domingo, 2 de julho de 2023

SIMULADO 34 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA



  
1- (PUC-Campinas-SP) Segundo a classificação do relevo elaborada por Jurandyr Ross, as planícies brasileiras estão restritas a pequenas porções do território, conforme se pode observar no mapa (adaptado) apresentado a seguir:
 

Sobre essas planícies, é correto afirmar que se caracterizam 

A) pela pequena altitude e por terem sido formadas com sedimentação fluvial ou marinha da Era Mesozoica, apresentando solos de grande fertilidade. 
B) como áreas planas resultantes de sedimentação recente e que apresentam, a exemplo da Planície Amazônica, rios potencialmente viáveis para a construção de hidrovias. 
C) pela sua formação em áreas de contato entre planaltos e depressões cristalinas, apresentando rios encachoeirados e de grande potencial hidráulico. 
D) como áreas antigas de relevo residual e, à exceção da estreita faixa litorânea, se apresentam muito pouco ocupadas. 
E) pela formação geológica cristalina que tende a ser trabalhada e homogeneizada pelo trabalho de agentes externos, como a água e as variações de temperatura.

2- 
(IFPE–2016) Observe atentamente o texto a seguir: 

Esse evento é desencadeado pelas mudanças climáticas e acelerado pelas atividades humanas. Nas áreas áridas, semiáridas e subúmidas da Terra, as chuvas raras vêm causando erosão ao ponto de a vegetação não poder mais sobreviver, devido, entre outros fatores, à perda dos nutrientes da camada superficial do solo. Esse problema ambiental causa sérios prejuízos sociais e econômicos para as comunidades que o vivenciam. 

PETERSEN, J. F.; SACK, D.; GABLER, R. E. Fundamentos de Geografia Física. São Paulo: Cengage Learning, 2014 (Adaptação). 

O texto anterior relata a problemática ambiental global denominada 

A) ilhas de calor. 
B) desertificação. 
C) desertização. 
D) arenização. 
E) aridez extrema.

3- (Unesp) Em áreas montanhosas, alguns padrões locais de ventos podem se desenvolver em função do aquecimento diferenciado entre a superfície próxima ao solo e a atmosfera a certa distância. As figuras 1 e 2 representam brisas de vale e de montanha, respectivamente.


Baseando-se nas figuras, pode-se afirmar que as brisas 

A) de vale ocorrem quando se forma uma área de alta pressão sobre as vertentes das montanhas, decorrente da perda mais rápida de calor da terra. 
B) de vale e de montanha são causadas pelo deslocamento de massas de ar, devido à circulação atmosférica global. 
C) de montanha intensificam-se durante o verão, quando a incidência dos raios solares é mais intensa. 
D) de vale e de montanha são aproveitadas pelos agricultores para amenizar a influência das geadas sobre as plantações. 
E) de vale ocorrem durante o dia, pois as montanhas tornam-se uma fonte de calor, e as brisas de montanha ocorrem durante a noite, devido ao intenso resfriamento das encostas.

4- (PUC-Campinas-SP–2016) José Lins do Rego foi autor de importantes obras literárias que têm como palco o Nordeste brasileiro. Um de seus mais importantes romances é Menino de Engenho do qual foi retirado o seguinte trecho: 

“Lá um dia, para as cordas das nascentes do Paraíba, via-se, quase rente do horizonte, um abrir longínquo e espaçado de relâmpago: era inverno na certa no alto sertão. As experiências confirmavam que com duas semanas de inverno o Paraíba apontaria na várzea com a sua primeira cabeça-d’água. O rio no verão ficava seco de se atravessar a pé enxuto. Apenas, aqui e ali, pelo seu leito, formavam-se grandes poços, que venciam a estiagem. Nestes pequenos açudes se pescava, lavavam-se os cavalos, tomava-se banho.” 

REGO, J. L. do. Menino do Engenho. 77. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000. p. 54. 

O fato de o leito do rio ficar praticamente seco no verão é típico da hidrografia de áreas do Sertão nordestino, que apresentam como uma de suas importantes características 

A) a reduzida pluviosidade, provocada por múltiplos fatores, entre eles a dinâmica atmosférica que limita a ação de massas úmidas. 
B) o inverno semelhante ao encontrado no clima subtropical do Sul do Brasil: redução das temperaturas devido à presença da massa polar. 
C) o verão pouco chuvoso com elevadas temperaturas que se assemelham às condições do verão da porção Centro-Sul do Brasil. 
D) a fraca pluviosidade provocada pelas condições de relevo pouco acidentado e com baixas altitudes, que impedem a formação de chuvas orográficas. 
E) a reduzida atuação de massas de ar, como a Tropical continental e a Polar atlântica, ambas portadoras de elevado grau de umidade.

5- (UFC–CE) Entre os elementos naturais que contribuem para a distribuição da população mundial, destaca-se a presença de água doce. Considerando a relação existente entre ocupação dos espaços e presença, consumo e conservação de água pelas sociedades contemporâneas, assinale a alternativa correta. 

A) A distribuição regular das reservas de água assegura a distribuição equilibrada da população mundial pelos continentes.
B) As maiores reservas de água per capita, assim como as maiores densidades demográficas da Terra, localizam-se no norte do continente africano. 
C) A rede hidrográfica mundial constitui um sistema integrado das águas, e o uso adequado e a conservação das bacias é responsabilidade política e social de toda a humanidade. 
D) O uso de agrotóxicos e fertilizantes reduziu o consumo de água pela agricultura, apesar da ampliação das áreas cultivadas no mundo. 
E) A manutenção atual dos índices de crescimento populacional e da quantidade de consumo da água no mundo garante o abastecimento das próximas gerações. 

6- (FMABC-SP) “O Mississipi é um rio de peito largo, é um infinito e escuro irmão do Paraná, do Uruguai, do Amazonas e do Orenoco. É um rio de águas mulatas, mais de quatrocentos milhões de toneladas de lama insultam anualmente o Golfo do México, descarregada por ele . Tan tos resíduos veneráveis e an tigos construíram um delta, onde gigantescos ciprestes dos pântanos crescem dos despojos de um continente em perpétua dissolução...” 

BORGES, Jorge Luis. El atroz redentor Lazarus Morell. In: História Universal de la infamia. Buenos Aires: Emecê, 1989. p. 21 (tradução nossa).

Tendo como exemplo o Rio Mississipi, é correto afirmar sobre a dinâmica dos rios que 

A) os rios de águas turvas, como no caso do Mississipi, são aqueles que sofrem com a poluição provocada pelo ser humano, daí a sedimentação pantanosa provocada pela lama. 
B) os rios são meios de transportes que levam parte do material erodido dos continentes e das ilhas para os oceanos, sendo eles próprios agentes erosivos de grande importância. 
C) todos os sedimentos transportados pelos rios são depositados em sua desembocadura, assim a desembocadura é o lugar da deposição e as margens do seu curso são os locais da erosão. 
D) o papel erosivo dos rios (e das águas de um modo geral) se acentua nas áreas mais planas, enquanto a função da sedimentação dos rios é intensa nas áreas com mais declividade. 
E) os rios que nascem em áreas altas (montanhas, por exemplo) são aqueles que transportam menos sedimentos em suas águas, em razão de o seu curso se organizar em terreno rochoso. 

7- (PUC Rio) 

2010 – Ano Internacional da Biodiversidade 

Em relação ao termo Biodiversidade é correto afirmar que 

A) se relaciona somente à fauna e à flora da zona tropical do planeta, pois nas regiões temperadas não há diversidade. 
B) abrange toda a variedade das formas de vida, espécies e ecossistemas em uma região ou em todo o planeta. 
C) é restringido às espécies uniformemente distribuídas por toda superfície da Terra, o que só ocorre com a fauna. 
D) não se relaciona aos fungos e micro-organismos do meio ambiente, limitando-se à fauna das zonas tropicais. 
E) refere-se à fauna, à flora e às pessoas que vivem em harmonia com o meio ambiente, como ameríndios e aborígenes. 

8- (UPF-RS–2016) Relacione as macrorregiões brasileiras às informações que seguem, utilizando os números do mapa.


( ) Presença da Mata dos Cocais e da Caatinga e domínio do clima semiárido. 
( ) Presença da Mata de Araucárias e do Bioma Pampa e predomínio do clima subtropical. 
( ) Presença das serras do Mar, da Mantiqueira e do Espinhaço e presença do clima Tropical de altitude. 
( ) Presença do grande dispersor de águas do país, que origina quatro grandes bacias hidrográficas e destaque para o Bioma do Cerrado. 
( ) Domínio de florestas equatoriais latifoliadas e densas e do clima equatorial. 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

A) 5 – 2 – 1 – 4 – 3. 
B) 1 – 4 – 3 – 5 – 2. 
C) 3 – 5 – 1 – 4 – 2. 
D) 4 – 5 – 3 – 2 – 1. 
E) 2 – 5 – 4 – 1 – 3.

9- (Unesp–2017) Leia os excertos do geógrafo Aziz Nacib Ab’Sáber. 

Excerto 1 
Domínio com fortíssima e generalizada decomposição de rochas, densas drenagens perenes, extensiva mamelonização, agrupamentos eventuais de “pães de açúcar”, planícies de inundação meândricas. 

Excerto 2 
Domínio com planaltos de estrutura complexa, planaltos com vertentes em rampas suaves, ausência quase completa de mamelonização, drenagens espaçadas pouco ramificadas. 

Domínios morfoclimáticos e províncias fitogeográficas do Brasil.In: A obra de Aziz Nacib Ab’Sáber, 2010 (Adaptação). 

Os domínios morfoclimáticos caracterizados nos excertos 1 e 2 referem-se, respectivamente, 

A) ao cerrado e à caatinga. 
B) à caatinga e aos mares de morros. 
C) ao amazônico e às pradarias. 
D) aos mares de morros e ao cerrado. 
E) às araucárias e às pradarias.

10- (UEPB) A foto a seguir mostra uma cultura nômade que habita a Mongólia sobrevivendo da criação de gado em um ambiente hostil, com verões de calor intenso e invernos rigorosos. Os solos rasos só permitem a formação de uma vegetação de gramínea que cresce com as chuvas de primavera e alimenta cavalos, ovelhas, bovinos e outros animais herbívoros indispensáveis para a manutenção dessa população.


Este bioma de clima temperado, que permitiu este gênero de vida, é denominado de: 

A) Taiga 
B) Estepe 
C) Tundra 
D) Deserto 
E) Savana

11- (ACAFE-SC–2016) 

Fenômeno El Niño se consolida no Oceano Pacífico equatorial 
“O monitoramento das condições oceânicas nos últimos dias em agosto, indica a persistência de anomalias positivas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) na região do Pacífico Equatorial de até 4 °C, o que indica o pleno estabelecimento do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS)”. 

Disponível em: <http://enos.cptec.inpe.br/>. Acesso em: 24 ago. 2015

O título e o parágrafo inicial do artigo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) abordam a consolidação do fenômeno El Niño. 

Sobre ele, assinale a alternativa correta. 

A) El Niño representa um fenômeno oceânico-atmosférico que se caracteriza por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical, com reflexos em várias regiões do mundo, impactadas com longas estiagens. 
B) Este é um fenômeno em que a interação atmosfera- -oceano desaparece, proporcionando padrões normais da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) e dos ventos alísios entre a costa brasileira e o litoral africano. 
C) El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento em escala mundial e afetando, assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. 
D) A consolidação do fenômeno El Niño e sua atuação até fins do verão 2015-2016 provocaram no Brasil alterações no comportamento pluviométrico com ausência de chuvas nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

12- (UEA-AM) Após o ataque terrorista em 11 de setembro de 2001, o governo dos Estados Unidos publicou um documento que sistematizava as novas diretrizes para a estratégia de segurança nacional. Essas orientações político-militares, mas também econômicas, que levaram à guerra no Afeganistão em 2002 e no Iraque em 2003, ficaram conhecidas como Doutrina 

A) Jurídica. 
B) Bush. 
C) Truman. 
D) Militar. 
E) Monroe.

13- (UFES) As nascentes do Rio Jordão se localizam no encontro de fronteiras entre Israel, Síria e Líbano. O Jordão flui em direção ao sul, passando pelo Lago Tiberíades e desaguando no Mar Morto.


Em relação aos recursos hídricos dessa região, é incorreto afirmar que 

A) o projeto hídrico de Israel e a oposição da Síria a esse projeto foi um dos motivos da Guerra dos Seis Dias. 
B) as nascentes do Jordão situam-se nas Colinas de Golã, que foram ocupadas por Israel durante a Guerra dos Seis Dias, perdurando essa ocupação até hoje. 
C) uma parcela maior dos recursos hídricos do Rio Jordão era reivindicada pelo Estado palestino e pela Jordânia. 
D) o aquífero pouco volumoso da planície costeira ocidental do território israelense contrasta com o volumoso lençol subterrâneo do platô central, situado no território da Cisjordânia. 
E) as águas do Rio Jordão, no trecho em que ele corta o norte da Península do Sinai, foram objeto de disputa entre Israel e Egito, a qual teve fim com o acordo de Camp David.

14- (FUVEST-SP) Observe os gráficos.


Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. 

A) O comércio bilateral entre China e África cresceu timidamente no período e envolveu, principalmente, bens de capital africanos e bens de consumo chineses. 
B) As exportações chinesas para a África restringem-se a bens de consumo e produtos primários destinados a atender ao pequeno e estagnado mercado consumidor africano. 
C) A implantação de grandes obras de engenharia, com destaque para rodovias transcontinentais, ferrovias e hidrovias, associa-se ao investimento chinês no setor da construção civil na África. 
D) O agronegócio foi o principal investimento da China na África em função do exponencial crescimento da população chinesa e de sua grande demanda por alimentos. 
E) O investimento chinês no setor minerador, na África, associa-se ao crescimento industrial da China e sua consequente demanda por petróleo e outros minérios.

15- (UFTM-MG) Leia o texto: Apesar de a irrigação ser necessária e urgente, não se deve esquecer que, fora das margens dos dois rios perenes (São Francisco e Parnaíba), só se pode irrigar menos de 1% dos 118 milhões de hectares do Polígono das Secas. É preciso, portanto, ao lado da irrigação, desenvolver uma tecnologia apropriada ao aproveitamento das áreas secas marginais. A utilização de plantas e animais resistentes à seca, nas terras não irrigadas, é uma exigência para o desenvolvimento harmônico da região. 

MENDES, B. V. Plantas e animais para o Nordeste. 

Com base nos conhecimentos sobre a região Nordeste e o problema da seca e analisando o conteúdo do texto, é possível concluir que 

A) a construção de grandes barragens, como as existentes no Rio São Francisco, é necessária para tornar perenes os rios do Polígono das Secas, permitindo sua utilização por meio da irrigação. 
B) a seca afeta uma pequena parte do Sertão semiárido, pois a maior parte das terras sertanejas faz parte das bacias dos Rios Parnaíba e São Francisco. 
C) grandes projetos, como a transposição do Rio São Francisco, possuem um alcance restrito, pois as redes de canais terão abrangência limitada, em relação à extensão do Polígono das Secas. 
D) a pecuária é a atividade mais adequada para as áreas do Sertão semiárido distantes das fontes hídricas, pois utiliza pouca água e não necessita de irrigação. 
E) o principal entrave para o desenvolvimento econômico do Sertão nordestino é a falta de água, pois as únicas áreas economicamente viáveis são as margens dos rios perenes. 


GABARITO:
1- B
2- B
3- E
4- A
5- C
6- B
7- B
8- E
9- D
10- B
11- C
12- B
13- E
14- E
15- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário