quinta-feira, 13 de julho de 2023

SIMULADO 45 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- Muitas histórias interessantes estão envolvidas com a cartografia desde tempos muito remotos. Algumas histórias, como as contadas abaixo, podem ser verdadeiras ou não. Marque a opção que indique as afirmativas corretas.

 I) "Mesmo os homens mais sábios da Antiguidade defendiam a teoria de que a Terra era imóvel e de que o Sol girava ao nosso redor. Não podemos criticá-los; afinal, todos os dias eles o viam nascer no mesmo lugar, passar por sobre suas cabeças e desaparecer, à noitinha, no lado oposto do céu. Decorreram milênios até que Copérnico e Galileu, no séc. XVI, entendessem a verdadeira estrutura do sistema solar. No entanto, aquelas crenças antigas deixaram sua marca nos vocábulos que usamos até hoje para referir nossa posição no planeta. A palavra Ocidente, que usamos para indicar o Oeste, o lado onde o Sol se põe, vem da expressão latina sol occidens — literalmente, "sol que tomba". Na direção oposta fica o Oriente, o Leste, o lugar onde nasce o Sol. Nas igrejas e catedrais cristãs, sempre que possível, procurou-se manter o princípio de voltar a porta do edifício para o lado do poente, o que faz com que os fiéis, voltados para o altar, dirijam suas preces em direção ao nascente — e foi essa preocupação em direcionar o templo para o Oriente que produziu a idéia de orientar e orientação".

 II) "A palavra meridional — Que fica no Sul, vem do latim meridies, “meio-dia”, porque na metade do dia, no Hemisfério Norte, o Sol está ao sul do observador. Em francês, até hoje, midi significa tanto “meio-dia”, como “sul”. O vocábulo latino aparece nas expressões ante meridiem e post meridiem (“antes” e “depois do meio-dia”), usadas pelos EUA na indicação de horário, hoje tornadas universais pelos relógios digitais, na forma das abreviações AM e PM, respectivamente.

Setentrional — Vem de setentrião, o nome usado antigamente para designar as regiões que ficam no Norte do planeta. O termo vem do latim septentriones (literalmente “os sete bois de arado”), um dos nomes dados pelos romanos à constelação da Ursa Maior, a qual, com suas sete estrelas principais que giram em torno da Estrela Polar, lembrava um conjunto de bois arando uma extensão de campo".

 III) "Os trópicos são os dois círculos menores da esfera celeste, paralelos ao Greenwich, que assinalam o ponto máximo a que o Sol chega tanto ao Norte quanto ao Sul. Os astrônomos gregos e romanos acreditavam que era dali que o Sol começava a “voltar” em direção ao equador, denominando-os de tropicus, derivado do grego trope, “volta, reviravolta”. O equador, que é o círculo máximo da esfera terrestre, cuja linha imaginária divide a Terra em dois hemisférios, tira seu nome do latim aequator (derivado de aequare, “tornar igual”; pronuncia-se /ecuátor/); é irmão, portanto, de equalizador, equação e equilíbrio. O termo fazia parte da expressão [circulus] equator [diei et noctis], isto é, “círculo igualizador do dia e da noite”, referente ao fato de que, nessa latitude, o dia e a noite têm duração quase idêntica".

 IV) Boreal fica no extremo setentrional. Para os gregos, um dos quatro ventos divinos era Bóreas, que vinha do Norte, trazendo o frio do inverno no seu sopro gelado. Os mitos antigos falam da terra dos hiperbóreos (“muito além do Norte”), um fantástico continente fértil e verdejante que ficaria situado além das neves do Ártico. O nome de Bóreas está presente também em outros vocábulos ligados à meteorologia: borrasca, do italiano burrasca, “temporal trazido pelo vento Norte”, e aurora boreal, ou “luzes do Norte”, o belíssimo fenômeno luminoso que pode ser observado nas proximidades do Pólo Norte.

austral — É o oposto de boreal. Os romanos chamavam de auster o vento quente e seco que sopra do Sul, nome derivado do grego austeros, “seco, quente, áspero”. Os cartógrafos renascentistas admitiam a existência de terras inexploradas no Hemisfério Sul, além da América e da África, registrando em seus mapas a expressão latina Terra Australis Incognita (“terra desconhecida ao Sul). Por isso, quando Matthew Flinders, o explorador inglês, relatou a descoberta das novas terras que hoje formam a Oceania, nada mais lógico que as batizasse de Austrália (literalmente, “terra do Sul”).

 V) "Ártico vem do grego arktos, “urso”, não por causa do urso polar, como pensam alguns, mas pelo mito grego da ninfa Calisto. Seduzida por Zeus, o rei dos deuses, a pobre ninfa foi punida por Artêmis, a deusa da caça, que a transformou numa ursa. Anos mais tarde, numa caçada, o filho de Calisto, que desconhecia o destino da mãe, preparava-se para abater o animal, quando Zeus, inconformado com a injustiça, transformou os dois nas constelações das Ursas, sempre visíveis no Hemisfério Norte, em direção ao Pólo.

A Antártica, o continente gelado do Sul, foi convenientemente batizada como “oposta ao Ártico” (anti + ártico). Esta é a forma universalmente adotada, e também a preferível em nosso idioma; a variante Antártida, bastante usada nos países de língua espanhola, nasce de uma evidente interferência do nome Atlântida". (Moreno C., 2015)

Estão corretas as afirmações:

A) II, IV e V, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I, III e V.
D) II e III.
E) I, II, IV, V

2- (UERJ)


Apesar de ser um país mais extenso do que o Brasil, a China possui apenas um horário oficial para todo o território nacional. Caso os chineses adotassem o sistema internacional baseado no horário de Greenwich, o número aproximado de fusos horários que haveria no país seria de: 

A) 2 
B) 4 
C) 6 
D) 8

3- (UNINORTE-AC–2017) “Desenvolvido no contexto da Guerra Fria, foi projetado para enviar informações sobre a posição de algo em qualquer horário e em qualquer condição de tempo. Com a sua popularização, um novo conceito surgiu na agricultura: a agricultura de precisão. Sua aplicação se estende, entre outros ramos, à Geodinâmica e à Topografia.” Considerando-se os conhecimentos sobre as modernas tecnologias aplicadas à Cartografia, pode-se afirmar que o texto se refere ao conceito de 

A) Geoprocessamento. 
B) Aerofotogrametria. 
C) Sensoriamento Remoto. 
D) Sistema de Posicionamento Global. 
E) Sistema de Informação Geográfica.

4- (UECE–2016) A zona onde se encontra a interface entre o manto e o núcleo, estando situada a aproximadamente 2 900 km de profundidade na Terra, é conhecida como descontinuidade de 

A) Gutenberg. 
B) Moho. 
C) Conrad. 
D) Crohn.

5- (PUC Minas–2015) Leia com atenção o texto a seguir. É nos limites entre placas que se encontra a mais intensa atividade geológica do planeta – vulcões ativos, falhas e abalos sísmicos frequentes, soerguimento de cadeias montanhosas e formação e destruição de placas e crosta. Há três tipos distintos de limites entre placas litosféricas: limites divergentes, limites convergentes e limites conservativos. 

TEIXEIRA et. al. Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. p. 87.

Considerando-se as características de cada tipo de limite de placas, é correto afirmar que 

A) o movimento conservativo de placas tectônicas provoca a formação de cadeias de montanhas dobradas. 
B) a colisão de placas tectônicas de densidades semelhantes origina cadeias meso-oceânicas. 
C) nos limites divergentes, as placas tectônicas deslizam lateralmente entre si ao longo de falhas, gerando intensos dobramentos. 
D) o movimento divergente entre placas tectônicas pode conduzir à abertura de bacias oceânicas.

6- (Unesp–2018) Leia a letra da canção “Chão”, de Lenine e Lula Queiroga. 

Chão chega perto do céu, 
Quando você levanta a cabeça e tira o chapéu. 

Chão cabe na minha mão, 
O pequeno latifúndio do seu coração. 

Chão quando quer descer, 
Faz uma ladeira. 

Chão quando quer crescer, 
Vira cordilheira. 

Chão segue debaixo do mar, 
O assoalho do planeta e do terceiro andar. 

Chão onde a vista alcançar, 
Todo e qualquer caminho pra percorrer e chegar. 

Chão quando quer sumir, 
Se esconde num buraco. 

Chão se quer sacudir, 
Vira um terremoto. 

O chão quando foge dos pés, 
Tudo perde a gravidade, 
Então ficaremos só nós, 
A um palmo do chão da cidade. 

Disponível em: <www.lenine.com.br> (Adaptação)

O termo “terremoto”, presente na oitava estrofe da canção, é definido como 

A) liberação de energia na crosta produzida pelo atrito entre placas tectônicas identificadas em margens continentais passivas. 
B) efusão de material magmático na crosta ejetado de conduto cilíndrico identificado em faixas de estabilidade tectônica. 
C) acumulação de tensões na crosta derivadas do desgaste mecânico de rochas sob a ação de forças exógenas. 
D) propagação de ondas mecânicas na crosta derivadas da ruptura de rochas submetidas a esforços tectônicos. 
E) geração de vibrações sísmicas na crosta produzidas pelo mergulho de placa continental sob a placa oceânica ao longo do plano de subducção.

7- (UERJ) A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada com o propósito de promover o multilateralismo nas relações internacionais, pautando-se no princípio da igualdade soberana de todos os seus integrantes.

Recursos destinados às Nações Unidas (2003)


De acordo com o mapa, o equilíbrio de poder entre as nações que integram a ONU na atualidade é dificultado pelo seguinte aspecto: 

A) Poderio militar concentrado nos países asiáticos. 
B) Sistema de voto proporcional na Assembleia Geral. 
C) Desigualdade das contribuições nacionais ao orçamento. 
D) Rotatividade dos países-membros do Conselho de Segurança.

8- (UFTM-MG) Considere o texto a seguir para responder à questão. Um choque petrolífero pode, com um intervalo de tempo, provocar uma desaceleração ou uma recessão numa região do mundo e, simultaneamente, estimular a economia numa outra região. No total, uma transferência de atividades intensivas em energia dos países do Norte para os países emergentes soma-se a um aumento do tráfego mundial de mercadorias para acrescer finalmente o consumo de energia. As pretensas “economias do conhecimento” pós-industriais da OCDE (organização que reúne os 30 países mais ricos do mundo) repousam numa transferência maciça da sua base material e energética para as “economias emergentes”. 

Disponível em: <resistir.info/energia/y_ cochet_11jul05.html#notas>. 

“As pretensas ‘economias do conhecimento’ pós- -industriais da OCDE repousam numa transferência maciça da sua base material e energética para as ‘economias emergentes’”. Pode-se citar, como exemplo dessa transferência, 

A) os Tigres Asiáticos, que se tornaram destino de investimentos de empresas multinacionais japonesas e norte-americanas a partir da década de 1980, interessadas nas facilidades de importação / exportação e na mão de obra barata, porém qualificada. 
B) a instalação de agroindústrias multinacionais no Brasil, a partir da década de 1970, para atuarem na produção do álcool combustível no Sul e Sudeste, aproveitando-se dos incentivos fiscais governamentais do programa Proálcool.
C) o incentivo dos países ricos às políticas de nacionalização de reservas e empresas petrolíferas, realizadas por países subdesenvolvidos, que passam a arcar sozinhos com os custos de pesquisa e exploração do petróleo. 
D) a transferência das culturas tropicais, de banana e tabaco, do sul dos Estados Unidos para os países da América Central, como estratégia do governo norte-americano para incentivar esses países a integrarem-se ao projeto da Alca, junto com o México. 
E) a industrialização do Canadá e do México, que passaram a receber as unidades fabris de empresas multinacionais norte-americanas, interessadas nas facilidades de circulação de mercadorias a partir da formação do Nafta, em 1990.

9- (IMED–SP 2018) Um dos assuntos mais comentados de 2017, a transferência de Neymar do Barcelona para o Paris Saint-Germain (PSG), movimentou os noticiários econômico e esportivo. A respeito do tema, leia o fragmento da matéria a seguir: 

O Paris Saint-Germain (PSG) acertou, após mais de duas semanas de idas e vindas, o pagamento de 222 milhões de euros (821 milhões de reais) ao Barcelona pela multa rescisória de Neymar e confirmou a contratação do atacante brasileiro. Neymar assinou contrato com o PSG até 30 de junho de 2022, antes do início da Copa do Mundo do Catar. O jogador de 25 anos foi apresentado nesta sexta-feira, 4 de agosto, em Paris, no estádio Parc des Princes. Trata-se da contratação mais cara da história do futebol [...] 

Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/03/deportes/1501793043_883823.html>. Acesso em: 02 out. de 2017.

Sobre as equipes que se envolveram na transação mencionada na matéria e suas respectivas regiões, marque a alternativa correta. 

A) Neymar deixou o Barcelona, equipe espanhola localizada no País Basco, região com histórico separatista em relação à Espanha, inclusive com a ação do grupo terrorista ETA (Pátria Basca e Liberdade). 
B) O PSG , equipe comprada por um fundo de investimentos norte-americano, tem sua sede na parte sul da França, área conhecida como Costa Azul, marcada pela maior concentração industrial da França, o que explica os grandes valores envolvidos na transação do jogador Neymar. 
C) O Barcelona está sediado na cidade de mesmo nome, que faz parte da Catalunha, região responsável por aproximadamente 20% do PIB da Espanha e que também concentra a mais expressiva produção industrial do país. 
D) O PSG tem sua sede no norte da França, região importante pelo turismo ligado ao vinho, bem como pela grande fronteira que possui com Portugal. 
E) Na Catalunha, região espanhola em que está a sede do Barcelona, há plena integração cultural com o resto da Espanha, por isso, desde o século XIX, não existe qualquer movimento separatista em seu território. 

10- (ESPM-SP) A região a seguir esteve envolvida em forte tensão no segundo semestre de 2008. Sobre as duas regiões destacadas, podemos afirmar que:


A) São regiões ricas em petróleo e cobiçadas pela União Europeia. 
B) A Geórgia quer expulsá-las da federação por compactuar com interesses russos na região. 
C) Os Estados Unidos fomentam levantes nessas duas regiões para que se desliguem da Geórgia e se integrem à OTAN. 
D) Lutam pela independência e contam com apoio norte-americano e europeu. 
E) São duas regiões separatistas e que contam com apoio russo em detrimento da Geórgia. 

11- (UFRGS-RS–2018) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado a seguir, na ordem em que aparecem. 

________ é um conjunto de municípios contíguos que se relacionam física, econômica e funcionalmente, gerando fluxos de pessoas, bens, serviços, capital e informação, em diferentes escalas e graus de interdependência. ________ é uma região estabelecida por legislação estadual e constituída por agrupamentos de municípios limítrofes, com o objetivo de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. 

A) Metrópole – Conurbada 
B) Aglomeração urbana – Região Metropolitana 
C) Metrópole – Região Metropolitana 
D) Região Metropolitana – Aglomeração urbana 
E) Aglomeração urbana – Conurbada

12- (UDESC–2016) Sobre o fenômeno da inversão térmica, assinale a alternativa correta. 

A) Consiste no rápido resfriamento do ar próximo à superfície terrestre, o que torna a atmosfera estável e dificulta a dispersão de poluentes. 
B) É provocado pela reação da água da chuva com ácidos lançados a partir da queima de combustíveis fósseis. 
C) É provocado pela poluição das grandes cidades, a qual gera uma camada de ar frio próxima à superfície, enquanto o ar mais quente fica acima desta camada, agravando a concentração dos poluentes. 
D) É formado pelo aquecimento diferencial de porções continentais e marítimas, fazendo com que o vento sopre do continente para o oceano durante a noite. 
E) Pode agravar a ocorrência de enchentes e alagamentos nas zonas urbanas, pois situações de inversão térmica favorecem a ocorrência de fortes chuvas.

13- (PUC Minas) No Brasil, antigos arranjos na base da centralidade urbana são afetados pela dinâmica cada vez maior das comunicações, favorecendo a integração, e pelas especializações dos contextos regionais, estabelecendo novas configurações nas relações sociais e econômicas. Nesse contexto, é incorreto afirmar que ocorre 

A) o desaparecimento da área central, que perde sua função de comércio e de prestação de serviços. 
B) a descentralização geográfica da indústria e o fortalecimento dos contextos regionais de urbanização. 
C) a intensificação da mobilidade das informações e dos fluxos de pessoas e mercadorias. 
D) a sobreposição das redes de fluxos às redes de lugares.

14- (FGG – CH)  O constante deslocamento em busca de novas áreas férteis, caracterizada pelo uso de mão de obra familiar, onde a agricultura se desenvolve em áreas de matas, florestas e campos naturais, onde ocorre a aplicação de técnicas como a derrubada e a queima da vegetação, prática que leva o solo à exaustão e perde sua fertilidade, é conhecida como:

(A) Agricultura Itinerante.
(B) Agricultura intensiva.
(C) Agricultura de Jardinagem.
(D) Plantations.
(E) Agronegócio.

15- (Fuvest-2015) Observe a charge.

Com  base  na  charge  e  em  seus  conhecimentos,  avalie as afirmações:

I. O  rápido  e  intenso  crescimento  econômico  chinês  se deu  às  custas  da  exploração  de  recursos  florestais  da União Europeia.
II. A  despeito  da  distinta  condição  econômica  da  União Europeia  e  da  China  na  atualidade,  essas  economias permanecem interligadas.
III. A dependência econômica da China em relação à União Europeia assenta-se no consumo do etanol europeu.
IV. Enquanto  parte  da  União  Europeia  vive  uma  crise econômica, a economia chinesa cresce.

Está correto apenas o que se afirma em
a)  I e II.
b)  I, II e III.
c)  III e IV.
d)  I, III e IV.
e)  II e IV.

GABARITO:
1- E
2- B
3- D
4- A
5- D
6- D
7- C
8- A
9- C
10- E
11- B
12- A
13- A
14- A
15- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário