quinta-feira, 6 de julho de 2023

SIMULADO 38 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- (FUVEST-SP–2015) As perspectivas ficaram mais pessimistas porque a seca atual do Sistema Cantareira é mais crítica que a de 1953, até então a pior da história e que servia de parâmetro para os técnicos dos governos estadual e federal. 

O ESTADO DE S. PAULO, 17 mar. 2014 (Adaptação). 

Acerca da crise hídrica apontada no texto anterior e vivida pela cidade de São Paulo e pela Região Metropolitana, é correto afirmar que a situação apresentada é de natureza, entre outras, 

A) geográfica e geopolítica, dado que a grave crise no abastecimento experimentada por essa região levou à importação de água de outros estados, assim como de países do Cone Sul. 
B) social e demográfica, já que políticas públicas de incentivo às migrações, na última década, promoveram o crescimento desordenado da população em áreas que seriam destinadas a represas e outros reservatórios de água. 
C) climática e pedológica, pois as altas temperaturas durante o ano provocaram a formação de chuva ácida e a consequente laterização dos solos. 
D) econômica e jurídica, levando-se em conta a flexibilidade da legislação vigente em relação a desmatamentos em áreas de nascente para implantação de atividades industriais e agrícolas. 
E) ecológica e política, posto que a reposição de água dos reservatórios depende de fatores naturais, assim como do planejamento governamental sobre o uso desse recurso.

2- (UCS-RS) O homem transforma a natureza e causa impactos sobre o meio ambiente por provocar alterações na cadeia alimentar, erosão do solo, poluição do ar, do solo, da água, entre outros fenômenos. Analise as proposições a seguir sobre a relação do homem com a natureza. 

I. Os impactos ambientais que ocorrem em um ecossistema natural, principalmente a devastação das florestas tropicais, resultam, entre outras causas, da extração da madeira, de projetos agropecuários, da mineração e da propagação de fogo resultante de incêndios. 
II. A principal consequência do desmatamento é a destruição da biodiversidade, seguida de genocídio e etnocídio das nações indígenas, de erosão e empobrecimento dos solos, de enchentes e assoreamento dos rios, entre outras. 
III. A padronização dos cultivos (monocultura), como os cinturões (belts) do trigo (wheat belt) ou do milho, nos Estados Unidos, em grandes extensões de terra, leva ao equilíbrio nas cadeias alimentares preexistentes, evitando a proliferação de vários insetos e favorecendo o aparecimento de predadores naturais. 

Das proposições anteriores, pode-se afirmar que 

A) apenas I está correta. 
B) apenas I e II estão corretas. 
C) apenas I e III estão corretas.
D) apenas II e III estão corretas. 
E) I, II e III estão corretas.

3- (FUVEST) Estas fotos retratam alguns dos tipos de formação vegetal nativa encontrados no território nacional.


Correlacione as formações vegetais retratadas nas fotos às áreas de ocorrência indicadas nos mapas a seguir


4- (Uni-FACEF-SP–2016) Considerado Patrimônio Natural da Humanidade, o Vale do Ribeira faz parte da maior área preservada e contínua desse bioma, ainda com pouca intervenção humana, devido à baixa densidade demográfica e ao reduzido desenvolvimento econômico. Tal bioma possui grande diversidade biológica e é um dos mais ameaçados do planeta, restando, somente, cerca de 9% de sua cobertura vegetal no Brasil. 

Disponível em: <www.legadodasaguas.com.br> (Adaptação).

O excerto refere-se ao bioma denominado 

A) Pantanal. 
B) Mata de Araucária. 
C) Cerrado. 
D) Mata dos Cocais. 
E) Mata Atlântica.

5- (UEMG) Associe as características da coluna 2 aos grandes domínios vegetacionais mostrados na coluna 1. Em seguida, marque a alternativa solicitada. 

Coluna 1 

1. Savana 
2. Floresta Temperada 
3. Tundra 
4. Floresta Tropical 
5. Estepe 

Coluna 2 

( ) Vegetação variada que surge em áreas de altas latitudes, constituída pelo predomínio de árvores coníferas e a existência de arbustos e plantas herbáceas. 
( ) Vegetação herbácea dos climas semiáridos, constituída por tufos ou colônias de plantas, afastadas umas das outras, sendo destituída de árvores. 
( ) Vegetação típica de climas úmidos e quentes; é fechada e heterogênea. Nela aparecem árvores de grande e médio porte, caracterizadas como sendo biomas ricos e estratificados. 
( ) Vegetação variada dos climas tropicais, com arbustos, plantas herbáceas, gramíneas e árvores com troncos espessos e resistentes. 
( ) Vegetação rasteira, composta por musgos e liquens, em áreas que circundam os círculos polares, pois necessitam de pouca quantidade de sol durante todo o ano. 

A alternativa que apresenta a associação correta da coluna 2, quando lida de cima para baixo, é 

A) 2, 5, 4, 1, 3. 
B) 2, 5, 3, 2, 1. 
C) 5, 4, 1, 2, 3. 
D) 1, 5, 4, 3, 2.

6- (UFPR–2017) O El Niño é um evento de teleconexão oceano-atmosfera caracterizado por anomalias positivas das águas superficiais e profundas nas porções central e leste do Oceano Pacífico equatorial. As áreas mais fortemente influenciadas são as Américas, Ásia e Oceania, regiões essas que margeiam o oceano supracitado, alterando a dinâmica tanto das correntes marítimas quanto da circulação atmosférica regional e global. Essa alteração assume dimensões continentais e planetárias à medida que provoca desarranjos de toda a ordem em vários climas da Terra. 

MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Texto, 2007. 

Sobre o El Niño e a dinâmica climática global, é correto afirmar: 

A) As anomalias que produzem o El Niño são decorrentes de atividades humanas, principalmente devido às emissões de GEE (gases de efeito estufa) provenientes da queima de combustíveis fósseis industriais e veiculares. 
B) É considerado uma variabilidade natural existente há milhares de anos, com relatos históricos de ocorrência nas civilizações pré-colombianas, e que pode ter seus efeitos intensificados devido às mudanças climáticas. 
C) Está associado ao aumento de atividade sísmica no Oceano Pacífico equatorial, que emite grande quantidade de calor no assoalho oceânico, provocando o aquecimento das águas superficiais. 
D) Tem relação direta com o aumento do fluxo de raios cósmicos durante os períodos de baixa atividade solar, permitindo maior entrada desse tipo de radiação em nosso sistema e alterando a dinâmica atmosférica. 
E) É o responsável pela existência do clima semiárido no Sertão nordestino, principalmente devido ao ramo divergente da célula de Walker que ocorre sobre a região.

7- (FGV–2016) Em um debate sobre a expansão do agronegócio na Região Centro-Oeste, um agricultor afirmou: — Eu não compro terra; eu compro clima! Considerando-se a frase em destaque, é correto afirmar que o agricultor 

A) depende de condições estáveis, como a qualidade dos solos, mas não tem como interferir nas condições ambientais constantes, como a chuva e a temperatura. 
B) pode atuar sobre os fatores que definem as condições climáticas, como, por exemplo, alterar os efeitos da latitude, mas não tem como modificar as propriedades dos solos. 
C) pode modificar as propriedades do solo mediante o emprego de insumos químicos, mas é dependente das condições climáticas, como, por exemplo, do regime de chuvas. 
D) não tem como mudar a influência do relevo e do solo sobre a atividade agrícola, mas pode alterar a influência da altitude sobre o ciclo de crescimento das plantas. 
E) pode interferir nas condições naturais, tanto adequando o clima às necessidades do cultivo quanto ajustando a fertilidade do solo às exigências de nutrientes da planta.

8- (PUC-Campinas-SP) Um grande poeta brasileiro foi João Cabral de Melo Neto, conhecido por poemas marcantes e muito bem trabalhados. Em Morte e vida Severina, o trecho a seguir refere-se à chegada do protagonista em uma nova fitofisionomia, depois de atravessar a caatinga: 

Bem me diziam que a terra 
se faz mais branda e macia 
quando mais do litoral a viagem se aproxima. 
Agora afinal cheguei
nesta terra que diziam. 
Como ela é uma terra doce 
para os pés e para a vista. 
Os rios que correm aqui 
têm água vitalícia. 

Esta descrição corresponde 

A) ao Agreste, região de matas de galeria entre a Caatinga e o Cerrado. 
B) ao Sertão, região de cerrado com matas perenes ou semidecíduas. 
C) ao Cerradão, uma região de florestas resistentes à seca. 
D) à Mata Ripária, uma faixa contínua ao longo do litoral leste do Brasil. 
E) à Zona da Mata, originalmente coberta por Mata Atlântica.

9- (Unicamp-SP–2017) Apesar da queda de preço que vêm sofrendo nos últimos anos, algumas commodities minerais continuam sendo importante fonte para a pauta de exportações do Brasil. Na figura a seguir, observamos vias de escoamento (os corredores de exportação) da Amazônia Oriental, partindo de três municípios paraenses: Oriximiná, Parauapebas e Ipixuna do Pará.


Identifique o produto extraído em cada um dos municípios e a via de escoamento correspondente: 

A) Cobre, corredor baixo Amazonas; bauxita, corredor Carajás; ferro, corredor do vale do Rio Capim. 
B) Bauxita, corredor baixo Amazonas; ferro, corredor Carajás; caulim, corredor do vale do Rio Capim. 
C) Carvão mineral, corredor Carajás-Tocantins; caulim, corredor do vale do Rio Capim; bauxita, corredor baixo Amazonas. 
D) Ferro, corredor Carajás; bauxita, corredor baixo Amazonas; cobre, corredor do vale do Rio Capim.

10- (FURG-RS) Sobre a dinâmica da população da região Sul, assinale a alternativa correta. 

A) Atualmente, a região Sul possui o melhor índice de desenvolvimento humano, e isso se dá pela facilidade de administrar e distribuir os recursos para a menor região do Brasil, em termos de dimensões e de número de população. 
B) Entre as décadas de 1940 e 1960, o Paraná atraiu um baixo fluxo migratório nas regiões Norte e Oeste do estado, devido à baixa produtividade da terra. 
C) Na década de 1970, ocorreu um intenso processo de urbanização; mesmo assim, a população rural era superior à urbana. 
D) A região Sul foi a primeira a intensificar sua ocupação por apresentar boas condições de produção agrícola e pecuária. 
E) A partir dos anos 1970, com a implantação do novo modelo agrícola baseado nas lavouras mecanizadas, a população deslocou-se em grande parte rumo às fronteiras agrícolas no Norte e no Centro-Oeste do país. 

11- (UFMS 2010 - Adaptada) A partir do estabelecimento da indústria como novo ramo de atividade econômica, níveis diferenciados de tecnologia foram empregados no processo fabril. De acordo com o nível tecnológico e a função que cada segmento fabril desempenha na economia das atuais sociedades capitalistas, a indústria pode assumir diferentes classificações. Em relação à classificação das indústrias, analise as proposições.

I- Indústrias de tecnologia de ponta são aquelas que produzem recursos tecnológicos altamente sofisticados, resultantes da aplicação imediata das descobertas científicas no processo de produção. São exemplos de indústrias de tecnologia de ponta: as de informática, de produtos eletrônicos, a aeroespacial e as de biotecnologia.

II- Indústrias de bens de produção são aquelas que produzem mercadorias para o consumo da população. Empregam muita mão-de-obra e pouca tecnologia e atuam em mercados altamente competitivos em nível regional. São exemplos de indústrias de bens de produção: indústrias alimentícias, indústrias moveleiras e indústrias farmacêuticas.

III- Indústrias de bens intermediários são aquelas que produzem mercadorias semiacabadas que serão utilizados em outros segmentos da indústria e em diversos setores da economia. São exemplos de indústrias de bens intermediários: indústria mecânica e indústria de autopeças.

IV-        Indústrias de bens de consumo são aquelas que fabricam bens que são consumidos pela população em geral. Estão divididas em bens de consumo duráveis e bens de consumo não duráveis. Entre as indústrias de bens de consumo duráveis, estão: as indústrias de produção de eletrodomésticos e a indústria automobilística. Entre as indústrias de bens de consumo não duráveis, estão: as tecelagens, as de confecções, as de produtos alimentares, as de perfumaria e medicamentos.

Estão corretas:
(A)  I, II e III.
(B)  I, III e IV.
(C)  II, III e IV.
(D)  I e II.
(E)  II e IV.

12- (FGG – CH) A biomassa, por ser um tipo de matéria utilizada na produção de energia renovável, com a utilização de combustão de material orgânico produzida e acumulada em ecossistemas, contribui para o desenvolvimento sustentável. Contudo, não deve ser descartado as características negativas como

(A) o baixo custo de sua aquisição e a não emissão de dióxido de enxofre, tão poluente ao meio ambiente.
(B) a dificuldade na estocagem e no armazenamento dos resíduos.
(C) as sobras de cinzas que são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustível fósseis.
(D) a menor corrosão dos equipamentos e a diminuição dos riscos ambientais.
(E) a redução de gases do efeito estufa e a promoção da sustentabilidade.

13- (Fuvest 2015) Considere os mapas sobre a produção de leite no Brasil.


Com base nos mapas e em seus conhecimentos, é correto afirmar que a produção de leite no Brasil, no período retratado,

a)  cresceu na região Nordeste, devido à substituição das plantações de algodão, na Zona da Mata, pelos rebanhos leiteiros.
b)  avançou em direção aos estados do Norte e do Centro􀍲Oeste, em função da predominância, nessas regiões, de climas mais secos.
c)  consolidou  a  hegemonia  de  Minas  Gerais,  graças  à  alta  produtividade  alcançada  com  o  melhoramento  genético  dos rebanhos no Vale do Jequitinhonha.
d)  aumentou,  tanto em  quantidade  produzida  quanto em  número  de  estados  produtores,  graças, em  grande  parte,  ao crescimento do consumo interno.
e)  abarcou todo o território nacional, excetuando􀍲se os estados recobertos pela floresta amazônica, devido à presença de unidades de conservação.

14- (Fuvest-2017) Anamorfose geográfica representa superfícies dos países em áreas proporcionais a uma determinada quantidade.

Observe as seguintes anamorfoses:


Nas alternativas apresentadas, os títulos que identificam de forma correta as anamorfoses II são, respectivamente:

a) Transporte aéreo e Transporte ferroviário.
b) População urbana e População rural.
c) População total e Produto Interno Bruto.
d) Ocorrência de HIV e Ocorrência de malária.
e) Exportação de armas e Importação de armas.

15- Em relação à formação dos “blocos regionais” que surgiram com a finalidade de fortalecer os mecanismos de mercado a nível interno e com países não membros a nível internacional, é correto afirmar que

a) a União Europeia é a experiência pioneira e mais bem sucedida integração de mercados regionais que apresenta uma população com alto poder aquisitivo e elevado nível de escolaridade.
b) o Nafta foi a mais completa integração regional, da qual o país que mais se beneficiou foi o México, que recebeu altos investimentos das empresas estadunidenses e conseguiu o livre acesso da população trabalhadora ao território norte-americano.
c) o Mercosul é o bloco econômico que mais se expandiu ao englobar os países da Comunidade Andina e se integrar aos países africanos para fazer frente ao Nafta e à União Européia nas negociações junto a OMC (Organização Mundial do Comércio).
d) a Alca foi criada com a finalidade de fortalecer a economia dos países da América Latina e juntamente com o Nafta formar o mais importante bloco econômico internacional.
e) a Apec se tornou o mais poderoso bloco econômico mundial, por ser comandado pela China e integrar economias fortes como a do Japão e dos Estados Unidos, o que transformou o oceano Pacífico na mais importante rota comercial deste início de século.


GABARITO:
1- E
2- B
3- C
4- E
5- A
6- B
7- C
8- E
9- B
10- E
11- B
12- B
13- D
14- E
15- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário