sexta-feira, 28 de julho de 2023

SIMULADO 57 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- (Mackenzie-SP–2016) Observe a tabela.


Assinale a alternativa que contenha apenas os recursos minerais que preencham corretamente a tabela. 

A) I – Nióbio II – Manganês III – Bauxita 
B) I – Manganês II – Estanho III – Cobre 
C) I – Tântalo II – Manganês III – Níquel 
D) I – Nióbio II – Tântalo III – Manganês 
E) I – Níquel II – Nióbio III – Manganês

2- (Enem–2018) Os portos sempre foram respostas ao comércio praticado em grande volume, que se dá via marítima, lacustre e fluvial, e sofreram adaptações, ou modernizações, de acordo com um conjunto de fatores que vão desde a sua localização privilegiada frente a extensas hinterlândias, passando por sua conectividade com modernas redes de transportes que garantam acessibilidade, associados, no atual momento, à tecnologia, que o transformam em pontas de lança de uma economia globalizada que comprime o tempo em nome da produtividade e da competitividade. 

ROCHA NETO, J.M.; CRAVIDÃO, F. D., Portos no contexto do meio técnico. Mercator, n. 2, maio / ago. 2014 (Adaptação). 

Uma mudança que permitiu aos portos adequarem-se às novas necessidades comerciais apontadas no texto foi a 

A) intensificação do uso de contêineres. 
B) compactação das áreas de estocagem. 
C) burocratização dos serviços de alfândega. 
D) redução da profundidade dos atracadouros. 
E) superação da especialização dos cargueiros.

3- (UFSCar-SP) O que chamo de a mais nova divisão internacional do trabalho está disposta em quatro posições diferentes na economia informacional / global: produtores de alto valor com base no trabalho informacional; produtores de grande volume baseado no trabalho de mais baixo custo; produtores de matérias-primas que se baseiam em recursos naturais; e os produtores redundantes, reduzidos ao trabalho desvalorizado [...] A questão crucial é que estas posições diferentes não coincidem com os países. São organizadas em redes e fluxos, utilizando a infraestrutura tecnológica da economia informacional [...]. 

Castells, Manuel. A sociedade em rede. 

Considerando as informações contidas no trecho e as alterações no espaço geográfico a partir da Revolução Informacional, é correto afirmar que 

A) a nova Divisão Internacional do Trabalho é uma reprodução da clássica divisão, pois há espaços geográficos de alto valor informacional (países centrais) e outros de trabalho desvalorizado (países da periferia). 
B) o desenvolvimento tecnológico na área de informação, ao reorganizar os fluxos de capital e de pessoas, criou uma rede hierarquizada e cristalizada de novos países informatizados. 
C) as “cidades globais”, Nova Iorque, Ottawa e Rio de Janeiro, são espaços geográficos exclusivos dos produtores de alto valor do trabalho informacional, representando, portanto, os ícones da nova Divisão Internacional do Trabalho. 
D) as quatro posições descritas podem ocorrer simultaneamente num mesmo país, visto que a nova divisão internacional do trabalho não ocorre entre países, mas entre agentes econômicos organizados em sistemas de redes e fluxos. 
E) estão excluídos da nova divisão internacional do trabalho os países de economia dependente, porque não são capazes de produzir tecnologia de ponta, o que os impede de participar do sistema de redes e fluxos.

4- (Enem–2017) México, Colômbia, Peru e Chile decidiram seguir um caminho mais curto para a integração regional. Os quatro países, em meados de 2012, criaram a Aliança do Pacífico e eliminaram, em 2013, as tarifas aduaneiras de 90% do total de produtos comercializados entre suas fronteiras. 

OLIVEIRA, E. Aliança do Pacífico se fortalece e Mercosul fica à sua sombra. O Globo, 24 fev. 2013 (Adaptação). 

O acordo descrito no texto teve como objetivo econômico para os países-membros 

A) promover a livre circulação de trabalhadores. 
B) fomentar a competitividade no mercado externo. 
C) restringir investimentos de empresas multinacionais. 
D) adotar medidas cambiais para subsidiar o setor agrícola. 

5- (UFPel-RS) O agronegócio, também conhecido por seu nome em inglês agrobusiness, cujas cadeias produtivas se baseiam na agricultura e na pecuária, apresenta um grande dinamismo econômico e pode fazer do Brasil um dos maiores produtores agropecuários do mundo.

Com relação ao agronegócio no Brasil, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmativas: 

( ) O café, a soja, o álcool e o açúcar, juntamente com a pecuária, podem ser considerados as estrelas do agronegócio brasileiro. Esses produtos garantem um volume elevado na pauta de exportações no país. 
( ) A expansão monocultora de árvores como o eucalipto, o pinus e a acácia também tem contribuído para a fortificação do agronegócio brasileiro, uma vez que está comprovado que essa expansão não causará consequências socioambientais. 
( ) A agropecuária brasileira “deu uma tremenda volta por cima” em 2006, uma vez que o setor começou o ano em uma situação ruim e com péssimas perspectivas, entre elas, os preços baixos no mercado internacional, o real com cotação alta, a seca rigorosa na região Sul e a febre aftosa do gado. 
( ) O agronegócio é o conjunto da cadeia produtiva ligado à agropecuária, incluindo todas as atividades de indústria e serviços de antes, durante e depois da produção. Essa cadeia movimenta a economia ao empregar trabalhadores, gerar renda e pagar impostos. 
( ) A expansão do agronegócio no Brasil não provocou mudanças no campo, mas gerou riquezas e contribuiu para a desconcentração de rendas e terras. Essa expansão diminuiu, recentemente, o êxodo rural. 

A sequência correta é apresentada na alternativa: 

A) V F V V F 
B) V V F F V 
C) F V V F V 
D) F F V F F 
E) V V V F F 

6- (Enem-2018) A agricultura ecológica e a produção orgânica de alimentos estão ganhando relevância em diferentes partes do mundo. No campo brasileiro, também acontece o mesmo. Impulsionado especialmente pela expansão da demanda de alimentos saudáveis, o setor cresce a cada ano, embora permaneça relativamente marginalizado na agenda de prioridades da política agrícola praticada no país. 

AQUINO, J. R.; GAZOLLA, M.; SCHNEIDER, S. In. SAMBUICHI, R. H. R. et al. (Org.). A política nacional de agroecologia e produção orgânica no Brasil: uma trajetória de luta pelo desenvolvimento rural sustentável. Brasília: Ipes, 2017 (Adaptação). 

Que tipo de intervenção do poder público no espaço rural é capaz de reduzir a marginalização produtiva apresentada no texto? 

A) Subsidiar os cultivos de base familiar. 
B) Favorecer as práticas de fertilização química. 
C) Restringir o emprego de maquinário moderno. 
D) Controlar a expansão de sistemas de irrigação. 
E) Regulamentar o uso de sementes selecionadas. 

7- (Enem) Os últimos séculos marcam, para a atividade agrícola, com a humanização e a mecanização do espaço geográfico, uma considerável mudança em termos de produtividade: chegou-se, recentemente, à constituição de um meio técnico-científico-informacional, característico não apenas da vida urbana, mas também do mundo rural, tanto nos países avançados como nas regiões mais desenvolvidas dos países pobres. 

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2004 (Adaptação). 

A modernização da agricultura está associada ao desenvolvimento científico e tecnológico do processo produtivo em diferentes países. Ao considerar as novas relações tecnológicas no campo, verifica-se que a 

A) introdução de tecnologia equilibrou o desenvolvimento econômico entre o campo e a cidade, refletindo diretamente na humanização do espaço geográfico nos países mais pobres. 
B) tecnificação do espaço geográfico marca o modelo produtivo dos países ricos, uma vez que pretendem transferir gradativamente as unidades industriais para o espaço rural. 
C) construção de uma infraestrutura científica e tecnológica promoveu um conjunto de relações que geraram novas interações socioespaciais entre o campo e a cidade. 
D) aquisição de máquinas e implementos industriais, incorporados ao campo, proporcionou o aumento da produtividade, libertando o campo da subordinação à cidade. 
E) incorporação de novos elementos produtivos oriundos da atividade rural resultou em uma relação com a cadeia produtiva industrial, subordinando a cidade ao campo.

8- (Unioeste-PR) Sobre o fenômeno migratório, leia as afirmativas a seguir: 

I. Os movimentos migratórios podem ser espontâneos ou forçados; um exemplo deste último tipo de migração é a dos refugiados de guerra. 
II. Pode-se chamar de refugiados ambientais os migrantes que deixam lugares por problemas ambientais que dificultam as condições de vida, como a seca, a desertificação, enchentes, etc. 
III. O fator trabalho é uma das razões centrais para os movimentos migratórios. É motivo, por exemplo, para a emigração de brasileiros para os EUA. 
IV. A Europa foi um importante foco de imigração a partir do século XV até aproximadamente a metade do século XX, recebendo imigrantes das colônias e ex-colônias, que buscavam as boas condições de vida nas cidades europeias. Atualmente, este continente transformou-se em área de emigração, com pessoas que se dirigem em busca de novas oportunidades em outros continentes, como o americano, o africano e o asiático. 
V. O Brasil, no século XIX, foi área de atração de imigrantes que buscavam novas oportunidades, sendo o maior grupo o de origem latino-americana (paraguaios, argentinos, bolivianos, etc.). 

Assinale a opção que contém as afirmações corretas. 

A) I, II e III. 
B) II, III e IV. 
C) III, IV e V. 
D) IV e V. 
E) V e I.

9- (FGV-RJ) Vivemos numa era verdadeiramente global, em que o global se manifesta horizontalmente, e não por meio de sistemas de integração verticais, como o Fundo Monetário Internacional e o sistema financeiro. Muito da literatura sobre a globalização foi incapaz de ver que o global se constitui nesses densos ambientes locais.

Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,a-globalizacao-do-protesto,758135,0.htm>.

Assinale a alternativa que contém uma proposição coerente com os argumentos apresentados no texto. 

A) As metrópoles não apenas sofrem os efeitos da globalização, mas são espaços que produzem a globalização. 
B) As forças globais, tais como o FMI e os sistemas financeiros, não afetam os ambientes locais, desde que eles sejam densos. 
C) Na escala global, os agentes operam horizontalmente, enquanto, na escala local, os agentes operam verticalmente. 
D) A noção de escala global deixou de ter importância em Geografia, já que o global só se revela por meio do local. 
E) A globalização conferiu densidade a todos os ambientes locais, na medida em que suas forças atingem todos os lugares.

10- (UFMG) Analise estes fluxogramas, em que está representado o ciclo hidrológico de uma mesma bacia hidrográfica, antes (I) e depois (II) de sua urbanização:


A partir dessa análise e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que, depois da urbanização dessa bacia hidrográfica, ocorreu 

A) alteração do volume de água armazenada em subsuperfície, o que pode dificultar sua obtenção a partir de poços. 
B) aumento considerável da vazão de córregos e rios durante o período das chuvas, o que pode contribuir para maior frequência e volume de inundações. 
C) diminuição no nível das águas dos córregos e dos rios durante os períodos de menor pluviosidade, o que pode comprometer tradicionais formas de uso da água. 
D) redução generalizada na velocidade de circulação da água em superfície, o que pode aumentar, em termos relativos, o volume de água disponível ao homem.

11- (Unifor-CE–2015) Em 18 de setembro de 2014, os escoceses foram às urnas e decidiram, em um plebiscito, pela sua permanência no Reino Unido. A realização de tal plebiscito foi definida em 2012, por meio de acordo entre o primeiro- -ministro escocês, Alex Salmond, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron. Sobre esse plebiscito e suas consequências, assinale a alternativa correta. 

A) Caso fosse aprovada a saída da Escócia do Reino Unido, não estaria assegurado o ingresso automático desse novo país independente na União Europeia. 
B) O Reino Unido continua sendo integrado apenas pela Escócia, Inglaterra e País de Gales. 
C) A rejeição pelos escoceses de sua independência em relação ao Reino Unido fez com que o movimento separatista da Catalunha (região no nordeste da Espanha) desaparecesse. 
D) A permanência da Escócia no Reino Unido foi apoiada pela quase totalidade dos votantes (93% contra 7% apoiadores da saída do Reino Unido) no plebiscito. 
E) Como consequência do resultado do plebiscito, o Parlamento Regional Escocês foi dissolvido, reforçando, assim, o poder do Parlamento em Londres sobre a vida cotidiana dos escoceses. 

12- A água constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Com relação a esse elemento, assinale a alternativa correta.

(a) A diminuição da chuva no Brasil tem sido o maior problema ligado à falta de água para abastecer as cidades.
(b) Desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição, têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.
(c) A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local.
(d) O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes.
(e) A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e pelos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.

13- Analisando a figura.


Considere as afirmativas:
I. Os pontos A e B localizam-se no hemisfério ocidental.
II. Os pontos B e C localizam-se no hemisfério boreal.
III. Os pontos A e D localizam-se no hemisfério austral.
IV. Os pontos C e D localizam-se no hemisfério oriental.

Está(ão) correta(s):

(A)  apenas I e III
(B)  apenas II e IV
(C)  apenas II e III
(D)  apenas I e IV
(E)  todas

14- Sobre um mapa, com escala 1:5.000.000, um cartógrafo demarcou uma APA (Área de Proteção Ambiental) com formato de um quadrado com 5cm de lado. A área da APA mede, no terreno:

A) 62,5km2
B) 625 km2
C) 6,25 km2
D) 6.250 km2
E) 62.500 km2

15- (CEFET-MG–2015) A questão a seguir refere-se aos limites dos fusos horários teóricos.


Um avião que parte de Brasília em direção a capital do Egito gasta, aproximadamente, 28 horas. Se um grupo de turistas embarcar às 10h15 chegará no dia seguinte à cidade de destino às 

A) 9h15. 
B) 10h15. 
C) 14h15. 
D) 18h15. 
E) 19h15.


GABARITO:
1- B
2- A
3- D
4- B
5- A
6- A
7- C
8- A
9- A
10- D
11- A
12- E
13- D
14- E
15- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário