sábado, 1 de julho de 2023

SIMULADO 33 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- (UFAL) Observe atentamente a figura a seguir. Trata-se de um esboço de curvas de nível.


Assinale qual a forma de relevo que mais se aproxima do que está representado pelas curvas de nível no trecho XY.



2- (UEM-PR) O interior da Terra é dividido por critérios químicos em crosta, manto e núcleo. Sobre essas camadas é correto afirmar que: 

A) a camada externa é denominada crosta e é composta principalmente de silício e magnésio. 
B) o manto difere marcadamente da crosta pelas suas características de composição química e de comportamento mecânico, o que se traduz pela existência de uma descontinuidade nas propriedades físicas dos materiais, que ficou conhecida por descontinuidade de Mohorovicic.
C) o núcleo constitui a zona central e é essencialmente formado por ferro e alumínio. 
D) a crosta oceânica é formada por rochas graníticas, enquanto a continental é formada por rochas basálticas.

3- (UFMG) Analise os blocos-diagramas.


A análise dos dois blocos-diagramas mostra que, na evolução da paisagem durante o intervalo de tempo T1 para T2, ocorreu 

A) a emersão completa da plataforma continental expondo inclusive o talude continental. 
B) a expressiva perda da capacidade erosiva dos canais fluviais junto à área continental emersa. 
C) a formação de uma cadeia de montanha na área continental emersa, a partir do dobramento da litosfera. 
D) a formação de uma fossa tectônica na área continental emersa, a partir da subsidência de blocos da litosfera. 
E) o soerguimento significativo da área continental em consequência de movimentos de ordem tectônica.

4- (FMP–2016) Tragédia no Nepal Após sofrer sua pior catástrofe em 80 anos, o Nepal começa a receber ajuda internacional para tentar resgatar vítimas que ainda estão sob escombros, depois de um terremoto de 7,8 graus na Escala Richter ter atingido ontem o país, matando pelo menos 1 457 pessoas, incluindo vítimas na região que abrange ainda Índia, Bangladesh e Tibete. [...]
Em 1934, o pior terremoto do país matou quase 10 mil pessoas. “A cada 50 anos, um terremoto acontece. Temos medo de que o próximo aconteça dentro de pouco”, disse, em dezembro de 2014, o redator-chefe do jornal Nepali Times, Kunda Dixit. 

O GLOBO. 26 abr. 2015. Mundo, p. 40 (Adaptação).

O fenômeno natural mencionado foi provocado pelo seguinte agente: 

A) Movimento de massas.
B) Deslizamento de terra.
C) Tectonismo.
D) Intemperismo.
E) Vulcanismo.

5- (UEPB) A história e a evolução da Terra são estudadas por meio das rochas e dos fósseis animais e vegetais. Sobre esse assunto, que diz respeito ao ramo de conhecimento da Geologia, assinale o que for correto. 

A) O aparecimento do homem se deu na Era Primitiva ou Pré-Cambriana, como atestam os fósseis nas rochas mais antigas do planeta. 
B) A Era Cenozoica é marcada pelo aparecimento dos dobramentos modernos, esses correspondem aos terrenos mais jovens e instáveis produzidos pela tectônica de placas. 
C) A Era Primária ou Paleozoica, da qual fazem parte os Períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo, caracterizou-se por intensa atividade vulcânica, com vestígios no Brasil Meridional, e também pela existência de grandes répteis (os dinossauros). 
D) Do ponto de vista geológico, as maiores cadeias de montanhas da Terra, como os Andes, os Alpes, as Rochosas e o Himalaia, são muito antigas. Apareceram no começo da Era Primária ou Paleozoica, há mais de 400 milhões de anos.

6- (UFAM–2015) A figura a seguir retrata a capital da Irlanda do Norte, Belfast, que é cortada por um grande muro. 


Essa muralha chamada de “linha de paz”, que em alguns trechos chega a ter 15 metros de altura, foi construída com o objetivo de 

A) impedir a entrada de estrangeiros ilegais na Irlanda do Norte. 
B) marcar a divisão que ocorreu no mundo depois da Segunda Guerra Mundial. 
C) impedir a prática de atentados terroristas do grupo separatista ETA, que reivindicam a criação de um país independente na região do Eire. 
D) conter o movimento pela independência do território, comandado pela Força de Voluntários Polisário. 
E) dividir setores unionistas protestantes (pró-Inglaterra) e católicos irlandeses (pró-independência). 

7- (UMC-SP) A passagem do regime socialista para uma economia liberal é uma transição difícil porque faz aparecer o desemprego, a desorganização da produção e, principalmente, a adaptação à economia de mercado. Torna-se também fundamental aumentar a produtividade para se competir no mercado ocidental. Da leitura do texto pode-se afirmar que esse processo de transição 

A) ocorreu apenas na Rússia, em função de sua extensão. 
B) foi percebido em quase todos os países da Europa Oriental, mas não ocorreu na Rússia. 
C) ocorreu apenas nos países que apresentam grande diversidade étnica como a Polônia e a Hungria. 
D) foi percebido nas antigas repúblicas da ex-União Soviética, mas não na Europa Oriental. 
E) ocorreu com intensidades diferentes em todos os países da Europa Oriental e ex-integrantes da União Soviética. 

8- (UERJ) Uma das contradições que afetam as sociedades africanas é a não correspondência entre as fronteiras territoriais dos diversos Estado nacionais e as divisões entre grupos étnicos locais, como se observa no mapa a seguir: 


Na maioria dos países africanos, essa contradição provoca, principalmente, o seguinte efeito: 

A) Deficit comercial 
B) Instabilidade política 
C) Degradação ambiental 
D) Dependência financeira

9- (PUC Minas) Segundo os estudiosos, há várias décadas existem dois modelos rivais, ou seja, duas alternativas de desenvolvimento na América Latina: um deles é liberal, e o outro, estatizante. O modelo liberal é extremamente aberto ao mercado internacional e aos capitais estrangeiros. Já o modelo estatizante defende a intervenção estatal na economia, repudiando o sistema capitalista e o investimento estrangeiro. Com base na afirmativa, marque a alternativa incorreta. 

A) O Chile é considerado o exemplo clássico do modelo de desenvolvimento liberal na América Latina, em virtude das reformas implantadas desde os anos 1970, que deram ao país o título de Tigre Latino-Americano. 
B) A Venezuela, o Equador e a Bolívia são tidos como exemplos atuais de adoção do modelo estatizante, a partir da implementação de inúmeras iniciativas intervencionistas em setores estratégicos de suas economias e de um posicionamento contrário à globalização. 
C) Cuba é considerado como o país inspirador do modelo estatizante na América Latina, desde a Revolução Socialista de 1959. Apesar disso, o governo cubano vem implementando, de maneira surpreendente, algumas reformas econômicas radicais que visam a sua incorporação à economia capitalista de mercado. 
D) O Brasil assumiu uma posição intermediária entre os dois modelos, adotando algumas das reformas liberalizantes, como a privatização de empresas estatais e a abertura de mercados, preservando, contudo, espaços e mecanismos de intervenção do Estado sobre o mercado. 

10- (Unicamp-SP–2017) Os sucessivos Censos Demográficos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) buscam conhecer a distribuição da população pelo território brasileiro, conhecimento relevante para os mais diversos tipos de planejamento.


Considerando os dados da tabela, assinale a alternativa correta. 

A) As regiões Norte e Centro-Oeste foram as únicas com acréscimos contínuos na participação regional desde 1950, fenômeno associado aos fluxos migratórios nacionais incentivados por políticas governamentais de ocupação do território. 
B) A região Nordeste foi a única que apresentou redução contínua de participação regional, fenômeno associado às grandes secas do Sertão, responsáveis pela migração da população para as outras regiões do país ao longo de todo o século XX. 
C) A região Sudeste tem maior participação regional na população do país, apresentando redução a partir de 1991, fenômeno associado ao decréscimo, em números absolutos, de sua população pela elevada queda da taxa de fecundidade. 
D) A região Sul apresentou acréscimo de participação regional até 1991, ocorrendo queda nas décadas seguintes, fenômeno associado ao regresso dos filhos de imigrantes europeus em busca de trabalho nos países de origem de seus pais. 

11- (UERJ–2016)

Imagine mandar um sinal para todos os dispositivos conectados à Internet ao redor do globo? Foi exatamente o que fez John Matherly, que se autointitula um “cartógrafo” da rede. Com essa técnica, que permite sondar tão rapidamente o panorama de conexões no mundo, o criador pretende fazer isso mais vezes ao longo do tempo, para comparar a evolução do acesso à rede. Quanto mais intensa a cor, maior o número de dispositivos, e por enquanto sabemos onde eles se concentram.

REVISTA GALILEU. set. 2014. Disponível em: <revistagalileu.globo.com> (Adaptação).

A análise do mapa possibilita visualizar o uso da Internet nas diversas regiões do mundo. A principal causa para as diferenças regionais na concentração do uso dessa rede é: 

A) Baixa densidade demográfica. 
B) Redução do crescimento econômico. 
C) Descontinuidade das transmissões globais. 
D) Desigualdade de desenvolvimento tecnológico

12- (UFPR) Pela análise do gráfico sobre o comércio exterior brasileiro entre 2001 e 2010 e com base nos seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar:


A) O ano de 2009 apresentou os valores mais baixos de importações, exportações e saldo comercial no período analisado. 
B) Em linhas gerais, houve crescimento no valor das exportações e redução no valor das importações no período analisado, o que gerou um saldo comercial crescente. 
C) O saldo comercial mostrou-se crescente nos primeiros anos, atingindo seu maior volume em 2006 e passando a declinar a partir deste ano. 
D) Os maiores parceiros comerciais do Brasil são os países do grupo dos Brics, do qual o Brasil também faz parte. 
E) A significativa retração das importações brasileiras a partir da segunda metade da década analisada aumentou consideravelmente o saldo comercial.

13- (Unesp–2016) Leia a notícia a seguir, veiculada na imprensa em 24 de agosto de 2015. 

Efeito China: bolsas de valores começam a semana com quedas 

A semana começou com as bolsas de valores em clima de terror. A bolsa da China continuou em queda livre e arrastou com ela as bolsas do mundo todo. 

Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/08/efeito-chinabolsas- de-valorescomecam-semana-com-quedas.html>

Analisando-se o conteúdo da notícia, é correto concluir que: 

A) com a crise financeira, a China deve ceder a posição de segunda maior economia mundial para países mais estáveis, como o Japão. 
B) uma das características do mundo atual é a forte interligação econômico-financeira entre regiões e países do mundo. 
C) a participação da China no BRICS deve ser diminuída, pois os outros países do bloco foram os mais afetados pela crise chinesa. 
D) a economia chinesa tornou-se mais fragilizada porque o país passou a reduzir os avanços da globalização.

14- (UEG-GO) 

Eu sou roceiro 
Eu sou roceiro, vivo de cavar o chão. 
Tenho as mãos calejadas, meu senhor. 
Me falta terra, falta casa e falta pão. 
Não sei onde é o Brasil do lavrador. 
Só tenho a enxada e o título de eleitor 
Para votar em seus fulanos educados 
Que não fazem nada pelo pobre agricultor, 
Que não tem terra para fazer o seu roçado [...] 
Sou um soldado retirante sem medalha, 
Sou estrangeiro quando pego a reclamar. 
Sou camponês que usa tanga e sandália, 
Sou brasileiro só na hora de votar. 

LIMA, Jorge Pereira. Cultura insubmissa. Fortaleza: Nação Cariri, 1982. p. 110-111. 

Com relação ao texto anterior, é correto afirmar: 

A) As Ligas Camponesas e o MST transformaram as relações de trabalho e garantiram ao homem do campo o direito a terra. 
B) Atualmente, a política agrária do Brasil visa assegurar a produção de gêneros alimentícios e terras destinadas à agricultura familiar. 
C) a modernização da agricultura gerou a concentração fundiária e, por consequência, o desemprego no campo, caracterizado pelo crescimento dos boias-frias e / ou peões. 
D) a melhoria dos indicadores socioeconômicos dos trabalhadores rurais brasileiros, bem como sua qualificação profissional, vem sendo assegurada por meio da sua participação nas últimas eleições.

15- (UEL-PR) O aumento crescente da demanda por produtos livres de agrotóxicos tem impulsionado a agricultura orgânica no Brasil. Esse sistema agrícola que se apoia no manejo sustentável dispensa o uso de agrotóxicos sintéticos, privilegia a preservação ambiental, a biodiversidade, os ciclos biológicos e a qualidade de vida do homem. Com uma área plantada de 842 mil hectares, o setor movimentou cerca de US$ 1 bilhão em 2003. O país tem 19 mil propriedades e 174 processadoras espalhadas em diversas regiões. 

Disponível em:  <http://www.agricultura.gov.br>. Acesso em: 19 jun. 2005. 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre agricultura, considere as afirmativas a seguir. 

I. Na agricultura orgânica, a forma de produzir demanda uma maior utilização de mão de obra para colocar em prática o controle biológico e o manejo integrado de pragas, constituindo-se em alternativa para o desenvolvimento da agricultura familiar. 
II. O crescimento do mercado para os produtos orgânicos não se limita ao Brasil, o que tem permitido aos 
agricultores aumentar a receita, por unidade de produção, a uma razão superior à da agricultura convencional. 
III. O crescimento do número de propriedades rurais em que se pratica a agricultura orgânica invalida o debate sobre os impactos do consumo de agrotóxicos no Brasil. 
IV. O sistema de agricultura orgânica é impraticável nas pequenas propriedades rurais, pois a eliminação do uso de fertilizantes e de pesticidas químicos proporciona um aumento dos custos de produção, o que, consequentemente, diminui a renda da unidade produtiva agrícola. 

Estão corretas apenas as afirmativas 

A) I e II. 
B) II e III. 
C) III e IV. 
D) I, II e IV. 
E) I, III e IV.


GABARITO:
1- C
2- B
3- E
4- C
5- B
6- E
7- E
8- B
9- C
10- A
11- D
12- C
13- B
14- C
15- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário