A) uma região autônoma e que reivindica sua integração ao território nacional espanhol, acompanhada de plena participação na vida política e econômica da Espanha. 
B) uma região com identidade cultural própria e que reivindica total autonomia política e administrativa em relação à Espanha. 
C) uma região pobre, com identidade cultural espanhola, mas que exige sua autonomia administrativa como forma de se proteger da atual crise econômica que assola a Espanha. 
D) uma ex-colônia espanhola, que reivindica sua autonomia administrativa, mas com direitos de influenciar na vida política e econômica da Espanha. 
E) um país autônomo, com território e governo nacionais próprios e que almeja integrar-se à Espanha para poder participar definitivamente da União Europeia.

11- (Mackenzie-SP) Em 2003, o governo russo convocou um plebiscito para definir o futuro político da Chechênia. A maioria dos votantes apoiou a permanência da Chechênia no interior da Federação Russa. Esse resultado foi entendido pelo governo russo como apoio explícito dos chechenos às propostas de Moscou, que tem interesses para manter esse território sob seu controle. A respeito desses interesses, analise as afirmativas I, II, III e IV a seguir. 

I. Interesse ambiental, pelo território em que se encontra, às margens do Mar de Aral, fonte de recurso hídrico para o abastecimento de água potável à população urbana de Moscou. 
II. Interesse econômico, por ser esse território cortado por dutos, levando o petróleo extraído na Bacia do Cáspio para os portos russos do Mar Negro. 
III. Interesse geopolítico, pois uma Chechênia independente estimularia outras repúblicas autônomas da Federação Russa a tentar seguir o mesmo caminho. 
IV. Interesse cultural-religioso, pois uma Chechênia livre promoveria o recrudescimento do fundamentalismo islâmico na região, levando grupos de fanáticos a se expandirem por outras áreas autônomas da Rússia asiática. 

Estão corretas 

A) I e II, apenas. 
B) II e III, apenas. 
C) I, III e IV, apenas. 
D) III e IV, apenas. 
E) I, II, III e IV. 

12- (FGG) Com base nos conhecimentos sobre a distribuição da água doce na superfície do planeta analise as proposições.

I- A distribuição desigual dos recursos hídricos, a poluição dos grandes mananciais, a possibilidade de as populações pobres terem acesso à água são polêmicas na atualidade.
II- A América do Sul, que sozinha detém quase 1/3 da água doce do planeta, se configura como área estratégica. Mas não enfrenta problema, com a ambiguidade entre o desperdício e a escassez de abastecimento de água potável entre as camadas de suas populações.
III- Os recursos hídricos estão equitativamente bem distribuídos por todos os continentes e dentro deles a carência de acesso a esse bem renovável se dá não por escassez, mas apenas por questões políticas.
IV- Um dos principais poluidores de mananciais são resíduos sólidos, agricultura intensiva, esgoto doméstico e rejeitos industriais.

Estão corretos:

(A)  I e IV.
(B)  I e II.
(C)  II e III.
(D)  III e IV.
(E)  I e III.

13- (UFAM) Leia.

A novela da Rede Globo “Caminho das Índias”, mostrou na cena do dia 23 de maio, a seguinte situação: “Após ganhar alguns presentes e flores de Ramiro, Melissa fica muito desconfiada da atitude ‘bondosa’ e pega o carro dele para ver no GPS os lugares que o marido foi – assim, descobre que o presidente da Cadore estacionou o carro em frente ao prédio de Gaby tarde da noite”.
http://www.tudoagora.com.br/noticia/19231/Novelas-da-Globo-Caminho-das-Indias-Melissa-descobre-traicao-de-Ramiro-eagride-Gaby.html – Acesso em: 1 set. 2009

Sobre o GPS, leia as assertivas abaixo e assinale somente as que estão corretas:

I. O GPS é considerado, atualmente, a mais moderna e precisa ferramenta de determinação da posição de um ponto da superfície terrestre. É um termo em inglês que significa Global Positioning System.
II. O GPS permite apenas o monitoramento de deslocamentos realizados em pequenas distâncias de um ponto para outro, em linha reta.
III. O GPS é um instrumento de orientação utilizado apenas em automóveis importados.
IV.O GPS representa uma tecnologia desenvolvida inicialmente para fins bélicos. Foi durante a Guerra do Golfo que sua aplicação obteve sucesso.
V. GPS é um sistema que se baseia na utilização de mapas e cartas milimetricamente representadas em um gráfico de escalas pequenas.

(A)  Apenas I e III são corretas.
(B)  Apenas I e IV são corretas.
(C)  Apenas II e III são corretas.
(D)  Apenas IV e V são corretas.
(E)  Apenas II e V são corretas

14- Há também curiosidades interessantes na trajetória da cartografia ao longo dos tempos. Das curiosidades contadas abaixo você saberia identificar as verdadeiras?

 I) Dia 6 de maio é o dia do Cartógrafo, esta data foi escolhida pois o mais antigo registro cartográfico feito no Brasil é de 6 de maio de 1500. Por esta razão, a Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) instituiu neste dia o Dia do Cartógrafo. Foi nesta ocasião que o astrônomo João da frota de Pedro Álvares Cabral determinou a latitude da baía de Cabrália, hoje com o nome de Porto Seguro (BA), local de ancoragem da esquadra portuguesa no ato do descobrimento.

 II) A Ponta do Seixas, localizada na parte leste da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, é hoje, segundo o IBGE, o ponto continental mais oriental do Brasil e das Américas. E na nascente do rio Moa, no Acre, está o ponto extremo oeste do Brasil, situado na Serra da Contamana ou do Divisor, fronteira do Brasil com o Peru (07° 33' 13" de latitude sul e 73° 59' 32" de longitude oeste).

 III) Com base em dados oficiais, é correto afirmar que os pontos extremos norte e sul do Brasil, com 4.398km entre eles, são o Monte Caburaí, em Roraima (Nascente do rio Ailã), e o Arroio Chuí (aproximadamente 2,7 quilômetros antes de sua foz), no Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai, o que significa que a conhecida expressão "do Oiapoque ao Chuí", não é mais correta para se referir aos locais extremos ao norte e ao sul do Brasil, levando-se em conta o ponto de vista continental.

 IV) Como o Brasil é grande! A Área total do território brasileiro é de 8.547.403,5 km². A Região Nordeste é a maior das cinco regiões do Brasil, definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com uma área de 3.853.676,948 km², o que representa 45,25% do território nacional, sendo esta área superior à área da Índia (um dos países mais populosos do mundo) e pouco inferior à União Europeia.

 V) O termo "rosa" vem da aparência dos pontos cardeais da bússola que lembram as pétalas de uma flor. Originalmente esta invenção era usada para indicar as direções dos ventos (o que era conhecido como rosa-dos-ventos), mas os 32 pontos da bússola se originaram das direções dos oito ventos principais, dos oito ventos secundários e dos dezesseis ventos complementares. Na Idade Média, os ventos tinham nomes geralmente iguais aos dos países mediterrâneos por onde eles passavam como tramontana (N), greco (NE), levante (E), siroco (SE), ostro (S), libeccio (SW), ponente (W) e maestro (NW). Nas cartas portulanos pode-se ver as iniciais destes ventos na ponta das "pétalas" como T, G, L, S, O, L, P, e M.

Os 32 pontos são simples divisões das direções dos quatro ventos (mas os chineses dividiram a bússola em 12 direções principais baseadas nos signos do Zodíaco). Uma das primeiras coisas que os aprendizes de marinheiro ocidentais tinham de fazer era dizer todos os nomes dos pontos cardeais (nome dos pontos). Nomeá-los perfeitamente ("de cor e salteado") era um exercício conhecido na língua inglesa pela expressão "boxing the compass".

 São verdadeiras as afirmações:

A) II, III e V, apenas.
B) I, II e IV.
C) I, IV e V.
D) I e II, apenas.
E) I, II, III e V.

15- (IFBA–2018) Observe a imagem a seguir:


Disponível em: <http://planetadoalan.blogspot.com/2012/05/problema-de-fuso-horario.html>. Acesso em: 07 ago. 2017. 

A interpretação do diálogo pode ser feita com auxílio dos conhecimentos geográficos referentes ao sistema mundial de fusos horários. Sendo assim, podemos afirmar que o diálogo desenvolvido na charge: 

A) Ironiza a situação com o fato de que o sistema de fusos horários se organiza de modo que apresenta horas e datas distintas num mesmo instante em diferentes partes do planeta. 
B) Refere-se ao fato de o sistema de fusos horários atual permitir que o mundo inteiro tenha um único horário no mesmo instante. 
C) Reacende o debate sobre necessidade de mudar o sistema atual, argumentando que a existência de países diferentes que possuem o mesmo fuso horário é inviável. 
D) Nega a ideia de que os fusos horários são uma necessidade surgida a partir da Revolução Industrial, que acelerou a comunicação e os transportes em escala global. 
E) Compara os fusos horários atuais com o sistema adotado anteriormente, cujas horas eram mais adiantadas no oeste.


GABARITO:
1- B
2- A
3- C
4- D
5- C
6- B
7- D
8- E
9- B
10- B
11- B
12- A
13- B
14- E
15- A 

Nenhum comentário:

Postar um comentário