terça-feira, 18 de julho de 2023

SIMULADO 49 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- (FGG – CH) As placas tectônicas movimentam-se aleatoriamente, ou seja, de forma não agrupada e organizada. No entanto, a direção que elas tomam deve-se à orientação da pressão magmática exercida logo abaixo delas. A imagem abaixo retrata o movimento que resultou na formação de grandes cadeias de montanhas como o Himalaia e os Andes.

(O Monte Everest na Cordilheira do Himalaia, com aproximadamente 8.848 metros de altitude, se desponta como o pico mais alto do mundo).

Nesse sentido, quando duas placas tectônicas se movimentam na mesma direção, provocando colisão, chamamos esse movimento de:
(A) Divergente.
(B) Transcorrente.
(C) Convergente.
(D) Conservativa.
(E) Transformante.

2- Analise as proposições, em seguida assinale o item correto.

I- É a principal bacia hidrográfica do Centro-oeste, que compreende os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, banha a área pantaneira, e engloba a bacia platina.
II- Com cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados, sendo 3,8 milhões de km² em território brasileiro, apresenta um fenômeno natural chamada pororoca, é a maior bacia do mundo.
III- Localiza-se nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, apresenta grande potencial hidrelétrico, no entanto, ele é pouco explorado, sofre atualmente com a contaminação de suas águas por esgotos domésticos e agrotóxicos.
IV- É a principal bacia da região Nordeste, nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais e deságua entre os estados de Sergipe e Alagoas, muito importante para o abastecimento e agricultura da região.
V- Abrange uma extensa área do Centro-sul do país, banhando o estado de São Paulo, é muito importante para a geração de eletricidade com a usina de Itaipu, sofre com diversos impactos ambientais relacionado a áreas urbanizadas.

A) I- Bacia do Paraná / II- Bacia Amazônica / III- Bacia do Uruguai / IV- Bacia do São Francisco / V- Bacia do Paraguai.
B) I- Bacia do Paraguai / II- Bacia Amazônica / III- Bacia do Uruguai / IV- Bacia do São Francisco / V- Bacia do Paraná.
C) I- Bacia do Paraguai / II- Bacia do tocantins / III- Bacia do Uruguai / IV- Bacia do São Francisco / V- Bacia do Paraná.
D) I- Bacia do Paraguai / II- Bacia Amazônica / III- Bacia do Uruguai / IV- Bacia do Nordeste oriental / V- Bacia do Paraná.
E) I- Bacia do Paraná / II- Bacia Amazônica / III- Bacia do Tocantins / IV- Bacia do São Francisco / V- Bacia do Paraguai.

3- (Enem – 2000) A figura abaixo mostra um eclipse solar no instante em que é fotografado em cinco diferentes pontos do planeta. 

 As fotos poderiam corresponder, respectivamente, aos pontos:
(A)  I, II e V.
(B)  I, II e III.
(C)  II, IV e III.
(D)  II, III e V.
(E)  III, V e II.

4- Analisando a representação das diferentes altitudes e da hidrografia da área mapeada, podemos inferir que nos locais assinalados pelas letras A, B e C temos respectivamente:

 


A) um lago, um topo de morro, um rio.
B) um lago, altitude acima de 100m, nascente de rio.
C) altitude acima de 40 m, nascente de rio, altitude acima de 100 m
D) planície fluvial, altitudes abaixo de 100 m, topo de morro
E) altitude acima de 50m, o topo de um morro, nascente de rio.

5- (Fatec-SP–2018) Observe o planisfério.


As projeções cartográficas são produzidas a partir de figuras geométricas e possibilitam a representação da superfície esférica da Terra, ou de parte dela, em um plano (mapa). É importante ressaltar que todas as projeções causam algum tipo de distorção, seja na forma, área ou distância. O planisfério apresentado foi produzido a partir da projeção de Mercator. Sobre a referida projeção, podemos afirmar corretamente que se trata de uma 

A) projeção cilíndrica conforme, que distorce as dimensões territoriais e preserva a forma dos continentes. 
B) projeção, cônica, que é ideal para representação de grandes áreas cujas distorções são menores na altura da Linha do Equador. 
C) projeção cilíndrica equivalente, que preserva as dimensões territoriais e distorce as formas dos continentes. 
D) projeção plana ou azimutal, que preserva as dimensões territoriais nas áreas equatoriais, distorcendo-as nas regiões tropicais. 
E) projeção cilíndrica equatorial, que preserva as dimensões territoriais nas regiões polares, distorcendo-as próximo à Linha do Equador.

6- (UEMG–2018) A Espanha, assim como inúmeros outros Estados atualmente constituídos, é um território multinacional, ou seja, é formada por várias nações ou por diversos grupos étnicos regionais com identidade nacional diferenciada àquela do país ao qual pertencem. Nesse sentido, esse território é um dos principais locais do mundo em que há movimentos separatistas, com um forte clamor pela independência local em busca da constituição de um novo país. 

Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/movimentos-separatistas-na-catalunha.htm>. Acesso em: 23 nov. 2017. 

Referente às diversas nacionalidades que coexistem no território estatal da Espanha, assinale a alternativa correta. 

A) A segunda maior comunidade populacional da Espanha é a Catalã, a qual só é inferior à comunidade Andaluzia. 
B) As comunidades autônomas na Espanha começaram a existir logo após o fim da Guerra Civil espanhola em 1939. 
C) Dentre as comunidades autônomas que lutam oficialmente pelo separatismo na Espanha, estão grupos étnicos Bascos, Catalães, Madrilenhos e Galegos. 
D) O quadro Guernica de Pablo Picasso buscou representar exatamente a diversidade étnica espanhola durante a 1ª Guerra Mundial.

7- (PUCPR) O começo do século XXI revelou uma nova forma de terrorismo: globalizado, sem fronteiras e sob os holofotes da mídia. O mundo ficou estarrecido diante dos atentados de 11 de setembro de 2001 a importantes símbolos do poder político e econômico norte-americano. Nos três primeiros dias de setembro de 2004, no sul da Rússia, a pequena cidade de Beslan foi assolada pelo terrorismo. Uma escola local foi ocupada, em dia de festa, por terroristas que fizeram mais de 1 000 reféns. A principal motivação do grupo armado que ocupou a escola de Beslan centrava-se na causa separatista que reivindicava 

A) a inclusão da Chechênia na Comunidade dos Estados Independentes, CEI. 
B) a ajuda militar russa às tropas chechenas na defesa de suas fronteiras. 
C) a ajuda humanitária do governo de Moscou às populações pobres das montanhas da Chechênia. 
D) a anexação dos territórios vizinhos, como o Azerbaijão e a Geórgia, à Chechênia. 
E) a saída das forças militares russas da Chechênia. 

8- (Mackenzie-SP) Analise a figura a seguir para responder à questão.




Está correto afirmar que o fenômeno representado corresponde 

A) ao efeito estufa, que tem alcance global e que afeta todas as cidades no mundo, independentemente das dimensões e dos topos de suas construções. 
B) à chuva ácida, que decorre da combinação entre o vapor-d’água e o enxofre, nos centros urbanos. Esse fenômeno é agravado pela queima de derivados de petróleo e carvão mineral. 
C) às enchentes, pois as alterações ambientais provocadas pelo homem interferem no clima. Na ilustração, podemos constatar, claramente, a movimentação do ar que provoca chuvas de tipo frontal. 
D) à ilha de calor, caracterizada pelo aumento das temperaturas nas áreas centrais das cidades médias e grandes. A verticalização das construções e a cobertura de grandes espaços com asfalto e concreto estão entre as suas causas. 
E) ao cânion de frio, que nada mais é do que o resfriamento de determinadas áreas dos grandes centros urbanos em relação a outras. A construção de grandes edifícios, com materiais espelhados, segundo os padrões de países de clima mais frio, como os EUA, é a opção mais correta para cidades de ambientes tropicais, como São Paulo e Rio de Janeiro.

9- (FGV) A urbanização – o aumento da parcela urbana na população total – é inevitável e pode ser positiva. A atual concentração da pobreza, o crescimento das favelas e a ruptura social nas cidades compõem, de fato, um quadro ameaçador. Contudo, nenhum país na era industrial conseguiu atingir um crescimento econômico significativo sem a urbanização. As cidades concentram a pobreza, mas também representam a melhor oportunidade de se escapar dela. 

SITUAÇÃO da população mundial 2007: desencadeando o potencial de crescimento urbano. Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 2007. p. 1. 

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação coerente com os argumentos do texto: 

A) No mundo contemporâneo, os governos devem substituir políticas públicas voltadas ao meio rural por políticas destinadas ao meio urbano. 
B) A urbanização só terá efeitos positivos nas economias mais pobres se for controlada pelos governos, por meio de políticas de restrição ao êxodo rural. 
C) A concentração populacional em grandes cidades é uma das principais causas da disseminação da pobreza nas sociedades contemporâneas. 
D) Nos países mais pobres, o processo de urbanização é responsável pelo aprofundamento do ciclo vicioso da exclusão econômica e social. E) Os benefícios da urbanização não são automáticos, pois há necessidade da contribuição das políticas públicas para que eles se realizem.

10- (Unesp) A cidade de São Paulo comemorou 456 anos. Cortada pelos rios Tamanduateí, Pinheiros, Tietê e afluentes, vem apresentando problemas estruturais que agravam as enchentes que ocorrem em seus leitos. Há relatos desses períodos de cheias, em 1820, escritos por José Bonifácio, indicando preocupação com o transbordamento de suas margens: “miserável estado em que se acham os rios Tietê e Tamanduateí, sem margens nem leitos fixos, sangrados em toda parte por sarjetas, que formam lagos que inundam esta bela planície”. 

O ESTADO DE S. PAULO, 24 jan. 2010 (Adaptação). 

A partir da leitura do texto, identifique os problemas estruturais que poderiam acentuar as enchentes. 

I. Despejo desordenado do lixo urbano. 
II. Impermeabilização do solo urbano. 
III. Ampliação de áreas verdes. 
IV. Crescimento de loteamentos junto aos cursos fluviais. 
V. Expansão da rede de circulação viária em avenidas de fundo de vale. 

Assinale a alternativa que indica todos os reais problemas estruturais apresentados que acentuam as enchentes da cidade de São Paulo no século XXI. 

A) I, IV e V 
B) II, III, IV e V 
C) I, II, IV e V 
D) II, III e IV 
E) I, III e V 

11- Leia.

A Terceira Revolução Industrial corresponde ao período após Segunda Guerra Mundial em que o aprimoramento e os novos avanços no campo tecnológico passaram a abranger o campo da ciência, integrando-o ao sistema produtivo. Essa fase da Revolução Industrial é também conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional.

Com base nessa Revolução analise as proposições:
I-    Grande importância dos sistemas de computadores, principalmente dos interligados através de redes como, por exemplo, a Internet.
II-   Valorização das empresas que produzem conhecimentos atrelados ao desenvolvimento tecnológico, Setor Quaternário (computadores, videogames, smartphones, notebooks, tablets, softwares, aplicativos, redes sociais, sistemas de buscas entre outros). 
III-  Uso de mão-de-obra especializada e qualificada. Valorização da mão-de-obra jovem com amplo conhecimento tecnológico e desenvolvimento criativo.
IV- Surgimento e desenvolvimento de pequenas empresas especializadas em desenvolvimento de softwares e aplicativos.

São características da 3ª Revolução Industrial:
( A) Somente I, II e III.
( B) Somente I, II e IV.
( C) Somente II, III e IV.
( D) Somente I, III e IV
( E) Todas as proposições.

12- (FGG – CH)  A prática que consiste na utilização de mão de obra assalariada e qualificada (engenheiros agrônomos, veterinários e outros) apresenta um amplo aparato tecnológico (máquinas e sistemas computadorizados) com a utilização de técnicas modernas (biotecnologia) que favorecem a alta produtividade, visando um amplo mercado externo consumidor, é chamada de

(A) Agricultura Itinerante.
(B) Agricultura de subsistência.
(C) Agricultura de Jardinagem.
(D) Plantations extensivos.
(E) Agronegócio.

13- (FGG-2023) O comércio global tem se expandido paulatinamente em detrimento dos avanços nos meios de transporte e comunicação impulsionados pela evolução tecnológica e pela nova economia mundial. Tal evolução, possibilitou a integração econômica entre mercados, estreitando as relações comerciais entre vários países e fortalecendo a concorrência na corrida pela obtenção do lucro. Nesse sentido, alguns governos, a fim de proteger seu mercado interno, aplicam formas de protecionismo que medidas que favorecem as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira. Dentre as formas de protecionismo é correto inferir que:

a) a garantia de preço mínimo dos produtos nacionais tem como principal estratégia valorizar e estimular a concorrência de produtos importados.
b) as mercadorias vendidas com preços mais baixos que o de mercado ou que o custo de produção, com o objetivo de eliminar a concorrência, não desrespeitam em sua totalidade as regras da OMC.
c) os subsídios são concessão de dinheiro feita pelo governo a determinadas atividades (indústria, agricultura etc.) com a finalidade de manter acessíveis os preços de seus produtos ou gêneros para estimular as exportações do país.
d) quando o produto não apresenta tecnologia ou qualidade exigida pelo comprador, seu preço é reduzido e o mesmo não é impedido de entrar no país.
e) quando um determinado país impede a entrada de um produto alimentício que possa trazer danos à saúde da população, configura-se, somente, barreira ambiental e técnica.

14- (Fatec-SP) A paisagem desta sub-região da Amazônia, em duas décadas, transformou-se. Várias construções foram realizadas: ferrovia, moderno terminal de exportação de minérios, represa para a produção de eletricidade. Até a segunda metade da década atual, tudo isso pertencia a um Projeto de uma companhia estatal. A paisagem continua a mesma, mas houve mudanças profundas no gerenciamento da empresa. O texto aplica-se à paisagem construída 

A) no Amazonas, entre os rios Madeira e Xingu, onde a companhia mineradora americana United Steel Company tinha 49% das ações desse grande projeto, sendo os minérios exportados para os países industrializados pelo Porto de Ponta da Madeira, em São Luís do Maranhão. 
B) no Amapá, às margens do rio Jari, onde a Cia. Vale do Rio Doce construiu toda a infraestrutura para a exportação de manganês, minério raro no mundo, mas indispensável para a produção do aço. 
C) em Rondônia, às margens do rio Madeira, onde a Cia. Meridional de Mineração devastou a mata para extrair a cassiterita e transformá-la em estanho, necessário à indústria brasileira. 
D) no sul do Pará, entre os rios Tocantins e Xingu, onde a Cia. Vale do Rio Doce, hoje privatizada, detém o monopólio da extração de vários minérios para exportá-los para Alemanha, Estados Unidos, Japão e outros países industrializados. 
E) em terras limítrofes entre os Estados do Amazonas e do Pará, onde a extração da bauxita e a construção de barragens para a produção do alumínio transformaram essa área em polo de atração para os trabalhadores amazônicos e nordestinos.

15- (Unicamp-SP) As estradas de ferro brasileiras nunca constituíram uma rede nacional. Mesmo durante seu tempo de (modesto) esplendor, resumiam-se a uma coleção de linhas de exportação de minerais e produtos agrícolas, que raramente tomavam a forma de uma rede regional, exceto, parcialmente, no Nordeste ou no estado de São Paulo. 

THÉRY, Hervé; MELLO, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: EDUSP / Imprensa Oficial, 2005. p. 204-205 (Adaptação).


A malha ferroviária no Brasil nunca constituiu uma rede nacional porque 

A) possui uma malha com diferentes bitolas e interliga especialmente áreas do interior do país, visando à integração regional. 
B) apesar de apresentar grande integração das malhas, liga preferencialmente o interior aos portos, visando à exportação. 
C) possui uma malha com diferentes bitolas e interliga especialmente áreas do interior aos portos, visando à exportação. 
D) apesar de apresentar grande integração das malhas, liga preferencialmente as regiões interiores do país.


GABARITO:
1- C
2- B
3- E
4- C
5- A
6- A
7- E
8- D
9- E
10- C
11- E
12- E
13- C
14- D
15- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário